IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado
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- Predisposição dos aveirenses para a temática do marketing verde na criação de uma lavandaria ecológicaPublication . Coelho, António; Magalhães, CarlaO Marketing Verde tem vindo a ganhar importância praticamente em todos os ramos de negócio. O Ramo das lavandarias não é excepção, é evidente a abertura de lavandarias ecológicas, que utilizam produtos não prejudiciais ao ambiente, quer a nível nacional ou internacional. Assim sendo, é nessa óptica que desenvolvemos o presente projecto profissional, onde tentamos perceber até que ponto estão os Aveirenses dispostos, a pagar a mais por um serviço de lavandaria ecológico. O que pretendemos verificar com este estudo, é se o investimento numa lavandaria ecológica no Distrito de Aveiro é ou não rentável. Este estudo levou a cabo diversas etapas, onde o primeiro passo foi identificar a problemática deste projecto profissional. O segundo passo baseou-se no estudo de documentos de cariz científico, para que o nosso projecto tivesse uma boa base de sustentação teórica. As temáticas mais abordadas foram o Marketing, o Marketing Verde e Estratégia. Após uma recolha exaustiva de material de fundamentação, ponderamos que o tipo de estudo mais adequado ao nosso projecto seria um estudo quantitativo. Como tal, elaboramos um questionário para que pudéssemos entrevistar os indivíduos residentes no Distrito de Aveiro, pois é neste Distrito que pretendemos verificar a viabilidade de investir numa lavandaria ecológica. Este questionário foi efectuado via-telefone a 300 indivíduos com contactos telefónicos, escolhidos aleatoriamente da lista telefónica do Distrito de Aveiro. O tratamento dos resultados obtidos com os questionários, foi efectuado com o auxílio do programa estatístico SPSS, onde nos foi permitido criar tabelas explicativas onde concluímos que o investimento de uma Lavandaria Ecológica em Aveiro não é rentável.
- Utilidade de uma ferramenta CRM para o mediador Allianz: Horta FerreiraPublication . Ferreira, Bruna; Alves, GonçaloO Marketing Relacional e a sua importância cada vez mais notável, na gestão de relações com os clientes, foram a grande força impulsionadora para a concretização deste projecto profissional. Sendo cada vez maior o número de empresas que adoptam estratégias e ferramentas de gestão de ralação com o cliente, propugnamos que seria importante estudar este fenómeno numa empresa do ramo segurador, pois, dada a conotação negativa deste sector, é crucial satisfazer e fidelizar os clientes. A empresa que decidimos estudar, trata-se de um escritório de mediação de seguros, em exclusividade com a Companhia de Seguros Allianz Portugal. Assim, o presente projecto tem como principal objectivo, analisar e avaliar até que ponto, implementar uma ferramenta de gestão de clientes – CRM (Customer Relationship Management), pode ser vantajoso para o mediador de seguros em estudo – Horta Ferreira – Seguros. Para uma boa base de fundamentação, recorremos à opinião experiente de dois tipos de especialistas, os organizacionais e os académicos. O grupo dos especialistas organizacionais foi composto unicamente por indivíduos da “casa” Allianz Portugal. Quanto ao grupo de especialistas académicos, foi composto por docentes especialistas em Marketing de Relações, o Dr. Carlos Melo Brito, o Dr. José Luís Reis e o Dr. Carlos Picado. Todos os especialistas contribuíram para este estudo qualitativo, respondendo a uma entrevista, que nos permitiu elaborar uma matriz de comparação, e por fim estabelecer conclusões para este trabalho.
