Percorrer por data de Publicação, começado por "2014-09-01"
A mostrar 1 - 10 de 16
Resultados por página
Opções de ordenação
- The effect of La in PdCe-zeolite catalysts for NOx-SCR with CH4Publication . Tlałka, Ilona; Ferreira, Ana Paula; Mendes, Acácio Nobre; Capela, Sandra; Henriques, Carlos; Costa, Patrick Da; Motak, Monika; Grzybek, Teresa; Ribeiro, M. Filipa
- Rótulos portugueses de 1930 a 1980Publication . Esteves, CátiaEste trabalho faz uma breve análise e apresentação organizada de rótulos portugueses de cerveja, refrigerantes e água entre as décadas de 1930 e 1980. Ao longo da história portuguesa foram vários os factos de ordem política ou social que de várias formas ficaram marcados na imagem dos rótulos, sendo este um dos factores de relevo para agora os querermos organizar numa colecção que os disponibilize a um público mais vasto. Trata-se aqui da revisitação histórica de uma colecção de rótulos pertencentes a várias bebidas que ficaram na história desta indústria em Portugal. Assim sendo, e para uma melhor análise e consulta, colectámos e organizámos todos os rótulos que nos foi possível obter. Focamo-nos também na história da fábrica Central de Cervejas e Bebidas e numa das marcas de origem nacional de grande prestígio que representa esta fábrica, a cerveja Sagres. Demos especial importância a esta fábrica porque detém um espólio vasto e representativo da indústria cervejeira em Portugal no período em análise. No seu museu encontra-se não só a história da Sagres mas também de todas as marcas que ao longo dos tempos se foram congregando na Central de Cervejas e Bebidas. A edição Rótulos portugueses de 1930 a 1980, associada a este documento escrito, dá-nos uma visão e uma retrospectiva singular e estimulante sobre os rótulos portugueses, encaminhando-nos para um novo olhar sobre os mesmos. Esta visão ajuda então a compreender a sua evolução e a identificar alguns dos seus elementos gráficos mais representativos. Este trabalho tem portanto como principal objectivo a compilação de rótulos nacionais das referidas bebidas, relativos ao período cronológico indicado, e o seu estudo no percurso da história.
- As Unidades Militares da Praça de Almeida entre 1642 e 1927: A Defesa Territorial na Fronteira da BeiraPublication . Assunção, JoséO presente trabalho é subordinado ao tema: “As Unidades Militares da Praça de Almeida entre 1642 e 1927: A Defesa Territorial na Fronteira da Beira”. A Praça de Almeida teve, desde a criação de Portugal, responsabilidades na Defesa Territorial do País, sendo alvo de disputas e confrontos em diversos episódios, cada um deles ilustrando a importância da Praça e como a sua capitulação podia alterar o desenrolar dos acontecimentos a nível nacional. Analisou-se o papel de Almeida na Defesa Territorial na Fronteira da Beira a partir da tipologia, orgânica e emprego operacional das forças que guarneciam a Praça desde a criação do Exército Permanente no século XVII. Incidiu-se especialmente nos períodos em que Almeida esteve empenhada contra exércitos invasores, nomeadamente na Guerra da Restauração, Guerra Fantástica e Guerra Peninsular. Incidiu-se também nos confrontos durante as Lutas Liberais e na Revolta de Torres Novas em 1844, que culminou num cerco a Almeida de mês e meio. Partindo das principais reorganizações militares viu-se como estas se refletiram na Praça e como as missões das suas guarnições se adaptaram ao longo dos tempos à Defesa Territorial do País. Concluiu-se neste trabalho o porquê de a Praça de Almeida ter perdido o seu valor militar e a forma como isso aconteceu. Abstract This work is relative to the theme: "The Military Units of the Plaza of Almeida between 1642 and 1927: The Territorial Defense in the Beira Frontier". Since the rising of Portugal that the Plaza of Almeida had responsibilities in the Territorial Defense of the country, being the target of disputes and clashes in several episodes, each one illustrating the importance of the Square and the consequences of its capitulation in the course of events nationwide. The role of Almeida in the Territorial Defense of Beira’s Frontier was analyzed by the type, size and operational employment of forces that lined the Square since its creation on the first standing army in the seventeenth century. The investigation is focused especially in periods when Almeida was committed against invading armies, particularly in the Restoration War, Fantastic War and Peninsular War. It’s also focused on the Liberals Fights and the Revolt of Torres Novas in 1844, which culminated in a month and a half siege of Almeida. Starting from the main military reorganizations we saw how these were reflected in the Square and how their trim’s missions have adapted to the Territorial Defense of the Country. In this study we concluded why the Plaza de Almeida has lost its military value and how it happened.
