Browsing by Issue Date, starting with "2014-09-01"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do impacto do regime de tesouraria única na atividade financeira das unidades, estabelecimentos e órgãos do ExércitoPublication . Vilela, JoãoO trabalho de investigação subordinado ao tema “Estudo do Impacto do Regime de Tesouraria Única na Atividade Financeira das Unidades Estabelecimentos e Órgãos do Exército” incide sobre a atividade financeira do Exército. As mudanças nas atividades de tesouraria provocadas pelos diferentes diplomas emanados pelo Estado, tornam este estudo pertinente, atendendo à necessidade de verificar as lacunas existentes no processo, por forma a agir atempadamente e corrigir erros. Assim sendo, surge como objetivo geral identificar o impacto do regime de Tesouraria Única na atividade de gestão de tesouraria, utilizando o SIG, nas Unidades Estabelecimentos e Órgãos do Exército. Este trabalho de investigação está organizado em três fases: exploratória, analítica e conclusiva. O trabalho está assente numa base teórica obtida na pesquisa bibliográfica e em dados obtidos pela elaboração de questionários e de entrevistas. Com este trabalho concluímos que a gestão de tesouraria obteve melhorias significativas, que facilitam a função dos Adjuntos Financeiros e dos elementos da Secção de Gestão de Tesouraria da Direção de Finanças, nomeadamente ao nível da informação, da rapidez do processo e do controlo dos pagamentos, o que proporciona a otimização da gestão de tesouraria. A melhoria da gestão de tesouraria conciliada com o desenvolvimento das funções SIG, tais como: a automatização dos processos, a redefinição dos procedimentos e competências, a ligação com os fornecedores, o balcão virtual, a exploração do módulo SD, do sistema de entidade referência e do desenvolvimento da transação F110 (pagamentos automáticos) tem vantagens para o Exército ao nível da rapidez na realização dos pagamentos e arrecadação da receita, do cumprimento dos prazos estabelecidos para a entrega das receitas e dos pagamentos, da diminuição do risco de fraude, do maior controle e melhoria da gestão da Direção de Finanças.
- Avaliação do impacto financeiro no orçamento do Exército decorrente da alteração do modelo de reabastecimento de artigos da classe I (Víveres)Publication . Moreira, AndréO trabalho de investigação aplicada está subordinado ao tema “Avaliação do impacto financeiro no orçamento do Exército decorrente da alteração do modelo de reabastecimento de artigos da classe I (víveres) ”. Tendo em conta as atuais dificuldades financeiras que o país e o Exército Português têm vindo a atravessar, este trabalho assenta na alteração do modelo de reabastecimento de víveres às Unidades apoiadas pela Manutenção Militar e que teve o seu impacto no orçamento do Exército. Desta forma, procurou-se perceber qual a situação atual da Manutenção Militar, assim como seu futuro no que diz respeito ao seu apoio ao Exército e à Família Militar. O novo do modelo de reabastecimento de víveres, enunciada através da Circular nº7/2013 da Manutenção Militar, teve como objetivo ser um modelo mais eficiente em termos económicos, quer para a própria Manutenção Militar, quer para o Exército. Foi essa publicação que deu origem à presente investigação, e que despertou interesse em analisar o impacto financeiro que essa alteração teve no orçamento do Exército. Este trabalho tem como objetivo analisar a variação de custos nas Unidades e que resultaram da alteração do modelo de reabastecimento. Os custos que foram alvo de análise foram os custos com pessoal, custos de transporte e custos de armazenagem. De modo a objetivar a área de estudo, optou-se por estudar apenas três Unidades, sendo estas apoiadas pela sede da Manutenção Militar. As Unidades estudadas foram o Centro de Tropas Comando, o Depósito Geral de Material do Exército e o Regimento de Transmissões. A metodologia de trabalho utilizada teve por base três fases: fase exploratória, fase analítica e fase conclusiva. Os dados recolhidos, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, tiveram origem através da execução de cálculos, os quais permitiram aferir a variação de custos de transporte, e através da aplicação de inquéritos. Conclui-se através desta investigação que a alteração do modelo de reabastecimento resultou num impacto positivo no orçamento do Exército, ou seja, deu origem a redução de custos, mais concretamente em custos com pessoal e custos de transporte.
- Análise de um projeto de investimento em ativo fixo tangível de aplicação militar: Estudo de caso de aviões militares de transporte tático.Publication . Andrade, JoãoO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema ”ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INVESTIMENTO EM ACTIVO FIXO TANGÍVEL DE APLICAÇÃO MILITAR: Estudo de caso de Aviões Militares de Transporte Tático”. Esta Investigação visa realizar uma análise de um projeto de investimento em ativo fixo tangível de aplicação militar atendendo ao contexto atual do País tendo como estudo o modelo da EMBRAER Kc-390. A análise ao referido Projeto de Investimento é feita com base no contexto em que Portugal se encontra neste momento e também com aquilo que é emanado pelo atual Conceito Estratégico de Defesa Nacional e a conjuntura da defesa a nível Internacional. A metodologia adotada na realização deste trabalho teve por consulta a obra de Marie-Fabienne Fortin e Yin sendo composta por uma recolha bibliográfica e documental exaustiva, a utilização de entrevistas e por fim atendendo ao caráter atual do estudo uma pesquisa e observação das Noticias avançadas por diversos órgãos e agentes. O Trabalho de Investigação Aplicada é composto por Três partes e seis capítulos organizados e esquematizados de forma planeada e objetiva. Na primeira parte/etapa é feita uma abordagem teórica sobre a análise de investimentos introduzindo conceitos como o Pooling and Sharing, Smart defense, Dual use inserindo-os nos atuais contextos Nacionais e Europeus bem como a apresentação teórica do modelo de avaliação. Na segunda parte é feita a apresentação do Projeto de Investimento juntamente com uma apresentação e análise a todos os intervenientes envolvidos no Projeto de investimento. Na terceira e derradeira última parte é referente aos Resultados e Conclusões, aqui é feita aplicação de indicadores associados a análise Custo -benefício e por fim retiradas as Conclusões. Conclui-se então que este tipo de Projeto é bastante encorajador para a Industria Nacional contribuindo em diversas áreas e setores do tecido empresarial Português, contribuindo principalmente na componente financeiras das entidades envolvidas.
- A Aplicabilidade do Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados na Escolha dos Métodos e Meios de GuerraPublication . Rouquinho, AnaO Direito Internacional Humanitário é o conjunto de normas internacionais que têm como principal objetivo minimizar os efeitos derivados dos conflitos armados. Estas normas vão limitar, por razões humanitárias, a escolha dos meios e métodos de guerra, protegendo as pessoas e bens que estão ou podem vir a estar afetados. Com o presente trabalho intitulado “A Aplicabilidade do Direito Internacional Humanitário na Escolha dos Métodos e Meios de Guerra”, realizou-se um estudo de forma a compreender as disposições do Direito Internacional Humanitá rio e dos Conflitos Armados que restringem os métodos e meios de guerra. Para este estudo, foi feita uma pesquisa documental, nomeadamente no que diz respeito ao Direito Internacional Humanitário, Meios e Métodos de Guerra, Regras de Empenhamento e Responsabilidade dos Comandantes Militares. Seguidamente, e de forma a complementar a componente teórica do trabalho, foram também realizadas quatro entrevistas a entidades com elevada experiência profissional na área, permitindo recolher informação de forma direta e comparar diferentes visões. Os meios e métodos de guerra, definidos como as armas e táticas utilizadas durante conflitos, são limitadas por diversos normativos, previstos em Convenções, Protocolos Adicionais e Acordos. Tendo em conta estas limitações, são formuladas Regras de Empenhamento, que qualquer Comandante deve ter conta durante o processo de planeamento e durante a condução de uma operação. Assim, para que um Comandante tenha noção de todos os normativos legais que condicionam a sua ação, inclu indo as Regras de Empenhamento, é fundamental que estes tenham uma preparação adequada. O Tribunal Penal Internacional surge como ferramenta importante para o julgamento de crimes de genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de agressão. No fim da investigação, pudemos concluir que os limites impostos pelo Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados estão adequados à conflitualidade atual, resultado das atualizações que têm sido feitas, através de Protocolos e Acordos.
