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Abstract(s)
A crescente consciencialização de empresas e consumidores para com as questões ambientais, faz com que surjam no mercado cada vez mais produtores verdes e cada vez mais procura dos mesmos. Surge assim a necessidade de se estudar o consumidor verde. Do mesmo modo, o e-commerce tem vindo a aumentar pelo que estudar o e-consumidor torna-se uma prioridade.
O e-commerce leva a preocupações logísticas pela distribuição física dos objetos comprados, que por sua vez, por serem caracterizados por encomendas pequenas para uma área geográfica ampla, leva a complexidades de operações para os operadores postais na chamada última milha, ou seja, no último percurso da entrega física do objeto ao consumidor.
O objetivo da nossa investigação é assim verificar se o canal de distribuição físico é relevante para o cliente verde no âmbito do e-commerce Business to Customer (B2C) e, sendo relevante, ver até que ponto os requisitos ecológicos são importantes para o e-consumidor verde, quando comparados com outros aspetos, como o preço ou o tempo de entrega.
O nosso estudo é operacionalizado com recurso à aplicação de um questionário e também recorrendo a entrevistas com especialistas. Fez-se depois a análise estatística de dados quantitativos, recorrendo à aplicação SPSS (Statistical Package for Social Sciences), e a análise de conteúdos das entrevistas, através de uma matriz de entrevistas.
Os resultados demostram que o canal de distribuição física é relevante para o nosso e-consumidor verde português, mas comparando o factor ecológico com outros factores como preço e tempo, o preço demonstra-se como mais pertinente.
Description
Dissertação de Mestrado em Comportamento de Consumo
Keywords
Consumidor verde E-consumidor E-commerce
