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Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing | 997.26 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A influência dos estímulos sensoriais no comportamento do consumidor é
uma vantagem de competição por parte das empresas. No que diz respeito ao
Marketing Olfactivo é importante perceber se os consumidores conseguem
identificar o aroma ao qual estão expostos. Os estímulos olfactivos podem afectar a atitude do consumidor e a opinião que estes têm em relação ao espaço em questão.
O objectivo principal deste trabalho é criar uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro.
Com o objectivo de confirmar a afirmação acima mencionada, desenvolveu-se um estudo em duas fases. Primeiro, realizou-se uma revisão da literatura sobre o que é o Marketing Sensorial e mais concretamente o Marketing Olfactivo e quais as suas vantagens e desvantagens. Segundo, procedeu-se à aromatização do Hotel Moliceiro, para perceber se os clientes percepcionavam o aroma e qual a avaliação que estes faziam ao espaço do Hotel, foi ainda desenvolvido um questionário aplicado junto dos clientes para recolher a opinião dos mesmos sobre o aroma. A recolha de dados decorreu nos dias 17, 18 e 19 de Abril, resultando numa amostra de 70 questionários.
Através dos resultados obtidos percebeu-se que o aroma seleccionado é do
agrado geral dos inquiridos e assim conseguiu criar-se uma identidade olfactiva potencial interesse para o Hotel Moliceiro. Percebeu-se ainda que o género não
tem influência directa na avaliação do aroma, mas, por outro lado, o facto de ser
fumador tem influência num dos campos da avaliação do aroma.
Description
Keywords
Comportamento do consumidor Marketing sensorial Marketing ofactativo