Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre o autismo, a hipoterapia e os benefícios da mesma em crianças autistas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar.
As crianças com autismo têm muitas dificuldades em interagir socialmente, evitam o contato social, isolam-se e têm comportamentos disruptivos, todas estas características dificultam o convívio com os pares. Ao longo do nosso estudo durante a realização deste trabalho vários autores referiram a importância da promoção de competências sociais nas crianças com perturbação autista.
Todo o processo de investigação teórico foi baseado num trabalho de campo que se centrou na elaboração de um questionário que foi passado a um grupo de 122 docentes de vários níveis de ensino, com o intuito de perceber quais os benefícios da hipoterapia em crianças autistas.
Os resultados obtidos servirão para planear intervenções futuras nas áreas que revelam maiores fragilidades, para que a hipoterapia possa ser vista como uma terapia com grandes benefícios não só para o desenvolvimento global das crianças autistas mas também, como meio de desenvolvimento de todas as crianças com necessidades educativas especiais.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Autismo Terapia