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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Viegas, Ana Raquel Pinto Fonseca Amaro; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional 1, li, Ili e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.° CEB) na Escola Superior de Educação João de Deus e representa a etapa final deste Mestrado. O estágio foi realizado em três escolas da região de Lisboa, todas elas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), nas valências do Ensino Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório resulta não só da perceção obtida a partir da experiência, que foi vivida no decurso do estágio profissional, como observadora participante e que permitiu adquirir conhecimentos e desenvolver competências fundamentais para um futuro desempenho profissional com qualidade. O estágio profissional permitiu o contacto com a realidade educativa através da observação, reflexão e avaliação de diferentes práticas e modelos com os quais foi possível contactar. No âmbito deste estágio foram desenvolvidas competências na planificação e intervenção em contextos educativos diferenciados. Ao longo do estágio profissional, com a duração de dois anos, a equipa de supervisão pedagógica acompanhou todo o percurso efetuado, contribuindo de forma gradual para a evolução da estagiária.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Neto, Rita Milheiro de Carvalho Pais; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO Relatório de Estágio Profissional I, II, III, IV e a sua elaboração corresponde a uma série de vivências observadas que fui experienciando no âmbito da frequência no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A organização do relatório está feita da seguinte forma: primeiro capítulo – Relatos; segundo capítulo – Planificações; terceiro capítulo – Dispositivos de Avaliação e por fim o quarto capítulo que é a Apresentação de uma Proposta de um Projeto Educativo. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos, estes descrevem atividades aulas que observei por parte das educadoras/ professoras, aulas que foram lecionadas por mim e por colegas que considerei relevantes e pertinentes. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações, quatro de atividades em Educação Pré-Escolar e outras quatro em Ensino do 1.º Ciclo. Todas são justificadas e fundamentadas por literatura relevante. No terceiro capítulo são referidos quatro Dispositivos de Avaliação. Um dispositivo na Educação Pré-Escolar e os outros três no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em anos de escolaridade diferentes. Já no último capítulo explico o desenvolvimento de um projeto, escolhido por mim, ao qual dei o título de “ 25 de abril visto pelas crianças…”. Escolhi desenvolver este tema porque gostava que os alunos o trabalhassem de uma forma diferente e que pudessem mostrar aos colegas aquilo que será desenvolvido ao longo do projeto.
- O terrorismo e o contraterrorismo no Brasil: a resposta da legislaçãoPublication . Gonzales, Neryse Pires Nery do Prado; Matos, Hermínio Joaquim de; Junior, Wanderlei LukachewskiO presente estudo tem por objetivo demonstrar a importância que envolve o terrorismo e contra-terrorismo no Brasil e a resposta do poder legislativo. O terrorismo é intrínseco a um fenómeno que se encontra delimitado na história da humanidade, muito embora, a partir do advento da globalização e a presença de uma maior interdependência entre os países, observa-se a presença de uma importância cada vez maior, multiplicada necessariamente pelos contrastes culturais e religiosos. Nota-se que o debate referente especificamente ao terrorismo transnacional conforme se conhece presentemente veio a tomar forma recentemente do ponto de vista histórico. Entretanto, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, pode-se verificar que o terrorismo passou a apresentar uma maior atenção através da comunidade internacional. As características objetivadas pelos grupos terroristas são acentuadas em decorrência da sua diversidade de motivação bem como do “modus operandi”, alvos indiscriminados além da autoria não estatal, esquivando-se da conceção mais antiga de terrorismo de estado. Ademais, a evolução tecnológica a qual se verifica atualmente pode propiciar uma maior difusão de seus ideais objetivando o recrutamento bem como a adesão de novos membros em prol da causa. Diante a este cenário, busca-se lidar com o terrorismo e simultaneamente necessita-se respeitar os direitos humanos, positivados e salvaguardados não só nas constituições dos Estados, além de devidamente protegidos no âmbito jurídico-normativa internacional, mediante a presença de pactos e tratados internacionais os quais são condescendidos pelos mais diversos países. Nesse contexto é importante a análise no Brasil, levando em consideração a edição da Lei 13.260/2016 que trata do tema. Ainda, faz-se necessário ponderar as possíveis influências externas na elaboração do referido texto legal, sobretudo em relação a política internacional europeia anti-terror, visto que a Europa tem sido alvo constante de ataques terroristas e dessa forma, os países têm adotado uma postura que, não dificilmente, dão margem à violação de direitos humanos. A metodologia de pesquisa do presente estudo se fundamenta na revisão bibliográfica.
- Manutenção produtiva total numa fábrica de carbonato de cálcio precipitadoPublication . Pereira, Hélder Filipe Torres; Lopes, Fernando José Pimentel; Fonseca, Inácio Sousa Adelino daA evolução natural do ser humano conduziu o próprio a encontrar filosofias que melhorem a sua passagem pelo planeta, tendo como certo que nada é eterno. Filosofias que permitem alargar o ciclo da vida. Filosofias que permitem um menor número de dificuldades. Seguindo a ordem de ideias do parágrafo anterior, também a manutenção segue uma evolução natural. Tal como o ser humano, também a máquina não é eterna; todavia persegue-se uma melhoria contínua em busca da maior eficiência possível. Meio século após o seu aparecimento, a Minerals Technologies Inc. decide adotar e desenvolver, adaptada à sua realidade, o conceito de Manutenção Produtiva Total. Assim, em 2019 a Manutenção Produtiva Total fará parte do percurso académico do autor deste Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica. A Manutenção Produtiva Total é baseada em alguns pilares que podem variar consoante a fonte de informação. Mais especificamente, a Minerals Technologies Inc. assenta o seu programa na eliminação das Seis Grandes Perdas, na Manutenção Planeada, na Manutenção Autónoma, na Engenharia Preventiva, em Produtos de Manufatura Simplificada e, por último, na Educação. Estes princípios suportam o lema “Maintain equipment in optimal condition all of the time; striving for zero accidents, zero defects, and zero down time”. Com o desenvolvimento do Estágio, houve melhorias significativas no programa de lubrificação e de gestão de reservas. Por um lado,na gestão de reservas, foram atualizados e criados novos documentos para uma gestão de reservas mais eficaz, evitando a falta de informação relativa à localização ou estado do equipamento. Adicionalmente, foi projetado um armazém para reservas e lubrificantes de acordo com as necessidades da empresa. Devido ao facto de nem todos os equipamentos estarem identificados, cerca de 40%, foi feita uma verificação aos equipamentos e posteriormente foram etiquetados, passando para um total de 80%. Na lubrificação, foram criados Single Point Lessons com a informação necessária para auxiliar o colaborador na execução da sua atividade, passando de 16% de cobertura na fábrica para 100%. Adicionalmente, foi iniciada a implementação da Manutenção Autónoma nos compressores e agitadores de carbonadores, ficando como sugestão futura a continuação do trabalho desenvolvido com aplicação a outras zonas. A Specialty Minerals Portugal, localizada na Figueira da Foz, produz Carbonato de Cálcio Precipitado para ser aplicado no fabrico do papel, produzindo em exclusividade para a The Navigator Company. Este Estágio surge no momento em que a Specialty Minerals pretende implementar os conceitos de Manutenção Produtiva Total adotados pela Minerals Technologies Inc., inicialmente nas fases de produção e zonas consideradas críticas. Devido ao extenso equipamento a manter, faz todo o sentido que os operadores sejam capazes de operar o referido equipamento e simultaneamente efetuar a sua manutenção de rotina, estabelecendo as condições básicas de funcionamento. É neste âmbito que se insere o trabalho desenvolvido neste Estágio Curricular, uma vez que se torna fundamental dotar a fábrica e incutir nos operadores a filosofia da Manutenção Produtiva Total.
- Crianças e jovens em risco: a atuação do Enfermeiro na deteção, sinalização e prevenção dos maus tratosPublication . Abreu, Daniela; Ramos, AnaOs maus tratos a crianças e jovens constituem um problema de saúde pública a nível nacional com repercussões físicas e psicológicas a curto e a longo prazo, pelo que se torna fulcral sensibilizar e capacitar os enfermeiros para atuarem como entidades de primeira linha na deteção precoce, sinalização e prevenção dos maus tratos. Ao longo do presente relatório de estágio será explicitado o percurso efetuado no sentido da aquisição de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e as Competências de Mestre através do planeamento e execução de atividades nos diferentes contextos de estágio. O referido projeto de estágio acerca dos maus tratos a crianças e jovens tem como objetivo principal contribuir para a segurança da criança, no âmbito da prevenção dos maus tratos e a sua correta sinalização e acompanhou o nosso percurso ao longo da realização dos Estágios I e Final. Conferiu-nos a possibilidade de desenvolver conhecimentos e competências acerca da temática dos maus tratos, sensibilizar as equipas de enfermagem para a problemática em questão, otimizar estratégias de capacitação para intervir para a prevenção, deteção e sinalização dos maus tratos e identificar os conhecimentos e a atuação dos Enfermeiros da amostra acerca das questões da prevenção e sinalização dos maus tratos através da elaboração de um estudo original quantitativo descritivo exploratório
- Obesidade infantil: A atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na educação alimentar em idade escolarPublication . Janeiro, Adriana; Malcata, Margarida; Ramos, AnaA Obesidade Infantil é considerada uma doença pediátrica, que apresenta uma enorme prevalência a nível mundial, nos dias de hoje é vista como um desafio de saúde pública. Os dados relativos a Portugal, no ano de 2019 são extremamente preocupantes, uma vez que, tanto as taxas de excesso de peso, como de obesidade apresentam valores elevados. Este Relatório Final integra as atividades, que foram desenvolvidas ao longo do Estágio I e Estágio Final, assim como o Projeto de Intervenção, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo definido como objetivo geral promover hábitos de vida saudáveis às crianças em idade escolar, inserido na linha de investigação ‘Necessidades em cuidados de enfermagem em populações específicas’. Possibilitando sensibilizar as crianças e os pais ou famílias, sobre esta problemática, bem como compreender a realidade relativa à obesidade infantil, em idade escolar, para contribuirmos para a promoção da saúde destas crianças. Realizámos uma análise reflexiva sobre todo o percurso formativo, nos diferentes contextos de estágio, tendo em conta o seu contributo para a aquisição das competências comuns, bem como as específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e ainda as competências de Mestre
- Transporte da criança/jovem: uma viagem em segurançaPublication . Rocha, Ana; Ramos, AnaOs acidentes rodoviários constituem uma importante causa de morte e incapacidade nas crianças e jovens em Portugal. Esta realidade constitui uma preocupação para toda a população podendo ser alvo de intervenção através da implementação de medidas prévias de prevenção. É importante reconhecer o peso que a prevenção tem no que diz respeito à diminuição das taxas de mortalidade e morbilidade infantil e juvenil com evidentes ganhos em saúde nesta população. A promoção da segurança e prevenção de acidentes no transporte de crianças/jovens são sem dúvida responsabilidades de todos os enfermeiros, especialmente dos que trabalham em pediatria, de forma a melhorar os cuidados prestados, a qualidade de vida e segurança das crianças/jovens e família. Recorrendo à metodologia de projeto desenvolveu-se um projeto de intervenção inserido na linha de investigação ‘Segurança e Qualidade de Vida’, transversal aos diferentes contextos práticos, mas considerando as necessidades específicas de cada local, com o objetivo ‘contribuir para a segurança das crianças/jovens no transporte automóvel’. Este projeto permitiu-nos sensibilizar e capacitar diferentes grupos-alvo e otimizar estratégias e recursos na tentativa de fomentar mudanças comportamentais com impacto positivo na saúde. Este relatório documenta todo o percurso formativo que conduziu ao alcance e desenvolvimento das competências de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e de mestre. Contempla também uma análise descritiva e reflexiva do mesmo
- O Lúdico na Aprendizagem do InglêsPublication . Fernandes, Diana; Araújo, LuisaO presente relatório teve como propósito compreender como é implementado o ensino precoce do Inglês na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, procedeu-se à análise da perceção da professora titular de Inglês sobre o ensino da língua inglesa e da sua prática pedagógica, com o mesmo grupo de crianças; primeiro durante a Educação Pré-escolar quando as crianças tinham 5 anos e subsequentemente no 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Analisou-se ainda a perceção das crianças sobre o ensino do Inglês. Definiram-se objetivos gerais de forma a compreender a orientação e perceção da docente relativamente à aprendizagem e ensino precoce da língua inglesa, conhecer a opinião das crianças relativamente à importância e utilização da língua inglesa e identificar as estratégias de ensino-aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, num estabelecimento escolar do concelho de Loures. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada, focus group, observação direta e através da recolha do conteúdo dos manuais escolares da disciplina de Inglês. Os dados recolhidos através dos instrumentos mencionados foram sujeitos a análise de conteúdo e análise documental, no caso dos manuais escolares de Inglês. Os resultados destacam uma prática pedagógica do ensino do Inglês direcionada para a ludicidade, que previligia uma aprendizagem natural, mas também uma aprendizagem com intencionalidade educativa, havendo assim um equilíbrio. É também de realçar que tanto as crianças como a docente atribuem grande importância à aprendizagem do Inglês As crianças revelam maior atenção e motivação nas aprendizagens que envolvem histórias, canções, flashcards e jogos, mostrando menos interesse e entusiasmo nas tarefas relacionadas com o manual escolar. Nesta perspetiva, a professora de Inglês, apesar de utilizar o manual escolar, opta por uma aprendizagem que vai ao encontro das preferências das crianças. Em estudos futuros, será pertinente o alargamento deste tipo de investigação a outros contextos de ensino, de forma a averiguar se este tipo de prática pedagógica é comum, bem como averiguar quais as competências de língua adquiridas pelas crianças quando sujeitas a este tipo de ensino.
- Alimentação vegetariana em idade pediátrica: capacitar os Enfermeiros para uma alimentação alternativaPublication . Valeriano, Ana; Malcata, Margarida; Ramos, AnaO vegetarianismo – um regime alimentar alternativo – tem adquirido uma expressão significativa em Portugal, devido à ascensão no número de pessoas vegetarianas, nos últimos anos. Apesar de este tipo de regime alimentar possuir benefícios, pode, quando praticado de forma inadequada e desequilibrada, acarretar complicações para o ciclo vital e especificamente para a infância, por ser um período de grandes transformações e constantes mudanças a nível do crescimento e desenvolvimento. Perante esta temática atual, foi desenvolvido um Projeto de Estágio, com carácter de transversalidade a ambos os estágios clínicos – Estágio I e Estágio Final – que visou sensibilizar e capacitar os Enfermeiros para a temática do vegetarianismo, com o intuito de realização de ensinos devidamente fundamentados ao binómio criança/família. A realização deste Relatório de Estágio, que documenta o caminho académico percorrido, permitiu explanar a aquisição e desenvolvimento das diversas competências como, Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Competências de Mestre
- Ambiente Educativo: influência das rotinas numa sala de Educação Pré-escolar, para o envolvimento parental numa sala de CrechePublication . Pedro Santos, Sofia; Rosa, Celeste