Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático em novas situações : estudo com uma amostra de estudantes do ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ALDA_MATOS_DOUT.pdf3.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No presente trabalho procurámos averiguar se existia alguma relação entre as variáveis atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático em novas situações. Com esse objetivo, aplicámos a Escala de Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), a Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale - SWLS) e o Teste de Dominós D48 a uma amostra de 319 sujeitos, estudantes dos 1º, 2º e 3º anos das Licenciaturas de Animação Socioeducativa, Educação Básica e Musica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Em termos gerais, ao nível das variáveis acima mencionadas, encontrou-se uma relação positiva e significativa entre a atitude face ao futuro e a satisfação com a vida. A variável raciocínio sistemático em novas situações não se mostrou relacionada com nem com a atitude face ao futuro nem com a satisfação com a vida. Adicionalmente, no âmbito desta investigação, com uma amostra de 241 estudantes de várias Licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, efetuou-se uma análise confirmatória da Escala de Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), tendo-se mostrado apropriada a supressão de um fator (Distância Temporal) e a eliminação de três itens da referida Escala. Realizou-se ainda uma análise cognitiva (e respetiva categorização) dos itens do Teste de Dominós D48. Ao que sabemos, esta tarefa nunca havia sido realizada com este teste de dominós. A nosso ver, estas diligências com o Teste D48 permitiram obter algumas informações relevantes que poderão ser úteis, quer no domínio da prática da avaliação psicológica com este teste quer numa eventual futura revisão desta prova. Por último, do conjunto total dos resultados obtidos, procurámos retirar implicações suscetíveis de melhorar a nossa atividade pedagógica junto dos/das estudantes do Ensino Superior com os/as quais trabalhamos.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License