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- Redes sociais como arma na guerra de informaçãoPublication . Carona, AntónioEsta dissertação realiza uma análise sobre a contribuição das Redes Sociais (RS) para a gestão da imagem da Força Aérea Portuguesa (FAP), comparativamente com os órgãos de comunicação social (OCS) ditos tradicionais, investigando a possibilidade de retirar proveitos na temática da Guerra da Informação (GI), mais concretamente na área da superioridade da informação. Pressupõe-se que cada organização, incluindo a militar, tem uma imagem associada que é projetada no público e que, em grande parte, resulta das notícias veiculadas para a opinião pública. Ora, as organizações militares enfrentam um problema de implantação da sua imagem junto da opinião pública, pois a comunicação social tradicional não considera atrativa a notícia relacionada com a área da defesa a não ser quando existem problemas. Isto é uma vulnerabilidade que tem de ser compensada por forma a garantir na GI a superioridade informacional. Suportado pela Web 2.0, o paradigma atual dos sistemas de informação é a colaboração em rede. Confrontadas com esta realidade as organizações estão a convergir para a sua adoção; estamos na era da Web 2.0. Esta Web não é apenas tecnologia mas uma nova forma de utilização dessa tecnologia para produção de conhecimento e divulgação de informação. Com esta adoção foi possível implementar o uso de ferramentas, entre as quais se incluem as Redes Sociais, que permitem complementar ou, nalguns casos, contraditar as informações veiculadas pela comunicação social tradicional. Garante-se assim a possibilidade de se saber o que a opinião pública pensa da organização e permite a esta criar a sua imagem através destas ferramentas, que mais não são do que canais próprios de informação e criação de conhecimento. Nesta dissertação é apresentado o modelo de comunicação da FAP, cujo objetivo é garantir que a informação correta e atempada alcança a opinião pública. A análise identifica a forma como todo o circuito se processa e as vantagens e desvantagens do mesmo. De forma a obter-se os dados pretendidos efetuou-se uma revisão bibliográfica com o intuito de identificar os conceitos essenciais na área de GI, nomeadamente na superioridade de informação, na área da Comunicação Externa (CE), utilizando as Redes Sociais (RS), que validem a metodologia e processos de análise utilizados, demonstrando as vantagens de canais de divulgação públicos alternativos, através da Internet. Com o desenvolvimento das novas tecnologias no ciberespaço e a utilização das mesmas, mais especificamente da Web 2.0, o público modificou o seu comportamento e relacionamento com instituições como a FAP. A clarificação de conceitos permite perceber quais as medidas a adotar para acompanhar esta evolução. A fase de análise inclui uma entrevista exploratória realizada ao Chefe do Gabinete de Relações Públicas que demonstra o ponto de vista da organização na comunicação externa. Foi também realizada uma análise do alcance de notícias que são transmitidas das RP para o público, comparando resultados alcançados pelas RS e pelos OCS tradicionais - televisão e jornais. Depois de analisado todo o processo, conclui-se que as RS, como o Facebook, são uma vantagem na GI para a FAP, pois criam e sustentam uma boa imagem da organização e permitem efetuar uma comunicação mais próxima e eficaz com o público.
- Qual a importância das aulas de educação visual e educação tecnológica na inclusão de crianças com autismoPublication . Pena, Pedro Jorge MarquesEsta dissertação resulta de algumas interrogações pessoais sobre qual a importância das aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica na inclusão de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo no contexto escolar, em particular: →Até que ponto a disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica é importante na inclusão da criança? →Até que ponto as aulas práticas são facilitadoras da inclusão de alunos com Autismo? →As aulas colaborativas facilitam a inclusão? →Os apoios educativos e materiais aplicados nas crianças com Perturbações do Espetro do Autismo são os adequados? →As relações sociais entre crianças com e sem Autismo em contexto escolar facilitam a inclusão? →As metodologias avaliativas utilizadas nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica são as indicadas para crianças com Perturbações do Espetro do Autismo? Face a estes pressupostos, pretende-se abordar o papel das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica na inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, ou seja, perceber se a metodologia utilizada nestas aulas, bem como a relação entre alunos e professores é benéfica e proporciona uma melhor inclusão dos alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. A metodologia utilizada baseia-se na recolha de dados através de um questionário, bem como na interpretação das respostas dadas pelos inquiridos.
- O jogo no desenvolvimento da criança disléxicaPublication . Marques, Daniela de AlmeidaA presente dissertação de mestrado tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre a dislexia, o jogo e os benefícios do jogo em crianças disléxicas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar. Com este trabalho pretende-se explorar as conceções que os docentes possuem acerca da dificuldade específica de aprendizagem, dislexia, e se consideram e aplicam o jogo como promotor de aprendizagem, em alunos disléxicos. Temos como objetivos aferir se a posse ou não de formação especializada em EE influencia o conhecimento que os docentes têm relativamente às características das crianças com dislexia; aferir se os docentes possuem competências para orientar e auxiliar alunos disléxicos; perceber se os docentes consideram o jogo um instrumento facilitador de aprendizagem; perceber se os docentes aplicam o jogo como estratégia de aquisição de competências, em alunos disléxicos e aferir a importância da articulação entre as equipas interdisciplinares para o desenvolvimento das competências de um aluno disléxico mediante a utilização de jogos educativos. Participaram neste estudo 148 docentes, de vários níveis de ensino, para os quais foi elaborado um questionário constituído, nomeadamente, por questões fechadas. Após a análise das mesmas conclui-se que, de facto, independentemente dos anos de serviço e consequente experiência profissional, parte significativa dos docentes identifica a dislexia, as suas características e recorre ao jogo como instrumento e estratégia facilitador de aprendizagem. Em virtude dos resultados conclui-se que o jogo promove o desenvolvimento da criança com dislexia.
- A importância da atividade artesanal no desenvolvimento de alunos com perturbações intelectuaisPublication . Santos, Maria da Conceição Chará dosAs perturbações intelectuais, por estarem associadas a várias problemáticas, constituem uma característica frequente entre os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Apresenta-se, neste estudo, uma revisão da literatura científica sobre as perturbações intelectuais, nomeadamente a definição, etiologia, relação com as NEE, diagnóstico, avaliação e intervenção. Apresentam-se, ainda, algumas ideias mais relevantes de alguns autores acerca do conceito de ativação do desenvolvimento psicológico. Propõe-se que a intervenção direcionada para estes alunos na escola se realize através de atividades artesanais adaptadas ao processo de ensino/aprendizagem de alunos com NEE, de forma a melhorar a sua autoestima, assim como a sua orientação profissional, e ainda a sua integração na sociedade e no mercado de trabalho. Relativamente ao tema “A importância da atividade artesanal no desenvolvimento de alunos com perturbações intelectuais”, pretendeu-se conhecer a opinião dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico. Através de um inquérito por questionário, foram recolhidas opiniões, que foram tratadas, analisadas e divulgadas no presente estudo. No âmbito da temática em estudo apresenta-se a planificação de uma oficina de formação para professores de Educação Especial que engloba algumas atividades artesanais possíveis de concretizar nas escolas e que poderão facilitar o desenvolvimento de alunos com perturbações intelectuais.
- O papel da musicoterapia no processo educativo de crianças com perturbação de hiperactividade com défice de atençãoPublication . Lobo, Ângela Marta SilvaAs crianças com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), podem ser um verdadeiro desafio para os pais, professores e para os próprios. Esta investigação, apresenta uma reflexão sobre a importância da Musicoterapia na Educação Especial, nomeadamente no processo educativo de crianças com PHDA. Para poder desenvolver o projeto foi efetuada uma breve revisão bibliográfica sobre o tema. Ao longo do trabalho, fez‐se uma abordagem da forma como a Inclusão de crianças com PHDA deve ser desenvolvida nas escolas e de que forma a musicoterapia pode desempenhar um papel importante no processo educativo de crianças com PHDA. A metodologia da investigação utilizada baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo como instrumento um questionário. Os dados recolhidos da amostra contribuíram para fazer uma análise de como a Musicoterapia é vista no meio escolar e de que forma é utilizada enquanto instrumento para a Inclusão. O estudo sugere algumas alternativas que os docentes podem ter nesta área, tornando‐se, pois, importante ter a noção da existência de alternativas de intervenção eficazes no processo de ensino e de aprendizagem e na mediação de comportamentos.
