ISAG – European Business School
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O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, é um estabelecimento de ensino superior politécnico particular, criado em Outubro de 1979 e reconhecido oficialmente pelo Decreto-Lei nº 375/87, de 11 de Dezembro.
Como conclusão de um processo de fusão iniciado em Novembro de 2000, que teve como primeira fase a fusão por incorporação das entidades instituidoras ESE /ENFOC em Junho de 2005, ocorreu a fusão do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão e do ISAI - Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes num único estabelecimento de ensino superior com a denominação de ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. O ISAG tem como objetivos fundamentais o ensino, a divulgação e o desenvolvimento nas áreas das Ciências da Gestão, das Línguas Aplicadas e do Turismo, na Região Norte do País, através da implementação de uma filosofia de ensino superior que prepare os estudantes para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas.
Atualmente, o ISAG goza de uma imagem forte junto do tecido empresarial como um estabelecimento de ensino superior especializado nas áreas acima referidas, o que significa que se conseguiu impor no mercado do trabalho e no meio empresarial, como uma instituição credível e que tem vindo a cumprir a sua missão institucional.
Para o efeito, tem dispensado uma atenção permanente às exigências da sociedade e da economia portuguesa, tendo especialmente em conta as que decorrem do processo de construção da União Europeia e da globalização dos mercados.
Para continuar a responder de forma eficaz aos desafios do futuro, tem em curso um Plano de Desenvolvimento Estratégico, envolvendo o aprofundamento do Processo de Bolonha e da qualidade do ensino ministrado, a criação de uma oferta de ensino diversificada orientada para as necessidades do mercado de trabalho e empregabilidade dos alunos, a promoção regular de atividades extra-curriculares, o alargamento da política de abertura à Europa através da celebração de protocolos com escolas congéneres, assim como o incremento da cooperação com os PALOP.
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- O Marketing como Ferramenta de Fidelização de Clientes e de Internacionalização da CIMACAPublication . Ana Cristina da Silva Ribeiro Moreira; Susana MarquesO presente relatório expõe as actividades desenvolvidas durante o estágio curricular efectuado na CIMACA – Materiais de Construção, S.A., no âmbito do Mestrado em Direcção Comercial e Marketing realizado no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). O estágio curricular, que decorreu entre Setembro de 2012 e Novembro de 2012, permitiu-me desenvolver várias actividades relacionadas com o Mestrado frequentado no ISAG, particularmente, nas seguintes áreas: Direcção Comercial, Marketing Relacional e Internacionalização. Presentemente, para que uma empresa atinja o sucesso no mercado e resista às mudanças evidentes no meio envolvente, tem de se centralizar nos seus clientes, satisfazendo da melhor forma possível as suas necessidades e fazendo face aos respectivos requisitos. Como tal, o presente trabalho baseia-se, essencialmente, na importância do Marketing Relacional, mencionando os instrumentos e métodos que a CIMACA poderá implementar para satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Na esteira de tal apresentação, são mencionadas propostas concretas que a empresa poderá, eventualmente, seguir com o fim de melhor servir e fidelizar os seus clientes.
- Plano de Dinamização de Marketing e Comunicação para o Hotel AmadeosPublication . Gonçalves Rodrigues Barbosa, Tiago Filipe; Lopo Alves dos Santos Almeida, HélderO seguinte relatório de estágio visa obter o grau de mestre em Direção Comercial e Marketing, pelo ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. O respetivo estágio decorreu de Outubro de 2012 até Fevereiro de 2013, no Hotel Amadeos. Irei descrever todas as atividades que desenvolvi ao longo do estágio, juntamente com a respetiva justificação técnico-científica, abordando possíveis melhoramentos do Hotel a nível do Marketing e Comunicação. Sendo o tema deste relatório Plano de Dinamização de Marketing e Comunicação para o Hotel Amadeos, o objetivo do mesmo é sugerir alternativas aos meios usados nesses mesmos campos pelo Hotel, ou até melhoramentos dos já existentes. Durante o desenvolvimento deste relatório, apliquei ainda os conhecimentos teóricos que aprendi nas diversas unidades curriculares feitas anteriormente, aliadas à experiência ganha durante o estágio. Uma vez que a Internet é um dos principais meios de Comunicação e Marketing usados atualmente, houve uma tentativa de explorar essa ferramenta de forma low-cost para dinamizar essas mesmas áreas deste grupo empresarial.
- A Função Marketing em Contexto de PME - Uma experiência Empresarial no Setor Têxtil e de VestuárioPublication . Marcelo Silva Lamosa; Susana MarquesO presente relatório de estágio tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas ao longo de dois meses de estágio profissional, realizado nas empresas Picar, Distribuição de Têxteis, Lda e AAC Têxteis S.A. Pretende refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing aplicando-os a esta vertente prática. O relatório inicia-se com a (i) identificação dos desafios específicos organizacionais das duas empresas acima referidas no âmbito do Marketing e Direção Comercial, (ii) reconhecimento de novos paradigmas na atualidade de marketing, (iii) desenvolvimento de atividades, que visaram a identificação dos problemas organizacionais e sua priorização, e de frameworks, que pretenderam a sistematização e otimização de processos comerciais e de marketing. Além dos pontos descritos, é feita uma reflexão sobre o nível de aplicação do marketing, enquanto função operacional e estratégica, bem como até que ponto as novas abordagens focadas no Marketing Relacional e no Marketing Digital, e a necessidade de convergência entre ambas (Blended Marketing), se constituem como incrementadoras dos processos e resultados das PME. Perante o contexto atual, poderá a função Marketing e as novas abordagens de Marketing atribuir maisvalias às PME?
