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Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing | 2.29 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
A utilização do marketing como estratégia de gestão e promoção territorial pode ser uma mais valia para os locais aumentarem
a sua competitividade e atractividade. A marca de um local Ć© cada vez mais considerada como um activo importante no seu desenvolvimento e uma ferramenta fundamental para que os lugares (comunidades, cidades, regiƵes ou paĆses) se distingam e melhorem o seu posicionamento. A RegiĆ£o Centro Ć© uma criação administrativa recente que aglutina, em grande parte, as antigas regiƵes das Beiras. O principal objectivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empĆrico, no que concerne Ć opiniĆ£o dos habitantes da regiĆ£o sobre a RegiĆ£o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nĆvel de identificação com a regiĆ£o, com a sua marca e o seu sentimento de pertenƧa a esta nova realidade geogrĆ”fica. A metodologia adoptada consistiu numa abordagem mista, sendo a qualitativa numa fase inicial e, posteriormente, numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquĆ©rito aos habitantes da RegiĆ£o Centro, tendo-Āse obtido uma amostra de 2.050 indivĆduos. Os resultados foram submetidos a testes estatĆsticos por forma a validar as conclusƵes da investigação. Apesar de os resultados mostrarem que, parece nĆ£o ser linear para os inquiridos, fazer a separação entre a marca e a regiĆ£o, foi possĆvel determinar as variĆ”veis que influenciam as percepƧƵes dos habitantes quanto Ć marca e Ć regiĆ£o e concluir que os inquiridos associam Ć marca as mesmas caracterĆsticas e atributos que associam Ć regiĆ£o.
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Keywords
Place marketing Place branding Região Centro Desenvolvimento regional