ISAG – European Business School
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O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, é um estabelecimento de ensino superior politécnico particular, criado em Outubro de 1979 e reconhecido oficialmente pelo Decreto-Lei nº 375/87, de 11 de Dezembro.
Como conclusão de um processo de fusão iniciado em Novembro de 2000, que teve como primeira fase a fusão por incorporação das entidades instituidoras ESE /ENFOC em Junho de 2005, ocorreu a fusão do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão e do ISAI - Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes num único estabelecimento de ensino superior com a denominação de ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. O ISAG tem como objetivos fundamentais o ensino, a divulgação e o desenvolvimento nas áreas das Ciências da Gestão, das Línguas Aplicadas e do Turismo, na Região Norte do País, através da implementação de uma filosofia de ensino superior que prepare os estudantes para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas.
Atualmente, o ISAG goza de uma imagem forte junto do tecido empresarial como um estabelecimento de ensino superior especializado nas áreas acima referidas, o que significa que se conseguiu impor no mercado do trabalho e no meio empresarial, como uma instituição credível e que tem vindo a cumprir a sua missão institucional.
Para o efeito, tem dispensado uma atenção permanente às exigências da sociedade e da economia portuguesa, tendo especialmente em conta as que decorrem do processo de construção da União Europeia e da globalização dos mercados.
Para continuar a responder de forma eficaz aos desafios do futuro, tem em curso um Plano de Desenvolvimento Estratégico, envolvendo o aprofundamento do Processo de Bolonha e da qualidade do ensino ministrado, a criação de uma oferta de ensino diversificada orientada para as necessidades do mercado de trabalho e empregabilidade dos alunos, a promoção regular de atividades extra-curriculares, o alargamento da política de abertura à Europa através da celebração de protocolos com escolas congéneres, assim como o incremento da cooperação com os PALOP.
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- 2020: o impacto do teletrabalho antes, durante e pós COVID-19Publication . Macaire, Lucie; Mocetão, Maria CristinaUm dos ecossistemas que está em franca mutação é o do mundo do trabalho, sabemos que nos últimos anos poucas foram as situações que tiveram um impacto tão significativo como este último ano de pandemia. Para acompanharem a evolução da pandemia, as empresas tiveram de se adaptar e fornecer um acompanhamento mais digno aos colaboradores nas mudanças a nível individual. Neste contexto, considerando este tema ainda pouco explorado relacionando o teletrabalho e a COVID-19, esta investigação teve como principal objetivo aferir o impacto do teletrabalho na vida pessoal e profissional dos profissionais, estudando a influência que o teletrabalho teve no desenvolvimento da progressão de carreira, na satisfação no trabalho e no Work-Life Balance. Para alcançar o propósito deste estudo, na metodologia optou-se por uma pesquisa quantitativa com recurso a um questionário online de uma amostra de 156 respondentes. De realçar como resultados de relevo que os inquiridos do nosso estudo manifestam uma satisfação face à modalidade do teletrabalho em particular o género feminino. Em suma, concluímos que na globalidade os inquiridos, encontram-se satisfeitos com o teletrabalho, tendo estes uma vida pessoal e profissional equilibrada.
- Ação de Relações Públicas para a Marca TAG HEUER: Plano de EventosPublication . Almeida Amaro, Filipa; Monteiro, AlbertinaNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, foi realizado um estágio nos departamentos comercial e de marketing da empresa Torres Distribuição S.A., que importa e distribui média/alta relojoaria e joalharia em Portugal e Angola. O estágio visou complementar a formação académica realizada no decorrer do mestrado através do exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas propiciadoras de contatos reais com o mundo do trabalho. Concretamente, o estágio na empresa Torres Distribuição S.A. teve como objetivo geral desenvolver o plano de dois eventos. Esta ação de relações públicas consistiu em potenciar um relacionamento sustentável com os atuais e ex-parceiros da marca TAG Heuer e garantir uma eficiente comunicação da mesma. O evento destinado aos ex-parceiros tem também como objetivo reconquistar a parceria. Durante o estágio, foi possível participar em diversos eventos dentro e fora dos pontos de venda, assistir e protagonizar momentos de venda durante as visitas, interagir simultaneamente com o marketing e a área comercial, estar presente nas reuniões semanais do departamento de marketing e visitar os ex-parceiros da marca TAG Heuer. Estas visitas permitiram identificar os ex-parceiros que se encontram em incumprimento das normas de comunicação da marca. Após o diagnóstico é elaborado um plano para a realização de um evento com os ex-parceiros e outro com os atuais. A metodologia utilizada poderá ser aplicada a outras marcas representadas pela empresa.
- Âme Moi: uma nova estratégia de marketing digitalPublication . Sousa Bessa, Sandra Isabel; Neves Gomes Lopes, Jorge ManuelA âme moi é uma marca que se encontra a passar por uma segunda reestruturação, sendo que esta última tem haver com uma nova estratégia digital e à qual procurei contribuir durante o meu período de estágio. Uma vez que os custos envolvidos para estar fisicamente presente no estrangeiro representavam mais do que aquilo que a marca podia suportar, a mesma ponderou a hipótese de apenas ficar disponível, internacionalmente, por meios de canais de comercialização online. De forma a tornar esta medida viável, propus a elaboração de um plano de marketing anual, com o objetivo de aumentar a notoriedade da marca, redirecionar as suas estratégias e tornar a marca mais sólida perante o mercado. Numa era que se define como “digital” as empresas de diversos segmentos necessitam entender e acompanhar as tendências desta evolução tecnológica. A capacidade de acompanhar esta transformação determinará quais as empresas que vão ganhar ou perder valor no mercado perante os consumidores cujo o comportamento de compra já evoluiu. A realização do plano tornou-se a opção mais apropriada não só pelo facto de nunca se ter realizado um, mas principalmente por o mesmo permitir visualizar aquilo que a empresa é, o que tem feito e aquilo que futuramente pretende alcançar. Através da análise documental foi possível efetuar um diagnostico interno e externo à âme moi e através de sessões de brainstorming foi estruturada uma estratégia de marketing com propostas de ações que apontam para o sucesso desta nova reestruturação.
- Análise da Concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do PortoPublication . Xavier de Sousa Coutinho; Arnaldo TrindadeO presente trabalho de projeto trata-se de uma análise da concorrência do Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Para realizar esta análise foi efetuada uma pesquisa documental e foi realizado um questionário de administração indireta. Foram pesquisados vários autores que abordam assuntos relacionados com esta análise e foi selecionada uma lista de critérios de análise relevantes. Com base nesses critérios foi elaborado um questionário a aplicar a cada um dos concorrentes selecionados. Foram analisadas qualitativamente as respostas obtidas e a informação mais relevante foi sistematizada numa tabela para cada entidade. Após esta análise poderá encontrar-se um conjunto de sugestões de melhoria que podem ser implementadas na instituição a fim de potenciar os seus resultados. Por fim, foram analisadas também algumas cidades concorrentes da cidade do Porto como destino para a realização de eventos com base em alguns fatores considerados também relevantes. No final deste percurso descobriu-se que há operadores a trabalhar numa estratégia de superpechincha próximo, ou mesmo abaixo do custo operacional, e há operadores a operar com uma estratégia de qualidade média. Independentemente da estratégia seguida a existência de ligações aéreas diretas, a existência de boas acessibilidades, a proximidade de um aeroporto, a oferta lúdica no destino, uma boa rede de contactos e o budget são fatores altamente relevantes para o sucesso de qualquer empresa neste ramo. Algumas instituições apresentaram debilidades, como a inviabilidade dos planos de negócio ou o não foco na atividade ligada á realização de eventos corporativos, debilidades estas que a Alfândega pode explorar.
- Análise da estrutura de rendimentos da Clínica Benéfica e PrevidentePublication . Jesus, Diana Baptista de; Pereira, BrunoO presente relatório procura descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular que decorreu na Benéfica e Previdente As sociação Mutualista sediada no Porto O relatório t em como objetivo o desenvolv imento dos conhecimento s nas áreas da contabilidade, tanto analítica como financeira e das finanças tendo por base uma análise aprofundada dos gastos e rendimentos associados a cada uma das especialidades da sua clínica pretendendo aferir quais os serviços mais rentáveis para a entidade. A escolha do tema para a concretização do relatório de estágio nasce, não só pelo interesse pessoal de querer aprofundar os conhecimentos nestas temáticas, mas também pela necessidade da entidade em proceder uma análise económico financeira da s atividades da sua clínica. Este trabalho está assim dividido em 6 capítulos: o primeiro onde é feita a introdução; o segundo com a revisão da literatura que evidencia a importância da função financeira o terceiro aborda a entidade acolhedora; no quarto são elencados os objetivos, a metodologia a motivação e os documentos contabilísticos utilizados na análise no quinto foi realizada a análise da estrutura de rendimentos e gastos da entidade e por fim no sexto capítulo é elaborada a conclusão. Com o trabalho realizado estamos em condições de concluir que a entidade necessita de avaliar o leque de serviços e de prestadores que dispõe, de forma a otimizar os seus recursos e permitir a continuidade da sua viabilidade económico financeira. Em apêndice a este relatório encontram se vários documentos que foram elaborados ao longo do estágio e que servira m de base para algumas conclusões obtidas.
