Publication
Formação pedagógica de professores no Ensino Superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemia
dc.contributor.author | Oliveira Pires, Ana Luisa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Rosário | |
dc.contributor.author | Ferreira, Elsa | |
dc.contributor.author | Baía, Mário | |
dc.contributor.author | Torres, João | |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T09:57:54Z | |
dc.date.available | 2023-12-04T09:57:54Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Neste artigo partilha-se uma experiência de formação de professores do ensino superior, desenvolvida no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2 The system of support for academic teachers in process of shaping soft skills of their students (Soft Skills), decorrida entre dezembro de 2018 e janeiro de 2021. O projeto teve como objetivo a construção de um curso de formação modular, visando o desenvolvimento de competências dos professores e a aquisição de ferramentas e de estratégias metodológicas inovadoras, com recurso às tecnologias, procurando contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino superior e para o desenvolvimento das Soft Skills dos seus estudantes. Neste âmbito, a equipa nacional construiu, implementou e avaliou o curso piloto: Utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, durante o ano letivo de 2020-21. Este seguiu o design definido pelo projeto internacional, inicialmente concebido em b-learning , mas que, face ao cenário de pandemia foi realizado integralmente a distância. Para a avaliação da experiência, consideraram-se as apreciações orais dos participantes durante o curso e as respostas a um inquérito por questionário no final da formação, cuja análise crítica será partilhada neste artigo. Os resultados evidenciam uma apreciação muito positiva da formação, com sugestões de melhoria pertinentes, a integrar em futuros cursos desta natureza. Destacamos o significado que a formação teve para os docentes: um espaço dinâmico de reflexão, partilha e aprendizagem entre pares, que proporcionou a interação no seio da comunidade académica, num contexto de pandemia marcado pelo isolamento social. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.48528/yhzq-cp97 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-768-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48161 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Formação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.subject | Soft Skills | pt_PT |
dc.subject | Pandemia | pt_PT |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_PT |
dc.title | Formação pedagógica de professores no Ensino Superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemia | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Oliveira Pires | |
person.familyName | da Silva Rodrigues | |
person.familyName | Torres | |
person.givenName | Ana Luisa | |
person.givenName | Maria do Rosário | |
person.givenName | João Vítor | |
person.identifier | 6bTT5nYAAAAJ&hl | |
person.identifier.ciencia-id | 1B14-AC6E-5257 | |
person.identifier.ciencia-id | F914-D07D-3523 | |
person.identifier.ciencia-id | C41E-FFFC-7676 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9935-6917 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57199723244 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae | |
relation.isAuthorOfPublication | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78 |