Repository logo
 
Publication

Criação e teste de uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro

dc.contributor.advisorSaur-Amaral, Irina
dc.contributor.authorCerqueira, Liliana
dc.date.accessioned2014-10-01T19:08:31Z
dc.date.available2014-10-01T19:08:31Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA influência dos estímulos sensoriais no comportamento do consumidor é uma vantagem de competição por parte das empresas. No que diz respeito ao Marketing Olfactivo é importante perceber se os consumidores conseguem identificar o aroma ao qual estão expostos. Os estímulos olfactivos podem afectar a atitude do consumidor e a opinião que estes têm em relação ao espaço em questão. O objectivo principal deste trabalho é criar uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro. Com o objectivo de confirmar a afirmação acima mencionada, desenvolveu-se um estudo em duas fases. Primeiro, realizou-se uma revisão da literatura sobre o que é o Marketing Sensorial e mais concretamente o Marketing Olfactivo e quais as suas vantagens e desvantagens. Segundo, procedeu-se à aromatização do Hotel Moliceiro, para perceber se os clientes percepcionavam o aroma e qual a avaliação que estes faziam ao espaço do Hotel, foi ainda desenvolvido um questionário aplicado junto dos clientes para recolher a opinião dos mesmos sobre o aroma. A recolha de dados decorreu nos dias 17, 18 e 19 de Abril, resultando numa amostra de 70 questionários. Através dos resultados obtidos percebeu-se que o aroma seleccionado é do agrado geral dos inquiridos e assim conseguiu criar-se uma identidade olfactiva potencial interesse para o Hotel Moliceiro. Percebeu-se ainda que o género não tem influência directa na avaliação do aroma, mas, por outro lado, o facto de ser fumador tem influência num dos campos da avaliação do aroma.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6775
dc.language.isoporpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectMarketing sensorialpor
dc.subjectMarketing ofactativopor
dc.titleCriação e teste de uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Liliana Cerq._prot.pdf
Size:
997.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: