Repository logo
 
Publication

Formação pedagógica de professores no Ensino Superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemia

dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorFerreira, Elsa
dc.contributor.authorBaía, Mário
dc.contributor.authorTorres, João
dc.date.accessioned2023-12-04T09:57:54Z
dc.date.available2023-12-04T09:57:54Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNeste artigo partilha-se uma experiência de formação de professores do ensino superior, desenvolvida no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills), decorrida entre dezembro de 2018 e janeiro de 2021. O projeto teve como objetivo a construção de um curso de formação modular, visando o desenvolvimento de competências dos professores e a aquisição de ferramentas e de estratégias metodológicas inovadoras, com recurso às tecnologias, procurando contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior e para o desenvolvimento das Soft Skills dos seus estudantes. Neste âmbito, a equipa nacional construiu, implementou e avaliou o curso piloto: Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, durante o ano letivo de 2020-21. Este seguiu o design definido pelo projeto internacional, inicialmente concebido em b-learning , mas que, face ao cenário de pandemia foi realizado integralmente a distância. Para a avaliação da experiência, consideraram-se as apreciações orais dos participantes durante o curso e as respostas a um inquérito por questionário no final da formação, cuja análise crítica será partilhada neste artigo. Os resultados evidenciam uma apreciação muito positiva da formação, com sugestões de melhoria pertinentes, a integrar em futuros cursos desta natureza. Destacamos o significado que a formação teve para os docentes: um espaço dinâmico de reflexão, partilha e aprendizagem entre pares, que proporcionou a interação no seio da comunidade académica, num contexto de pandemia marcado pelo isolamento social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48528/yhzq-cp97pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48161
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação Pedagógicapt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectSoft Skillspt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_PT
dc.titleFormação pedagógica de professores no Ensino Superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemiapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.familyNameTorres
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNameJoão Vítor
person.identifier6bTT5nYAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.ciencia-idC41E-FFFC-7676
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.scopus-author-id57199723244
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
texto livro atas CNaPPES21-1 218-223.pdf
Size:
222.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: