dc.contributor.author | Pinto, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T11:54:26Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T11:54:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | No século XXI a avaliação parece ter seguido em duas direções opostas. Uma centrada sobretudo na avaliação dos desempenhos escolares, muito ligada à ideia de medida. A outra centrada na sala de aula, vista como parte integrante do processo ensino e aprendizagem, e associada à avaliação como um processo socialmente construído. Este lado da avaliação, mais dependente da intenção dos professores em função do modo como veem o processo de ensino e aprendizagem, não tem tido um caminho fácil pois implica diálogos com outras teorias nomeadamente as da aprendizagem. Ora, neste texto procura-se discutir alguns aspetos deste diálogo e perceber se a avaliação pode ser um instrumento útil para a inclusão de todos os alunos e ainda se estas práticas avaliativas podem ser usadas desde os primeiros anos de escolaridade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pinto, J. (2019). Avaliação formativa. In M. Ortigão, D. Fernandes &T. Pereira, L. Santos (Coord.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento (Vol. 6, pp. 19-45). Curitiba, Brasil: CRV Editores | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-3463-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31207 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_PT |
dc.subject | Práticas de avaliação formativa | pt_PT |
dc.subject | Primeiros anos de escolaridade | pt_PT |
dc.title | Avaliação formativa: uma prática para a aprendizagem | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 19 | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | Jorge | |
person.identifier.ciencia-id | 7218-24BB-3DBB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2819-8114 | |
person.identifier.scopus-author-id | 37063603600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146 |