Browsing by Issue Date, starting with "2009-05-01"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- A importância dos meios aéreos no ExércitoPublication . Magalhães, DavideO Exército, como força terrestre ao serviço de um País, deve usufruir de todos os meios indispensáveis ao seu desenvolvimento e evolução. Se o Exército for evoluído, também o país estará seguro. Ou seja, se o Exército for reestruturado, terá condições para cumprir as suas missões. O presente trabalho de investigação, tem como principal objectivo, constatar se os meios aéreos são realmente importantes e necessários para o Exército. Convém referir que, quando se fala em Exército, pretende-se abordar o mesmo em termos mundiais e só depois no caso português. Falando-se também, especificamente dos meios aéreos no Exército alemão, que como se sabe, já são uma realidade hámuito tempo. Como o presente trabalho é de investigação, utilizou-se em diversas ocasiões, a observação directa e realizaram-se inquéritos e entrevistas a oficiais com conhecimentos no campo da aviação, com o intuito de se analisar a cooperação entre o Exército e os meios aéreos, principalmente o helicóptero. Os inquéritosforam realizados na Unidade de Aviação Ligeira do Exército em Tancos, a um total de 67 militares dos quais: 11 Oficiais superiores, 5 Capitães e Subalternos e a 51 Sargentos. No que diz respeito às entrevistas, foram realizadas a 5 pilotos do Exército alemão da Heeresfliegerwaffenschule, a 3 pilotos do Exército francês que se encontram em missão no Kosovo e a um piloto do Exército português. Através dos resultados obtidos nos inquéritos e nas entrevistas, constatou-se que o trabalho conjunto e apoio mútuo das forças terrestres com os meios aéreos, leva a que exista uma grande contribuição para o sucesso e manutenção da iniciativa nas diferentes missões. Assim sendo, apesar dos meios aéreos serem dispendiosos, principalmente no que toca à manutenção e infra-estruturas, são realmente vantajosos para o Exército, devido ao seu desenvolvimento tecnológico, mobilidade, operacionalidade e capacidade de transporte. Propõe, em especial para o Exército português, dotar a sua unidade de aviação ligeira com meios aéreos.
- A Readaptação das Infra-Estruturas Regimentais do Exército PortuguêsPublication . Algarvio, JoaquimO presente estudo incide sobre a temática das Infra-Estruturas do Exército, mais especificamente sobre a influência que estas exercem sobre os jovens ingressados nas fileiras, em relação á sua adaptação á vida militar, e ao seu nível de satisfação com a Instituição. Com a evolução da sociedade e o consequente aumento do nível médio de vida, existe a tendência para que os jovens se tornem menos propensos a sacrifícios. Com o presente trabalho pretende-se então verificar, se as instalações existentes no Exército, reúnem os requisitos considerados fundamentais, para proporcionar um bom nível de vida aos militares. Para que o Exército possa continuar a cumprir as suas missões com sucesso, é necessário que os seus militares se encontrem motivados e satisfeitos, pretende-se então com este estudo verificar o nível de satisfação dos militares, em relação às instalações de que dispõem, e se estas tiveram influência na sua adaptação á vida militar. Nesta investigação utilizou-se por diversas vezes a observação directa, e as conversas informais com especialistas da área, com o intuito de analisar o actual estado das Infra-Estruturas, foram ainda realizados questionários de forma a analisar a opinião dos militares, acerca da temática abordada. Chegou-se á conclusão, que de uma forma geral, as Infra-Estruturas do Exercito, satisfazem as necessidades dos militares, é no entanto necessário dar prioridade á modernização de algumas áreas específicas.
- Motivações de ingresso dos militares do Exército em RC/RVPublication . Vale, FábioO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema: “Motivações de ingresso dos militares do Exército em RC/RV”, tendo como objectivo verificar as motivações que levam os jovens portugueses a ingressar no Exército através do Regime de Contrato ou do Regime de Voluntariado (RC/RV). A passagem do Serviço Militar Obrigatório para a profissionalização originou uma mudança histórica no Recrutamento em tempo de paz, em que oServiço Militar era obrigatório e passou a ser voluntário. Com esta mudança o Exército passa a concorrer no mercado de trabalho para ver satisfeitas as suas necessidades de Recursos Humanos, ficando assim sujeito à vontade dos jovens portugueses em ingressar. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte integra um enquadramento teórico onde se aborda o Regulamento de Incentivos e as Teorias da Motivação. A segunda parte é constituída pelo trabalho de campo pela discussão dos resultados obtidos e pelas conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica tem por base a análise documental. Na parte prática utilizaram-se inquéritos e entrevistas a diferentes amostras com o objectivo de saber as principais motivações dos militares em RC/RV aquando do ingresso. Conclui-se que os militares ingressam no Exército pela possibilidade de realizar missões no âmbito da NATO e da ONU e pela facilidade de acesso aos Quadros Permanentes das Forças Armadas, aos Quadros de Praças da Guarda Nacional Republicana e às Forças de Segurança.
