Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.62 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA, é uma forma de planear o currículo para que seja
acessível e leve à a aprendizagem de todos os alunos (Zerbato & Mendes, 2018). Basicamente, trata-se de:
1) valorizar os diversos interesses que os alunos possam ter ao se envolverem numa tarefa de
aprendizagem, 2) utilizar diversas vias para colocar os alunos em contato com o conteúdo a aprender, e 3)
permitir que os alunos expressem o que sabem de múltiplas formas (Lima-Rodrigues, 2017). Uma Unidade
Curricular planeada segundo o DUA dá ênfase às motivações dos estudantes e é organizada de forma a
“acionar” equitativamente os diversos estilos de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico), tanto ao
abordar o conteúdo quanto ao avaliar. Em Portugal, o DUA tem sido utilizado no ensino básico e figura
claramente no normativo da Educação Inclusiva. Nesta comunicação, apresentaremos como o DUA tem
sido utilizado no Ensino Superior durante a pandemia, nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, de
Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Gestão e Administração de Escolas, e da Pós-graduação em
Educação Especial do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação Especial da
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ambas Instituições de Ensino Superior de Portugal.
Apresentaremos exemplos de Unidades Curriculares cujas metodologias de ensino e avaliações foram
inspiradas pelo DUA; exemplos de momentos de avaliação dos estudantes; relatos de alguns alunos sobre
as suas próprias “realizações” (produtos de aprendizagem) e sobre o “sentimento de realização”, ao
aprenderem e serem avaliados em UC onde o DUA foi utilizado. Espera-se que esta comunicação seja
geradora de reflexão e contribua para o desenvolvimento de práticas de ensino mais estimulantes e mais
inclusivas também no ensino superior - e não só para estudantes com dificuldades.
Description
Keywords
Desenho universal para a aprendizagem Aprendizagem baseada na ação Métodos ativos Ensino remoto de emergência Pandemia de Covid-19
Citation
Lima Rodrigues, L. M. (2021). “Basta das asas que eles voam!”: O desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 172-178). Instituto Politécnico de Setúbal.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal