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Abstract(s)
No século XXI a avaliação parece ter seguido em duas direções opostas. Uma centrada sobretudo na avaliação dos desempenhos escolares, muito ligada à ideia de medida. A outra centrada na sala de aula, vista como parte integrante do processo ensino e aprendizagem, e associada à avaliação como um processo socialmente construído. Este lado da avaliação, mais dependente da intenção dos professores em função do modo como veem o processo de ensino e aprendizagem, não tem tido um caminho fácil pois implica diálogos com outras teorias nomeadamente as da aprendizagem. Ora, neste texto procura-se discutir alguns aspetos deste diálogo e perceber se a avaliação pode ser um instrumento útil para a inclusão de todos os alunos e ainda se estas práticas avaliativas podem ser usadas desde os primeiros anos de escolaridade.
Description
Keywords
Avaliação formativa Práticas de avaliação formativa Primeiros anos de escolaridade
Citation
Pinto, J. (2019). Avaliação formativa. In M. Ortigão, D. Fernandes &T. Pereira, L. Santos (Coord.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento (Vol. 6, pp. 19-45). Curitiba, Brasil: CRV Editores