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Criação e teste de uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro

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Liliana Cerq._prot.pdfDissertação de Mestrado em Gestão de Marketing997.26 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A influência dos estímulos sensoriais no comportamento do consumidor é uma vantagem de competição por parte das empresas. No que diz respeito ao Marketing Olfactivo é importante perceber se os consumidores conseguem identificar o aroma ao qual estão expostos. Os estímulos olfactivos podem afectar a atitude do consumidor e a opinião que estes têm em relação ao espaço em questão. O objectivo principal deste trabalho é criar uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro. Com o objectivo de confirmar a afirmação acima mencionada, desenvolveu-se um estudo em duas fases. Primeiro, realizou-se uma revisão da literatura sobre o que é o Marketing Sensorial e mais concretamente o Marketing Olfactivo e quais as suas vantagens e desvantagens. Segundo, procedeu-se à aromatização do Hotel Moliceiro, para perceber se os clientes percepcionavam o aroma e qual a avaliação que estes faziam ao espaço do Hotel, foi ainda desenvolvido um questionário aplicado junto dos clientes para recolher a opinião dos mesmos sobre o aroma. A recolha de dados decorreu nos dias 17, 18 e 19 de Abril, resultando numa amostra de 70 questionários. Através dos resultados obtidos percebeu-se que o aroma seleccionado é do agrado geral dos inquiridos e assim conseguiu criar-se uma identidade olfactiva potencial interesse para o Hotel Moliceiro. Percebeu-se ainda que o género não tem influência directa na avaliação do aroma, mas, por outro lado, o facto de ser fumador tem influência num dos campos da avaliação do aroma.

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Comportamento do consumidor Marketing sensorial Marketing ofactativo

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