AM - CS - EGARH - Economia, Gestão, Administração e Recursos Humanos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CS - EGARH - Economia, Gestão, Administração e Recursos Humanos by Title
Now showing 1 - 10 of 166
Results Per Page
Sort Options
- Aa necessidades de informação conducentes ao desenvolvimento da contabilidade de gestão na GNRPublication . Silva, Filipa Andreia da Costa; Coelho, Maria Manuela M. S. SarmentoO presente trabalho de investigação aplicado perspetiva os contributos do desenvolvimento da contabilidade de gestão na Guarda subordina-se ao tema: “As necessidades de informação conducentes ao desenvolvimento da contabilidade de gestão na Guarda Nacional Republicana”. Para a prossecução da investigação, adotou-se o modelo hipotético-dedutivo. Assim sendo, o estudo prima por verificar as hipóteses, responder às perguntas derivadas e tem o propósito último de dar resposta à questão de partida. A metodologia empregue na realização deste trabalho de investigação, foi delineada por Quivy & Campenhoudt (2008) e Sarmento (2013), na qual a análise documental e a pesquisa bibliográfica, as entrevistas, os inquéritos por questionário e as observações diretas foram os procedimentos de recolha de dados empregues. Este trabalho de investigação é constituído por cinco capítulos, esquematizados em três partes, designadamente a Parte I – Enquadramento teórico, a Parte II – Parte prática e as conclusões e recomendações. Na parte I, são apresentados conceitos teóricos, nomeadamente a definição de informação e os conceitos relacionados com os sistemas de informação. Em seguida, é efetuada a abordagem teórica aos conceitos, finalidade e contributos da contabilidade de gestão. A parte II expõe os métodos e procedimentos utilizados, a análise e discussão dos resultados obtidos e são expostas as principais necessidades de informação de gestão das chefias. As conclusões e recomendações futuras são redigidas no último capítulo. Conclui-se que o contributo da contabilidade de gestão, poderá ser preponderante para suprir as necessidades de informação das chefias da Guarda Nacional Republicana, uma vez que estas disporão de informação de gestão que por sua vez permite: a) avaliação dos serviços mais criteriosa; b) determinação de necessidades; c) concretização da economia, eficiência e eficácia; d) efetuar comparações, análises e o controlo dos gastos; e, e) identificar a duplicação de gastos e tarefas. Em suma, contribui para a melhoria do desempenho organizacional.
- A Academia Militar e a cadeia de valor de Michael Porter: Contributos de Gestão Estratégica em contexto de mudançaPublication . Canão, RosalindaO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema “A Academia Militar e a cadeia de valor de Michael Porter: contributos de Gestão Estratégica em contexto de mudança”. Vivendo atualmente num mundo onde as mudanças e a incerteza são as únicas constantes, torna-se pertinente agilizar a flexibilidade em termos de capacidade de adapt ação, muito por causa das adversidades que vão surgindo. A Academia Militar, ainda que não compita pela margem de valor, luta pela sobrevivência, como qualquer empresa, devido à escassez de recursos monetários. É então peremptório que a Academia Militar lidere as melhores práticas a nível de processos, caminhando no sentido da eficiência, eficácia e economia, podendo recorrer aos serviços part ilhados, instaurando assim um clima de coopetição. Para além da mudança a nível de limitações financeiras, a Academia Militar está a meias de um processo de junção com os outros dois estabelecimentos de ensino superior militar, pelo que é um bom ponto de partida o levantamento da sua cadeia de valor. A médio e longo prazo, impera o pensamento de que se deve apostar numa gestão estratégica adequada aos objetivos e fins tidos como meta. E por a gestão não ter leis, mas sim mecanismos, torna-se imperativo o recurso aos mesmos, em prol do êxito e satisfação de todas as partes. É no refúgio dos mecanismos de gestão que se garante algum avanço, recorrendo ao benchmarking, outsourcing, cadeia de valor, gestão por objetivos, o balanced scorecard e análise SWOT. Numa otimização de todas as possibilidades, identificou-se a cadeia de valor da Academia Militar e potencializou-se a mesma com soluções procuradas via instrumentos acabados de referir. E porque não é uma instituição ímpar, também os seus semelhantes se constituíram como participantes nesta investigação, contribuindo com o relato das práticas rotineiras das suas instituições ou escolas. Desta forma, conseguimos completar toda a recolha bibliogr áfica com relatos na primeira pessoa, através de inquéritos po r entrevista e questionário, proporcionando ainda várias observações úteis. Concluiu-se que existem vários pontos negativos associados ao serviço de aliment ação, transporte, recursos humanos e infraestruturas, as quatro atividades estudadas, fazendo sentido para nós todas as propostas apresentadas. A mudança mais drástica, a acontecer, será a nível do serviço de alimentação e de infraestruturas, pelas questões burocráticas e orçamentais. A acessibilidade das soluções propostas para os recursos humanos e para os transportes anula-se pelo facto de a Academia Militar estar dependente do Exército para a autorização das respetivas ações propostas, o que limita em muito a ação do comandante.