- Análise da Produtividade do Serviço Pós-Venda: Criação de uma ferramenta de gestão para o setor automóvelPublication . Rijo, Afonso; Borges, AnaNo seguimento da realização de um estágio curricular no concessionário Hendo representante da marca BMW foram realizadas distintas atividades com o objetivo de criar uma ferramenta que permita avaliar a produtividade do Serviço Pós-Venda. A forte concorrência no ramo automóvel, bem como a situação climática são problemas que devem fazer parte do pensamento e estrutura das marcas num futuro próximo. No entanto, apesar de existir a necessidade de se manterem atentos a todas estas variáveis, é necessário que internamente existam ferramentas de controlo da produtividade para avaliar, duma forma continuada, a evolução dos valores de acordo com os objetivos previamente traçados. Uma estratégia do grupo somente focada no crescimento e expansão de mercado será algo arriscado, pois existem serviços que requerem investimento para fazer face ao fluxo de trabalho. Neste contexto e na ausência de qualquer ‘software’ que pudesse fornecer esta informação, foi desenvolvida uma ferramenta a partir do programa Microsoft Excel que visa medir a produtividade dos departamentos da receção e da oficina da Hendo de uma forma prática e atualizada. Assim, será possível, em tempo real, fornecer dados a toda a chefia da Hendo sobre os valores da rentabilidade destes departamentos, de forma a elaborar uma análise sobre o cumprimento ou não dos objetivos mensais /anuais. Em suma, esta ferramenta, já aprovada pela direção e atualmente já em prática, veio preencher uma lacuna existente. Indispensável será uma constante atualização e melhoramento da mesma, em função de novas necessidades que possam surgir para acompanhar a evolução do setor.
- Análise da Qualidade do Serviço, da satisfação e da confiança dos clientes no CA de Trás-os-Montes e Alto DouroPublication . Borges, Daniela Filipa Vieira; Monteiro, Albertina PaulaA avaliação da qualidade dos serviços é uma variável à qual diversas instituições bancárias têm prestado atenção, pois permite implementar soluções de melhoria contínua nos aspetos que se revelam menos favoráveis. Este estágio, realizado na Caixa de Crédito Agrícola de Trás-os-Montes e Alto Douro (CCA-TMAD), teve como objetivo desenvolver um estudo de vários fatores, a saber: que permite analisar (1) a qualidade do serviço percebida nas diferentes dimensões do SERVPERF (2) a existência diferenças na perceção entre os clientes dos balcões rurais e citadinos e (3) o impacto das diferentes dimensões da qualidade do serviço, e qualidade global do serviço na confiança, satisfação e reputação do banco. Com base numa amostra de 355 clientes, é possível concluir que o serviço prestado é percebido com qualidade em todas as dimensões do SERVPERF, sendo as dimensões conveniência e internet banking melhor avaliadas pelos clientes dos balcões citadinos. Este estudo revela, ainda, que a empatia, fiabilidade/segurança e internet banking têm impacto na confiança. A empatia e conveniência têm impacto na satisfação e, ainda, que a tangibilidade, empatia e conveniência influenciam positivamente a reputação do banco. Por último, os resultados mostram que a qualidade global do serviço tem impacto na satisfação do cliente e na reputação do banco. Esta pesquisa é útil para os administradores do banco na medida em que os ajuda a identificar os aspetos do serviço prestado que são menos favoráveis, a implementar medidas de melhoria e a definir estratégias competitivas.
