ISSSP - Dissertações de mestrado em Gerontologia Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Gerontologia Social by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 63
Results Per Page
Sort Options
- Abandono de idosos em hospitais: o caso do Serviço de Urgência do Hospital de Santo AntónioPublication . Sousa, Inês Borges; Nogueira, AdrianoAssiste-se, hoje em dia, a um conjunto de alterações nas estruturas familiares, económicas, sociais e demográficas que limitam a capacidade das famílias para apoiar os idosos. Com efeito, esta camada da população fica mais vulnerável à ocorrência de situações de abuso, na qual se inclui o abandono em contexto hospitalar. Apesar de ser um problema que tem merecido destaque nos meios de comunicação social, é ainda um tema pouco explorado na sociedade portuguesa e que carece de um estudo aprofundado. Nesse sentido, foi desenvolvido um estudo de investigação no Serviço de Urgência do Hospital de Santo António - Centro Hospitalar do Porto, que teve como objectivos perceber se existem casos de abandono de idosos no Serviço de Urgência (SU) do Hospital de Santo António (HSA), identificar as causas que podem desencadear as situações de abandono, conhecer a percepção dos profissionais do SU do HSA sobre o abandono de idosos neste Serviço e, por fim, avaliar a importância da intervenção dos profissionais do SU, nomeadamente do Assistente Social na prevenção e resolução destas situações. De forma a atingir os objectivos propostos, foram realizadas entrevistas semi-directivas a profissionais do SU, designadamente a Assistentes Operacionais, Assistentes Sociais, Enfermeiros e Médicos, e através da informação obtida a partir da observação participante no SU, foram analisados um conjunto de casos práticos que permitiram perceber que neste Serviço não existiram casos de abandono e constatar que a escassez de retaguarda familiar, económica e social limitam a capacidade das famílias para cuidar dos idosos, sobretudo se forem idosos dependentes de terceiros. A intervenção do Serviço Social e dos Profissionais de saúde em colaboração com as redes de apoio formal e informal permite, assim, equacionar respostas junto do idoso e da sua família capazes de prevenir situações de abandono. Os resultados revelam ainda a necessidade de desenvolver estratégias de intervenção e de apoio às famílias para que estas reúnam condições que lhes permitam assumir a responsabilidade de cuidar dos seus familiares idosos.
- “Activ'IDADE”Publication . Moreira, Andreia; Machado, IdalinaO envelhecimento é uma realidade na maior parte dos países do mundo, com particular enfoque nos chamados países desenvolvidos. O aumento do peso da população mais velha no total da população traz desafios, não só no plano demográfico, mas também no plano social, particularmente no que concerne ao garantir às pessoas que vivem cada vez mais anos um papel na sociedade e uma vida com dignidade e qualidade. Ao processo de envelhecimento estão associadas perdas de diferentes naturezas, das quais se destaca a perda de laços sociais (quantidade e qualidade das relações sociais), que aumenta o risco de isolamento social e de solidão. E embora estes fenómenos sejam transversais a toda a população, o seu impacto nas pessoas mais velhas é particularmente preocupante. Assim, partindo de um diagnóstico gerontológico realizado no quadro da segunda fase do projeto Porto.Importa-Se, no qual foram inquiridas 235 pessoas com 70 e mais anos a viverem sós e com 75 e mais anos quando vivem em casal sem outros elementos, entre 2020 e 2021, e tendo-se constatado que cerca de 50% se encontram em risco de isolamento e solidão, apresenta-se uma proposta de intervenção para contrariar essas situações e proporcionar às pessoas mais velhas a possibilidade de envelhecer com qualidade e dignidade. O projeto “Activ'IDADE” visa, precisamente, dar resposta às necessidades identificadas na população inquirida e parte da premissa de que a idade não deve ser considerada um obstáculo à realização pessoal e à construção de projetos.
- Alexitimia e dependência de substâncias psicoativas em consumidores de longa duraçãoPublication . Ferreira, Catarina Rafaela Neto; Ribeiro, ÓscarEm Portugal, o envelhecimento de consumidores de longa duração de substâncias psicoativas e a sua possível (re)inserção social ainda parecem ser pouco merecedoras de discussão. Ainda mais quando o foco é em consumidores envelhecidos precocemente devido aos consumos e que apresentam alexitimia associada. Esta perturbação é caracterizada pela dificuldade em identificar e descrever sentimentos e emoções bem como a presença de pensamento orientado para o exterior, dificultando uma intervenção adequada com esta população. O presente estudo apresenta como objetivo geral avaliar a capacidade de processamento emocional em adultos consumidores de longa duração de substâncias psicoativas com recurso à seleção de memórias significativas, bem como refletir e orientar a prática dos profissionais tendo em conta a perturbação da alexitimia e as suas implicações. Numa 1ª fase, recorreu-se a uma metodologia quantitativa, através da aplicação da Escala da Alexitimia de Toronto (TAS-20) e de um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e relativo ao Histórico de Consumo de Substâncias a uma amostra de 118 indivíduos em tratamento em uma das respostas disponibilizadas pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências - SICAD. Após a análise dos resultados desta fase, foram selecionados aqueles indivíduos considerados alexitímicos (score total da TAS-20 superior a 61) para responderem a uma Entrevista de Reconhecimento de Emoções Faciais. Do total de 26 indivíduos que integraram esta 2ª fase, constatou-se no discurso destes uma maior referência a acontecimentos significativos negativos. Igualmente, verificou-se um maior recurso ao pensamento concreto, apresentando-se este em maior evidência nos participantes do sexo feminino, no grupo etário dos 50 ou mais anos, nos policonsumidores, nos participantes cujo primeiro consumo foi entre os 11 e os 15 anos, nos que se encontram em tratamento num Centro de Resposta Integrada e se encontram em tratamento há menos de 1 ano. De um modo geral, constata-se que apesar dos participantes conseguirem identificar as emoções, embora de uma forma vaga, revelam dificuldades em descrevê-las bem como as situações que as espoletaram, apresentando um pensamento muito concreto e orientado para o exterior, com recurso essencialmente a experiências emocionais negativas. Estes resultados apontam a importância de se refletir sobre as práticas profissionais do trabalho em Serviço Social Gerontológico no âmbito das emoções e das experiências emocionais na (re)inserção e tratamento de indivíduos consumidores de longa duração e com alexitimia associada.
- Análise crítica dos instrumentos da qualidade e segurança das respostas sociais no serviço de apoio domiciliárioPublication . Magalhães, Nuno Filipe Lopes; Reis, José AlbertoO presente trabalho consiste no estudo da Qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário: Conceções e Práticas de Intervenção Social em Cuidados Sociais no Domicilio, através da implementação dos instrumentos concebidos pela Segurança Social. Tendo a Segurança Social criado um Modelo da Qualidade para as Respostas Sociais, considera-se importante analisar o sistema de aplicação dos mesmos, tendo por base comparativa as premissas da Qualidade adaptadas ao sector social. Tal é evidenciado pelo Manual de Processo de Gestão e Qualidade das Respostas Sociais do Serviço de Apoio Domiciliário da Segurança Social. Sustentado pelo modelo EFQM, este Modelo de Avaliação da Qualidade “é um referencial normativo” que se baseia nos princípios de gestão da qualidade e onde são estabelecidos os requisitos necessários à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade dos serviços prestados pelas respostas sociais. É perante este cenário que o objetivo deste projeto vem no sentido de melhor compreender a dinâmica do serviço de apoio domiciliário e o papel do mesmo no aumento da qualidade de vida dos seus clientes. Este trabalho é composto por três partes. A primeira parte é uma abordagem teórica de conceitos e temas centrais que ajudam a compreender Envelhecimento Humano, os fenómenos ocorridos no processo de envelhecimento, assim como, a caracterização do Serviço de Apoio Domiciliário enquanto Resposta Social. A segunda parte do trabalho aborda a evolução da História da Qualidade ao longo do tempo, as particularidades da Qualidade no 3º Sector e o enquadramento da Segurança Social enquanto Instituição, no que diz respeito à Sustentabilidade Financeira do Sistema de Solidariedade e Segurança Social. A terceira, e última parte, consiste no enquadramento Institucional, o diagnóstico sócio local da freguesia de Ramalde, a metodologia utilizada na intervenção, através da aplicação do Modelo da Qualidade para as Respostas Sociais no Serviço de Apoio Domiciliário. Na conclusão do trabalho são efetuadas algumas considerações, relativas à pertinência e funcionalidade da aplicação dos Instrumentos da Segurança Social no Serviço de Apoio Domiciliário.
