Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

“Basta das asas que eles voam!”: o desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Basta dar asas que eles voam - pp. 172-178.pdf3.62 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA, é uma forma de planear o currículo para que seja acessível e leve à a aprendizagem de todos os alunos (Zerbato & Mendes, 2018). Basicamente, trata-se de: 1) valorizar os diversos interesses que os alunos possam ter ao se envolverem numa tarefa de aprendizagem, 2) utilizar diversas vias para colocar os alunos em contato com o conteúdo a aprender, e 3) permitir que os alunos expressem o que sabem de múltiplas formas (Lima-Rodrigues, 2017). Uma Unidade Curricular planeada segundo o DUA dá ênfase às motivações dos estudantes e é organizada de forma a “acionar” equitativamente os diversos estilos de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico), tanto ao abordar o conteúdo quanto ao avaliar. Em Portugal, o DUA tem sido utilizado no ensino básico e figura claramente no normativo da Educação Inclusiva. Nesta comunicação, apresentaremos como o DUA tem sido utilizado no Ensino Superior durante a pandemia, nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, de Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Gestão e Administração de Escolas, e da Pós-graduação em Educação Especial do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação Especial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ambas Instituições de Ensino Superior de Portugal. Apresentaremos exemplos de Unidades Curriculares cujas metodologias de ensino e avaliações foram inspiradas pelo DUA; exemplos de momentos de avaliação dos estudantes; relatos de alguns alunos sobre as suas próprias “realizações” (produtos de aprendizagem) e sobre o “sentimento de realização”, ao aprenderem e serem avaliados em UC onde o DUA foi utilizado. Espera-se que esta comunicação seja geradora de reflexão e contribua para o desenvolvimento de práticas de ensino mais estimulantes e mais inclusivas também no ensino superior - e não só para estudantes com dificuldades.

Description

Keywords

Desenho universal para a aprendizagem Aprendizagem baseada na ação Métodos ativos Ensino remoto de emergência Pandemia de Covid-19

Citation

Lima Rodrigues, L. M. (2021). “Basta das asas que eles voam!”: O desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 172-178). Instituto Politécnico de Setúbal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal

CC License