- The effect of La in PdCe-zeolite catalysts for NOx-SCR with CH4Publication . Tlałka, Ilona; Ferreira, Ana Paula; Mendes, Acácio Nobre; Capela, Sandra; Henriques, Carlos; Costa, Patrick Da; Motak, Monika; Grzybek, Teresa; Ribeiro, M. Filipa
- A importância da autonomia da Leal Legião Lusitana no decorrer da Guerra PeninsularPublication . Gomes, LicínioO presente trabalho de investigação aplicada refere “A importância da autonomia da Leal Legião Lusitana no decorrer da Guerra Peninsular”. Pretende-se como objetivo último identificar de que forma esta força contribuiu para o sucesso do exército anglo-português nesse período. A Guerra Peninsular ficará para sempre na História de Portugal como um dos momentos da afirmação de independência Nacional. Travada essencialmente em Espanha e Portugal, contra os invasores franceses, o exército anglo-português uniu forças e combateu de norte a sul do país, mostrando ser capaz de lutar contra a superioridade do exército de Napoleão. Sem que muitos se apercebam, a Leal Legião Lusitana contribuiu de forma muito positiva para o referido sucesso. Fruto, um pouco, da personalidade impetuosa de Robert Wilson, a Leal Legião Lusitana procurou sempre atuar de forma isolada e autónoma. Conduziu, essencialmente, ações na vanguarda do exército anglo-português, obtendo informações, retardando, desorganizando e até mesmo impedindo o avanço dos invasores. Tudo isto permitiu a Beresford, direta ou indiretamente, obter o sucesso, culminando com a retirada de Massena na 3ª Invasão. A presente investigação mostra como a Legião foi criada, quem a financiava, a sua organização e como a sua autonomia contribuiu para o sucesso do exército angloportuguês. Explica também como ela conduzia as suas ações e como acabou por se extinguir, dando lugar a novos Batalhões de Caçadores. Tratando-se de um trabalho de investigação, a metodologia utilizada para a sua elaboração, baseou-se na pesquisa e investigação histórica, apoiada na consulta e tratamento de fontes primárias manuscritas e impressas, complementada com outras fontes textuais e bibliográficas nacionais, através da pesquisa documental, diretamente relacionadas com o tema a explorar.
- Caraterização do Comando e Liderança de Amílcar CabralPublication . Pinto, WilmerO presente trabalho de investigação, intitulado “Caraterização do Comando e Liderança de Amílcar Cabral” tem como objetivo principal caraterizar Amílcar Cabral quanto aos seus atributos e competências de liderança enquanto político e revolucionário. Amílcar Cabral foi Engenheiro Agrónomo, Escritor, Poeta e Pensador. Pertencente à primeira geração de nacionalistas africanos, foi ativista, dirigente político e revolucionário. Fundou as nacionalidades guineense e cabo-verdiana. Este estudo está dividido em duas partes fundamentais. Na primeira desenvolve-se a sustentação teórica, na qual se recorre à análise documental para abordar a vida política e revolucionária de Amílcar Cabral, bem como para apresentar uma descrição dos modelos de competência de liderança que possibilitaram a caraterização deste líder africano do século XX. Na parte prática do trabalho – a segunda – aplicou-se a análise qualitativa a 15 entrevistas de individualidades que privaram com Amílcar Cabral. A análise das entrevistas permitiu identificar diversas competências como sendo as mais significativas, tendo em conta as percentagens das respetivas frequências. As competências identificadas foram o carisma, a generosidade, a capacidade de resolução de problemas, a flexibilidade e a adaptabilidade a novas e diferentes situações, visão, uma boa capacidade de estabelecer relações interpessoais e de construir um exemplo, uma referência a seguir. Concluiu-se com esta investigação que Amílcar Cabral foi um líder carismático que orientou o seu estilo de liderança pela participação e envolvimento dos colaboradores nas tomadas de decisões. Para este líder, o essencial centrava-se no desenvolvimento dos sentimentos de união com base nas vantagens do trabalho de equipa, na confiança recíproca, na superação cultural dos colaboradores, na elevação dos seus padrões de conduta moral e na partilha de conhecimentos e experiências.
- O treino físico na componente territorial – o caso do Destacamento Territorial de SantarémPublication . Cotrim, MariaEste trabalho pretende investigar o treino físico no Destacamento Territorial de Santarém, analisando as suas características e a sua importância perante os militares desta Subunidade. Para isso, vários objetivos foram traçados, de forma a conduzir a investigação: verificar se os militares do Destacamento Territorial de Santarém praticam exercício físico, avaliar o nível de empenho, averiguar a motivação desportiva dos militares, pesquisar as condições que existem para a realização do treino físico e observar o interesse deste tema. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho dividiu-se em duas partes: Parte Teórica e Parte Prática. Na primeira, foi realizada uma análise documental acerca do objeto de estudo. Na segunda parte, o trabalho de campo foi executado através da aplicação de questionários e por observação direta. Os dados obtidos foram analisados e discutidos usando o tratamento estatístico e interpretação da investigadora. Os resultados mais significativos mostraram o seguinte: a maioria da amostra pratica exercício físico; a principal limitação é a falta de tempo livre, especialmente por causa dos horários de trabalho; as condições existentes são suficientes para a prática do treino físico; os militares possuem um horário específico para o treino físico no Destacamento em questão e existe um interesse geral em praticar mais. De salientar que o treino físico pode ser influenciado por alguns dos tópicos analisados. As conclusões obtidas foram feitas relacionando as duas partes do trabalho. Desse modo, deparou-se com algumas carências na componente territorial. Além disso, observou--se que ao longo do tempo, a Guarda Nacional Republicana tentou readquirir a avaliação da condição física dos militares, realizando um projeto. Apesar disso, esse esforço não foi efetivado. Desta forma, há necessidade de motivar os militares e abordar as principais dificuldades, tentando colmatá-las, para que o treino físico seja melhorado na componente territorial.