- Adaptação do Balanced ScoreCard à metodologia Hoshin Kanri na estrutura de topo do ExércitoPublication . Fragoso, Bruno; Fernandes, HélioA atual conjuntura socioeconómica nacional transpõe para os organismos públicos um paradigma organizacional cada vez mais orientado para resultados, conduzindo à adoção de instrumentos capazes de medir a eficácia, eficiência e qualidade da gestão pública. O Exército Português na prossecução da sua missão no âmbito da Defesa Nacional e enquanto instituição pública, num inerente esforço contínuo de adaptação ao meio onde se insere, adotou metodologias e ferramentas de planeamento e gestão modernas, como o Balanced ScoreCard e o Microsoft® EnterpriseProject Management. Na operacionalização destes modelos gestionários, a capacidade de garantir um alinhamento organizacional é fundamental para uma eficaz execução dos objetivos definidos, e é nesse sentido que surge o presente trabalho que tem como objeto de estudo um modelo que para o efeito coadune as supracitadas metodologias e o Hoshin Kanri na estrutura de topo do Exército, com enfoque no Estado-Maior do Exército. Neste campo de ação decorrem os principais objetivos de investigação que passam por refletir de que forma é possível operacionalizar a integração de uma metodologia direcionada para o desdobramento da estratégia ao longo de toda a organização, no atual modelo de Gestão Estratégica e identificar eventuais contributos e propostas de melhoria que daí possam surgir. Neste desiderato, a metodologia de investigação empregue baseou-se no método hipotético-dedutivo, traduzindo-se num processo de procura e análise de informação que fundamentou os principais resultados obtidos, refletindo o reconhecimento de uma massa crítica em crescimento no seio da organização face ao tema. Concluiu-se que as principais sinergias derivadas da integração em estudo materializam-se num modelo capaz de reunir numa só folha um aglomerado de informações que contribui não só para uma visualização panorâmica de todo o processo de gestão, como reforça ainda o sentido de responsabilidade dos envolvidos, viabilizando ainda uma análise ao encadeamento do impacto que a mais simples tarefa pode refletir na execução da estratégia e identificar oportunamente quais os aspetos críticos a melhorar.
- A adoção de um uniforme modular no Exército português: perspectiva económicaPublication . Cabral, CatarinaCom este trabalho pretende-se evidenciar o que poderá ser uma evolução do plano de fardamento do Exército Português, no sentido de uma maior racionalidade dos seus meios orçamentais e financeiros, conseguida através da substituição do uso de dois uniformes relativos a diferentes fins – o Uniforme n.º 1 e o Uniforme n.º 2 – através de um único Uniforme Modular. Tem como principal objectivo a apreciação da relação custo/benefício da substituição dos uniformes n.º 1 e n.º 2 por um uniforme modular. Esta investigação divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efectuase o enquadramento teórico onde são analisados vários uniformes e os uniformes que são objecto de estudo. Na segunda parte apresenta-se o trabalho de campo, a análise e a discussão dos resultados obtidos durante o trabalho de campo desenvolvido. A metodologia utilizada na parte teoria baseou-se na análise documental e na observação directa. Na parte prática, a metodologia utilizada, além da análise documental foram também os inquérit os por entrevista. Chegou-se à conclusão que se consegue a reduzir o custo total dos uniformes em 26%, dependendo da qualidade do fardamento e o destino final a dar aos uniformes. Recomenda-se o estudo da viabilidade económica e social do uso do uniforme B (camuflado) em algumas ocasiões de uso destinadas ao uniforme n.º 2.
