Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As novas tecnologias e a inovação das práticas pedagógicas de professores que lecionam a alunos com NEE

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Helga Vieira.pdf1.8 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho insere-se na pesquisa qualitativa e pretende destacar os princípios e práticas da Supervisão Pedagógica. Deste modo, colocou-se como questão de partida: Em que medida se verifica se existe uma verdadeira inclusão dos recursos tecnológicos educativos no Ensino de turmas regulares com alunos com necessidades educativas especiais? Colocou-se como objetivos específicos: Enunciar a importância/relevância da inserção do Supervisor Pedagógico na escola atual, segundo os professores; Compreender as práticas da Supervisão no quotidiano da escola reflexiva inclusiva, segundo os diretores de turma; Refletir sobre o principal objetivo do Diretor de Turma enquanto Supervisor Colaborador, na escola atual; Repensar o perfil do Supervisor, na escola reflexiva e quais as suas funções; Analisar as perceções do Diretor de Turma, no que se relaciona com a Supervisão Pedagógica Colaborativa dos alunos com Necessidades Educativas Especiais inseridos no ensino regular, segundo os professores e diretores de turma; Identificar qual o papel das novas tecnologias educativas na prática pedagógica no contexto sala de aula com alunos NEE, pelo Diretor de Turma. Para tal, irá desenvolver-se uma metodologia de investigação qualitativa de natureza exploratória e descritiva com a aplicação de questionários aos docentes, como principais intervenientes no processo de Supervisão Pedagógica Educativa.

Description

Keywords

Necessidades educativas especiais Tecnologia educativa Supervisão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue