Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ferreira Antunes, Maria Fernanda

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Tipografia para a infância
    Publication . Antunes, M.
    O processo de leitura das crianças é bastante distinto do dos adultos que leem fluentemente. A leitura feita por crianças, em fase de iniciação à leitura, depende ainda do reconhecimento letra a letra e é neste sentido que a tipografia e a sua legibilidade ganham grande significado Nas investigações realizadas no âmbito do design gráfico dos livros para crianças, é sempre dada uma grande ênfase à tipografia e às suas características. Vários estudos foram feitos nesse sentido; no entanto, os resultados não são conclusivos. Existem apenas algumas considerações unânimes: o desenho das letras pode efetivamente auxiliar ou dificultar o processo de aprendizagem e a leitura de um leitor inicial, e também o uso de fontes tipográficas não adequadas para crianças podem influenciar a sua motivação para a leitura. No processo de iniciação à leitura, a motivação da criança para ler é tão importante quanto a sua habilidade para reconhecer o texto. Alguns destes estudos serviram também para a criação de tipos de letra específicos para crianças.
  • Tutorial usefulness in videogame Wii consoles : fast learning of guidelines and game movements
    Publication . Teixeira, Ana; Pereira, Sandra; Portela, Joana; Antunes, M.; Pereira, Rui; Silva, Hugo; Orvalho, Joao
    One of the key challenges of video game design is teaching new players how to play. Although game developers frequently use tutorials to teach game mechanics, little is known about how tutorials affect game learnability and player engagement. Seeking this problem, this paper intends to analyse the efficiency and usability of the Wii Sports tutorials and also the user s learning curve. The study was based upon heuristics, direct observation of the users and questionnaires, in order to evaluate all possible variables.
  • O design gráfico para a infância : os manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal
    Publication . Antunes, M.; Plasencia Climent, Carlos
    A presente tese tem como temática o design gráfico dos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende contribuir para um conhecimento e compreensão da participação do design como uma área disciplinar imprescindível para a qualidade dos manuais escolares. A importância desta investigação justifica-se devido à atualidade do tema, dadas as variantes sociais que Portugal tem vindo a enfrentar e que se refletem no setor da educação, originando uma readaptação constante das editoras a essas mudanças. No sistema educativo, o manual escolar é um auxiliar útil para o professor no processo de ensino e um instrumento indispensável no desenvolvimento das aprendizagens da criança, pelo que tem sido alvo de análise, debate e crítica ao longo dos tempos na sociedade portuguesa. Sendo assim, o trabalho de investigação que aqui apresentamos teve como objetivos analisar e comprovar a importância do design gráfico na elaboração dos manuais escolares nacionais, em geral, e nos do 1.º CEB, em particular; e perceber até que ponto as editoras (responsáveis pela elaboração dos manuais escolares) reconhecem a importância do design gráfico e do designer como interveniente imprescindível para que os manuais respondam adequadamente às características específicas das crianças, neste caso do 1.º CEB. Para a fundamentação teórica, recorremos à legislação nacional e à bibliografia de referência para a temática em estudo. Metodologicamente, definimos, para esta investigação, uma abordagem de caráter misto, qualitativa de pendor interpretativo, não intervencionista. Para tal, recorremos à pesquisa documental, à observação direta do estudo de caso, na variante multicaso, e à pesquisa por entrevista, no sentido de compreendermos e interpretarmos o fenómeno em estudo. A conclusão geral do estudo permite considerar que o contributo do design tem sido valorizado pelas editoras na elaboração dos manuais escolares, quer através do departamento de design, inserido na editora, quer através de encomenda a um atelier de design de comunicação. Verificámos que o designer assume um papel importante dentro da editora, uma vez que tem a responsabilidade de definir os diferentes aspetos gráficos, capa e layout do manual, e coordenar o trabalho desenvolvido pelos paginadores.