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- Ambiente Educativo: influência das rotinas numa sala de Educação Pré-escolar, para o envolvimento parental numa sala de CrechePublication . Pedro Santos, Sofia; Rosa, Celeste
- Escrever e reescrever no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma estratégia de ensino aprendizagemPublication . Natacha Manuel Ferreira Freitas Ribeiro
- (Trans)formar rotinas em aprendizagens na Educação Pré-EscolarPublication . Esmeraldina Fernanda da Cruz Oliveira
- A promoção de hábitos alimentares saudáveis na criança do 1º Ciclo do Ensino Básico, através do projeto:"(re)aprender a comer"Publication . Mafalda Sofia Soares de Moura Marques
- O Lúdico na Aprendizagem do InglêsPublication . Fernandes, Diana; Araújo, LuisaO presente relatório teve como propósito compreender como é implementado o ensino precoce do Inglês na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, procedeu-se à análise da perceção da professora titular de Inglês sobre o ensino da língua inglesa e da sua prática pedagógica, com o mesmo grupo de crianças; primeiro durante a Educação Pré-escolar quando as crianças tinham 5 anos e subsequentemente no 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Analisou-se ainda a perceção das crianças sobre o ensino do Inglês. Definiram-se objetivos gerais de forma a compreender a orientação e perceção da docente relativamente à aprendizagem e ensino precoce da língua inglesa, conhecer a opinião das crianças relativamente à importância e utilização da língua inglesa e identificar as estratégias de ensino-aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, num estabelecimento escolar do concelho de Loures. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada, focus group, observação direta e através da recolha do conteúdo dos manuais escolares da disciplina de Inglês. Os dados recolhidos através dos instrumentos mencionados foram sujeitos a análise de conteúdo e análise documental, no caso dos manuais escolares de Inglês. Os resultados destacam uma prática pedagógica do ensino do Inglês direcionada para a ludicidade, que previligia uma aprendizagem natural, mas também uma aprendizagem com intencionalidade educativa, havendo assim um equilíbrio. É também de realçar que tanto as crianças como a docente atribuem grande importância à aprendizagem do Inglês As crianças revelam maior atenção e motivação nas aprendizagens que envolvem histórias, canções, flashcards e jogos, mostrando menos interesse e entusiasmo nas tarefas relacionadas com o manual escolar. Nesta perspetiva, a professora de Inglês, apesar de utilizar o manual escolar, opta por uma aprendizagem que vai ao encontro das preferências das crianças. Em estudos futuros, será pertinente o alargamento deste tipo de investigação a outros contextos de ensino, de forma a averiguar se este tipo de prática pedagógica é comum, bem como averiguar quais as competências de língua adquiridas pelas crianças quando sujeitas a este tipo de ensino.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Viegas, Ana Raquel Pinto Fonseca Amaro; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional 1, li, Ili e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.° CEB) na Escola Superior de Educação João de Deus e representa a etapa final deste Mestrado. O estágio foi realizado em três escolas da região de Lisboa, todas elas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), nas valências do Ensino Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório resulta não só da perceção obtida a partir da experiência, que foi vivida no decurso do estágio profissional, como observadora participante e que permitiu adquirir conhecimentos e desenvolver competências fundamentais para um futuro desempenho profissional com qualidade. O estágio profissional permitiu o contacto com a realidade educativa através da observação, reflexão e avaliação de diferentes práticas e modelos com os quais foi possível contactar. No âmbito deste estágio foram desenvolvidas competências na planificação e intervenção em contextos educativos diferenciados. Ao longo do estágio profissional, com a duração de dois anos, a equipa de supervisão pedagógica acompanhou todo o percurso efetuado, contribuindo de forma gradual para a evolução da estagiária.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Neto, Rita Milheiro de Carvalho Pais; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO Relatório de Estágio Profissional I, II, III, IV e a sua elaboração corresponde a uma série de vivências observadas que fui experienciando no âmbito da frequência no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A organização do relatório está feita da seguinte forma: primeiro capítulo – Relatos; segundo capítulo – Planificações; terceiro capítulo – Dispositivos de Avaliação e por fim o quarto capítulo que é a Apresentação de uma Proposta de um Projeto Educativo. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos, estes descrevem atividades aulas que observei por parte das educadoras/ professoras, aulas que foram lecionadas por mim e por colegas que considerei relevantes e pertinentes. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações, quatro de atividades em Educação Pré-Escolar e outras quatro em Ensino do 1.º Ciclo. Todas são justificadas e fundamentadas por literatura relevante. No terceiro capítulo são referidos quatro Dispositivos de Avaliação. Um dispositivo na Educação Pré-Escolar e os outros três no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em anos de escolaridade diferentes. Já no último capítulo explico o desenvolvimento de um projeto, escolhido por mim, ao qual dei o título de “ 25 de abril visto pelas crianças…”. Escolhi desenvolver este tema porque gostava que os alunos o trabalhassem de uma forma diferente e que pudessem mostrar aos colegas aquilo que será desenvolvido ao longo do projeto.
- Alimentação vegetariana em idade pediátrica: capacitar os Enfermeiros para uma alimentação alternativaPublication . Valeriano, Ana; Malcata, Margarida; Ramos, AnaO vegetarianismo – um regime alimentar alternativo – tem adquirido uma expressão significativa em Portugal, devido à ascensão no número de pessoas vegetarianas, nos últimos anos. Apesar de este tipo de regime alimentar possuir benefícios, pode, quando praticado de forma inadequada e desequilibrada, acarretar complicações para o ciclo vital e especificamente para a infância, por ser um período de grandes transformações e constantes mudanças a nível do crescimento e desenvolvimento. Perante esta temática atual, foi desenvolvido um Projeto de Estágio, com carácter de transversalidade a ambos os estágios clínicos – Estágio I e Estágio Final – que visou sensibilizar e capacitar os Enfermeiros para a temática do vegetarianismo, com o intuito de realização de ensinos devidamente fundamentados ao binómio criança/família. A realização deste Relatório de Estágio, que documenta o caminho académico percorrido, permitiu explanar a aquisição e desenvolvimento das diversas competências como, Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Competências de Mestre