IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 43
Results Per Page
Sort Options
- Branding pessoal de sucesso na rede social facebookPublication . Reis, Leonor; Amaral, IrinaTodos temos uma marca pessoal. A maioria não tem a noção disso, e não a gerem estrategicamente, consistentemente e eficazmente. Controlar a marca pessoal e a mensagem que ela transmite é fundamental, porque esta afeta a forma como os outros nos percecionam. Os estudos académicos sobre a gestão da marca pessoal. São escassos. Há no entanto muito interesse por parte da comunidade profissional na compreensão do seu funcionamento. Assim, a pergunta de investigação (de teor qualitativo/exploratório) que se pretende responder é: “Como se constrói um branding pessoal de sucesso na rede social Facebook?”. Para responder a esta questão, efetuou-se uma revisão da literatura sobre branding pessoal e branding pessoal na rede social Facebook, que originou um modelo conceptual. Este modelo foi testado através de um estudo de caso múltiplo, focado no branding pessoal de quatro figuras públicas no Facebook (Rita Pereira, Nilton, João Garcia, João Pedro Pais).
- Contribuição das regiões para a economia nacionalPublication . Oliveira, Melissa; Alves, GonçaloEste trabalho apresenta resultados de uma investigação que tem como objetivo principal entender se o Turismo Rural na Região do Douro contribui, de forma positiva, para a economia nacional. É composto, numa primeira fase, por uma investigação quantitativa, realizada através de um questionário aplicado a 57 indivíduos responsáveis pelos empreendimentos de turismo em espaço rural (TER) dos treze concelhos classificados como património mundial pela UNESCO. Com esta parte da investigação conseguimos obter dados estatísticos sobre a região, as suas potencialidades, o tipo de turista, os empreendimentos e os seus dados económicos. Os dados recolhidos foram tratados através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A segunda fase da investigação é composta por uma pesquisa qualitativa, realizada através de duas entrevistas semi-estruturadas, respondidas por dois especialistas da área, sendo o primeiro o Presidente da Confederação de Turismo de Portugal e o segundo o Presidente da Região de Turismo no Douro. Nesta segunda fase, conseguimos obter e confrontar duas opiniões distintas, de dois especialistas no assunto com visões diferentes. Os resultados da investigação revelam que apesar das dificuldades sentidas tendo em conta a conjuntura atual, este é um setor de atividade com grande potencial de desenvolvimento económico regional e nacional, contribuindo de forma bastante positiva para a economia de Portugal e, por este motivo não deve ser esquecido nem posto de parte.
- Cooperativismo e agricultura biológicaPublication . Paiva, Antero; Alves, GonçaloA agricultura é uma das actividades humanas praticada há milhares de anos como meio de produção de alimentos para os seres humanos. O seu aparecimento tem provocado aquilo que Bill McKibben designa de “socialização da natureza” (Giddens, 2001:127). A natureza é, assim, transformada através da intervenção humana. Associado à agricultura esteve sempre o risco, risco este exterior à intervenção humana, já que tinha origem nas condições e acidentes climáticos. No século XX os riscos estão em toda a parte. Segundo os argumentos de Giddens (2001, 2002) e Beck (2000), estamos perante uma “sociedade de risco”.
- As cores como janelas virtuais: factores de motivação na produtividade das organizaçõesPublication . Pimenta, Pedro; Alves, GonçaloGrande parte do trabalho desenvolvido está, já há cerca de dois anos, a ser estudado e, gradual e pontualmente, a ser implementado em alguns clientes da empresa onde trabalho. Seria extremamente difícil chegar a conclusões qualitativamente aceitáveis, sem nos socorrermos de entidades (personalidades e empresas) altamente cooperantes e se não tivéssemos realizado experiências concretas em organizações que, voluntariamente, se ofereceram para testarmos o estudo. O desenvolvimento do trabalho assenta na seguinte pergunta de partida – Até que ponto as cores influenciam as pessoas e poderão motivá-las na sua actividade profissional? Desta questão inicial resultou a hipótese: as cores e a sua associação racional são factores de motivação que se reflectem, necessariamente, na produtividade das organizações. Nos primeiros capítulos desenvolvemos alguns conceitos teóricos: a fundamentação teórica das cores, a importância da ergonomia, a motivação e factores de motivação, o comportamento humano nas organizações.A parte empírica, apresentada no capítulo “8 - Apresentação e desenvolvimento dos Trabalhos” assenta, principalmente, em métodos de “Investigação por Questionário”, tomando, como corolário, as normas respectivas. São utilizadas técnicas qualitativas e quantitativas. As técnicas qualitativas utilizadas têm por base observações, alterações de espaços físicos, não só através das alterações cromáticas, como de imagens; desenvolve-se, do mesmo modo, um conjunto de entrevistas, as quais, entre outras coisas, servem para definir as diversas formas a considerar na adopção dos critérios das amostragens.