- A importância da autonomia da Leal Legião Lusitana no decorrer da Guerra PeninsularPublication . Gomes, LicínioO presente trabalho de investigação aplicada refere “A importância da autonomia da Leal Legião Lusitana no decorrer da Guerra Peninsular”. Pretende-se como objetivo último identificar de que forma esta força contribuiu para o sucesso do exército anglo-português nesse período. A Guerra Peninsular ficará para sempre na História de Portugal como um dos momentos da afirmação de independência Nacional. Travada essencialmente em Espanha e Portugal, contra os invasores franceses, o exército anglo-português uniu forças e combateu de norte a sul do país, mostrando ser capaz de lutar contra a superioridade do exército de Napoleão. Sem que muitos se apercebam, a Leal Legião Lusitana contribuiu de forma muito positiva para o referido sucesso. Fruto, um pouco, da personalidade impetuosa de Robert Wilson, a Leal Legião Lusitana procurou sempre atuar de forma isolada e autónoma. Conduziu, essencialmente, ações na vanguarda do exército anglo-português, obtendo informações, retardando, desorganizando e até mesmo impedindo o avanço dos invasores. Tudo isto permitiu a Beresford, direta ou indiretamente, obter o sucesso, culminando com a retirada de Massena na 3ª Invasão. A presente investigação mostra como a Legião foi criada, quem a financiava, a sua organização e como a sua autonomia contribuiu para o sucesso do exército angloportuguês. Explica também como ela conduzia as suas ações e como acabou por se extinguir, dando lugar a novos Batalhões de Caçadores. Tratando-se de um trabalho de investigação, a metodologia utilizada para a sua elaboração, baseou-se na pesquisa e investigação histórica, apoiada na consulta e tratamento de fontes primárias manuscritas e impressas, complementada com outras fontes textuais e bibliográficas nacionais, através da pesquisa documental, diretamente relacionadas com o tema a explorar.
- A Aplicabilidade do Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados na Escolha dos Métodos e Meios de GuerraPublication . Rouquinho, AnaO Direito Internacional Humanitário é o conjunto de normas internacionais que têm como principal objetivo minimizar os efeitos derivados dos conflitos armados. Estas normas vão limitar, por razões humanitárias, a escolha dos meios e métodos de guerra, protegendo as pessoas e bens que estão ou podem vir a estar afetados. Com o presente trabalho intitulado “A Aplicabilidade do Direito Internacional Humanitário na Escolha dos Métodos e Meios de Guerra”, realizou-se um estudo de forma a compreender as disposições do Direito Internacional Humanitá rio e dos Conflitos Armados que restringem os métodos e meios de guerra. Para este estudo, foi feita uma pesquisa documental, nomeadamente no que diz respeito ao Direito Internacional Humanitário, Meios e Métodos de Guerra, Regras de Empenhamento e Responsabilidade dos Comandantes Militares. Seguidamente, e de forma a complementar a componente teórica do trabalho, foram também realizadas quatro entrevistas a entidades com elevada experiência profissional na área, permitindo recolher informação de forma direta e comparar diferentes visões. Os meios e métodos de guerra, definidos como as armas e táticas utilizadas durante conflitos, são limitadas por diversos normativos, previstos em Convenções, Protocolos Adicionais e Acordos. Tendo em conta estas limitações, são formuladas Regras de Empenhamento, que qualquer Comandante deve ter conta durante o processo de planeamento e durante a condução de uma operação. Assim, para que um Comandante tenha noção de todos os normativos legais que condicionam a sua ação, inclu indo as Regras de Empenhamento, é fundamental que estes tenham uma preparação adequada. O Tribunal Penal Internacional surge como ferramenta importante para o julgamento de crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de agressão. No fim da investigação, pudemos concluir que os limites impostos pelo Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados estão adequados à conflitualidade atual, resultado das atualizações que têm sido feitas, através de Protocolos e Acordos.
