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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo que se apresenta resulta de um projeto de investigação-ação
centrado na problematização de uma ‘blended’ supervisão pedagógica
em educação de infância, ou seja, no ensaio de estratégias supervisivas
online complementares às estratégias presenciais de acompanhamento
e emancipação de (futuros) profissionais da infância.
Como eixo estruturante do referencial formativo (concetual-práxico)
optou-se pela pilotagem online do Sistema de Acompanhamento das
Crianças (Laevers & Portugal, 2010), enquanto dispositivo organizador
e promotor de competências experienciais (empíricas/analíticas,
práticas/estratégicas, avaliativas, comunicacionais), que parecem ter
sido potenciadas, reforçando-se igualmente a construção e socialização
de um discurso coletivo sobre as próprias práticas.
As participantes no projeto de investigação traduziram, nas suas
narrativas de aprendizagens experienciais (pré)profissionais, ter
explorado “Um instrumento de trabalho muito importante”, “para
apurar o olhar” e “despertar a minha atenção”, “para conhecer melhor
a individualidade das crianças”, “para estruturar e refletir”, “as
condições do ambiente educativo”, “dando voz às crianças”,
“continuando o trabalho”, “para refletir/operacionalizar/ atualizar”,
“melhoramentos”.
A plataforma Colabor@, desenvolvida para o efeito, revelou-se,
segundo os dados obtidos, um ‘entre-lugar’ reflexivo e articulador entre
as práticas concretas e a sua análise crítica, desenvolvida em partilha
e debate de experiências e referenciais; uma oportunidade de
construção autónoma, mas conjunta de saberes profissionais; um
desafio (trans)formador de perspetivas acerca das crianças e do seu
acompanhamento.
Description
Keywords
Educação de infância avaliação aprendizagem experiencial acompanhamento competencialização Supervisão blended netnografia Early childhood education assessment experiential learning accompaniement competencialization blended supervision netnography