- Criação de uma halo-proposta de valor para o salgado de AveiroPublication . Real, Tiago; Alves, GonçaloO estudo realizado teve como principal objetivo, a criação de uma Halo- Proposta de Valor para o Salgado de Aveiro. A designação Halo-Proposta surge pela primeira vez, para identificar uma proposta ligada ao Sal. Aveiro foi a cidade escolhida para o desenvolvimento da investigação, tendo em conta o passado histórico ligado à extração de sal. Ao longo dos últimos anos, a extração tem vindo a diminuir drasticamente, e pretendemos inverter esta situação com a proposta agora apresentada. Foi realizado um inquérito, aplicado no campo da marinha da Troncalhada, durante os meses de Agosto e Setembro de 2012, aos fins-de-semana. O inquérito envolveu 163 indivíduos, de maneira a ser possível quantificar algumas variáveis importantes à investigação. Tendo em conta a amostra, que foi possível realizar para o estudo, tornou-se possível verificar que numa forma geral os inquiridos ficaram satisfeitos com a visita à marinha. Demonstraram ainda interesse, em voltar a realizar uma nova visita à cidade de Aveiro, assim também como valorizaram o Salgado de Aveiro como um bem valioso para a região. Analisando os dados recolhidos e a revisão de literatura apresenta-se um conjunto de ações que entendemos ser uma mais-valia e um contributo para a valorização e dinamização do Salgado de Aveiro, proporcionando o aumento de visitas e o consequente crescimento económico.
- Criação e teste de uma identidade olfactiva para o Hotel MoliceiroPublication . Cerqueira, Liliana; Saur-Amaral, IrinaA influência dos estímulos sensoriais no comportamento do consumidor é uma vantagem de competição por parte das empresas. No que diz respeito ao Marketing Olfactivo é importante perceber se os consumidores conseguem identificar o aroma ao qual estão expostos. Os estímulos olfactivos podem afectar a atitude do consumidor e a opinião que estes têm em relação ao espaço em questão. O objectivo principal deste trabalho é criar uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro. Com o objectivo de confirmar a afirmação acima mencionada, desenvolveu-se um estudo em duas fases. Primeiro, realizou-se uma revisão da literatura sobre o que é o Marketing Sensorial e mais concretamente o Marketing Olfactivo e quais as suas vantagens e desvantagens. Segundo, procedeu-se à aromatização do Hotel Moliceiro, para perceber se os clientes percepcionavam o aroma e qual a avaliação que estes faziam ao espaço do Hotel, foi ainda desenvolvido um questionário aplicado junto dos clientes para recolher a opinião dos mesmos sobre o aroma. A recolha de dados decorreu nos dias 17, 18 e 19 de Abril, resultando numa amostra de 70 questionários. Através dos resultados obtidos percebeu-se que o aroma seleccionado é do agrado geral dos inquiridos e assim conseguiu criar-se uma identidade olfactiva potencial interesse para o Hotel Moliceiro. Percebeu-se ainda que o género não tem influência directa na avaliação do aroma, mas, por outro lado, o facto de ser fumador tem influência num dos campos da avaliação do aroma.
- Das Beiras para o CentroPublication . Gouveia, Hermano; Alves, GonçaloA utilização do marketing como estratégia de gestão e promoção territorial pode ser uma mais valia para os locais aumentarem a sua competitividade e atractividade. A marca de um local é cada vez mais considerada como um activo importante no seu desenvolvimento e uma ferramenta fundamental para que os lugares (comunidades, cidades, regiões ou países) se distingam e melhorem o seu posicionamento. A Região Centro é uma criação administrativa recente que aglutina, em grande parte, as antigas regiões das Beiras. O principal objectivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne à opinião dos habitantes da região sobre a Região Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença a esta nova realidade geográfica. A metodologia adoptada consistiu numa abordagem mista, sendo a qualitativa numa fase inicial e, posteriormente, numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-‐se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos por forma a validar as conclusões da investigação. Apesar de os resultados mostrarem que, parece não ser linear para os inquiridos, fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os inquiridos associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
- Das Beiras para o Centro : a imagem da região Centro junto dos seus habitantesPublication . Gouveia, Hermano; Alves, CaetanoA utilização do marketing como estratégia de gestão e promoção territorial pode ser uma mais valia para os locais aumentarem a sua competitividade e atractividade. A marca de um local é cada vez mais considerada como um activo importante no seu desenvolvimento e uma ferramenta fundamental para que os lugares (comunidades, cidades, regiões ou países) se distingam e melhorem o seu posicionamento. A Região Centro é uma criação administrativa recente que aglutina, em grande parte, as antigas regiões das Beiras. O principal objectivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne à opinião dos habitantes da região sobre a Região Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença a esta nova realidade geográfica. A metodologia adoptada consistiu numa abordagem mista, sendo a qualitativa numa fase inicial e, posteriormente, numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos por forma a validar as conclusões da investigação. Apesar de os resultados mostrarem que, parece não ser linear para os inquiridos, fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os inquiridos associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
- O E-consumidor verde: impactos na distribuição física e no mundo postalPublication . Torres, Alice; Magalhães, CarlaA crescente consciencialização de empresas e consumidores para com as questões ambientais, faz com que surjam no mercado cada vez mais produtores verdes e cada vez mais procura dos mesmos. Surge assim a necessidade de se estudar o consumidor verde. Do mesmo modo, o e-commerce tem vindo a aumentar pelo que estudar o e-consumidor torna-se uma prioridade. O e-commerce leva a preocupações logísticas pela distribuição física dos objetos comprados, que por sua vez, por serem caracterizados por encomendas pequenas para uma área geográfica ampla, leva a complexidades de operações para os operadores postais na chamada última milha, ou seja, no último percurso da entrega física do objeto ao consumidor. O objetivo da nossa investigação é assim verificar se o canal de distribuição físico é relevante para o cliente verde no âmbito do e-commerce Business to Customer (B2C) e, sendo relevante, ver até que ponto os requisitos ecológicos são importantes para o e-consumidor verde, quando comparados com outros aspetos, como o preço ou o tempo de entrega. O nosso estudo é operacionalizado com recurso à aplicação de um questionário e também recorrendo a entrevistas com especialistas. Fez-se depois a análise estatística de dados quantitativos, recorrendo à aplicação SPSS (Statistical Package for Social Sciences), e a análise de conteúdos das entrevistas, através de uma matriz de entrevistas. Os resultados demostram que o canal de distribuição física é relevante para o nosso e-consumidor verde português, mas comparando o factor ecológico com outros factores como preço e tempo, o preço demonstra-se como mais pertinente.
- Expansão setorial da empresa SOPAIS - Componentes Metálicos, LdaPublication . Marques, Raquel; Mendes, PedroA SOPAIS – Componentes Metálicos, Lda é uma empresa que atua no mercado B2B que fabrica componentes metálicos maioritariamente para o setor automóvel sendo fornecedora de 2ª linha. Uma vez que é uma empresa que fabrica produtos que poderão ser inseridos noutros setores de atividade, decidiu aproveitar os seus recursos e o seu know-how técnico para fornecer para outras indústrias e para crescer de forma sustentada. Existindo aqui uma necessidade empresarial a SOPAIS sentiu também a capacidade para se expandir. Para isso, é necessário conhecer o mercado B2B e avaliar a atratividade de cada indústria, uma vez que nem todas as indústrias são atrativas. Como tal, é preciso socorrer a modelos para avaliar a atratividade de diferentes indústrias, como o VAS (Valor da Atratividade Setorial). No entanto, o VAS não explica as razões dessa atratividade e, por isso, será complementado com o Modelo das Cinco Forças de Porter. Após, a elaboração do cálculo do VAS e do Modelos das Cinco Forças de Porter para cada indústria retiram-se as conclusões e chega-se ao resultado final: quais os setores mais atrativos para a SOPAIS expandir o seu negócio.