- Análise de um projeto de investimento em ativo fixo tangível de aplicação militar: Estudo de caso de aviões militares de transporte tático.Publication . Andrade, JoãoO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema ”ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INVESTIMENTO EM ACTIVO FIXO TANGÍVEL DE APLICAÇÃO MILITAR: Estudo de caso de Aviões Militares de Transporte Tático”. Esta Investigação visa realizar uma análise de um projeto de investimento em ativo fixo tangível de aplicação militar atendendo ao contexto atual do País tendo como estudo o modelo da EMBRAER Kc-390. A análise ao referido Projeto de Investimento é feita com base no contexto em que Portugal se encontra neste momento e também com aquilo que é emanado pelo atual Conceito Estratégico de Defesa Nacional e a conjuntura da defesa a nível Internacional. A metodologia adotada na realização deste trabalho teve por consulta a obra de Marie-Fabienne Fortin e Yin sendo composta por uma recolha bibliográfica e documental exaustiva, a utilização de entrevistas e por fim atendendo ao caráter atual do estudo uma pesquisa e observação das Noticias avançadas por diversos órgãos e agentes. O Trabalho de Investigação Aplicada é composto por Três partes e seis capítulos organizados e esquematizados de forma planeada e objetiva. Na primeira parte/etapa é feita uma abordagem teórica sobre a análise de investimentos introduzindo conceitos como o Pooling and Sharing, Smart defense, Dual use inserindo-os nos atuais contextos Nacionais e Europeus bem como a apresentação teórica do modelo de avaliação. Na segunda parte é feita a apresentação do Projeto de Investimento juntamente com uma apresentação e análise a todos os intervenientes envolvidos no Projeto de investimento. Na terceira e derradeira última parte é referente aos Resultados e Conclusões, aqui é feita aplicação de indicadores associados a análise Custo -benefício e por fim retiradas as Conclusões. Conclui-se então que este tipo de Projeto é bastante encorajador para a Industria Nacional contribuindo em diversas áreas e setores do tecido empresarial Português, contribuindo principalmente na componente financeiras das entidades envolvidas.