- A alimentação no Exército : Das diferentes necessidades operacionais à gestão integrada dos recursosPublication . Neto, Rafael Alexandre Dias; Coelho, Maria Manuela M. S. Sarmento; Fernandes, Hélio CorguinhoO Trabalho de Investigação Aplicada é subordinado ao tema “A alimentação no Exército: Das diferentes necessidades operacionais à gestão integrada dos recursos”. Esta investigação está enquadrada no domínio do Ministério da Defesa, onde o Exército se encontra inserido, sendo do interesse deste Ramo das Forças Armadas, dotado de autonomia administrativa que tem como missão participar de forma integrada, na defesa militar da República. Este trabalho de investigação aplicada tem como objetivo explicar a influência que a aplicação do Sistema Integrado de Gestão pode ter na gestão da alimentação do Exército, identificando alterações que o controlo proporcionado pode trazer, influência que a informação fornecida pode ter, de que forma a gestão da alimentação pode melhorar, vantagens da aplicação do software e existência de necessidade de formação aos utilizadores. Desta forma foi possível responder à questão de partida “Qual a influência da aplicação do Sistema Integrado de Gestão do Ministério da Defesa no planeamento e gestão da alimentação do Exército?” Assim, procurou-se saber no que consiste a gestão de alimentação e bebidas, como pode um sistema de informação e gestão contribuir para uma gestão de alimentação eficaz, no que consiste o Sistema Integrado de Gestão, como é efetuado o planeamento e gestão de alimentação nos três Ramos das Forças Armadas e como pode ser efetuada a gestão da alimentação no submódulo de alimentação. A metodologia utilizada nesta investigação tem por base três fases distintas, nomeadamente a fase exploratória, analítica e conclusiva. Os dados foram obtidos através da realização de uma pesquisa bibliográfica, bem como, através da aplicação de inquéritos e entrevistas. Concluiu-se que a aplicação do Sistema Integrado de Gestão irá permitir mais flexibilidade no planeamento e gestão das ementas e dos pedidos de refeição, contribuindo para a redução do desperdício e o controlo que proporciona permitirá controlar os custos e quantidades em armazém, permitindo em tempo real o acesso a toda a informação necessária.
- Análise da aquisição conjunta de fardamento nas Forças ArmadasPublication . Queirós, André Filipe Mendes; Lopes, Helga Marta Machado Santa CombaO presente trabalho de investigação aplicada subordinado ao tema “Análise da aquisição conjunta de fardamento nas Forças Armadas” tem como linha orientadora a averiguação da existência ou não de mais-valias na aquisição conjunta de fardamento através da Unidade Ministerial de Compras do Ministério da Defesa Nacional ou Direção de Finanças do Estado Maior General das Forças Armadas. O objetivo desta investigação é determinar se existem vantagens económicas evidentes para as Forças Armadas no âmbito da aquisição conjunta de fardamento. Para atingir tal desiderato a presente investigação estrutura-se em três partes. A primeira parte consiste numa exposição relativa a conceitos teóricos, na qual são abordados diversos temas, dos quais se destacam a evolução do fardamento e o seu estado na atualidade, economias de escala e análise de custos e a contratação pública. Na segunda parte, é apresentada a metodologia de base, que na presente investigação foi selecionado o método hipotético-dedutivo, são também fundamentadas as opções seguidas, é descrito o modelo de análise, caracterizado o contexto de observação, métodos e técnicas de recolha de dados, procedimentos de amostragem e técnicas de tratamento de dados. Numa terceira parte, onde está definido o trabalho de campo, no qual são descritas as entrevistas realizadas com intuito de obter informações no que concerne ao processo aquisitivo do fardamento de cada um dos ramos das Forças Armadas, possibilidades de uniformização e possibilidades de centralização. De acordo com a investigação realizada foi possível concluir que existiriam várias possibilidades de centralização relacionadas com esta categoria, foram referidos bastantes entraves a este tipo de centralização, devido principalmente, à individualidade e especificidade do fardamento de cada um dos ramos e fator humano a eles associado.
