Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
562.51 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo tem como finalidade refletir sobre
uma estratégia de formação pedagógica de professores do
Ensino Superior (ES), orientada para o desenvolvimento de
competências de comunicação e colaboração com recurso a
tecnologias digitais. A formação, destinada aos professores de
uma instituição pública de ES em Portugal, foi concebida e
implementada nos anos letivos de 2020/2021 e de 2021/2022, a
partir dos contributos de um projeto Erasmus+, finalizado em
2021. Utilizando a metodologia de investigação-ação e
destacando a dimensão de reflexão sobre as práticas, as autoras
apresentam os pressupostos teóricos que enquadram a formação
e a estratégia desenvolvida, refletindo sobre os seus contributos
para o desenvolvimento profissional docente, a partir da
avaliação dos formandos e das suas reflexões.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional Tecnologias Colaboração Comunicação
Citation
Pires, A. L. & Rodrigues, M. R. (2023). Formação pedagógica de professores do Ensino Superior: Comunicação e colaboração com tecnologias digitais. M. R. Rodrigues, M. Figueiredo & J. Torres, Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal. 56-61