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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Em Portugal tem sido realizada pouca investigação acerca da educação e
cuidados de crianças pequenas em contextos colectivos de atendimento.
Embora seja aceite que uma das principais variáveis que afecta
m a qualidade
d
a creche se relaciona com a formação e desempenho do
s educadores que aí
trabalham
, o modo como eles compreendem as suas práticas e contextos de
práticas não têm sido interrogados.
O presente trabalho tomou como referência o designado “paradigma do
pensamento do professor”, e foi realizado através de uma abordagem
qualitativa (a grounded theory), tendo conduzido à formulação de um modelo
compreensivo das conceptualizações (crenças e teorias implícitas) de um
grupo de educadoras acerca
da educação e cuidados
de crianças em creche.
Esse modelo procura condensar os dados que emergiram do processo
analítico e que dizem respeito aos processos através dos quais as educadoras
dão significado às suas práticas em creche,
aos princípios que lhes servem de
orientação,
aos dilemas que enfrentam na definição de padrões de acção e na
construção curricular, bem como
ao modo como a experiência efectiva nesse
contexto questiona e é também interrogada pelas suas ideias prévias acerca
da educação não parental e acerca da sua própria profissionalidade como
educadoras de creche.