- Análise da evolução dos vencimentos dos militares da FA portuguesas, após 1975Publication . Ouro, JoãoNas últimas quatro décadas, houve alterações nas carreiras da administração pública, além de transformações de natureza estrutural na política, economia e sociedade portuguesa. Com o decorrer dos anos tem-se vindo a verificar que o vencimento dos militares não tem evoluído comparativamente a profissões que até então estavam equiparadas à profissão militar em termos de vencimento. Perante esta situação, é oportuno que se investiguea evolução dos vencimentos dos militares portugueses, num contexto nacional e europeu, desenvolvendo-se então o presente Trabalho de Investigação Aplicada, subordinado ao tema “Análise da evolução dos vencimentos dos militares das Foças Aramadas Portuguesas, após 1975”. Para aprofundar esta questão propus-me a responder à seguinte questão de investigação: “Os militares das Forças Armadas estão remunerados de forma equitativa em relação a outras categorias profissionais da FunçãoPública?” Para responder a esta questão, foi efectuada uma análise comparativa, com base em determinadas referências nacionais e internacionais. Assim, para efeitos de comparação analisou-se a evolução salarial da Função Pública, nomeadamente da carreira dos Magistrados, Docentes Universitários e Médicos, uma vez que no passado já estiveram equiparadas à carreira militar, assim como de três países para além de Portugal: Espanha, Bélgica e Holanda. A razão da escolha dos três países tem como fundamento o facto de pertencerem à UE, embora possuam diferentes contextos económicos e sociais; por uma razão de proximidade (no caso de Espanha), a Holanda e a Bélgica, por serem semelhantes a Portugal no que concerne à superfície territorial. Para um melhor enquadramento do tema e da questão, são formulados objectivos e hipóteses, quer ao nível do poder de compra dos militares, quer ao nível da carreira da Administração Pública versus carreira Militar, comparando estas hipóteses interna e externamente. Desta forma, o trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efectua-se o enquadramento teórico do tema do trabalho. A segunda parte reporta-se ao trabalho de campo, à análise e discussão dos resultados obtidos e às conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica baseia-se na análise documental existente. Os dados usados na parte prática resultaram da realização de entrevistas, inquéritos e da análise documental. Chegou-se assim à conclusão, após estudo de diferentes variáveis que os militares encontram-se mal renumerados em termos nominais.
- Análise de funções do Chefe da Secção de Recursos Logísticos e Financeiros na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Évora, João Carlos Lopes; Coelho, Maria Manuela M. S. SarmentoO presente trabalho de investigação está intitulado de “Análise de Funções de Chefe da Secção de Recursos Logísticos e Financeiros na Guarda Nacional Republicana” e desenvolveu-se na área da Gestão de Recursos Humanos. Deste modo, pretendeu-se descrever a função do chefe de uma Secção de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana. Para a condução da presente investigação, adotou-se o método hipotético-dedutivo, de forma a responder à pergunta de partida, às perguntas derivadas e às hipóteses de investigação. Deste modo, a referida investigação desenvolveu-se através de três fases: exploratória, analítica e conclusiva. Para operacionalizar a investigação procedeu-se à análise documental e à realização de entrevistas e de inquéritos por questionário. Apresentou-se como produto final do presente trabalho de investigação a descrição da função do chefe de uma Secção de Recursos Logísticos e Financeiros, sendo constituída pelos meios utilizados no desempenho da função, pela descrição das tarefas desempenhadas pelo chefe de uma Secção de Recursos Logísticos e Financeiros e pelo perfil de exigências da função em análise. Em suma, a função do chefe de uma Secção de Recursos Logísticos e Financeiros é resolver os problemas e colaborar nos assuntos logístico-financeiros da Unidade de forma a não obstaculizar a ação de comando do Comandante da sua Unidade, permitindo o alcance dos objetivos operacionais deste. O chefe da Secção de Recursos Logísticos e Financeiros é, ainda, o responsável por planear e executar o orçamento da Unidade.