- As novas tecnologias e a inovação das práticas pedagógicas de professores que lecionam a alunos com NEEPublication . Silva, Helga Alexandra Pirão Vieira daO presente trabalho insere-se na pesquisa qualitativa e pretende destacar os princípios e práticas da Supervisão Pedagógica. Deste modo, colocou-se como questão de partida: Em que medida se verifica se existe uma verdadeira inclusão dos recursos tecnológicos educativos no Ensino de turmas regulares com alunos com necessidades educativas especiais? Colocou-se como objetivos específicos: Enunciar a importância/relevância da inserção do Supervisor Pedagógico na escola atual, segundo os professores; Compreender as práticas da Supervisão no quotidiano da escola reflexiva inclusiva, segundo os diretores de turma; Refletir sobre o principal objetivo do Diretor de Turma enquanto Supervisor Colaborador, na escola atual; Repensar o perfil do Supervisor, na escola reflexiva e quais as suas funções; Analisar as perceções do Diretor de Turma, no que se relaciona com a Supervisão Pedagógica Colaborativa dos alunos com Necessidades Educativas Especiais inseridos no ensino regular, segundo os professores e diretores de turma; Identificar qual o papel das novas tecnologias educativas na prática pedagógica no contexto sala de aula com alunos NEE, pelo Diretor de Turma. Para tal, irá desenvolver-se uma metodologia de investigação qualitativa de natureza exploratória e descritiva com a aplicação de questionários aos docentes, como principais intervenientes no processo de Supervisão Pedagógica Educativa.
- A comunicação como elemento estratégico na segurança e gestão do risco em eventos: o caso de estudo do Festival Músicas do MundoPublication . Catarino, Ana Sofia Pereira; Gustavo, Nuno; Furtado, José PimentelA dissertação “A Comunicação como elemento estratégico na Segurança e Gestão do Risco em Eventos: o caso de estudo do Festival Músicas do Mundo” tem como principal objectivo demonstrar a crescente importância da comunicação e da segurança no âmbito dos eventos musicais e, em especial nos festivais, para os seus promotores, organizadores, públicos e entidades a estes relacionados.Deste modo, o foco principal desta investigação é compreender de que modo estas duas ferramentas são aplicadas nos festivais a nível nacional, optando por averiguar as hipóteses avançadas no Festival Músicas do Mundo, em Sines. O enquadramento teórico centra-se na comunicação em eventos, mas em especial na gestão do risco. O intuito desta fase de investigação é elucidar sobre cada um dos temas e demonstrar de que forma estas duas ferramentas podem trabalhar harmoniosamente para o sucesso do evento. O método de pesquisa eleito baseou-se numa análise qualitativa dos dados recolhidos numa edição comemorativa dos 15 anos de festival, que acolheu cerca de 100 000 espectadores. Os dados recolhidos basearam-se em dois métodos principais: inquérito por questionário e inquérito por entrevista. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos inquiridos ainda carece de uma consciencialização sobre a importância da segurança nos festivais de música. Concomitantemente, a própria organização do festival deve também limar muitas das arestas relativamente à segurança do evento e implementar medidas que colmatem as falhas identificadas.
