ESS - Escola Superior de Saúde
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- Abordagem psicoeducativa no idoso com depressãoPublication . Carona, André; Marques, Maria de FátimaO presente relatório apresenta as intervenções que serviram de base ao desenvolvimento de um grupo psicoeducativo para idosos com depressão. Estas permitiram viver experiências que resultaram numa aquisição de competências. A depressão no idoso assume uma importância singular nos tempos que correm, devido ao elevado grau de incapacidade que desenvolve no mesmo, da mesma forma que potencia uma degradação mais acelerada do seu estado geral de saúde. A psicoeducação assume-se como um tratamento com eficácia comprovada na recuperação da depressão. Capacitando os idosos através do aumento do conhecimento sobre a doença e do desenvolvimento de mecanismos de adaptação, potencia-se a capacidade destes para gerir a doença. A criação de grupos psicoeducativos fomenta a interação entre os participantes, melhorando a adesão ao tratamento. O programa definido para o grupo psicoeducativo foi considerado positivo por parte dos idosos, tendo demonstrado aparente eficácia, dado que os níveis de depressão dos mesmos diminuíram
- Abordagem Sistematizada à Pessoa Vítima de Trauma Admitida no Serviço de UrgênciaPublication . Frutuoso, Joana Margarida Maurício da Rosa; Costa, Maria Antónia Rasa CorreiaIntrodução: O Relatório de Estágio é a última fase do Mestrado em Enfermagem, com especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Fundamentar as escolhas realizadas, teórica e cientificamente, descrever o projeto de intervenção profissional do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas. O projeto de intervenção é redigido, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo modelo para mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee. Resultados: A análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências, incidiu sobre atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, onde foi realizado o projeto de intervenção, que objetivou melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica vítima de trauma, através da elaboração de uma norma de uniformização de cuidados, abarcando uma Cheklist de registos. Conclusão: A elaboração deste relatório possibilitou a descrição do percurso formativo e a análise crítico-reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências.
- Acreditação da idoneidade formativa do contexto de prática clínica no S. de Urgência do CHMT – AbrantesPublication . Serra, Victor; Cordeiro, RaulNum contexto de mudança dos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, reconhece-se a importância de renovar um Sistema de Certificação de Competências, que é contemplado por um período de Exercício Profissional Tutelado, para a obtenção do título de Enfermeiro, e um período de Desenvolvimento Profissional Tutelado, para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista. O Conselho de Enfermagem reconhece que para a obtenção destes títulos, esta Prática Tutelada deve acontecer num contexto de prática clinica de Idoneidade Formativa, reconhecida e acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, e sob a supervisão de um Enfermeiro com certificação de competências, com a designação de Enfermeiro Supervisor. Serve então o presente relatório para verificar se, se encontram reunidas as condições para um eventual processo de candidatura a Acreditação de Idoneidade Formativa do Contexto de Prática Clinica, no Serviço de Urgência – Unidade de Abrantes – Centro Hospitalar Médio Tejo. Ao longo do relatório são descritas as fases de implementação e feito o levantamento das condições necessárias à candidatura para o processo de Acreditação
- Acreditação da Idoneidade Formativa do Contextos de Prática Clínica na UCSP de MonfortePublication . Velez, Luísa; Carvalho, GraçaO Modelo de Desenvolvimento Profissional integra o Sistema de Certificação de Competências e o Sistema de Individualização das Especialidades. Na primeira alteração ao estatuto da Ordem dos Enfermeiros configura-se um novo Sistema de Certificação de Competências que contempla um período de Exercício Profissional Tutelado, para atribuição do título de enfermeiro, e um período de Desenvolvimento Profissional Tutelado, para atribuição do título de Enfermeiro Especialista. O Conselho de Enfermagem entende que esta Prática Tutelada deve acontecer em contexto de prática clínica de Idoneidade Formativa, reconhecida e acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, e sob a supervisão de um Enfermeiro com certificação de competências, enquanto Supervisor Clínico. O estágio teve como finalidade verificar se estavam reunidas as condições para a candidatura a Acreditação de Idoneidade Formativa do Contextos de Prática Clínica, na UCSP de Monforte. Neste relatório, apresenta-se o trajeto percorrido, no levantamento das condições necessárias para a candidatura à Acreditação.
- Adolescência saudável, sexualidade responsávelPublication . Piçarra, Maria da Nazaré Cordeiro; Martins, Maria FilomenaNo âmbito do II Mestrado em Enfermagem com a área de Especialização em Enfermagem Comunitária, o presente relatório pretende descrever, analisar e reflectir as actividades desenvolvidas durante o estágio que visou a aquisição de competências como enfermeira especialista em enfermagem comunitária. Escolheu-se a comunidade adolescente, dado o elevado interesse desta para a saúde comunitária, sendo igualmente um desafio para a mestranda, dado as suas características particulares. O estágio surgiu após o diagnóstico de situação efectuado pelos mestrandos. Decorreu entre 14 de Fevereiro e 29 de Junho de 2012 junto dos adolescentes dos 8.º e 9.º anos de escolaridade e CEF das Escolas Básica 2,3 Cristóvão Falcão e Secundária Mouzinho da Silveira de Portalegre, no ano lectivo 2011/2012. Promoveu-se a capacitação e empoderamento destes para uma sexualidade saudável e responsável. Realizaram-se sessões de educação para a saúde no âmbito da educação sexual a 281 adolescentes, sendo que 77 participaram nas sessões do sub-grupo da mestranda. No final destas, aplicou-se um questionário de satisfação. Destes 77 adolescentes, todos consideraram importante a participação neste tipo de sessões e mostraram-se satisfeitos com a adequação dos meios utilizados. 43% ficaram muito satisfeitos com os temas abordados; 40% consideraram-se muito satisfeitos com as informações fornecidas; e 45% referiu estar muito satisfeita com o esclarecimento de dúvidas. A mestranda destaca que o estágio foi extremamente satisfatório e gratificante, adquirindo competências como enfermeira especialista em enfermagem comunitária.
- Alimentação da criança até aos dois anos de vida: Contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Jesus, Cátia Alexandra Guerreiro de; Chora, Maria AntóniaA alimentação nos primeiros dois anos de vida desempenha um importante papel na saúde, crescimento e desenvolvimento adequado da criança. Além disso, contribui ativamente para a adoção, modelação e consolidação de hábitos e estilos de vida saudáveis, por sua vez determinantes para a saúde em todo o ciclo vital e para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis como a obesidade, a diabetes mellitus, a hipertensão arterial ou o cancro. O presente relatório visa, em retrospetiva, refletir sobre as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e de Mestre, adquiridas e desenvolvidas ao longo do Estágio Final, resultantes do percurso nos diferentes contextos clínicos e da implementação do projeto de intervenção neste período. Com recurso à metodologia de trabalho de projeto, foram desenvolvidas atividades que procuram atender ao problema previamente identificado. Pelas competências acrescidas e diferenciadas, bem como pela posição privilegiada junto da criança-família, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desempenha um papel fundamental na promoção de uma alimentação saudável da criança desde o nascimento, visando a maximização do seu potencial de saúde na infância.