- A influência da marca na decisão de compra do consumidor de produtos de ciclismoPublication . Belchior, Ana; Alves, GonçaloA presente dissertação, realizada no âmbito do curso de Mestrado em Gestão de Marketing, tem como objectivo principal verificar se os consumidores portugueses estão receptivos a produtos de ciclismo que exercem um menor impacto sobre o ambiente. Um dos grandes desafios das empresas nos nossos dias, passa pela capacidade de oferecer produtos que vão ao encontro dos desejos e necessidades dos consumidores, mas sobretudo surpreender o cliente, a fim de superar as suas expectativas. Sendo esta uma ferramenta que permite às empresas desenvolver a sua capacidade de diferenciação perante a concorrência. As preocupações com o meio ambiente são uma constante para as empresas, o impacto dos seus actos, tem vindo a ser minuciosamente pensado, com o intuito de minimizar esses efeitos. Esta é outra forma da empresa marcar pela diferença, indo ao encontro das preocupações dos consumidores, oferecendo muito mais do que somente benefícios tangíveis dos produtos. Neste contexto, a marca ganha importância e a sua gestão englobam conceitos como a imagem da empresa, a notoriedade e a fidelidade de clientes. O estudo realizado, de natureza exploratória, permite a elaboração de um modelo de análise, que permite ir ao encontro dos objectivos propostos. A metodologia seguida tem em consideração as especificidades deste sector e visa obter informação fidedigna, junto de consumidores de componentes de ciclismo, a fim de recolher informação que permita verificar as hipóteses formuladas. A aplicação do inquérito, permitiu-nos recolher dados relevantes para o nosso estudo, após o seu tratamento e análise podemos concluir que a marca em estudo deve apostar no desenvolvimento de produtos que recorrem a um sistema de inteligência digital integrada. Devendo a marca delinear estratégia a fim de incentivar os fabricantes da região, no sentido destes apostarem no fabrico de bicicletas compostas pelos componentes em causa e assim introduzir em larga escala no mercado português este conceito. Tendo em conta o prestígio da marca consideramos ser possível que a marca use o seu poder junto dos consumidores, no momento de decisão de compra e influencie a aquisição de produtos da gama aqui presente. Uma vez que as características fundamentais para os consumidores não são um obstáculo a aquisição destes novos produtos.
- A rede social Facebook ao serviço do marketing: o caso da Fnac PortugalPublication . Matias, Margarida; Amaral, IrinaA presente dissertação incide sobre “a rede social Facebook ao serviço do Marketing: O caso da Fnac Portugal” e propõe identificar as acções de Marketing que podem ser executadas no Facebook, através da apresentação de uma “boa prática” nacional: o caso Fnac Portugal. Para obtermos respostas à pergunta orientadora desta investigação: “Como é que o Facebook pode ser utilizado para fins de Marketing numa empresa?”, esta dissertação foi estruturada em duas partes: trabalho conceptual e trabalho de campo. Na primeira parte, com base numa revisão de literatura sobre as áreas de Marketing digital, Marketing nas redes sociais, Gestão da Marca online e CRM social, apresentamos o modelo conceptual. Na segunda parte, através da análise de um estudo de caso, testamos o modelo apresentado e identificamos eventuais diferenças, através da construção de um modelo empírico. As acções de Marketing practicadas pela Fnac Portugal consistem em: prestação de assistência ao cliente; organização de campanhas; inserção de publicidade; recolha de informação de mercado; comunicação com a comunidade; criação de passatempos e gestão de eventos da marca. As diferenças, face ao modelo conceptual, residem na adopção das técnicas passatempos e eventos. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para o Marketing, não só ao nível da Comunicação, mas também no âmbito da Gestão da Marca e da Gestão da Relação com o Cliente, promovendo a criação de vantagens competitivas.
- Contribuição das regiões para a economia nacionalPublication . Oliveira, Melissa; Alves, GonçaloEste trabalho apresenta resultados de uma investigação que tem como objetivo principal entender se o Turismo Rural na Região do Douro contribui, de forma positiva, para a economia nacional. É composto, numa primeira fase, por uma investigação quantitativa, realizada através de um questionário aplicado a 57 indivíduos responsáveis pelos empreendimentos de turismo em espaço rural (TER) dos treze concelhos classificados como património mundial pela UNESCO. Com esta parte da investigação conseguimos obter dados estatísticos sobre a região, as suas potencialidades, o tipo de turista, os empreendimentos e os seus dados económicos. Os dados recolhidos foram tratados através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A segunda fase da investigação é composta por uma pesquisa qualitativa, realizada através de duas entrevistas semi-estruturadas, respondidas por dois especialistas da área, sendo o primeiro o Presidente da Confederação de Turismo de Portugal e o segundo o Presidente da Região de Turismo no Douro. Nesta segunda fase, conseguimos obter e confrontar duas opiniões distintas, de dois especialistas no assunto com visões diferentes. Os resultados da investigação revelam que apesar das dificuldades sentidas tendo em conta a conjuntura atual, este é um setor de atividade com grande potencial de desenvolvimento económico regional e nacional, contribuindo de forma bastante positiva para a economia de Portugal e, por este motivo não deve ser esquecido nem posto de parte.
