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Authors
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Abstract(s)
No presente trabalho procurámos averiguar se existia alguma relação entre as
variáveis atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático
em novas situações. Com esse objetivo, aplicámos a Escala de Atitudes
Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), a Escala de Satisfação
com a Vida (Satisfaction With Life Scale - SWLS) e o Teste de Dominós D48 a
uma amostra de 319 sujeitos, estudantes dos 1º, 2º e 3º anos das Licenciaturas
de Animação Socioeducativa, Educação Básica e Musica, da Escola Superior
de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.
Em termos gerais, ao nível das variáveis acima mencionadas, encontrou-se
uma relação positiva e significativa entre a atitude face ao futuro e a satisfação
com a vida. A variável raciocínio sistemático em novas situações não se
mostrou relacionada com nem com a atitude face ao futuro nem com a
satisfação com a vida.
Adicionalmente, no âmbito desta investigação, com uma amostra de 241
estudantes de várias Licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico de Coimbra, efetuou-se uma análise confirmatória da Escala de
Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), tendo-se
mostrado apropriada a supressão de um fator (Distância Temporal) e a
eliminação de três itens da referida Escala.
Realizou-se ainda uma análise cognitiva (e respetiva categorização) dos itens
do Teste de Dominós D48. Ao que sabemos, esta tarefa nunca havia sido
realizada com este teste de dominós. A nosso ver, estas diligências com o
Teste D48 permitiram obter algumas informações relevantes que poderão ser
úteis, quer no domínio da prática da avaliação psicológica com este teste quer
numa eventual futura revisão desta prova.
Por último, do conjunto total dos resultados obtidos, procurámos retirar
implicações suscetíveis de melhorar a nossa atividade pedagógica junto
dos/das estudantes do Ensino Superior com os/as quais trabalhamos.