ESEC - Teses de Doutoramento
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- Compreensão na leitura : processos e estratégias para a activação de competênciasPublication . Vaz, João; Abreu, Manuel Viegas
- Reprodução humana e cultura científica : um percurso na formação de professoresPublication . Teixeira, Filomena; Martins, Isabel Pinheiro
- A construção do ambiente como problema social em Portugal : anos 70 - anos 90Publication . Carvalho, Nuno Manuel dos Santos; Santos, Rui; Soromenho-Marques, Viriato
- Moralidade e excelência numa época de pluralismo : contributos do ensino superiorPublication . Gonçalves, Susana; Simões, Maria da Conceição Taborda; Alferes, Valentim Rodrigues
- Educação e cuidados em creche : conceptualizações de um grupo de educadorasPublication . Coelho, Ana; Portugal, Maria Gabriela Correia de CastroEm Portugal tem sido realizada pouca investigação acerca da educação e cuidados de crianças pequenas em contextos colectivos de atendimento. Embora seja aceite que uma das principais variáveis que afecta m a qualidade d a creche se relaciona com a formação e desempenho do s educadores que aí trabalham , o modo como eles compreendem as suas práticas e contextos de práticas não têm sido interrogados. O presente trabalho tomou como referência o designado “paradigma do pensamento do professor”, e foi realizado através de uma abordagem qualitativa (a grounded theory), tendo conduzido à formulação de um modelo compreensivo das conceptualizações (crenças e teorias implícitas) de um grupo de educadoras acerca da educação e cuidados de crianças em creche. Esse modelo procura condensar os dados que emergiram do processo analítico e que dizem respeito aos processos através dos quais as educadoras dão significado às suas práticas em creche, aos princípios que lhes servem de orientação, aos dilemas que enfrentam na definição de padrões de acção e na construção curricular, bem como ao modo como a experiência efectiva nesse contexto questiona e é também interrogada pelas suas ideias prévias acerca da educação não parental e acerca da sua própria profissionalidade como educadoras de creche.
- Antecipação da conciliação dos papéis familiares e profissionais na transição para a idade adulta : estudo diferencial e intergeracionalPublication . Andrade, C.; Fontaine, Anne MarieNas últimas décadas assistiu-se a um conjunto de alterações sociais surgindo uma etapa do ciclo vital com características próprias do ponto de vista do desenvolvimento psicológico e social que se designa por adultez emergente. Esta transição para a idade adulta tende a ser vivida, cada vez mais, num contexto de coabitação com os pais, onde a influência destes ao nível das atitudes e dos modelos de actuação pode sofrer uma extensão dando lugar à transmissão intergeracional de pais para filhos de atitudes em relação aos papéis de adulto e sua conciliação. O presente estudo pretendeu analisar junto de um grupo de universitários e de jovens trabalhadores em que medida as diferenças de estatuto ocupacional e de género se traduziam nas atitudes em relação aos papéis de género, em relação à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação papéis. Pretendeu-se também observar diferenças ao nível de um conjunto de variáveis psicológicas, mais concretamente dos estatutos de identidade, do auto-conceito e da construção da autonomia em relação aos pais sendo também estudadas, as relações entre as atitudes e as variáveis psicológicas e as estratégias antecipadas de conciliação dos papéis familiares e profissionais também de acordo com o género e o estatuto dos sujeitos. Este estudo envolveu 709 universitários e trabalhadores licenciados tendo-se encontrado diferenças significativas ao nível do desenvolvimento psicológico, das atitudes e das estratégias antecipadas para a conciliação de papéis de acordo com o género e com o estatuto. Os resultados permitem, por um lado, sustentar a hipótese da presença das características da adultez emergente para o caso dos trabalhadores, sendo esta questionada para os estudantes. Destaca-se, ainda, que as variáveis em estudo e os modelos para a conciliação de papéis familiares são diferentes de acordo com o género e estatuto ocupacional e apontam para modelos de influências diferentes. O segundo estudo realizado junto de 101 famílias (pai, mãe e filho/filha) pretendeu analisar diferenças entre gerações de pais e filhos nas atitudes em relação aos papéis de género, à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação de papéis e efectuar um estudo comparativo das influências das atitudes nas estratégias de conciliação da vida familiar e profissional, tanto para os pais como para os filhos de acordo género do progenitor e do descendente. Na linha de estudo da transmissão intergeracional e com base num modelo de relações entre atitudes de pais e filhos analisam-se as influências das atitudes dos progenitores nos descendentes. Os resultados permitem identificar, numa primeira fase, um conjunto de diferenças nas atitudes entre pais e filhos apontando para a existência de diferenças geracionais e diferenças de género intrageracionais. Por último, o teste do modelo de transmissão intergeracional de pais para filhos permitiu obter resultados que apoiam, em geral, a hipótese da transmissão geracional, ao nível mãe-filha, mãe-filho e paifilho, não tendo sido encontradas influencias de pais para filhas. Globalmente, os resultados obtidos são discutidos e analisados no quadro conceptual do estudo da transição para a idade adulta, da transmissão intergeracional de atitudes no contexto dos papéis de adulto e sua conciliação e dos modelos de influências de atitudes nas estratégias antecipadas de conciliação de papéis. A análise destaca ainda, em qualquer um dos estudos a importância do género enquanto variável diferenciadora destes processos. Os limites metodológicos de presente estudo bem como algumas implicações decorrentes do mesmo para a análise da transição para a idade adulta e a conciliação de papéis familiares e profissionais são apresentadas.
- A escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1989) : entre ideologia, memória e históriaPublication . Mota, Luís; Vargues, Isabel Nobre
- Identificação partidária e comportamento eleitoral : factores estruturais, atitudes e mudanças no sentido de votoPublication . da Silva Antunes, Rui Jorge; Alferes, Valentim Rodrigues
- Evolução histórica dos problemas de optimização e o seu tratamento no ensino secundário português nos séculos XX e XXIPublication . Santiago, A.; Vásquez, Modesto Sierra; Astudillo, Maria Teresa González
- A responsabilidade social na comunicação da ciência nos laboratórios de Estado portuguesesPublication . Fernandes, J.L.; Cascais, António FernandoOs laboratórios de Estado são organismos públicos de investigação aplicada. Pela sua vocação, congregam um conjunto extenso de funcionalidades, da prestação de serviços especializada, à investigação aplicada propriamente dita, passando pela avaliação pericial, a normalização, a certificação e a regulamentação. As suas prioridades de actuação são definidas em função das políticas nacionais de ciência e tecnologia. Os laboratórios de Estado são tutelados pelos Ministérios do respectivo sector de intervenção. Portugal dispõe de um conjunto de laboratórios de Estado nas áreas estratégicas de desenvolvimento, tais como a saúde, a genética médica, a agricultura, as pescas, a hidrografia, a veterinária, o nuclear, a engenharia civil, a geologia, a engenharia e tecnologia industrial, a meteorologia e a investigação tropical. Estes laboratórios caracterizam-se por uma perspectiva orientada para a aplicação do conhecimento produzido e definem-se pelo seu exercício de serviço público. Actualmente, os laboratórios públicos são alvo de questionamento, por parte da sociedade e, inclusive, dos Governos. Assiste-se, em consequência, a um processo de reengenharia dos mesmos, com vista a uma maior adequação às necessidades mais actuais da investigação científica.