- A influência dos eventos na taxa de ocupação hoteleira: study case - Montebelo Viseu Hotel & SpaPublication . Oliveira, Maria; Fernandes, AntónioO turismo surge atualmente como uma das atividades económicas mais importante, revelando assim uma dimensão internacional. A Organização Mundial do Turismo (OMT) define o setor do turismo como o terceiro sector exportador mundial, apenas ultrapassado pelas indústrias petrolífera e automóvel. Este forte crescimento do sector do turismo deve-se, por exemplo, a fatores como o desejo de viajar e a capacidade de o poder realizar, de conhecer novas cidades, países, culturas, entre outros. A hotelaria, outro conceito a desenvolver, surge como um dos subsectores vitais neste desenvolvimento do turismo. O desenvolvimento do tema situa-se essencialmente no âmbito dos conceitos básicos do turismo (Turista, excursionista, visitante, recursos turísticos, evento: tipos, turismo de eventos e respetivo impacto, e captação, organização e promoção de eventos), tal como também a hotelaria e respetiva caraterização e evolução em Portugal e na cidade de Viseu, relacionando assim a importância dos eventos na hotelaria, principalmente ao nível do aumento da taxa de ocupação, receita e combate à sazonalidade. Pretende-se especificamente compreender a magnitude do impacto dos eventos na taxa de ocupação das unidades hoteleiras e para tal foi utilizado como caso de estudo o Montebelo Viseu Hotel & Spa. Ou seja, pretende analisar-se o impacto dos eventos realizados no hotel Montebelo em Viseu, entre Setembro de 2012 e Junho de 2013, ao nível das suas receitas globais e da sua taxa de ocupação, através da recolha de dados financeiros e da realização de inquéritos aos funcionários das diversas secções do hotel para que se percebesse se estes tinham noção de quais os eventos mais influenciadores na taxa de ocupação do seu local de trabalho.
- O terrorismo e a segurança nos mega eventos desportivos: Caso dos Jogos Olímpicos de LondresPublication . Soares, Isabel Inês dos Santos; Gustavo, Nuno Silva; Furtado, José PimentelO tema da dissertação é o impacte do terrorismo na segurança dos mega eventos desportivos. A relevância do tema incide na sua contemporaneidade e importância para a indústria dos eventos. Sendo que os Jogos Olímpicos são considerados por muitos o evento desportivo mais importante do mundo, surgiu a ideia de ter como caso de estudo os Jogos Olímpicos de Londres. A segurança contra terrorismo em mega eventos desportivos deve ser cuidadosamente ponderada e analisada, podendo operar em diferentes vertentes que podem ser abordadas demonstrando qual o impacte da ameaça terrorista na segurança dos Jogos Olímpicos. A metodologia da dissertação segue o esquema proposto por Quivy e Campenhoudt (2008). O instrumento de pesquisa é a observação de dados preexistentes, com o objectivo de verificar se existiu uma evolução nas medidas de segurança dos Jogos Olímpicos, saber as alterações que a cidade de Londres sofreu e quais as medidas de segurança dos Jogos Olímpicos de Londres. Com esta investigação, as principais conclusões que obtive permitem observar que os Jogos Olímpicos de Londres contaram com novas medidas de protecção contra ataques terroristas, percebendo-se que se assistiu a uma inovação na segurança dos mega eventos desportivos, o que contribui para saber que o terrorismo veio criar um novo paradigma ao nível da segurança de grandes eventos no século XXI.
- A importância da hipoterapia nas crianças autistasPublication . Caçador, Carla Patrícia MoreiraO presente trabalho tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre o autismo, a hipoterapia e os benefícios da mesma em crianças autistas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar. As crianças com autismo têm muitas dificuldades em interagir socialmente, evitam o contato social, isolam-se e têm comportamentos disruptivos, todas estas características dificultam o convívio com os pares. Ao longo do nosso estudo durante a realização deste trabalho vários autores referiram a importância da promoção de competências sociais nas crianças com perturbação autista. Todo o processo de investigação teórico foi baseado num trabalho de campo que se centrou na elaboração de um questionário que foi passado a um grupo de 122 docentes de vários níveis de ensino, com o intuito de perceber quais os benefícios da hipoterapia em crianças autistas. Os resultados obtidos servirão para planear intervenções futuras nas áreas que revelam maiores fragilidades, para que a hipoterapia possa ser vista como uma terapia com grandes benefícios não só para o desenvolvimento global das crianças autistas mas também, como meio de desenvolvimento de todas as crianças com necessidades educativas especiais.