Repository logo
 
Publication

O design gráfico para a infância : os manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal

dc.contributor.advisorPlasencia Climent, Carlos
dc.contributor.authorAntunes, M.
dc.date.accessioned2023-11-09T12:23:37Z
dc.date.available2023-11-09T12:23:37Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA presente tese tem como temática o design gráfico dos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende contribuir para um conhecimento e compreensão da participação do design como uma área disciplinar imprescindível para a qualidade dos manuais escolares. A importância desta investigação justifica-se devido à atualidade do tema, dadas as variantes sociais que Portugal tem vindo a enfrentar e que se refletem no setor da educação, originando uma readaptação constante das editoras a essas mudanças. No sistema educativo, o manual escolar é um auxiliar útil para o professor no processo de ensino e um instrumento indispensável no desenvolvimento das aprendizagens da criança, pelo que tem sido alvo de análise, debate e crítica ao longo dos tempos na sociedade portuguesa. Sendo assim, o trabalho de investigação que aqui apresentamos teve como objetivos analisar e comprovar a importância do design gráfico na elaboração dos manuais escolares nacionais, em geral, e nos do 1.º CEB, em particular; e perceber até que ponto as editoras (responsáveis pela elaboração dos manuais escolares) reconhecem a importância do design gráfico e do designer como interveniente imprescindível para que os manuais respondam adequadamente às características específicas das crianças, neste caso do 1.º CEB. Para a fundamentação teórica, recorremos à legislação nacional e à bibliografia de referência para a temática em estudo. Metodologicamente, definimos, para esta investigação, uma abordagem de caráter misto, qualitativa de pendor interpretativo, não intervencionista. Para tal, recorremos à pesquisa documental, à observação direta do estudo de caso, na variante multicaso, e à pesquisa por entrevista, no sentido de compreendermos e interpretarmos o fenómeno em estudo. A conclusão geral do estudo permite considerar que o contributo do design tem sido valorizado pelas editoras na elaboração dos manuais escolares, quer através do departamento de design, inserido na editora, quer através de encomenda a um atelier de design de comunicação. Verificámos que o designer assume um papel importante dentro da editora, uma vez que tem a responsabilidade de definir os diferentes aspetos gráficos, capa e layout do manual, e coordenar o trabalho desenvolvido pelos paginadores.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47906
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectManual Escolarpt_PT
dc.subjectEditoraspt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectPúblico-alvo – Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB]pt_PT
dc.subjectSchool Textbookpt_PT
dc.subjectPublishing and Designpt_PT
dc.subjectAudience - Children in primary level of basic education (CEB)pt_PT
dc.titleO design gráfico para a infância : os manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeEl diseño gráfico para la infancia : los manuales escolares del 1.º ciclo de la enseñanza básica en Portugalpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFerreira Antunes
person.givenNameMaria Fernanda
person.identifier.ciencia-id2910-7FCE-DAF4
person.identifier.orcid0000-0001-6049-3095
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication48d449d6-adc9-468f-a98c-fe5a0ccc3676
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery48d449d6-adc9-468f-a98c-fe5a0ccc3676
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra
thesis.degree.nameDoutoramento em Design gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Design Gráfico para a infância.pdf
Size:
12.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: