Browsing by Issue Date, starting with "2009-05-01"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Optimização dos custos na Unidade Operacional Centro de Tropas de Operações EspeciaisPublication . Cardoso, FernandoVivemos numa sociedade onde a escassez de recursos faz com que seja imprescindível uma boa gestão dos mesmos. Cada vez se torna mais importante que os gestores optimizem os seus recursos ao máximo e reduzam os custos existentes. Neste âmbito, o presente trabalho visa a optimização dos custos na unidade Operacional CTOE, sendo seu principal objectivo saber se os custos da unidade estão optimizados bem como se o facto do CTOE ter várias subunidades dispersas pela cidade de Lamego se traduz num aumento de custos. Seguindo uma metodologia que assentou em diversas fases e métodos de investigação como análise documental, observação directa, inquéritos e entrevistas. A análise documental tornou-se essencial na revisão da literatura, onde se definem e classificam vários tipos de custo. Faz-se alocução à contabilidade analítica, à contabilidade de custos e de gestão e refere-se onde esta difere da contabilidade geral. No terceiro capitulo também são referidos os sistemas de custeio: o sistema de custeio por secções homogéneas e o sistema de custeio baseado nas actividades. A observação directa foi essencial para a realização deste trabalho, bem como a recolha de informação e o tratamento da mesma. No trabalho de campo, através da realização dos inquéritos e da entrevista, bem como a obtenção de um grande número de informação, foi possível concluir que o CTOE tem uma politica de contenção de custos quase ao máximo. De acordo com a estrutura do CTOE é difícil reduzir os custos desta unidade. Porém foi possível concluir que em termos financeiros o facto de o CTOE ter cinco aquartelamentos dispersos pela cidade se traduz num aumento de custos. Sabendo que os gastos em encargos com asinstalações representam uma enorme percentagem nos gastos totais, recomenda-se a abertura de um poço, bem como a possibilidade de instalação de energias renováveis (como painéis solares) para fazer face a estes custos. Numa vertente financeira e tendo em consideração a actual estrutura do CTOE recomenda-se a divisão da unidade em vários centros de custo para obter mais informação e mais detalhada a fim de poder tomar melhores decisões
- A implementação de um serviço de catering na Manutenção MilitarPublication . Ganchinho, SérgioEste trabalho científico enquadra-se no domínio da Logística e subordina-se ao tema “Implementação de um Serviço de Catering na Manutenção Militar”. O objectivo que presidiu a sua realização foi a análise, da possibilidade, daimplementação de um Serviço de Catering no Exército. A primeira parte deste trabalho é composta por uma revisão da literatura referente aos temas estudados, para melhor enquadrar o tema em estudo. Na segunda parte do presente trabalho, são apresentados e estudados quinze Questionários, procedendo-se à respectiva análise. Pretende-se assim ir ao encontro da vertente prática requerida para o desenvolvimento deste trabalho e prossecução dos objectivos inicialmente delineados. O trabalho encontra-se dividido em cinco fases, que são: Introdução do trabalho; Enquadramento teórico ou revisão da literatura; Metodologia da investigação de campo; Apresentação e discussão dos resultados e algumas conclusões e recomendações. No decorrer da investigação, foi possível constatar que o Catering é uma preocupação transversal às empresas de vários ramos. Actualmente é grande o número de empresas ou estabelecimentos, quer público, quer privados, que faz uso do Serviço de Catering. De facto a ideologia do Catering é hoje amplamente defendida. De uma forma geral, constatou-se que o Catering tem um grande potencial de crescimento, é um serviço que pode eventualmente enquadrar-se, com as devidas adaptações, na estrutura e missão do Exército.
- A importância dos meios aéreos no ExércitoPublication . Magalhães, DavideO Exército, como força terrestre ao serviço de um País, deve usufruir de todos os meios indispensáveis ao seu desenvolvimento e evolução. Se o Exército for evoluído, também o país estará seguro. Ou seja, se o Exército for reestruturado, terá condições para cumprir as suas missões. O presente trabalho de investigação, tem como principal objectivo, constatar se os meios aéreos são realmente importantes e necessários para o Exército. Convém referir que, quando se fala em Exército, pretende-se abordar o mesmo em termos mundiais e só depois no caso português. Falando-se também, especificamente dos meios aéreos no Exército alemão, que como se sabe, já são uma realidade hámuito tempo. Como o presente trabalho é de investigação, utilizou-se em diversas ocasiões, a observação directa e realizaram-se inquéritos e entrevistas a oficiais com conhecimentos no campo da aviação, com o intuito de se analisar a cooperação entre o Exército e os meios aéreos, principalmente o helicóptero. Os inquéritosforam realizados na Unidade de Aviação Ligeira do Exército em Tancos, a um total de 67 militares dos quais: 11 Oficiais superiores, 5 Capitães e Subalternos e a 51 Sargentos. No que diz respeito às entrevistas, foram realizadas a 5 pilotos do Exército alemão da Heeresfliegerwaffenschule, a 3 pilotos do Exército francês que se encontram em missão no Kosovo e a um piloto do Exército português. Através dos resultados obtidos nos inquéritos e nas entrevistas, constatou-se que o trabalho conjunto e apoio mútuo das forças terrestres com os meios aéreos, leva a que exista uma grande contribuição para o sucesso e manutenção da iniciativa nas diferentes missões. Assim sendo, apesar dos meios aéreos serem dispendiosos, principalmente no que toca à manutenção e infra-estruturas, são realmente vantajosos para o Exército, devido ao seu desenvolvimento tecnológico, mobilidade, operacionalidade e capacidade de transporte. Propõe, em especial para o Exército português, dotar a sua unidade de aviação ligeira com meios aéreos.
- A Readaptação das Infra-Estruturas Regimentais do Exército PortuguêsPublication . Algarvio, JoaquimO presente estudo incide sobre a temática das Infra-Estruturas do Exército, mais especificamente sobre a influência que estas exercem sobre os jovens ingressados nas fileiras, em relação á sua adaptação á vida militar, e ao seu nível de satisfação com a Instituição. Com a evolução da sociedade e o consequente aumento do nível médio de vida, existe a tendência para que os jovens se tornem menos propensos a sacrifícios. Com o presente trabalho pretende-se então verificar, se as instalações existentes no Exército, reúnem os requisitos considerados fundamentais, para proporcionar um bom nível de vida aos militares. Para que o Exército possa continuar a cumprir as suas missões com sucesso, é necessário que os seus militares se encontrem motivados e satisfeitos, pretende-se então com este estudo verificar o nível de satisfação dos militares, em relação às instalações de que dispõem, e se estas tiveram influência na sua adaptação á vida militar. Nesta investigação utilizou-se por diversas vezes a observação directa, e as conversas informais com especialistas da área, com o intuito de analisar o actual estado das Infra-Estruturas, foram ainda realizados questionários de forma a analisar a opinião dos militares, acerca da temática abordada. Chegou-se á conclusão, que de uma forma geral, as Infra-Estruturas do Exercito, satisfazem as necessidades dos militares, é no entanto necessário dar prioridade á modernização de algumas áreas específicas.
- Motivações de ingresso dos militares do Exército em RC/RVPublication . Vale, FábioO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema: “Motivações de ingresso dos militares do Exército em RC/RV”, tendo como objectivo verificar as motivações que levam os jovens portugueses a ingressar no Exército através do Regime de Contrato ou do Regime de Voluntariado (RC/RV). A passagem do Serviço Militar Obrigatório para a profissionalização originou uma mudança histórica no Recrutamento em tempo de paz, em que oServiço Militar era obrigatório e passou a ser voluntário. Com esta mudança o Exército passa a concorrer no mercado de trabalho para ver satisfeitas as suas necessidades de Recursos Humanos, ficando assim sujeito à vontade dos jovens portugueses em ingressar. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte integra um enquadramento teórico onde se aborda o Regulamento de Incentivos e as Teorias da Motivação. A segunda parte é constituída pelo trabalho de campo pela discussão dos resultados obtidos e pelas conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica tem por base a análise documental. Na parte prática utilizaram-se inquéritos e entrevistas a diferentes amostras com o objectivo de saber as principais motivações dos militares em RC/RV aquando do ingresso. Conclui-se que os militares ingressam no Exército pela possibilidade de realizar missões no âmbito da NATO e da ONU e pela facilidade de acesso aos Quadros Permanentes das Forças Armadas, aos Quadros de Praças da Guarda Nacional Republicana e às Forças de Segurança.
