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Abstract(s)
O Relatório aqui apresentado é o somatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada
entre outubro de 2016 e junho de 2017 na Academia de Artes de Chaves (A.A.C). O presente
trabalho teve como objetivo a aplicabilidade da Prática Vocal na aprendizagem do Trompete,
procurando aferir as potencialidades desta ferramenta pedagógica na aquisição e otimização
de competências tais como afinação, expressividade/musicalidade, leitura, respiração e som.
É descrito o percurso pedagógico de 6 alunos de Trompete a frequentar o Curso Básico de
Música em Regime Articulado ao longo do ano letivo. De forma a se obterem conclusões
sobre esta prática, realizaram-se dois momentos de avaliação, o primeiro na fase inicial e o
segundo na fase final do estágio, registando e analisando os resultados obtidos. Para fins
investigativos foram realizados Inquéritos em forma de questionários aos alunos em
intervenção e a 29 Professores de Instrumentos de Sopro (Metais). Dos dados recolhidos
conclui-se que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo nos alunos intervenientes
no estágio.
A Prática Vocal mostra-se uma potencial ferramenta para a aprendizagem de um instrumento
musical, nomeadamente do Trompete. Para resultados mais alargados e definitivos, seria
necessário a realização de um estudo a longo prazo
Description
Keywords
Prática Vocal Trompete Aprendizagem Musicalidade Competências.