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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo partilha-se uma experiência de formação de professores do ensino superior, desenvolvida
no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2 The system of
support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills), decorrida
entre dezembro de 2018 e janeiro de 2021. O projeto teve como objetivo a construção de um curso de
formação modular, visando o desenvolvimento de competências dos professores e a aquisição de
ferramentas e de estratégias metodológicas inovadoras, com recurso às tecnologias, procurando
contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior e para o desenvolvimento das
Soft Skills dos seus estudantes. Neste âmbito, a equipa nacional construiu, implementou e avaliou o
curso piloto: Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, durante o ano
letivo de 2020-21. Este seguiu o design definido pelo projeto internacional, inicialmente concebido
em b-learning , mas que, face ao cenário de pandemia foi realizado integralmente a distância. Para a
avaliação da experiência, consideraram-se as apreciações orais dos participantes durante o curso e
as respostas a um inquérito por questionário no final da formação, cuja análise crítica será partilhada
neste artigo. Os resultados evidenciam uma apreciação muito positiva da formação, com sugestões
de melhoria pertinentes, a integrar em futuros cursos desta natureza. Destacamos o significado que
a formação teve para os docentes: um espaço dinâmico de reflexão, partilha e aprendizagem entre
pares, que proporcionou a interação no seio da comunidade académica, num contexto de pandemia
marcado pelo isolamento social.
Description
Keywords
Formação Pedagógica TIC Soft Skills Pandemia Estratégias Pedagógicas