- Alimentação vegetariana em idade pediátrica: capacitar os Enfermeiros para uma alimentação alternativaPublication . Valeriano, Ana; Malcata, Margarida; Ramos, AnaO vegetarianismo – um regime alimentar alternativo – tem adquirido uma expressão significativa em Portugal, devido à ascensão no número de pessoas vegetarianas, nos últimos anos. Apesar de este tipo de regime alimentar possuir benefícios, pode, quando praticado de forma inadequada e desequilibrada, acarretar complicações para o ciclo vital e especificamente para a infância, por ser um período de grandes transformações e constantes mudanças a nível do crescimento e desenvolvimento. Perante esta temática atual, foi desenvolvido um Projeto de Estágio, com carácter de transversalidade a ambos os estágios clínicos – Estágio I e Estágio Final – que visou sensibilizar e capacitar os Enfermeiros para a temática do vegetarianismo, com o intuito de realização de ensinos devidamente fundamentados ao binómio criança/família. A realização deste Relatório de Estágio, que documenta o caminho académico percorrido, permitiu explanar a aquisição e desenvolvimento das diversas competências como, Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Competências de Mestre
- "Apenas falar, não é comunicar" - A comunicação do enfermeiro com a família/pessoa em situação crítica no SUPublication . Pires, Vítor; Marques, Maria do CéuUm dos objetivos relacionado com segurança do doente, passa pela manutenção de uma comunicação eficaz na prestação de cuidados de enfermagem. O presente Relatório surge no âmbito dos estágios realizados e tem o objetivo de descrever de forma refletida, fundamentada e pormenorizada o processo formativo. É um documento que segue uma metodologia descritiva, refletindo o percurso formativo realizado ao longo dos estágios 1 e Final, sendo que neste último foi desenvolvido um trabalho que segue a metodologia de projeto, designado de intervenção major, que dá nome ao relatório. Foi utilizada uma escala de observação e um questionário na recolha de dados aplicado a 20 enfermeiros. Na atividade major foi evidenciada a necessidade da adequação de algumas estratégias de forma a otimizar o processo de comunicação entre os enfermeiros e a família/pessoa em situação crítica. Foram evidenciadas as competências comuns de enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, assim como na vertente da pessoa em situação crítica e de mestre. Os objetivos definidos ao longo do documento foram alcançados, consta-se que há um maior enriquecimento pessoal e profissional ao nível técnico e científico
- Aprendendo e andando: Promover o autocuidado dos utentes com Diabetes tipo 2 – O Pé DiabéticoPublication . Timóteo, Jéssica; Martins, Maria FilomenaÉ o comportamento dos utentes que mais influencia o prognóstico da Diabetes Mellitus, pelo que constitui um grande desafio aos enfermeiros no que concerne aos cuidados que potenciam a mudança de comportamentos desadequados, ajudando na prevenção de complicações tardias, onde se inclui o Pé Diabético. Objetivo: Promover o autocuidado nos utentes com diabetes tipo 2 da USF. Metodologia: Foi aplicado um questionário a 52 utentes com diagnóstico de Diabetes Tipo 2 e realizadas sessões de educação para a saúde, com o intuito de desenvolver um projeto de intervenção comunitária, tendo como linha orientadora a Metodologia do Planeamento em Saúde. Resultados: Constatou-se défice no autocuidado aos pés, por parte dos utentes que integram o estudo, assim como na transmissão e perceção de informação transmitida pelos profissionais de saúde. Contudo, através das sessões de educação para a saúde, foi possível contribuir favoravelmente para a promoção do autocuidado. Conclusão: Ressalta assim a importância da educação para a saúde, uma vez que ajuda a promover o conhecimento, envolvendo profissionais de saúde e utentes, de modo a motivar estes para o autocuidado
- Aprender a viver com a Diabetes Mellitus tipo 2!Publication . Brás, Marta; Canais, EdgarA Diabetes é uma patologia cuja prevalência tem aumentado de forma exponencial, sobretudo nos grupos etários mais jovens, sendo imprescindível a criação e implementação de estratégias que permitam prevenir e controlar a diabetes reduzindo a mortalidade prematura e a morbilidade. Objetivo: Empoderar o individuo adulto com diabetes tipo 2 na gestão da sua saúde e prevenção de complicações tardias. Método: O projeto de intervenção comunitária baseou-se na metodologia do planeamento em saúde. Procedeu-se a aplicação de instrumentos de recolha de dados aos utentes adultos com diabetes tipo 2 e realizaram-se sessões de educação para a saúde. Resultados: Verificaram-se défices de conhecimento na dimensão controlo da doença e sintomatologia e défices no autocuidado - adoção de uma alimentação saudável e atividade física. Conclusão: A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação dos indivíduos com diabetes tipo 2