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IPS - ESE - DCSP - Capítulos em livros

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Recent Submissions

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  • Conceções de adultos sobre estudar e aprender no Ensino Superior: contributos para a educação ao longo da vida.
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa
    Esta reflexão tem como finalidade contribuir para o enriquecimento do debate sobre Educação e Formação ao Longo da Vida, partindo, por um lado, dos desafios colocados pelos públicos não tradicionais no Ensino Superior, e, por outro, equacionando as possibilidades de mudança educativa que emergem desta problemática. Neste texto apresentam-se os resultados preliminares de um estudo, de natureza qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994, Amado, 2010), focado na análise das conceções dos adultos sobre o que significa estudar no ensino superior, bem como nas motivações que sustentaram as suas candidaturas a um curso de mestrado, numa perspetiva de Educação ao Longo da Vida. Procuramos compreender as diferentes lógicas de implicação nos estudos, procurando cruzar os sentidos atribuídos e as suas motivações com as trajetórias pessoais, educativas, profissionais e sociais.
  • Avaliação e educação inclusiva: algumas notas para ponderar
    Publication . Lima-Rodrigues, Luzia; Lanuti, José; Santos, Dalmo
  • Projeto RECRIAR-SE
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Lemos, Gina C.; Vasconcelos, António Ângelo
  • A programação artística e cultural para crianças e jovens como oportunidade de construção de mundo comum
    Publication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa
    Apresenta-se um estudo exploratório sobre as potencialidades educativas da programação artística e cultural para crianças e jovens, partindo da análise da oferta de três equipamentos culturais localizados na cidade de Lisboa. Esta análise será feita a partir de três dimensões: concepções de infância/s subjacentes ao trabalho artístico e cultural; a oportunidade de promover encontros com o mundo por via da ampliação da camada sensível dos temas, objetos, contextos, obras que são dadas à fruição através das linguagens artísticas; o lugar da programação artística nas tendências de democratização da cultura e de democracia cultural. Defendendo que o mundo comum não nos é dado, exigindo-se, ao invés, a sua permanente construção pela aventura de pôr em comum que o não era, discutiremos a possibilidade de os contextos de arte e cultura poderem ser lugar de construção de mundo comum pela presença e participação, de pleno direito, de crianças em espaços públicos formais, como seja o museu, o teatro, os monumentos e lugares simbólicos da história, dando visibilidade a uma maior pluralidade da existência humana. Concluímos defendendo que a programação artística e cultural para crianças configura um objeto de estudo em emergência no terreno das ciências da educação.
  • Online training of higher education teachers: an experience in times of pandemic
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Ferreira, Elsa; Torres, João; Baía, Mário
    This article appears as an opportunity to reflect on the practice of a group of Higher Education teachers who conceived, developed and tested an online pilot course as part of an ERASMUS + KA2 project. The group of teachers and course participants, also teachers of higher education, made a very positive assessment of this work. However, there are aspects that could be improved. In future sessions, special attention should be paid to explaining the objectives of the course and the tasks to be performed by the participants, and there should also be more opportunities for interaction between the participants and between them and the trainers.
  • Formação pedagógica de professores no Ensino Superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemia
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário; Ferreira, Elsa; Baía, Mário; Torres, João
    Neste artigo partilha-se uma experiência de formação de professores do ensino superior, desenvolvida no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills), decorrida entre dezembro de 2018 e janeiro de 2021. O projeto teve como objetivo a construção de um curso de formação modular, visando o desenvolvimento de competências dos professores e a aquisição de ferramentas e de estratégias metodológicas inovadoras, com recurso às tecnologias, procurando contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior e para o desenvolvimento das Soft Skills dos seus estudantes. Neste âmbito, a equipa nacional construiu, implementou e avaliou o curso piloto: Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, durante o ano letivo de 2020-21. Este seguiu o design definido pelo projeto internacional, inicialmente concebido em b-learning , mas que, face ao cenário de pandemia foi realizado integralmente a distância. Para a avaliação da experiência, consideraram-se as apreciações orais dos participantes durante o curso e as respostas a um inquérito por questionário no final da formação, cuja análise crítica será partilhada neste artigo. Os resultados evidenciam uma apreciação muito positiva da formação, com sugestões de melhoria pertinentes, a integrar em futuros cursos desta natureza. Destacamos o significado que a formação teve para os docentes: um espaço dinâmico de reflexão, partilha e aprendizagem entre pares, que proporcionou a interação no seio da comunidade académica, num contexto de pandemia marcado pelo isolamento social.
  • Formação pedagógica de professores do Ensino Superior: comunicação e colaboração com tecnologias digitais
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário
    Este artigo tem como finalidade refletir sobre uma estratégia de formação pedagógica de professores do Ensino Superior (ES), orientada para o desenvolvimento de competências de comunicação e colaboração com recurso a tecnologias digitais. A formação, destinada aos professores de uma instituição pública de ES em Portugal, foi concebida e implementada nos anos letivos de 2020/2021 e de 2021/2022, a partir dos contributos de um projeto Erasmus+, finalizado em 2021. Utilizando a metodologia de investigação-ação e destacando a dimensão de reflexão sobre as práticas, as autoras apresentam os pressupostos teóricos que enquadram a formação e a estratégia desenvolvida, refletindo sobre os seus contributos para o desenvolvimento profissional docente, a partir da avaliação dos formandos e das suas reflexões.
  • A contribuição das metodologias ativas na formação dos futuros educadores de infância
    Publication . Correia, Isabel; Matos, Maria Teresa; Matos, Manuela; Figueira, Sofia
  • De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos da política nacional
    Publication . Lopes, Sandra; Gomes, Elisabete Xavier; Oliveira Pires, Ana Luisa
    Nesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção política.
  • Para além da dicotomia educar/cuidar: sentidos e significados da intervenção no contexto de creche
    Publication . Correia, Isabel Tomázio
    Nesta comunicação apresenta-se um estudo que tem por objetivo com preender os sentidos e significados que as educadoras de infância atribuem às suas práticas pedagógicas no contexto de creche, bem como a(s) forma(s) como pensam a educação nesta valência e como se veem a si próprias enquanto edu cadoras no atendimento de crianças dos zero aos três anos. Para conseguirmos esse entendimento procurámos aceder ao conhecimento de alguns traços das suas trajetórias pessoais e profissionais e dos contextos onde atuam. Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se num paradigma de natureza quali tativa e interpretativa com características de estudo de caso múltiplo. A incursão empírica realizou-se em três estabelecimentos educativos (rede privada e social), com a participação de seis educadoras de infância. Para a recolha da informação recorremos a observações, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas individuais e coletiva (focus group). A análise interpretativa da informação re colhida permitiu compreender que as educadoras de infância procuram atribuir à educação das crianças em contexto de creche uma especificidade teoricamente fundamentada, o que efetivam através da afirmação de uma intencionalidade da ação educativa e da procura permanente de construção de um discurso educacio nal, no sentido de ultrapassar a visão assistencialista da intervenção que tende a prevalecer. Tais processos são consubstanciados por interações humanas, através de uma intervenção revestida de sentido ético, afetividade, responsabilidade e respeito pelas crianças, famílias e equipas educativas. Atuam como facilitadoras das trocas sociais entre adultos e crianças, multiplicando-se em funções, pelo que têm necessidade de recorrer a diferentes domínios do saber. A valorização dos saberes construídos num diálogo permanente com a situação real, a cons trução de uma pedagogia articulada entre as equipas educativas e as famílias, a inovação na divulgação das práticas pedagógicas conduzem a traços identitários destas educadoras e singularizam a sua identidade profissional.