Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tipografia para a infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tipografia para a Infância.pdf2.67 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O processo de leitura das crianças é bastante distinto do dos adultos que leem fluentemente. A leitura feita por crianças, em fase de iniciação à leitura, depende ainda do reconhecimento letra a letra e é neste sentido que a tipografia e a sua legibilidade ganham grande significado Nas investigações realizadas no âmbito do design gráfico dos livros para crianças, é sempre dada uma grande ênfase à tipografia e às suas características. Vários estudos foram feitos nesse sentido; no entanto, os resultados não são conclusivos. Existem apenas algumas considerações unânimes: o desenho das letras pode efetivamente auxiliar ou dificultar o processo de aprendizagem e a leitura de um leitor inicial, e também o uso de fontes tipográficas não adequadas para crianças podem influenciar a sua motivação para a leitura. No processo de iniciação à leitura, a motivação da criança para ler é tão importante quanto a sua habilidade para reconhecer o texto. Alguns destes estudos serviram também para a criação de tipos de letra específicos para crianças.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho, Centro de Investigação em Estudos da Criança

CC License