- A arte de cuidarPublication . Oliveira, Cecília Santos; Guedes, JoanaO presente Relatório de Estágio reflete o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social, ministrado pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto, e visa a obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social. O tema que se configurou como objeto de trabalho prioritário, no âmbito deste estágio, girou em torno da relação de cuidado estabelecida entre os cuidadores formais e as pessoas idosas residentes numa estrutura residencial. Através das mudanças nas estruturas familiares atuais, as instituições gerontológicas assumem um papel primordial na prestação de cuidados aos mais velhos. Deste modo, torna-se fundamental intervir juntos dos profissionais, Ajudantes de Ação Direta, com o intuito de fornecer ferramentas que melhorem os cuidados prestados e a relação estabelecida entre colaboradores e entre estes e as pessoas mais velhas. Assim, serão evidenciadas as principais linhas teóricas que suportam a intervenção, nomeadamente os cuidados humanizados. Desta forma, a metodologia inerente ao trabalho desenvolvido centrou-se numa aproximação à Investigação-Ação, considerando a necessidade de conhecer para melhor intervir, envolvendo num processo permanente e formativo os vários agentes institucionais, na perspetiva de desenvolver ações instigadoras de inovação e aperfeiçoamento das práticas profissionais. Relativamente à intervenção, esta encontra-se dividida em três grandes eixos: o primeiro incide na promoção de dinâmicas de grupos para os colaboradores trabalhando as áreas identificadas como prioritárias no diagnóstico. O segundo eixo foca-se na promoção de ações de sensibilização/formação de temáticas relacionadas com o cuidar e da relação interpessoal. Por fim, o terceiro eixo de intervenção prende-se com o aperfeiçoamento do plano da avaliação de desempenho e construção de um sistema de recompensas mais estimulante e motivador para os colaboradores do Lar S. Manuel. Foi possível verificar, mesmo num curto espaço de tempo que os resultados obtidos conduziram à construção de um melhor ambiente institucional e trabalho de equipa e também a uma melhoria na prestação de cuidados. Constatou-se que os colaboradores se apropriaram dos saberes e conhecimentos trabalhados, no âmbito da intervenção desenvolvida, e os operacionalizaram no seu contexto de trabalho.
- A associação como preventora das sociabilidades numa freguesia com fortes relações sociaisPublication . Ferreira, Ana; Melo, Sara; Alves, HélderObjetivos: Este trabalho de projeto teve como principal objetivo avaliar os níveis de isolamento social e a influência do apoio social que as pessoas com mais de 65 anos residentes na freguesia de Balasar, pertencente ao concelho da Póvoa de Varzim, possuem. Apenas com um diagnóstico das necessidades desta população é que se pode criar um plano de intervenção adequado às necessidades e potencialidades detetadas. Método: Trata-se de uma investigação quantitativa, sendo que o inquérito foi o principal instrumento de recolha de informação. Recorreu-se a uma amostra não-probabilística por quotas, segundo o género e o escalão etário, composta por 82 indivíduos. Para a análise dos resultados, recorreu-se ao programa SPSS, que possibilitou a caraterização sociodemográfica da população em estudo; medir a percentagem de indivíduos que se encontram ou não em isolamento social, recorrendo à Escala de Lubben1 ; e ainda a caraterização do seu apoio social, através da Escala de MOS-SSS. Resultados: Concluiu-se que aproximadamente 20% das pessoas idosas residentes na freguesia de Balasar se encontram em risco de isolamento social. Além disto, a escala de MOSSSS2 confirmou que o apoio social que os participantes possuem é forte, com uma média de 89.5 num máximo de 100 (d.p.=7.98). Discussão: As fortes redes familiares e de vizinhança asseguram aos mais velhos o seu apoio material, afetivo, emocional e a interação social positiva. Apesar de a participação em atividades sociais e comunitárias ser muito baixa, o forte suporte social, típico dos meios rurais, parece proteger as pessoas idosas do isolamento social e garante-lhes a satisfação das suas necessidades. Como tal, o projeto de intervenção não se debruçará unicamente sobre aquilo que é necessário fazer para fortalecer o apoio social das pessoas idosas, mas sim o que é necessário fazer para manter e prevenir estas redes de sociabilidade ao longo do tempo, num território cada vez mais envelhecido. Palavras-Chave: envelhecimento; gerontologia social; idosos; diagnóstico; projeto social; inquérito; isolamento social; envelhecimento ativo; intergeracionalidade; rede social.
- O burnout em cuidadores formais de idosos: um estudo de caso numa IPSS do PortoPublication . Ferreira, Filipa Oliveira Figueiredo Gomes; Zilhão, AdrianoA síndrome de burnout consiste num fenómeno multidimensional, já que se caracteriza pela exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização pessoal, designando um estado de fadiga física e emocional crónico, sobretudo em profissões de ajuda, tornando-se pertinente estudar a síndrome de burnout em Cuidadores Formais de idosos, no sentido em que são considerados um grupo de risco. O estudo desenvolvido no âmbito desta tese consiste num estudo de caso que teve como objetivo determinar, num grupo de dez ajudantes de ação direta de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, de que modo os Cuidadores Formais da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, por um lado, e os Cuidadores Formais das valências de Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia, por outro, são afetados pela síndrome de burnout. Os instrumentos de recolha de dados aplicados para o efeito foram o Maslach Burnout Inventory –Human Services Survey e a entrevista semi-estruturada, que permitiram avaliar e comparar a prevalência de burnout na população-alvo. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que o grupo de Cuidadores Formais das valências de Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória apresenta maiores níveis de burnout que o grupo de Cuidadores Formais da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, fruto da diferente estrutura e funcionamento do local de trabalho de ambas as respostas sociais.
- O caso do plano de marketing da estrutura residencial para pessoas idosas da Santa Casa da Misericórdia de EspinhoPublication . Soares, Iolanda Ilídia Resende; Reis, José Alberto; Carneiro, JoséO presente trabalho teve como principal objetivo a elaboração de um plano de marketing para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Espinho, enquanto ferramenta de gestão. Para isso, foi efetuada a revisão bibliográfica nas áreas do envelhecimento, institucionalização, economia social, marketing e marketing social, bem como sobre plano de marketing. O envelhecimento da população é o tema da atualidade e a preocupação do futuro, uma vez que o aumento do número de idosos exige uma adaptação do mercado, no sentido de ir de encontro às necessidades desta faixa etária e seus familiares. A alteração na estrutura familiar e no mercado de trabalho exigem que os cuidados aos mais velhos sejam muitas vezes prestados por entidades externas, sendo por isso importante o aumento e diversidade das respostas. Outra preocupação que está intrinsecamente relacionada com a emergência de criação de respostas sociais adaptadas prende-se com a sustentabilidade das mesmas, especialmente aquelas que carecem de apoios estatais. Neste contexto o marketing, enquanto ferramenta de gestão pode e deve ser utilizado pelas organizações sem fins lucrativos. Com a sua missão de serviço e apoio ao bem-estar do outro, necessitam também de garantir que esse apoio é fornecido de forma permanente e sustentável. Assim, muitas instituições deparam-se com a necessidade de adoção de estratégias que visem o cumprimento dos objetivos a que se propõem, desconhecendo que o plano de marketing é a ferramenta mais adequada para isso. Demonstrar a importância desta ferramenta ao serviço das organizações sem fins lucrativos, é prepará-las para um futuro próximo em que os financiamentos estatais serão reduzidos e será necessário um conjunto de acções que garantam a sustentabilidade das mesmas.