- Criação de uma halo-proposta de valor para o salgado de AveiroPublication . Real, Tiago; Alves, GonçaloO estudo realizado teve como principal objetivo, a criação de uma Halo- Proposta de Valor para o Salgado de Aveiro. A designação Halo-Proposta surge pela primeira vez, para identificar uma proposta ligada ao Sal. Aveiro foi a cidade escolhida para o desenvolvimento da investigação, tendo em conta o passado histórico ligado à extração de sal. Ao longo dos últimos anos, a extração tem vindo a diminuir drasticamente, e pretendemos inverter esta situação com a proposta agora apresentada. Foi realizado um inquérito, aplicado no campo da marinha da Troncalhada, durante os meses de Agosto e Setembro de 2012, aos fins-de-semana. O inquérito envolveu 163 indivíduos, de maneira a ser possível quantificar algumas variáveis importantes à investigação. Tendo em conta a amostra, que foi possível realizar para o estudo, tornou-se possível verificar que numa forma geral os inquiridos ficaram satisfeitos com a visita à marinha. Demonstraram ainda interesse, em voltar a realizar uma nova visita à cidade de Aveiro, assim também como valorizaram o Salgado de Aveiro como um bem valioso para a região. Analisando os dados recolhidos e a revisão de literatura apresenta-se um conjunto de ações que entendemos ser uma mais-valia e um contributo para a valorização e dinamização do Salgado de Aveiro, proporcionando o aumento de visitas e o consequente crescimento económico.
- A influência do som nas emoções e comportamento dos consumidores: o caso da música em anúncios publicitáriosPublication . Silva, Paula; Ferreira, PedroO Marketing Sensorial é uma nova tendência do Marketing que tem crescido exponencialmente, não só no meio dos investigadores da área, mas também tem aumentado o interesse do próprio consumidor no que diz respeito aos sentidos e qual a sua influência no dia-a-dia. Posto isto, e após uma revisão à literatura com o intuito de encontrar áreas que ainda não estivessem muito exploradas, observou-se que o sentido da audição estava a começar a ter bastante atenção por parte dos investigadores, porém não relacionado com a música dos anúncios publicitários. Sendo assim, e com o foco no sentido da audição, o estudo foi feito com 123 alunos do IPAM Matosinhos (diurno e nocturno), com o objectivo de descobrir se o som influenciava as emoções e se essas emoções influenciavam o comportamento do consumidor. Usando os resultados obtidos com o procedimento, foi possível concluir que a música tem influência nas emoções do consumidor, tendo apontado emoções como admiração, poder, ternura e transcendência como as mais positivas e emoções como tensão e tristeza como as mais negativas. Porém, também foi possível apurar que as emoções não têm um impacto significativo na atitude perante a marca, mostrando que as emoções geradas pela música dos anúncios publicitários da Vodafone, TMN e Optimus não influência o consumidor na sua atitude com qualquer uma das marcas. O estudo sugere assim, que haja uma preocupação por parte das empresas de comunicação móvel em relação às músicas que figuram nos anúncios publicitários, uma vez que ficou demonstrado que estas não têm um peso significativo aquando da atitude perante a marca.