- A Unidade Ministerial de Compras do Ministério da Defesa Nacional: o seu papel na ligação entre a extinta Agência Nacional de Compras Públicas e as Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército no âmbito do Sistema Nacional de Compras PúblicasPublication . André, FilipeO presente Trabalho de Investigação Aplicada subordina-se ao tema “A Unidade Ministerial de Compras do Ministério da Defesa Nacional: o seu papel na ligação entre a extinta Agência Nacional de Compras Públicas e as Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército no âmbito do Sistema Nacional de Compras Públicas”. Com esta investigação, pretende-se estudar o papel da Unidade Ministerial de Compras do Ministério da Defesa Nacional e a sua atual articulação com a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública e com as Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, determinando se a sua atuação tem de facto concretizado mais-valias em termos económicos para o Exército. O objetivo desta investigação é determinar se de facto existem vantagens económicas evidentes para o Exército no âmbito da aquisição de bens e serviços contratualizados pela extinta Agência Nacional de Compras Públicas e centralizados pela Unidade Ministerial de Compras do Ministério da Defesa Nacional, em face da sua subordinação e vinculação ao Sistema Nacional de Compras Públicas. A metodologia utilizada nesta investigação aplicada respeita as etapas do processo de investigação segundo Marie-Fabienne Fortin e as normas estipuladas pela Academia Militar para a elaboração dos Trabalhos de Investigação Aplicada, na qual a pesquisa bibliográfica e documental, os inquéritos por entrevistas e por questionár io e as observações foram os procedimentos de recolha de informação utilizados. Este trabalho de investigação é constituído por seis capítulos. No primeiro é feito um enquadramento para entendimento do estudo. O segundo expõe a metodologia e procedimentos utilizados durante a investigação. No terceiro é feita a análise do Sistema Nacional de Compras Públicas. No capítulo quatro são apresentadas as Unidades Ministeriais de Compras que vão ser analisadas nesta investigação . No capítulo cinco, são apresentados e analisados os resultados. Por último, o capítulo seis onde são apresentadas as conclusões e recomendações. No final da investigação, conclui-se que, baseado no princípio da economia de escala e nos resultados obtidos na centralização de alguns Acordos-Quadro, existem poupanças significativas para o Exército no âmbito da aquisição de bens e serviços contratualizados pela extinta Agência Nacional de Compras Públicas e centralizados pela Unidade Ministerial de Compras do Ministério da Defesa Nacional. Concluiu-se também, que existirá ainda por melhorar e alicerçar com vista à obtenção de poupanças mais significativas, uma maior e estruturada centralização do processo de compras e de uma reestruturação dos órgãos competentes, no qual assenta o Sistema Nacional de Compras Públicas. Ao Exército, competirá reformular a sua estrutura aquisitiva, centralizando cada vez mais num único órgão todas as competências no âmbito das compras públicas.
- Avaliação do impacto financeiro no orçamento do Exército decorrente da alteração do modelo de reabastecimento de artigos da classe I (Víveres)Publication . Moreira, AndréO trabalho de investigação aplicada está subordinado ao tema “Avaliação do impacto financeiro no orçamento do Exército decorrente da alteração do modelo de reabastecimento de artigos da classe I (víveres) ”. Tendo em conta as atuais dificuldades financeiras que o país e o Exército Português têm vindo a atravessar, este trabalho assenta na alteração do modelo de reabastecimento de víveres às Unidades apoiadas pela Manutenção Militar e que teve o seu impacto no orçamento do Exército. Desta forma, procurou-se perceber qual a situação atual da Manutenção Militar, assim como seu futuro no que diz respeito ao seu apoio ao Exército e à Família Militar. O novo do modelo de reabastecimento de víveres, enunciada através da Circular nº7/2013 da Manutenção Militar, teve como objetivo ser um modelo mais eficiente em termos económicos, quer para a própria Manutenção Militar, quer para o Exército. Foi essa publicação que deu origem à presente investigação, e que despertou interesse em analisar o impacto financeiro que essa alteração teve no orçamento do Exército. Este trabalho tem como objetivo analisar a variação de custos nas Unidades e que resultaram da alteração do modelo de reabastecimento. Os custos que foram alvo de análise foram os custos com pessoal, custos de transporte e custos de armazenagem. De modo a objetivar a área de estudo, optou-se por estudar apenas três Unidades, sendo estas apoiadas pela sede da Manutenção Militar. As Unidades estudadas foram o Centro de Tropas Comando, o Depósito Geral de Material do Exército e o Regimento de Transmissões. A metodologia de trabalho utilizada teve por base três fases: fase exploratória, fase analítica e fase conclusiva. Os dados recolhidos, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, tiveram origem através da execução de cálculos, os quais permitiram aferir a variação de custos de transporte, e através da aplicação de inquéritos. Conclui-se através desta investigação que a alteração do modelo de reabastecimento resultou num impacto positivo no orçamento do Exército, ou seja, deu origem a redução de custos, mais concretamente em custos com pessoal e custos de transporte.