- Análise da Viabilidade Económica e Financeira das Novas Instalações da Empresa Visoloc, LdaPublication . Filipe da Silva Ferreira, Pedro; Elizabete Ferreira Gomes, SofiaO presente trabalho de projeto tem como objetivo analisar a viabilidade económica e financeira de dois projetos de investimento para aquisição de umas novas instalações para a empresa VISOLOC. Este estudo inicia-se com uma análise da performance económica e financeira da empresa, nos exercícios de 2015 e de 2016 tendo por base um conjunto de rácios de liquidez, solvabilidade, endividamento e de atividade, seguida de uma análise do equilíbrio funcional da empresa. Posteriormente, foram utilizados critérios de avaliação e decisão do investimento tais como o Valor Atual Líquido, a Taxa Interna de Rentabilidade, o Índice de Rentabilidade e o Período de Recuperação do Investimento para avaliar a viabilidade económica e financeira dos dois projetos em análise. Estes critérios têm por base os cash-flows gerados pela empresa que, por sua vez, são pertinentes para o cálculo do retorno do investimento, dos valores a pagar ao longo dos anos até o investimento ser totalmente recuperado, e por último, para perceber a capacidade que a empresa tem em suportar tais investimentos. Através da análise interna e externa realizada à empresa, do diagnóstico económico e financeira, bem como da análise do equilíbrio funcional concluiu-se que a empresa possui capacidade económica e financeira para efetuar o investimento que pretende realizar nas instalações. Recomenda-se, no entanto, se a decisão não for imediata, uma atualização deste estudo com base nas contas finais de 2017, que neste momento não se encontram disponíveis, bem como a obtenção de um caderno de encargos inerente às obras que serão realizadas.
- Análise de indicadores económico-financeiros Rangel Transitários - caso de estudo indústria dos transitáriosPublication . Castro, Fábio; Borges, Ana PintoEste trabalho tem como objetivo e finalidade a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). Surge na sequência do término do mestrado em sintonia com a realização do estágio curricular realizado na Rangel Logistic Solutions ao longo de três meses em protocolo com o ISAG, no departamento de controlo de gestão e departamento financeiro na sede da mesma. Neste trabalho foi realizada uma análise sobre os indicadores económico-financeiros sobre a empresa Rangel Transitários do Grupo Rangel e a sua comparação com três empresas de grupos concorrentes (Garland, Transitex e Agility) do mesmo sector. Inicialmente será feita uma revisão de literatura sobre a função, a gestão e as demonstrações financeiras e os indicadores económico-financeiros. De seguida, apresentam-se os rácios de rendibilidade, liquidez, equilíbrio financeiro e atividade, de curto e longo prazo. Posteriormente os resultados dos rácios serão analisados com base na revisão de literatura sobre os indicadores económico-financeiros da empresa em comparação com os seus concorrentes, com o objetivo de sugerir possíveis mudanças para uma maximização da situação económico-financeira da empresa. Em síntese, verificamos que apesar das vendas da empresa em estudo, no período em análise, terem diminuído, consegue fazer face aos seus compromissos nas datas de vencimento e que, apesar de mostrar solidez, aumentou a sua dependência a terceiros, sobretudo de médio e longo prazo.
- Análise de Viabilidade de Mercado na Implementação de uma Unidade Hoteleira na região Centro: Vila Foz Hotel & SpaPublication . Figueiredo, António Miguel Nogueira de; Hemsworth, Kevin PauloNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizei um estágio no Departamento Comercial do Vila Foz Hotel & Spa, um Hotel Boutique de 5 estrelas, localizado na Foz do Douro, no Porto. Este estágio teve como objetivo principal complementar a aprendizagem que adveio das unidades curriculares do Mestrado, sendo uma oportunidade única para ter os primeiros contactos em ambiente profissional. Contudo, com o agravamento das restrições por parte do governo ao longo do período de estágio, em consequência da evolução da pandemia que se vivia, levou a que a realização de um relatório de estágio fosse uma opção pouco viável devido à falta de conteúdo. Em consequência desta situação, foi-me proposto pelo Vila Foz Hotel & Spa que realizasse um projeto de implantação de uma unidade hoteleira na Lousã. Este projeto consiste numa análise sobre a viabilidade e sustentabilidade da implementação de um Hotel Rural de 4 estrelas na Região Centro, mais precisamente na Lousã. Assim, numa fase inicial idealizou-se o hotel por si só, desde a criação de uma ficha técnica, às tarifas e serviços prestados, às receitas ou custos, seguindo-se a realização de um plano de marketing para uma eficaz sustentabilidade do hotel.