Repository logo
 
Publication

“Basta das asas que eles voam!”: o desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19

dc.contributor.authorLima-Rodrigues, Luzia
dc.date.accessioned2022-06-14T11:43:36Z
dc.date.available2022-06-14T11:43:36Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA, é uma forma de planear o currículo para que seja acessível e leve à a aprendizagem de todos os alunos (Zerbato & Mendes, 2018). Basicamente, trata-se de: 1) valorizar os diversos interesses que os alunos possam ter ao se envolverem numa tarefa de aprendizagem, 2) utilizar diversas vias para colocar os alunos em contato com o conteúdo a aprender, e 3) permitir que os alunos expressem o que sabem de múltiplas formas (Lima-Rodrigues, 2017). Uma Unidade Curricular planeada segundo o DUA dá ênfase às motivações dos estudantes e é organizada de forma a “acionar” equitativamente os diversos estilos de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico), tanto ao abordar o conteúdo quanto ao avaliar. Em Portugal, o DUA tem sido utilizado no ensino básico e figura claramente no normativo da Educação Inclusiva. Nesta comunicação, apresentaremos como o DUA tem sido utilizado no Ensino Superior durante a pandemia, nos cursos de Licenciatura em Educação Básica, de Mestrado em Educação Pré-Escolar e de Gestão e Administração de Escolas, e da Pós-graduação em Educação Especial do Instituto Politécnico de Setúbal, bem como do Mestrado em Educação Especial da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ambas Instituições de Ensino Superior de Portugal. Apresentaremos exemplos de Unidades Curriculares cujas metodologias de ensino e avaliações foram inspiradas pelo DUA; exemplos de momentos de avaliação dos estudantes; relatos de alguns alunos sobre as suas próprias “realizações” (produtos de aprendizagem) e sobre o “sentimento de realização”, ao aprenderem e serem avaliados em UC onde o DUA foi utilizado. Espera-se que esta comunicação seja geradora de reflexão e contribua para o desenvolvimento de práticas de ensino mais estimulantes e mais inclusivas também no ensino superior - e não só para estudantes com dificuldades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima Rodrigues, L. M. (2021). “Basta das asas que eles voam!”: O desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 172-178). Instituto Politécnico de Setúbal.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53236-1-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41052
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada na açãopt_PT
dc.subjectMétodos ativospt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_PT
dc.title“Basta das asas que eles voam!”: o desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, durante a pandemia de COVID-19pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.startPage172pt_PT
oaire.citation.titleAtas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionaispt_PT
person.familyNameLima-Rodrigues
person.givenNameLuzia
person.identifier.ciencia-id6515-ED48-CAF5
person.identifier.orcid0000-0003-2021-9467
person.identifier.ridS-9851-2019
person.identifier.scopus-author-id57191541447
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Basta dar asas que eles voam - pp. 172-178.pdf
Size:
3.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format