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Abstract(s)
A presente tese tem como temática o design gráfico dos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino
Básico (CEB) e pretende contribuir para um conhecimento e compreensão da participação do
design como uma área disciplinar imprescindível para a qualidade dos manuais escolares.
A importância desta investigação justifica-se devido à atualidade do tema, dadas as variantes
sociais que Portugal tem vindo a enfrentar e que se refletem no setor da educação, originando
uma readaptação constante das editoras a essas mudanças.
No sistema educativo, o manual escolar é um auxiliar útil para o professor no processo de ensino
e um instrumento indispensável no desenvolvimento das aprendizagens da criança, pelo que
tem sido alvo de análise, debate e crítica ao longo dos tempos na sociedade portuguesa.
Sendo assim, o trabalho de investigação que aqui apresentamos teve como objetivos analisar
e comprovar a importância do design gráfico na elaboração dos manuais escolares nacionais,
em geral, e nos do 1.º CEB, em particular; e perceber até que ponto as editoras (responsáveis
pela elaboração dos manuais escolares) reconhecem a importância do design gráfico e do
designer como interveniente imprescindível para que os manuais respondam adequadamente
às características específicas das crianças, neste caso do 1.º CEB.
Para a fundamentação teórica, recorremos à legislação nacional e à bibliografia de referência
para a temática em estudo.
Metodologicamente, definimos, para esta investigação, uma abordagem de caráter misto,
qualitativa de pendor interpretativo, não intervencionista. Para tal, recorremos à pesquisa
documental, à observação direta do estudo de caso, na variante multicaso, e à pesquisa por
entrevista, no sentido de compreendermos e interpretarmos o fenómeno em estudo.
A conclusão geral do estudo permite considerar que o contributo do design tem sido valorizado
pelas editoras na elaboração dos manuais escolares, quer através do departamento de design,
inserido na editora, quer através de encomenda a um atelier de design de comunicação.
Verificámos que o designer assume um papel importante dentro da editora, uma vez que
tem a responsabilidade de definir os diferentes aspetos gráficos, capa e layout do manual, e
coordenar o trabalho desenvolvido pelos paginadores.
Description
Keywords
Manual Escolar Editoras Design Público-alvo – Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB] School Textbook Publishing and Design Audience - Children in primary level of basic education (CEB)