- Estudo do impacto do regime de tesouraria única na atividade financeira das unidades, estabelecimentos e órgãos do ExércitoPublication . Vilela, JoãoO trabalho de investigação subordinado ao tema “Estudo do Impacto do Regime de Tesouraria Única na Atividade Financeira das Unidades Estabelecimentos e Órgãos do Exército” incide sobre a atividade financeira do Exército. As mudanças nas atividades de tesouraria provocadas pelos diferentes diplomas emanados pelo Estado, tornam este estudo pertinente, atendendo à necessidade de verificar as lacunas existentes no processo, por forma a agir atempadamente e corrigir erros. Assim sendo, surge como objetivo geral identificar o impacto do regime de Tesouraria Única na atividade de gestão de tesouraria, utilizando o SIG, nas Unidades Estabelecimentos e Órgãos do Exército. Este trabalho de investigação está organizado em três fases: exploratória, analítica e conclusiva. O trabalho está assente numa base teórica obtida na pesquisa bibliográfica e em dados obtidos pela elaboração de questionários e de entrevistas. Com este trabalho concluímos que a gestão de tesouraria obteve melhorias significativas, que facilitam a função dos Adjuntos Financeiros e dos elementos da Secção de Gestão de Tesouraria da Direção de Finanças, nomeadamente ao nível da informação, da rapidez do processo e do controlo dos pagamentos, o que proporciona a otimização da gestão de tesouraria. A melhoria da gestão de tesouraria conciliada com o desenvolvimento das funções SIG, tais como: a automatização dos processos, a redefinição dos procedimentos e competências, a ligação com os fornecedores, o balcão virtual, a exploração do módulo SD, do sistema de entidade referência e do desenvolvimento da transação F110 (pagamentos automáticos) tem vantagens para o Exército ao nível da rapidez na realização dos pagamentos e arrecadação da receita, do cumprimento dos prazos estabelecidos para a entrega das receitas e dos pagamentos, da diminuição do risco de fraude, do maior controle e melhoria da gestão da Direção de Finanças.
- Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual conjuntura nacionalPublication . Fragosa, PedroO presente Trabalho de Investigação Aplicada versou a “Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual Conjuntura Nacional”. Tendo como objetivo principal contribuir para a criação de medidas que ajudem na melhoria da imagem das Forças Armadas como um todo. Para o estudo foi realizada uma entrevista exploratória à Professora Doutora Helena Carreiras, por forma a perceber qual o estado atual da arte, bem como um Inquérito por Questionário aplicado a uma amostra de trezentos e oitenta e quatro indivíduos de ambos os sexos, habitantes no Distrito de Aveiro. Com base nas respostas obtidas nos Inquéritos por Questionário, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso a programas estatísticos como Statistical Package for Social Sciences e Microsoft Excel Office 2010. Após a análise de dados conclui-se que a Opinião Pública sobre as Forças Armadas é bastante positiva, muitas vezes influenciada pelos Media. Entre os dados obtidos, destacamos os seguintes: A maior parte dos inquiridos entendem que as Forças Armadas são necessárias para o País, assim como consideram serem importantes para a Defesa Nacional. Em relação à confiança que os inquiridos têm nas Forças Armadas, mais de metade dos inquiridos consideram os militares pessoas sérias e honestas e aconselham o ingresso de familiares e amigos nas Forças Armadas. No que concerne ao efetivo das Forças Armadas, os inquiridos têm uma percepção muito próxima da realidade do total do efetivo das Forças Armadas, concordando que o efetivo atual é o suficiente. De treze instituições apresentadas, as Forças Armadas são aquelas em que a maior parte dos inquiridos confia, tendo obtido uma média positiva, os Partidos Políticos é a instituição que menos confiança transmite aos inquiridos. Uma parte significativa dos inquiridos concordam que a atuação das Forças Armadas contribui muito para o prestígio internacional do País, assim como entendem que as Forças Armadas são eficazes no cumprimento das suas missões.