- A Equitação: Um Exponencial de Desenvolvimento de Competências de LiderançaPublication . Borges, AntónioO trabalho de investigação aplicada (TIA), seguidamente apresentado e subordinado ao tema “A equitação: Um exponencial de desenvolvimento de Competências de Liderança”, incide na forma como a formação e a prática de equitação contribui para o desenvolvimento de competências de liderança, elemento essencial para os futuros Oficiais do Exército Português e da Guarda Nacional Republicana. Para o nosso trabalho de investigação a amostra constituiu-se de 212 indivíduos praticantes e não praticantes de equitação de diferentes Instituições, níveis de formação e experiências. Através desta investigação procurou-se caracterizar e relacionar as competências de liderança dos indivíduos praticantes e não praticantes de equitação. Para avaliar as competências de liderança auto-percepcionados pelos praticantes e não praticantes de equitação foi elaborado um inquérito com 9 dimensões de liderança: desenvolvimento do espiríto de equipa; tomada de decisão; resolução de problemas; comando e direcção; equilibrio e estabilidade emocional; auto-controlo; auto-confiança e auto-avaliação. Do estudo concluiu-se que a prática de Equitação é um exponencial de desenvolvimento de competências de liderança e contribui significativamente para capacitar os indivíduos de equilíbrio, estabilidade emocionale autocontrolo.
- Análise Logística no Laboratório Militar de produtos quimicos e farmaceuticosPublication . Martins, AntónioEste TIA debruçou-se sobre a análise logística do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Desde há algum tempo que se tem debatido sobre a continuidade dos Estabelecimentos Fabris do Exército, pois a sua rentabilidade, já há largos anos, não tem vindo a ser a mais desejada. Assim, se a utilização destes estabelecimentos não for repensada, estes correm grandes riscos de serem substituídos por empresas civis. Neste sentido, realizar uma análise logística verificandose a actividade de gestão de stocks praticada pelo LMPQF se efectua com um custo reduzido e, obter informação sobre a satisfação de quem recebe os seus serviços, foram os grandes objectivos deste trabalho. Para tal, analisámos os custos que se inferem na política de gestão de stocks, de um grupo de dez artigos comercializados pelo Armazém Logístico Central, e comparámos com um Método Teórico para concluir sobre os custos praticados e sobre as variáveis que os influenciam. Também submetemos questionários, subordinados à escala de Likert, aos Chefes/Adjuntos das Farmácias Hospitalares, Secções de Farmácia do Exército e Sucursais e concluímos sobre o grau de satisfação destes acerca do Nível de Serviço prestado por este Estabelecimento Fabril. Da análise dos resultados, em Microsoft Excel 2003 TM e em SPSS TM versão 13, apercebemo-nos que os custos praticados pelo Armazém Logístico Central, na gestão de stocks, são reduzidos, em oito dos artigos que constituíram a amostra, quando comparados com o Método Teórico e que, de uma forma geral, o Nível de Serviço desempenhado pelo mesmo é o adequado para satisfazer as necessidades pretendidas.