- Análise de um projeto de investimento em ativo fixo tangível de aplicação militar: Estudo de caso de aviões militares de transporte tático.Publication . Andrade, JoãoO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema ”ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INVESTIMENTO EM ACTIVO FIXO TANGÍVEL DE APLICAÇÃO MILITAR: Estudo de caso de Aviões Militares de Transporte Tático”. Esta Investigação visa realizar uma análise de um projeto de investimento em ativo fixo tangível de aplicação militar atendendo ao contexto atual do País tendo como estudo o modelo da EMBRAER Kc-390. A análise ao referido Projeto de Investimento é feita com base no contexto em que Portugal se encontra neste momento e também com aquilo que é emanado pelo atual Conceito Estratégico de Defesa Nacional e a conjuntura da defesa a nível Internacional. A metodologia adotada na realização deste trabalho teve por consulta a obra de Marie-Fabienne Fortin e Yin sendo composta por uma recolha bibliográfica e documental exaustiva, a utilização de entrevistas e por fim atendendo ao caráter atual do estudo uma pesquisa e observação das Noticias avançadas por diversos órgãos e agentes. O Trabalho de Investigação Aplicada é composto por Três partes e seis capítulos organizados e esquematizados de forma planeada e objetiva. Na primeira parte/etapa é feita uma abordagem teórica sobre a análise de investimentos introduzindo conceitos como o Pooling and Sharing, Smart defense, Dual use inserindo-os nos atuais contextos Nacionais e Europeus bem como a apresentação teórica do modelo de avaliação. Na segunda parte é feita a apresentação do Projeto de Investimento juntamente com uma apresentação e análise a todos os intervenientes envolvidos no Projeto de investimento. Na terceira e derradeira última parte é referente aos Resultados e Conclusões, aqui é feita aplicação de indicadores associados a análise Custo -benefício e por fim retiradas as Conclusões. Conclui-se então que este tipo de Projeto é bastante encorajador para a Industria Nacional contribuindo em diversas áreas e setores do tecido empresarial Português, contribuindo principalmente na componente financeiras das entidades envolvidas.
- Análise Logística no Laboratório Militar de produtos quimicos e farmaceuticosPublication . Martins, AntónioEste TIA debruçou-se sobre a análise logística do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Desde há algum tempo que se tem debatido sobre a continuidade dos Estabelecimentos Fabris do Exército, pois a sua rentabilidade, já há largos anos, não tem vindo a ser a mais desejada. Assim, se a utilização destes estabelecimentos não for repensada, estes correm grandes riscos de serem substituídos por empresas civis. Neste sentido, realizar uma análise logística verificandose a actividade de gestão de stocks praticada pelo LMPQF se efectua com um custo reduzido e, obter informação sobre a satisfação de quem recebe os seus serviços, foram os grandes objectivos deste trabalho. Para tal, analisámos os custos que se inferem na política de gestão de stocks, de um grupo de dez artigos comercializados pelo Armazém Logístico Central, e comparámos com um Método Teórico para concluir sobre os custos praticados e sobre as variáveis que os influenciam. Também submetemos questionários, subordinados à escala de Likert, aos Chefes/Adjuntos das Farmácias Hospitalares, Secções de Farmácia do Exército e Sucursais e concluímos sobre o grau de satisfação destes acerca do Nível de Serviço prestado por este Estabelecimento Fabril. Da análise dos resultados, em Microsoft Excel 2003 TM e em SPSS TM versão 13, apercebemo-nos que os custos praticados pelo Armazém Logístico Central, na gestão de stocks, são reduzidos, em oito dos artigos que constituíram a amostra, quando comparados com o Método Teórico e que, de uma forma geral, o Nível de Serviço desempenhado pelo mesmo é o adequado para satisfazer as necessidades pretendidas.