- Marketing de LuxoPublication . Cascais, Romeu; Amaral, IrinaA presente dissertação referente ao “marketing de luxo – estudo de caso múltiplo do sector de alfaiataria de luxo portuguesa”, tem como principal objetivo perceber as boas práticas utilizadas nesta área de atividade. A problemática da presente investigação reside na tentativa de obtenção de respostas para justificar os fatores críticos de sucesso inerentes à constituição de produtos/serviços de luxo, para tal, estruturou-se a dissertação em duas partes. Na primeira parte realizou-se a revisão da literatura relevante para o estudo de caso, culminando no modelo conceptual focado na gestão de marcas de moda de luxo e no comportamento de consumo de luxo. Na segunda parte o modelo conceptual é verificado empiricamente, através de um estudo de caso múltiplo realizado a três alfaiates portugueses. Da análise dos resultados obtidos através do cruzamento do modelo conceptual com a realidade empírica conclui-se: Valorização da variável relacionada com a integridade do produto para a constituição de marcas de moda de luxo. Existem indícios de uma relação entre o preço do serviço e a componente experiencial. Quanto mais elevado é o preço do serviço, maior é a relevância dada à componente experiencial. A comunicação de marketing apresenta um carácter espontâneo e com pouca ponderação. Considera-se que o modelo conceptual apresentado poderá servir de ponto de partida para a realização de estudos futuros, no sector da alfaiataria recorrendo a abordagens qualitativas.
- Importância da relação na fidelização: caso do Colégio PortuguêsPublication . Pereira, Henrique; Alves, GonçaloA educação pode definir-se como um processo que visa o desenvolvimento harmonioso do ser humano, em vários aspectos (intelectual, moral e físico). Considerando-se ainda, como um processo de fazer saber, tendo em vista a aprendizagem do aluno, através da aquisição de conhecimentos e aptidões, para a sua inserção na sociedade, este pressupõe um serviço. Perante o cenário actual, no qual a educação atravessa uma fase negativa, é necessário, por parte da escola, uma actualização para sobreviver aos novos desafios, cada vez mais repentinos. Os clientes, pais e alunos, estão cada vez mais exigentes e têm um padrão de excelência muito elevado. Ao abordar o contexto educativo, é inevitável e imprescindível abordar a sua relação com a família, visto que esta representa, o ponto de partida para cada indivíduo e neste caso, para cada criança. Perante os cenários anteriormente abordados, o Marketing deve ajustar-se às instituições de ensino, sobretudo quando se trata de instituições de ensino privado. Conquistar a credibilidade do cliente será a chave do sucesso e, para atingir esta credibilidade, o relacionamento torna-se fundamental. O objectivo desta dissertação é contribuir para um melhor entendimento dos factores que podem melhorar a relação com os clientes, visando a fidelização e verificar se a teoria apresentada para a avaliação da qualidade dos serviços se aplica numa situação concreta. É apresentado um estudo de caso português (caso Colégio Português), onde se tenta perceber se o relacionamento e sua gestão têm implicações na avaliação do serviço prestado.
- A importância da embalagem na decisão de compraPublication . Esteves, Ludovic; Alves, Gonçalo; Bandeira, SílviaNuma época em que as empresas estão cada vez mais competitivas e têm necessidade de se destacar dos seus concorrentes com orçamentos mais reduzidos, considerou-se importante abordar a importância que a embalagem pode ter, uma vez que é um meio comunicacional forte e pouco dispendioso. Inicialmente foi feita uma revisão da literatura para aprofundar a temática e as teorias já existentes, ao nível do marketing mix e da embalagem, foi explicada a metodologia que se iria utilizar para se conseguir a obtenção de resultados. Este estudo aborda a importância da embalagem para o consumidor, o que desperta mais a sua atenção, se a embalagem lhe desperta o desejo de compra, como a percepciona e quais são as características que este mais valoriza. Para avaliar que tipo de características da embalagem o consumidor mais valorizava, abordou-se o produto água, por ser um bem de consumo em massa, para que o consumidor não fosse influenciado por outro factor que não a embalagem. As características avaliadas mais pormenorizadamente foram o design, o factor ecológico e a funcionalidade da garrafa. Tentou-se também entender, se a cor e os materiais da embalagem eram relevantes para os consumidores. Verificou-se que a embalagem é importante para a maioria dos consumidores, uma vez que muitos destes, associam a qualidade da embalagem à qualidade do produto. Ao nível das características, os consumidores não ficam indiferentes à cor nem ao material, sendo que as características mais valorizadas numa garrafa de água são o design e a funcionalidade. Apesar de muitos dos inquiridos valorizarem embalagens ecológicas, verificou-se que esta característica não desperta o desejo de compra.