- A Equitação: Um Exponencial de Desenvolvimento de Competências de LiderançaPublication . Borges, AntónioO trabalho de investigação aplicada (TIA), seguidamente apresentado e subordinado ao tema “A equitação: Um exponencial de desenvolvimento de Competências de Liderança”, incide na forma como a formação e a prática de equitação contribui para o desenvolvimento de competências de liderança, elemento essencial para os futuros Oficiais do Exército Português e da Guarda Nacional Republicana. Para o nosso trabalho de investigação a amostra constituiu-se de 212 indivíduos praticantes e não praticantes de equitação de diferentes Instituições, níveis de formação e experiências. Através desta investigação procurou-se caracterizar e relacionar as competências de liderança dos indivíduos praticantes e não praticantes de equitação. Para avaliar as competências de liderança auto-percepcionados pelos praticantes e não praticantes de equitação foi elaborado um inquérito com 9 dimensões de liderança: desenvolvimento do espiríto de equipa; tomada de decisão; resolução de problemas; comando e direcção; equilibrio e estabilidade emocional; auto-controlo; auto-confiança e auto-avaliação. Do estudo concluiu-se que a prática de Equitação é um exponencial de desenvolvimento de competências de liderança e contribui significativamente para capacitar os indivíduos de equilíbrio, estabilidade emocionale autocontrolo.
- O Sniper nas Operações de ReconhecimentoPublication . Carvalho, JoãoO tema deste trabalho incide sobre o sniper nas operações de reconhecimento, sendo o seu principal objectivo provar se o seu emprego se justifica neste tipo de operações. O estudo recaiu sobre os factores que influenciam o ambiente operacional, bem como a sua caracterização actual. Posteriormente, procurou-se perceber a importância das operações de reconhecimento como ferramenta para recolha de informação. Neste trabalho existe a preocupação de caracterizar o sniper ao nível das suas capacidades, possibilidades e equipamento que utiliza, assim como a forma como é empregue no campo de batalha. Seguidamente efectua-se a articulação das valências do sniper com as tarefas típicas de uma unidade que executa operações de reconhecimento terrestre. A elaboração do trabalho permitiu perceber o sniper e o modo como este se pode adaptar às operações de reconhecimento terrestre.
- Necessidades de Manutenção da aquisição dos LeopardPublication . Silva, JoãoO reequipamento militar levou a que o Exército Português adquirisse à Holanda 37 CC Leopard 2A6 que este país considerava material excedentário. O nível tecnológico associado a este equipamento obrigou o Exército a alterar doutrinas e conceitos, entre os quais os relativos à manutenção. É com base nestas alterações que elaboramos este trabalho de investigação, de forma a percebermos qual a capacidade de realizaçãoda manutenção de Nível III no Exército Português para o CC Leopard 2A6. Assim, o nosso estudo recorre ao método qualitativo- pela realização de entrevistas semi-directivas a quatro participantes com reconhecido conhecimento na área e que respeitavam alguns requisitos levantados - e através da análise de conteúdo. Do tratamento e análise dos dados surgiram quatro categorias: Vantagens, Recursos, Limitações e Alternativas. A principal conclusão aponta que o Exército não temactualmente a capacidade de suportar uma estrutura que lhe permita fazer a manutenção de Nível III no CC Leopard 2A6, e que para isso concorrem factores de ordem humana e de ordem física. No entanto este estudo aponta vantagens para o Exército Português em conseguir fazer este tipo de manutenção, nomeadamente a nível do aproveitamento de recursos, do desenvolvimento nacional, da independência internacional, de uma manutenção mais rápida e do desenvolvimento de novos conhecimentos. A constante dependência da marca, a complexidade tecnológica, a inexperiência e a quantidade de meios exigidos foram as limitações associadas à manutenção de Nível III que emergiram do nosso estudo. As estratégias encontradas foram a criação de parcerias, e o recurso ao outsourcing tanto nacional, como internacional.
- O emprego da Polícia Militar nas Operações de Apoio à PazPublication . Rodrigues, PauloO tema deste trabalho prende-se com o contribuo das forças de Polícia Militar no diversificado espectro de Operações de Apoio à Paz a que são chamadas a actuar. A doutrina e preparação destas forças assumem um papel preponderante na condução das suas missões nos Teatros de Operações designados pelas Organizações Internacionais de Segurança. O presente estudo visa assim, verificar e analisar a adequação da doutrina preconizada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte para as forças de Polícia Militar nos ambientes de apoio à paz. Para tal, os métodos de investigação científica baseiam-se na observação directa e na realização de entrevistas com vista a resposta à pergunta de investigação. Os resultados mais relevantes do estudo verificaram-se ao nível da relação e comparação entre as actividades e tarefas da Polícia Militar e os cenários de apoio à paz, incluindo os estudos de caso da forma de actuação da Polícia Militar nos Teatros de Operações do Kosovo e do Afeganistão. No final regista-se a adequação do emprego de forças de Polícia Militar para as actividades desenvolvidas nas Operações de Apoio à Paz.
- Unidades a Cavalo no Exército Português, uma capacidade militarPublication . Silva, PedroDesde sempre que as missões da Cavalaria foram: cobrir, informar e combater. Nesse sentido, tendo em conta as circunstâncias, têm sido utilizados meios muito diversos ajustados ao objectivo maior do cumprimento da missão pelo homem. Face às missões que nos são apresentadas pela lei, neste trabalho estudou-se a possibilidade de uma Unidade a Cavalo poder reflectir-se em vantagens militares. Assim, este estudo qualitativo pretendeu investigar se a utilização/criação de uma Unidade a Cavalo seria útil para o cumprimento de algumas das diversas missões, pelas quais as FA são responsáveis, com vantagens em relação a outras Unidades e se, numa época em que se fala de crise, os poderosos meios que temos à disposição são de tal forma eficazes que não se justifique a criação dessa Unidade. Os resultados obtidos revelaram que este tipo de Unidade poderia ser empregue tanto na defesa militar da República, em Operações Internacionais Humanitárias e de Paz, como em outras missões de interesse público. No que diz respeito à sustentabilidade desta Unidade, concluiu-se que as infra-estruturas já existem, sendo apenas necessários mais recursos animais e humanos.
- A aplicação do plano oficial de contabilidade pública no Exército: O caso específico da avaliação e gestão do patrimónioPublication . Carvalho, DomingosO trabalho que de seguida se apresenta encontra-se subordinado ao tema: “A aplicação do POCP no Exército: o caso especifico da avaliação e gestão do Património”. Dada a larga abrangência deste tema, decidiu-se estudar apenas parte dos aspectos subordinados ao tema com o objectivo central de se dar contributos para a inventariação e avaliação dos imóveis do Exército, de forma a poder ser feita a sua contabilização e possibilitar uma gestão ainda mais eficiente. Tendo por base este objectivo, formulou-se a seguinte questão fundamental: “Quais os requisitos essenciais para definir um modelo de avaliação e gestão de imóveis do Exército?” A que se seguiu a formulação das hipóteses para responder às questões de investigação, derivadas da questão fundamental do trabalho de investigação supra citada. Para responder à questão fundamental, estruturou-se o trabalho em duas grandes partes, nomeadamente, o Enquadramento Teórico e Trabalho de Campo. A metodologia empregue neste trabalho baseou-se na análise documental e na realização de entrevistas exploratórias para se redigir a parte I e, com o desígnio de recolher dados, efectuaram-se nove entrevistas do tipo directivas para o desenvolvimento da Parte II. A análise e tratamento da informação recolhida através das entrevistas realizadas foram feitos através da técnica da análise de conteúdo e utilizou-se a aplicação informática Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para a análise e tratamento estatístico dos dados. Após a apresentação e análise dos resultados das entrevistas, conclui-se que o Sistema Integrado de Gestão tem muitas potencialidades que, actualmente, não estão a ser exploradas, mas aquando da sua plena implementação, tornar-se-á uma ferramenta fundamental para a gestão dos recursos financeiros, materiais e humanos do Exército. Conclui-se ainda que existem programas de curto, médio e longo prazo que têm como objectivo a remodelação e modernização das infra-estruturas do Exército de forma a satisfazerem as mais recentes necessidades de infra-estruturas do Exército.
- A função transportes no Exército PortuguêsPublication . Fontes, PedroDas diversas actividades no âmbito da logística podemos encontrar os transportes como uma das funções principais, será esta função logística o objecto da nossa análise. Este trabalho recai na análise da actual gestão dos transportes praticada no Exército, exclusivamente na gestão dos transportes terrestres. Considera-se que os transportes são uma área importante, onde os recursos investidos, sejam humanos ou materiais, não podem ser desperdiçados, pelo contrário, devem ser rentabilizados através de uma gestão adequada. Para se conseguir uma melhoria da actual gestão é necessária uma análise das suas potenciais falhas existentes. Estruturalmente, o Exército dispõe de uma reserva de viaturas pronta a satisfazer as necessidades excepcionais que não possam ser contempladas pelos meios orgânicos ao dispor de uma UEO. Organicamente, a responsabilidade desta reserva está entregue à Repartição de Transportes da Direcção de Material e Transportes (RT/DMT), embora, as viaturas se encontrem fisicamente no Regimento de Transportes (RTransp). Assim, considerou-se que, para uma análise do estado da gestão dos transportes no Exército, seria relevante o estudo do RTransp e da sua relação com a DMT. Das várias fontes salienta-se que os dados recolhidos no parque de viaturas apontam para um média elevada de viaturas com mais de 10 anos, cerca de 57%, que pode traduzir-se em dificuldades na gestão diária da frota e no aumento das despesas com a manutenção, que atinge cerca de 24% do total da despesa. Por outro lado, verifica-se que praticamente não existem ferramentas de gestão que tirem partido da rede informática e da troca de dados, arrastando um procedimento longo e moroso. Para esta análise realizou-se o estudo de caso do RTransp seguindo-se a metodologia recomendada por Robert Yin (2005).