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Abstract(s)
Esta reflexão tem como finalidade contribuir para o enriquecimento do debate sobre
Educação e Formação ao Longo da Vida, partindo, por um lado, dos desafios colocados
pelos públicos não tradicionais no Ensino Superior, e, por outro, equacionando as
possibilidades de mudança educativa que emergem desta problemática. Neste texto
apresentam-se os resultados preliminares de um estudo, de natureza qualitativa (Bogdan &
Biklen, 1994, Amado, 2010), focado na análise das conceções dos adultos sobre o que
significa estudar no ensino superior, bem como nas motivações que sustentaram as suas
candidaturas a um curso de mestrado, numa perspetiva de Educação ao Longo da Vida.
Procuramos compreender as diferentes lógicas de implicação nos estudos, procurando
cruzar os sentidos atribuídos e as suas motivações com as trajetórias pessoais, educativas,
profissionais e sociais.
Description
Keywords
Educação e Formação ao longo da Vida Formação de Adultos Ensino Superior Mudança Educativa
Citation
Pires, A. L. (2025). Conceções de adultos sobre estudar e aprender no Ensino Superior: Contributos para a educação ao longo da vida. In N. Fernandes (org.) et al., Atas V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação “Eu Vim de Longe… Eu Vou p’ra Longe”: 50 Anos de Educação em Democracia. Instituto de Educação da Universidade do Minho.