- Causas da Solidão de Pessoas Idosas em ERPIPublication . Ramalho, Ana; Guedes, Joana; Martins, SóniaIntrodução: Este trabalho insere-se no projeto de investigação “Estratégias de intervenção no combate à solidão das pessoas idosas em ERPI: desafios atuais”, coordenado pelo CLISSIS e tem como objetivo principal caracterizar a perceção dos Diretores Técnicos (DTs) de ERPIS na região do Porto, relativamente aos fatores organizacionais e exteriores à organização que possam ajudar a explicar a solidão nestes residentes. Metodologia: Este estudo transversal incluiu uma sub-amostra de DTs de ERPI localizadas na região do Porto. Estes foram contactados via email institucional, com a apresentação de estudo. Ao aceitarem, preencheram um Inquérito por Questionário constituído pelas secções: caracterização sociodemográfica dos DTs; caracterização da instituição; perceção dos DTs quanto aos fatores organizacionais e externos à organização; áreas de intervenção a melhorar; temas de formação a investir; caracterização dos utentes e colaboradores. Recorreu-se ao programa estatístico SPSS para análise descritiva dos dados. Resultados: A amostra final inclui 43 DTs (idade média=40 anos; 88,4% sexo feminino). O fator organizacional considerado como sendo o mais relevante pelos DTs foi a existência de problemas de saúde mental (47,8%). Em relação aos fatores externos, foi a falta de qualidade das relações com a família (48%). A área de intervenção mais indicada foi: estabelecer mais parcerias com o exterior (40%). Cuidados na demência (64%) foi o tema mais valorizado para formação. Discussão: Este estudo surge como um contributo para uma maior compreensão dos fatores associados à solidão em ERPI na perspetiva dos DTs, podendo contribuir para a definição e implementação de intervenções mais eficazes ao nível institucional.
- Ch(amar) os sentidos e os laços sociais: projeto de intervenção em centro de diaPublication . Barbosa, Ana Filipa Costa; Almeida, SidalinaNeste relatório analisa-se uma intervenção em Gerontologia Social realizada num Centro de Dia. Orientados pela metodologia de projeto, iniciou-se o diagnóstico social atendendo-se aos problemas e potencialidades desta resposta social e a avaliação diagnóstica dos idosos. O diagnóstico permitiu-nos compreender o quotidiano destes idosos, em particular os serviços que lhes são assegurados e as atividades desenvolvidas, e evidenciou as alterações cognitivas, a baixa autoestima e auto depreciação, a pouca interação social e a não existência de um plano de atividades efetivamente concretizado que promoveu o desinteresse dos idosos na participação em atividades de animação sociocultural. Mostrou também uma aposta da organização e da sua equipa de profissionais na qualidade dos serviços prestados e no desenvolvimento de projetos de envelhecimento ativo, enfatizando necessidades básicas como a participação social e cívica, através de atividades de ocupação útil do tempo. O diagnóstico permitiu-nos definir quatro objetivos fundamentais que sustentaram os eixos de intervenção: estimular e desenvolver as competências cognitivas e sensoriais que levou à criação da “Oficina de estimulação cognitiva e sensorial”; valorizar as competências pessoais deu origem a dinâmicas de grupo de partilha e discussão: “Um pouco de mim, muito de nós”; fomentar os laços sociais com o desenvolvimento de dinâmicas de grupo “Tertúlias informativas”; incentivar para atividades de animação sociocultural com o desenvolvimento dos “Ateliers de culinária e de artes plásticas.” As perceções dos idosos sobre o projeto foram positivas, considerando o gosto de participar nas atividades, as aprendizagens por elas potenciadas, a sua importância e contributo para a construção de um grupo mais coeso e participativo. O processo de intervenção revelou que a criação de novas dinâmicas é crucial para que a missão do Centro de Dia fosse cumprida.