- A importância do desenvolvimento das competências de liderança na formação e carreira dos futuros oficiais de Administração MilitarPublication . Coutinho, AndréO presente Trabalho de Investigação Aplicada incide sobre: “A Importância do Desenvolvimento das Competências de Liderança na Formação e Carreira dos Futuros Oficiais Subalternos de Administração Militar”. Este estudo pretende contribuir para um conhecimento mais rigoroso sobre os resultados da Academia Militar, enquanto ambiente académico, que visa oferecer competências fundamentais para o exercício de funções de comando, direção e/ou chefia. Tem como objetivo analisar a importância da formação ministrada pela Academia Militar, no desenvolvimento do nível de proficiência associado às competências de liderança, dos futuros Oficiais Subalternos de Administração Militar. Para o estudo foi construído um questionário de competências de liderança, aplicado a uma amostra de 455 indivíduos, a qual foi dividida em seis Categorias: Oficiais Subalternos e Aspirante de Administração Militar, Oficiais e Aspirantes em Regime Contrato/Regime Voluntariado do Serviço Administração Militar, Cadetes-Alunos no ano letivo 2013/2014 e Gestores Operacionais, de várias empresas nacionais. Paralelamente, realizaram-se 20 entrevistas confirmatórias, 10 a Oficiais Subalternos de Administração Militar e 10 a Gestores Operacionais, com o intuito de confirmar alguns resultados. Da análise dos dados verificou-se que existem diferenças no nível de proficiência das competências de liderança nas categorias acima referidas, sendo os Oficiais Subalternos e Aspirantes de Administração Militar da Academia Militar os que apresentam maior proficiência nas 23 competências em estudo, principalmente nas seguintes: “reconhecimento, feedback positivos e valorização”, “orientação para as tarefas”, “transparência”, “coragem”, “comunicação assertiva”, “autocontrolo”, “aptidão técnica e profissional”, “gestor de conflitos e negociação”, e “influência e referência”. Conclui-se que a Academia Militar proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento do nível de proficiência das competências de liderança nos seus alunos, através do equilíbrio entre a formação teórica, o treino e a experiência. Assim, a Academia Militar cumpre com sucesso a sua missão de ensino e formação.
- O Processo de Emergência da Liderança na Academia MilitarPublication . Zaqueu, MisselisContrariando as abordagens tradicionais de liderança, segundo as quais os traços de personalidade não parecem predizer a liderança, as perspetivas mais recentes sublinham a importância destas variáveis ao nível da influência e da sua relação como preditores no processo de emergência da liderança nos indivíduos, em especial nos grupos de trabalho. O presente trabalho de investigação aplicada procura contribuir para uma melhor compreensão e explicitação das variáveis que estão na base da emergência da liderança nos cadetes da Academia Militar de Portugal. Em particular, analisa de que forma a estabilidade emocional (resiliência emocional e limite de desordem emocional), o conflito intragrupal (conflito de relacionamento e o conflito de tarefa) e os cinco grandes fatores de personalidade Big Five (extroversão, amabilidade, conscienciosidade, neuroticismo e abertura à experiência) explicam a emergência da liderança. De forma adicional explora-se o comportamento evolutivo, destes fatores/traços, ao longo de quatro anos de formação na Academia Militar de Portugal. Participaram no nosso estudo trezentos e vinte e dois cadetes das várias armas e serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana, com idades compreendidas entre os dezassete e os vinte e quatro anos. Para a prossecução deste estudo foram utilizados o NEO-Five-Factor (Costa & McCrae, 1992), para a avaliação das cinco dimensões do Big Five. Para medir o limite de desordem e a resiliência emocional, recorremos ao Questionário de Estabilidade Emocional (Li, Chun, Ashkanasy e Ahlstrom, 2012). Para a avaliação da liderança emergente, foi utilizada a Escala de Controlo Sociopolítico desenvolvida por Zimmerman e Zahnister (1991). Por fim recorremos à Escala de Avaliação do Conflito Intragrupal (Jehn 1997; Pearson, Ensley & Amason, 2002), constituída por duas subescalas, o conflito de tarefa e o conflito de relacionamento. Os resultados apoiam a ideia de que a estabilidade emocional, o conflito de relacionamento, a extroversão e a abertura à experiência estão positivamente relacionados com a emergência da liderança dos futuros líderes militares. As análises realizadas permitiram também concluir que o desenvolvimento dos conflitos é diferente, ao longo da permanência dos cadetes na Academia Militar de Portugal.