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O design gráfico para a infância : os manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal
dc.contributor.advisor | Plasencia Climent, Carlos | |
dc.contributor.author | Antunes, M. | |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T12:23:37Z | |
dc.date.available | 2023-11-09T12:23:37Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A presente tese tem como temática o design gráfico dos manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende contribuir para um conhecimento e compreensão da participação do design como uma área disciplinar imprescindível para a qualidade dos manuais escolares. A importância desta investigação justifica-se devido à atualidade do tema, dadas as variantes sociais que Portugal tem vindo a enfrentar e que se refletem no setor da educação, originando uma readaptação constante das editoras a essas mudanças. No sistema educativo, o manual escolar é um auxiliar útil para o professor no processo de ensino e um instrumento indispensável no desenvolvimento das aprendizagens da criança, pelo que tem sido alvo de análise, debate e crítica ao longo dos tempos na sociedade portuguesa. Sendo assim, o trabalho de investigação que aqui apresentamos teve como objetivos analisar e comprovar a importância do design gráfico na elaboração dos manuais escolares nacionais, em geral, e nos do 1.º CEB, em particular; e perceber até que ponto as editoras (responsáveis pela elaboração dos manuais escolares) reconhecem a importância do design gráfico e do designer como interveniente imprescindível para que os manuais respondam adequadamente às características específicas das crianças, neste caso do 1.º CEB. Para a fundamentação teórica, recorremos à legislação nacional e à bibliografia de referência para a temática em estudo. Metodologicamente, definimos, para esta investigação, uma abordagem de caráter misto, qualitativa de pendor interpretativo, não intervencionista. Para tal, recorremos à pesquisa documental, à observação direta do estudo de caso, na variante multicaso, e à pesquisa por entrevista, no sentido de compreendermos e interpretarmos o fenómeno em estudo. A conclusão geral do estudo permite considerar que o contributo do design tem sido valorizado pelas editoras na elaboração dos manuais escolares, quer através do departamento de design, inserido na editora, quer através de encomenda a um atelier de design de comunicação. Verificámos que o designer assume um papel importante dentro da editora, uma vez que tem a responsabilidade de definir os diferentes aspetos gráficos, capa e layout do manual, e coordenar o trabalho desenvolvido pelos paginadores. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47906 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Manual Escolar | pt_PT |
dc.subject | Editoras | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Público-alvo – Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB] | pt_PT |
dc.subject | School Textbook | pt_PT |
dc.subject | Publishing and Design | pt_PT |
dc.subject | Audience - Children in primary level of basic education (CEB) | pt_PT |
dc.title | O design gráfico para a infância : os manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal | pt_PT |
dc.title.alternative | El diseño gráfico para la infancia : los manuales escolares del 1.º ciclo de la enseñanza básica en Portugal | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Ferreira Antunes | |
person.givenName | Maria Fernanda | |
person.identifier.ciencia-id | 2910-7FCE-DAF4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6049-3095 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 48d449d6-adc9-468f-a98c-fe5a0ccc3676 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 48d449d6-adc9-468f-a98c-fe5a0ccc3676 | |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Design gráfico | pt_PT |