Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de leitura das crianças é bastante distinto do dos adultos que leem fluentemente. A
leitura feita por crianças, em fase de iniciação à leitura, depende ainda do reconhecimento letra a
letra e é neste sentido que a tipografia e a sua legibilidade ganham grande significado
Nas investigações realizadas no âmbito do design gráfico dos livros para crianças, é sempre dada
uma grande ênfase à tipografia e às suas características.
Vários estudos foram feitos nesse sentido; no entanto, os resultados não são conclusivos. Existem
apenas algumas considerações unânimes: o desenho das letras pode efetivamente auxiliar ou
dificultar o processo de aprendizagem e a leitura de um leitor inicial, e também o uso de fontes
tipográficas não adequadas para crianças podem influenciar a sua motivação para a leitura.
No processo de iniciação à leitura, a motivação da criança para ler é tão importante quanto a sua
habilidade para reconhecer o texto.
Alguns destes estudos serviram também para a criação de tipos de letra específicos para crianças.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança