Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-19"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa submetida à oxigenação por membrana extracorpórea: Do Pré-Hospitalar à Unidade de Cuidados IntensivosPublication . Vitor, Joana; Santos, Maria LuísaO presente relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, refletindo o processo de aquisição e aprofundamento de competências, ao longo do referido curso, no cuidar da pessoa em situação crítica. O principal foco é a demonstração das competências especializadas adquiridas, bem como o processo de desenvolvimento das mesmas, no cuidar da pessoa em situação crítica, com particular destaque à pessoa submetida a oxigenação por membrana extracorpórea, desde o pré-hospitalar à unidade de cuidados intensivos. Salienta o percurso de aprendizagem nos diferentes estágios realizados, nomeadamente no Estágio I – Serviço de Urgência do Hospital Drº Nélio Mendonça – SESARAM, EPE e no Serviço de Emergência Médica Regional da Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira, no Estágio II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente da Urgência do Centro Hospitalar São João (CHSJ), e do Estágio III – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente Geral no CHSJ. O presente documento denota assim as atividades desenvolvidas e as estratégias utilizadas na construção do eu, Enfermeira Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, à luz das competências comuns e específicas, propostas pela Ordem dos Enfermeiros para este grupo profissional, refletindo as habilidades pessoais, profissionais, valores, crenças e atitudes intrínsecas ao percurso efetuado. A demonstração do percurso desenvolvido, com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva da experiencia intensamente vivida durante o período formativo, acima mencionado, exibe uma prática proficiente, baseada na mais recente evidência científica definidora de uma atitude especializada face à pessoa em situação crítica submetida à oxigenação por membrana extracorpórea e culmina com a emergência das competências de 2º ciclo em Enfermagem Médico-cirúrgica adquiridas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Coimbra, Cátia Sofia Ferreira; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio profissional, referente à prática pedagógica dos anos letivos 2016/17 e 2017/18, está dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de trabalho de projeto. No início de cada capítulo encontra-se uma pequena descrição do mesmo e, de seguida, são desenvolvidos os temas correspondentes a cada capítulo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio: sete relatos de atividades e aulas observadas na valência da Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; e três relatos de atividades e aulas lecionadas por mim em diferentes faixas etárias. O capítulo dois diz respeito às planificações e, neste, são apresentadas oito planificações realizadas em estágio: quatro na Educação Pré-Escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas planificações, relativas a diversas áreas e disciplinas de cada nível de ensino, constam os conteúdos abordados, a duração de cada atividade, as estratégias utilizadas e os recursos necessários. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas na Educação Pré-Escolar, na faixa etária dos 4 e 5 anos, e duas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos 2.º e 3.º anos de escolaridade. Neste capítulo estão inseridos os diversos dispositivos de avaliação que realizei com as crianças, as grelhas com os parâmetros e as cotações, bem como os gráficos com a respetiva análise. O quarto e último capítulo é composto por uma proposta de trabalho de projeto, designada “Higiene – o que temos nas nossas mãos?”. Este projeto interdisciplinar tem como objetivo alertar e sensibilizar crianças da valência da Educação Pré-Escolar para a importância da higiene das mãos. Por último, é apresentada uma reflexão final onde se encontram as considerações e as limitações da realização deste relatório, bem como as referências bibliográficas e eletrónicas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Cerejo, Inês Gomes; Boaventura, DianaEste relatório apresenta os estágios realizados durante o período compreendido entre de outubro de 2016 e fevereiro de 2018, inseridos nas unidades curriculares de Prática Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório inclui as minhas experiências de ensino aprendizagem realizadas e observadas na Educação Pré-Escolar. Numa primeira parte é feita uma breve introdução onde se definem os objetivos deste relatório, e onde se aborda a importância da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei a prática pedagógica e a calendarização da mesma. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. Nele são apresentados dez relatos da prática pedagógica, sendo que sete desses relatos são de observações de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares e colegas de estágio, e três dos relatos correspondem a atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares, bem como as diferentes faixas etárias. O segundo capítulo é reservado às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer. Nele são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas durante a prática profissinal nas diferentes escolas, inseridas nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e faixas etárias. O terceiro capítulo apresentado corresponde aos Dispositivos de Avaliação onde reforço a significância da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Avalio as mesmas analisando as aprendizagens, as capacidades, as destrezas e atitudes. No quarto capítulo e último, do Relatório de Estágio, apresento uma proposta de trabalho de projeto que objetiva a interdisciplinaridade nas várias áreas curriculares da Educação Pré-Escolar. Para a realização desta proposta escolhi um tema relacionado com a educação ambiental cujo o nome é “Quem recicla, amigo é”. Por fim, efetiva-se uma perspetiva final sobre todo o trabalho realizado no presente relatório e sobre o valor da sua importância na minha formação enquanto futura educadora. Após esta reflexão crítica final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei para a elaboração do relatório tal como todos os anexos.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Sousa, Ana Catarina Brites de; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO Relatório de Estágio Profissional aqui apresentado resulta de um trabalho elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se iniciou em setembro de 2016 e terminou no mês de julho de 2018. Como tal neste relatório podemos encontrar as vivências que tive a oportunidade de experienciar no decorrer do Estágio Profissional destes 2 anos letivos. Este relatório de estágio encontra-se dividido em 4 capítulos, sendo que em cada um se pode identificar uma pequena descrição do mesmo e só em seguida é que são desenvolvidos os temas subsequentes aos capítulos em questão. Para iniciar este relatório foi elaborada uma introdução onde se pretende contextualizar o leitor, bem como dar a conhecer a calendarização de todos os momentos do Estágio Profissional, para que depois se apresentem os 4 capítulos. O primeiro Capítulo intitula-se Relatos de Estágio, e tal como o nome sugere, refere-se a 10 relatos diários de práticas do Estágio Profissional. É de realçar que nestes relatos encontram-se atividades lecionadas pelas minhas colegas de estágio, pelas educadoras e professoras titulares de turma e também por mim mesma enquanto estagiária. Dado que ao longo destes 2 anos passei por diversas faixas etárias, podemos encontrar 5 relatos de atividades de Educação Pré-Escolar, em que 3 deles foram atividades minhas, 1 retrata uma atividade de uma colega e, o último refere-se a uma visita de estudo. Os restantes 5 relatos focam-se em atividades e aulas realizadas com alunos do 1.º Ciclo. O Capítulo 2 corresponde à apresentação de 8 Planificações. Estas divergem de ciclo escolar, de acordo com o grupo de crianças em que foram aplicadas. Nestas planificações é possível identificar as áreas e disciplinas trabalhadas, bem como os conteúdos abordados, as estratégias adaptadas e os materiais utilizados. No capítulo 3 é efetuada uma fundamentação teórica acerca da Avaliação e em seguida estão disponíveis 4 dispositivos de avaliação, que foram concebidos com objetivos específicos de modo a analisar e refletir sobre várias problemáticas. O primeiro dispositivo de avaliação foi a aplicado a um grupo de crianças de 5 anos e relaciona-se com o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. O dispositivo número 2 pretende avaliar os conhecimentos dos alunos do 4.º ano no que diz respeito a um conteúdo específico da disciplina de Português. Para o terceiro iv dispositivo foram aplicadas questões aos alunos do 3.º ano de forma a analisar as suas perceções acerca dos testes de avaliação. E por fim o último dispositivo de avaliação pretende analisar o comportamento dos alunos de uma turma de 2.º ano no que diz respeito à sua participação oral em sala de aula. No último Capítulo deste relatório, está presente uma proposta de projeto denominada “Alimenta-te com a mente”, o qual elaborei com o objetivo de alertar a comunidade escolar acerca dos hábitos alimentares das crianças, bem como vir a a alterá-los um pouco. Por fim, mas não com menos importância, surgem as Considerações Finais deste relatório, que refletem o balanço destes 2 anos de estágio.
- O caso do plano de marketing da estrutura residencial para pessoas idosas da Santa Casa da Misericórdia de EspinhoPublication . Soares, Iolanda Ilídia Resende; Reis, José Alberto; Carneiro, JoséO presente trabalho teve como principal objetivo a elaboração de um plano de marketing para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Espinho, enquanto ferramenta de gestão. Para isso, foi efetuada a revisão bibliográfica nas áreas do envelhecimento, institucionalização, economia social, marketing e marketing social, bem como sobre plano de marketing. O envelhecimento da população é o tema da atualidade e a preocupação do futuro, uma vez que o aumento do número de idosos exige uma adaptação do mercado, no sentido de ir de encontro às necessidades desta faixa etária e seus familiares. A alteração na estrutura familiar e no mercado de trabalho exigem que os cuidados aos mais velhos sejam muitas vezes prestados por entidades externas, sendo por isso importante o aumento e diversidade das respostas. Outra preocupação que está intrinsecamente relacionada com a emergência de criação de respostas sociais adaptadas prende-se com a sustentabilidade das mesmas, especialmente aquelas que carecem de apoios estatais. Neste contexto o marketing, enquanto ferramenta de gestão pode e deve ser utilizado pelas organizações sem fins lucrativos. Com a sua missão de serviço e apoio ao bem-estar do outro, necessitam também de garantir que esse apoio é fornecido de forma permanente e sustentável. Assim, muitas instituições deparam-se com a necessidade de adoção de estratégias que visem o cumprimento dos objetivos a que se propõem, desconhecendo que o plano de marketing é a ferramenta mais adequada para isso. Demonstrar a importância desta ferramenta ao serviço das organizações sem fins lucrativos, é prepará-las para um futuro próximo em que os financiamentos estatais serão reduzidos e será necessário um conjunto de acções que garantam a sustentabilidade das mesmas.
- Tumores mamários em cadelas: fatores de prognósticoPublication . Peralta, Inês Leão Saldanha Rios; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaOs tumores mamários caninos (TMC) são considerados a neoplasia mais frequente em cadelas. Diferentes estudos indicam que cerca de 50% das cadelas com tumores mamários apresentam tumores mamários benignos e 50% manifestem tumores malignos. A evolução clínica dos tumores malignos é muito variável, sendo que o tempo livre de doença e o tempo de sobrevida podem variar entre poucos meses a vários anos. Os principais fatores de risco associados aos TMC são a idade, a raça, a exposição a hormonas gonadais ou seus análogos, a idade de realização da ovariohisterectomia e a obesidade. A classificação tumor-linfonodo-metástases (TNM) e o estadio clínico, a classificação histológica, o grau histológico de malignidade de Nottingham, o tipo de cirurgia e determinados biomarcadores séricos e tecidulares são atualmente considerados os fatores de prognóstico mais importantes. Nos últimos anos, os biomarcadores séricos e tecidulares têm sido cada vez mais estudados, uma vez que poderão contribuir de forma decisiva para a abordagem ao TMC. Os marcadores tecidulares mais estudados são os recetores das hormonas sexuais– recetores de estrogénio e de progesterona, o recetor do fator de crescimento epidermal humano 2 (HER-2/neu), o gene de suscetibilidade ao cancro mamário 1 (BRCA1), o p53 e a E-caderina. Os marcadores séricos que poderão ter utilidade ou valor de prognóstico incluem o antigénio cancerígeno 15-3 (CA15-3), a interleucina 8 e 10, a timidina quinase (TK1), a lactato desidrogenase (LDH), a mamoblobina B, a mucina 1 (MUC1) e as sequências CAN SINE (elementos nucleares intercalados simples). Existem também alguns estudos sobre os marcadores de proliferação – regiões organizadoras nucleolares argirófilas (AgNOR), antigénio nuclear de proliferação celular (PCNA) e Ki-67. Foram também publicados estudos sobre a enzima COX-2, os inibidores do ciclo dependente da quinase – p16, p21 e p27, o gene TP53, e a glicoproteína antigénio carcino-embrionário (CEA). Os fatores de prognóstico dos tumores mamários caninos apresentam-se de grande relevância devido à elevada incidência destes tumores e pelas implicações clínicas associadas à sua utilização. Adicionalmente, os tumores mamários da cadela têm também sido usados como modelos biológicos espontâneos dos tumores mamários em humanos. O presente trabalho pretendeu fazer uma revisão sobre os fatores de prognóstico existentes, tendo em conta a sua utilidade clínica documentada.
- A Prática Vocal como ferramenta pedagógica noEnsino/Aprendizagem da TrompetePublication . José Humberto Santos VitorinoO Relatório aqui apresentado é o somatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada entre outubro de 2016 e junho de 2017 na Academia de Artes de Chaves (A.A.C). O presente trabalho teve como objetivo a aplicabilidade da Prática Vocal na aprendizagem do Trompete, procurando aferir as potencialidades desta ferramenta pedagógica na aquisição e otimização de competências tais como afinação, expressividade/musicalidade, leitura, respiração e som. É descrito o percurso pedagógico de 6 alunos de Trompete a frequentar o Curso Básico de Música em Regime Articulado ao longo do ano letivo. De forma a se obterem conclusões sobre esta prática, realizaram-se dois momentos de avaliação, o primeiro na fase inicial e o segundo na fase final do estágio, registando e analisando os resultados obtidos. Para fins investigativos foram realizados Inquéritos em forma de questionários aos alunos em intervenção e a 29 Professores de Instrumentos de Sopro (Metais). Dos dados recolhidos conclui-se que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo nos alunos intervenientes no estágio. A Prática Vocal mostra-se uma potencial ferramenta para a aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente do Trompete. Para resultados mais alargados e definitivos, seria necessário a realização de um estudo a longo prazo
- Dinamização da Prática Instrumental do Trombone: Um Estudo de Caso na EBI da Praia da VitóriaPublication . José Miguel Pimenta MoutinhoEste relatório final de estágio tem como objetivo conhecer e dinamizar a prática instrumental dos alunos da classe de Trombone, da Escola Básica e Integrada na Praia da Vitória. O relatório está dividido em duas partes, sendo que na primeira se desenvolve, com base numa revisão literária, várias perspetivas procurando estruturar a prática de instrumental dinâmica, com fundamento na organização do tempo, dos objetivos perante os conteúdos a apresentar na aula, estratégias e no impulso do aluno como agente crítico da sua aprendizagem. A segunda parte espelha o projeto de investigação, que incide no estudo de caso divido em três fases. Na primeira fase do estudo pretende-se investigar, através de inquéritos, a prática instrumental que os alunos aplicam. Contudo, as respostas não parecem ser influentes para o desenvolvimento produtivo da prática do instrumento. Assim, na segunda fase do estudo, pretende-se implementar um plano de organização, de objetivos e estratégias na prática instrumental. Através da aplicação de ferramentas regularizadoras da prática semanal e diária, conclui-se que a organização de prática de instrumento, tendo em conta tempo, material e estratégias, desenvolve maior capacidade de fluidez na execução dos objetivos para aula. Além disso, fortalece uma aprendizagem instrumental mais dinâmica, visto que os alunos aumentaram a sua produtividade, qualidade e espírito crítico sobre a sua prática instrumental. Na terceira e última fase estão patentes alguns dos propósitos fundamentais deste estudo, que tem como finalidade desenvolver, não só uma dinamização da prática instrumental, como também dar continuidade sobre o futuro da aprendizagem dos alunos e do futuro da investigação. Consequentemente, através de entrevista individual realizada aos cinco alunos da classe de trombone, conclui-se que a prática instrumental dinamizou a sua aprendizagem, afirmando uma maior consciência sobre a continuidade na implementação e regularização dos hábitos de estudo, o incremento do espírito crítico sobre a qualidade, bem como a mudança de novas metodologias na prática instrumental.
- Search for exclusive Higgs and $Z$ boson decays to $\phi\gamma$ and $\rho\gamma$ with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2903 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for the exclusive decays of the Higgs and $Z$ bosons to a $\phi$ or $\rho$ meson and a photon is performed with a $pp$ collision data sample corresponding to an integrated luminosity of up to 35.6 $fb^{-1}$ collected at $\sqrt{s}=13$ TeV with the ATLAS detector at the CERN Large Hadron Collider. These decays have been suggested as a probe of the Higgs boson couplings to light quarks. No significant excess of events is observed above the background, as expected from the Standard Model. Upper limits at 95% confidence level were obtained on the branching fractions of the Higgs boson decays to $\phi\gamma$ and $\rho\gamma$ of $4.8\times10^{-4}$ and $8.8\times10^{-4}$, respectively. The corresponding 95% confidence level upper limits for the $Z$ boson decays are $0.9\times10^{-6}$ and $25\times10^{-6}$ for $\phi\gamma$ and $\rho\gamma$, respectively.