Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio Profissional

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Relatório de Estágio Profissional aqui apresentado resulta de um trabalho elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se iniciou em setembro de 2016 e terminou no mês de julho de 2018. Como tal neste relatório podemos encontrar as vivências que tive a oportunidade de experienciar no decorrer do Estágio Profissional destes 2 anos letivos. Este relatório de estágio encontra-se dividido em 4 capítulos, sendo que em cada um se pode identificar uma pequena descrição do mesmo e só em seguida é que são desenvolvidos os temas subsequentes aos capítulos em questão. Para iniciar este relatório foi elaborada uma introdução onde se pretende contextualizar o leitor, bem como dar a conhecer a calendarização de todos os momentos do Estágio Profissional, para que depois se apresentem os 4 capítulos. O primeiro Capítulo intitula-se Relatos de Estágio, e tal como o nome sugere, refere-se a 10 relatos diários de práticas do Estágio Profissional. É de realçar que nestes relatos encontram-se atividades lecionadas pelas minhas colegas de estágio, pelas educadoras e professoras titulares de turma e também por mim mesma enquanto estagiária. Dado que ao longo destes 2 anos passei por diversas faixas etárias, podemos encontrar 5 relatos de atividades de Educação Pré-Escolar, em que 3 deles foram atividades minhas, 1 retrata uma atividade de uma colega e, o último refere-se a uma visita de estudo. Os restantes 5 relatos focam-se em atividades e aulas realizadas com alunos do 1.º Ciclo. O Capítulo 2 corresponde à apresentação de 8 Planificações. Estas divergem de ciclo escolar, de acordo com o grupo de crianças em que foram aplicadas. Nestas planificações é possível identificar as áreas e disciplinas trabalhadas, bem como os conteúdos abordados, as estratégias adaptadas e os materiais utilizados. No capítulo 3 é efetuada uma fundamentação teórica acerca da Avaliação e em seguida estão disponíveis 4 dispositivos de avaliação, que foram concebidos com objetivos específicos de modo a analisar e refletir sobre várias problemáticas. O primeiro dispositivo de avaliação foi a aplicado a um grupo de crianças de 5 anos e relaciona-se com o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. O dispositivo número 2 pretende avaliar os conhecimentos dos alunos do 4.º ano no que diz respeito a um conteúdo específico da disciplina de Português. Para o terceiro iv dispositivo foram aplicadas questões aos alunos do 3.º ano de forma a analisar as suas perceções acerca dos testes de avaliação. E por fim o último dispositivo de avaliação pretende analisar o comportamento dos alunos de uma turma de 2.º ano no que diz respeito à sua participação oral em sala de aula. No último Capítulo deste relatório, está presente uma proposta de projeto denominada “Alimenta-te com a mente”, o qual elaborei com o objetivo de alertar a comunidade escolar acerca dos hábitos alimentares das crianças, bem como vir a a alterá-los um pouco. Por fim, mas não com menos importância, surgem as Considerações Finais deste relatório, que refletem o balanço destes 2 anos de estágio.

Description

Keywords

relatório educação pré-escolar ensino do 1º ciclo do ensino básico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue