IPS - ESE - DCSP - Capítulos em livros
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- Abordagens inovadoras de formação de professores: interligando arte, ambiente e educação: o caso de InhotimPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Aprendizagem ao longo da vida, ensino superior e novos públicosPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunosPublication . Santos, Leonor; Pinto, JorgeDe forma a ser possível ao professor na sala de aula desenvolver práticas de avaliação formativa, potenciadoras de aprendizagem (Black & Wiliam, 2003), é necessário enquadrá-las na prática profissional institucionalmente estabelecida. Mas a articulação entre práticas de avaliação sumativa e formativa (APASF) é complexa (Bennett, 2011) e carece de ser aprofundada (Taras, 2005).
- Aspectos facilitadores e inibidores da participação dos estudantes na governação das instituições do ensino superiorPublication . Figueiredo, Carla Cibele; Palma, Albertina; Pessoa, Ana Maria; Fialho, Filipe; Mourato, Joaquim
- Associações de Classe e operariado na Lisboa do final do século XIXPublication . Alcântara, Ana
- Avaliação e educação inclusiva: algumas notas para ponderarPublication . Lima-Rodrigues, Luzia; Lanuti, José; Santos, Dalmo
- A avaliação em educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticasPublication . Pinto, Jorge
- Avaliação formativa: uma prática para a aprendizagemPublication . Pinto, JorgeNo século XXI a avaliação parece ter seguido em duas direções opostas. Uma centrada sobretudo na avaliação dos desempenhos escolares, muito ligada à ideia de medida. A outra centrada na sala de aula, vista como parte integrante do processo ensino e aprendizagem, e associada à avaliação como um processo socialmente construído. Este lado da avaliação, mais dependente da intenção dos professores em função do modo como veem o processo de ensino e aprendizagem, não tem tido um caminho fácil pois implica diálogos com outras teorias nomeadamente as da aprendizagem. Ora, neste texto procura-se discutir alguns aspetos deste diálogo e perceber se a avaliação pode ser um instrumento útil para a inclusão de todos os alunos e ainda se estas práticas avaliativas podem ser usadas desde os primeiros anos de escolaridade.
- “Basta das asas que eles voam!”: o desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19Publication . Lima-Rodrigues, LuziaO Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA, é uma forma de planear o currículo para que seja acessível e leve à a aprendizagem de todos os alunos (Zerbato & Mendes, 2018). Basicamente, trata-se de: 1) valorizar os diversos interesses que os alunos possam ter ao se envolverem numa tarefa de aprendizagem, 2) utilizar diversas vias para colocar os alunos em contato com o conteúdo a aprender, e 3) permitir que os alunos expressem o que sabem de múltiplas formas (Lima-Rodrigues, 2017). Uma Unidade Curricular planeada segundo o DUA dá ênfase às motivações dos estudantes e é organizada de forma a “acionar” equitativamente os diversos estilos de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico), tanto ao abordar o conteúdo quanto ao avaliar. Em Portugal, o DUA tem sido utilizado no ensino básico e figura claramente no normativo da Educação Inclusiva. Nesta comunicação, apresentaremos como o DUA tem sido utilizado no Ensino Superior durante a pandemia, nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, de Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Gestão e Administração de Escolas, e da Pós-graduação em Educação Especial do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação Especial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ambas Instituições de Ensino Superior de Portugal. Apresentaremos exemplos de Unidades Curriculares cujas metodologias de ensino e avaliações foram inspiradas pelo DUA; exemplos de momentos de avaliação dos estudantes; relatos de alguns alunos sobre as suas próprias “realizações” (produtos de aprendizagem) e sobre o “sentimento de realização”, ao aprenderem e serem avaliados em UC onde o DUA foi utilizado. Espera-se que esta comunicação seja geradora de reflexão e contribua para o desenvolvimento de práticas de ensino mais estimulantes e mais inclusivas também no ensino superior - e não só para estudantes com dificuldades.
- Boas marés: reflexão sobre uma dinâmica de parceria na área do Turismo AmbientalPublication . Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos; Cordeiro, SandraEste artigo procura abordar os seguintes pontos: 1) a ética ambiental que envolve os laços do cidadão com o seu meio e, em particular, o modo como algumas profissões podem ter nesta matéria uma missão importante, designadamente os animadores socioculturais; 2) a promoção activa dos conceitos através de experiências vividas no âmbito da formação desses profissionais; 3) as autarquias como instituições fundamentais na promoção do turismo cultural e ambiental e a importância das parcerias construídas em torno dos seus equipamentos patrimoniais e; 4) o projecto do Moinho de Maré da Mourisca e a parceria com o curso de Animação e Intervenção Sociocultural da Escola Superior de Educação de Setúbal.