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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação incide sobre “a rede social Facebook ao serviço do
Marketing: O caso da Fnac Portugal” e propõe identificar as acções de Marketing que
podem ser executadas no Facebook, através da apresentação de uma “boa prática”
nacional: o caso Fnac Portugal.
Para obtermos respostas à pergunta orientadora desta investigação: “Como é
que o Facebook pode ser utilizado para fins de Marketing numa empresa?”, esta
dissertação foi estruturada em duas partes: trabalho conceptual e trabalho de campo.
Na primeira parte, com base numa revisão de literatura sobre as áreas de Marketing
digital, Marketing nas redes sociais, Gestão da Marca online e CRM social,
apresentamos o modelo conceptual. Na segunda parte, através da análise de um
estudo de caso, testamos o modelo apresentado e identificamos eventuais diferenças,
através da construção de um modelo empírico.
As acções de Marketing practicadas pela Fnac Portugal consistem em:
prestação de assistência ao cliente; organização de campanhas; inserção de
publicidade; recolha de informação de mercado; comunicação com a comunidade;
criação de passatempos e gestão de eventos da marca. As diferenças, face ao modelo
conceptual, residem na adopção das técnicas passatempos e eventos.
Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para o Marketing,
não só ao nível da Comunicação, mas também no âmbito da Gestão da Marca e da
Gestão da Relação com o Cliente, promovendo a criação de vantagens competitivas.
Description
Keywords
Marketing Redes sociais Estudo de caso Branding