- A aquisição e distribuição de bens e serviços centralizada. Será uma solução possível para o Exército?Publication . Carvalho, RuiO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema “A aquisição e distribuição de bens e serviços centralizada. Será uma solução possível para o Exército?”. O objectivo que levou à sua elaboração foi determinar se a implementação de um sistema centralizado de aquisição de bens e serviços permite a optimização dos processos logísticos de aprovisionamento público. No que respeita à metodologia adoptada para a realização deste trabalho, inicialmente procedeu-se à pesquisa bibliográfica e análise documental e posteriormente a utilização de um método inquisitivo. Como principais instrumentos de recolha de dados foram utilizados o inquérito por questionário e o inquérito por entrevistas directivas. O trabalho encontra-se organizado em duas partes principais sendo iniciado com uma fase introdutória que é seguida pela Parte I – Enquadramento Teórico e Institucional que se encontra dividida em quatro capítulos: 1 – A função “Compras”; 2 – Centralização e Descentralização; 3 – Implementação de um sistema centralizado no Exército; 4 – Sistema Nacional de Compras Públicas. Posteriormente a Parte II – Análise empírica: implementação do Sistema Nacional de Compras Públicas no Exército que se encontra dividida em dois capítulos: 5 – Preparação e Condução de Entrevistas e Questionários; 6 – Resultados. As compras públicas são uma área em desenvolvimento. As entidades que se ligam directamente a esta área são obrigadas a adaptarem-se para que continuem a funcionar de forma eficiente e eficaz. A centralização dos procedimentos aquisitivos, com a criação do Sistema Nacional de Compras Públicas, é uma imposição ao Exército cuja implementação trouxe vantagens para os processos logísticos desta instituição. De uma forma geral, constatou-se que a implementação de um sistema centralizado de aquisição de bens e serviços permite ao Exército uma optimização dos processos logísticos de aprovisionamento tendo como vantagens a redução dos custos e dos preços assim como a desburocratização e simplicidade dos procedimentos.
- A função transportes no Exército PortuguêsPublication . Fontes, PedroDas diversas actividades no âmbito da logística podemos encontrar os transportes como uma das funções principais, será esta função logística o objecto da nossa análise. Este trabalho recai na análise da actual gestão dos transportes praticada no Exército, exclusivamente na gestão dos transportes terrestres. Considera-se que os transportes são uma área importante, onde os recursos investidos, sejam humanos ou materiais, não podem ser desperdiçados, pelo contrário, devem ser rentabilizados através de uma gestão adequada. Para se conseguir uma melhoria da actual gestão é necessária uma análise das suas potenciais falhas existentes. Estruturalmente, o Exército dispõe de uma reserva de viaturas pronta a satisfazer as necessidades excepcionais que não possam ser contempladas pelos meios orgânicos ao dispor de uma UEO. Organicamente, a responsabilidade desta reserva está entregue à Repartição de Transportes da Direcção de Material e Transportes (RT/DMT), embora, as viaturas se encontrem fisicamente no Regimento de Transportes (RTransp). Assim, considerou-se que, para uma análise do estado da gestão dos transportes no Exército, seria relevante o estudo do RTransp e da sua relação com a DMT. Das várias fontes salienta-se que os dados recolhidos no parque de viaturas apontam para um média elevada de viaturas com mais de 10 anos, cerca de 57%, que pode traduzir-se em dificuldades na gestão diária da frota e no aumento das despesas com a manutenção, que atinge cerca de 24% do total da despesa. Por outro lado, verifica-se que praticamente não existem ferramentas de gestão que tirem partido da rede informática e da troca de dados, arrastando um procedimento longo e moroso. Para esta análise realizou-se o estudo de caso do RTransp seguindo-se a metodologia recomendada por Robert Yin (2005).
- Métodos de Controlo mais adequados à Gestão dos bens existentes nas OGFEPublication . Ferreira, JoãoCom a conjuntura de crescentes dificuldades vivida actualmente, a sociedade e as suas instituições procuram empregar da melhor forma os seus recursos aplicando os mais variados métodos de controlo e gestão para os rentabilizar. O Exército não é com certeza excepção e as suas unidades, estabelecimentos e órgãos são responsáveis por manter esse mesmo controlo e gestão dos recursos a si destinados, contribuindo cada um destes para a sua correcta aplicação. Durante este trabalho podem-se encontrar as definições, métodos, técnicas, ferramentas e princípios de controlo e gestão de existências. O local definido para a aplicação do estudo foram as Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE). Durante o estudo de caso foi realizado o levantamento do controlo e gestão de existências existente nas OGFE tal como a caracterização do estabelecimento incluindo o seu enquadramento jurídico. Com base na caracterização elaborada acerca do estabelecimento e na revisão da literatura foi fácil encontrar a área que se optou por analisar. Essa opção visa compreender de que forma se pode melhorar o controlo e gestão de existências nos armazéns das OGFE com a implementação de um sistema de localização de existências por rádio frequência. Este trabalho abordou os problemas existentes na área de controlo e gestão de existências e procurou definir as vantagens que poderão ser alcançadas se for implementado um sistema de localização deexistências por rádio frequência nos armazéns das OGFE.