- Análise dos Efeitos do "Country of Origin" na Internacionalização da Indústria Portuguesa - O caso do Setor das Cutelarias de MesaPublication . Luís Manuel Rodrigues Pedra; Victor TavaresA presente dissertação estuda o setor de cutelaria de mesa em Portugal, em contexto de internacionalização. A caraterização do setor, a evolução e importância da internacionalização do mesmo e o reconhecimento de fenómenos atuais que poderão influenciar estratégias futuras, procuraram criar uma base de apoio, uma vez que não foi encontrada qualquer abordagem académica a nível bibliográfico neste domínio. O foco da investigação centrou-se em três dos efeitos do “Country-Of-Origin”: o “pricepremium”, o papel das subculturas e etnocentrismo, e a imagem de marca do produto como fator de alavancagem da imagem do país. A investigação tem por base o estudo de caso, tendo sido adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, que nos permitiu uma melhor compreensão do setor e dos efeitos analisados. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas, oito das quais a empresários/quadros superiores do setor (abarcando a totalidade do mesmo), duas a dois dos mais importantes “players” no mercado internacional e uma ao maior produtor de embalagens do setor. Para além das entrevistas, foram efetuados vários trabalhos de campo, nomeadamente visitas periódicas e consulta de várias fontes ligadas ao setor. A nível de análise e tratamento de dados foi utilizado o método da análise de conteúdo. As conclusões da investigação apontam implicações para a teoria e para a prática. Nesta última, foram efetuadas recomendações aos empresários do setor e a responsáveis setoriais e/ou governamentais.
- A Revolução na Indústria do Café - O café em Cápsulas - Projeto de Investimento na Bricelta CafésPublication . João Alexandre da Costa Oliveira; Sofia GomesO objetivo deste Trabalho de Projeto é avaliar a viabilidade e o impacto da introdução de um novo produto numa empresa da indústria do café. Para se chegar a uma conclusão sobre o objetivo pretendido, foi necessário fazer uma análise sobre três pontos fundamentais, ao sempre apetecível e competitivo mercado do café, à situação económica e financeira da empresa objeto de estudo e ao seu projeto de investimento. Iniciou-se este Trabalho de Projeto com uma análise aprofundada do mercado do café desde a produção ao consumo final. Efetuou-se uma análise económica e financeira à empresa-alvo (Bricelta Cafés) de forma aferir a condição global da empresa. Realizou-se uma revisão de literatura sobre projetos de investimentos que permitiu apoiar a análise do projeto de investimento em estudo - introdução de cápsulas de café na produção da Bricelta Cafés. Comparou-se este projeto de investimento com um projeto de risco semelhante para avaliar a valia do projeto na óptica do investidor e utilizaram-se diferentes técnicas de avaliação de projetos. A análise destes projetos de investimento permite-nos concluir que o da empresa é viável, uma vez que a sua situação económica e financeira permite fazer este projeto de investimento, de acordo com os resultados dos vários modelos de avaliação realizados. Da análise feita à indústria do café e do case study concluímos que o lançamento do novo produto traz mais-valias à empresa, gera receitas capazes de suportar os custos do investimento e, ainda aumenta a notoriedade da marca no competitivo mercado do café.
- Work-Life Balance - A Visão dos Profissionais com exigências Específicas de Afetação do Tempo e Disponibilidade nas OrganizaçõesPublication . Lina Alexandra Ramos de Sá Pinto; Helder AlmeidaDesde a primeira definição de “Quality of Work-Life” em 1952 (Nadler & III, 1994), que apresentava a qualidade de vida no trabalho como uma reação individual ao mesmo, resultante da experiência pessoal vivida por cada um, tem-se assistido ao longo dos tempos, ao surgimento de diversos conceitos de “Work-Life Balance”. Este começa por ser definido em termos da qualidade de vida no trabalho como um todo e vai evoluindo no sentido da conciliação do trabalho com a vida familiar, sendo analisado atualmente do ponto de vista das relações entre o trabalho e as esferas familiar, individual, amigos e comunidade. Atualmente, além dos académicos, também as organizações e os governos são atores importantes na discussão de procedimentos potenciadores do equilíbrio trabalho-vida dos indivíduos. O objetivo desta dissertação é contribuir para o conhecimento do equilíbrio trabalho-vida, agrupando na “vida” as dimensões extralaborais, família, foro individual, amigos e comunidade, explorando as perceções dos gestores de topo em Portugal. Através de um estudo empírico, suportado num inquérito por questionário com 83 itens, foram avaliadas as relações destas dimensões com a profissão, definido e analisado um conjunto de quatro escalas resultantes do agrupamento de itens constantes do questionário e proposta uma medida de equilíbrio trabalhovida baseada nas escalas identificadas. Os resultados do estudo permitiram apurar a existência de associações e diferenças estatisticamente significativas entre o equilíbrio da vida com trabalho e as características sociodemográficas. Destaca-se, no grupo de gestores avaliados, a associação positiva entre o equilíbrio trabalho-vida e a importância que é atribuída às atividades familiares e com os amigos. São as mulheres, comparativamente com os homens, que atingem maiores níveis de equilíbrio entre o trabalho e a vida. Não existem diferenças significativas em termos de “Work-Life Balance”, se considerarmos os diferentes estados civis e o envolvimento, ou não, na comunidade.
- Logística - Transporte de Mercadorias num Contexto de Uma PME Portuguesa - O Caso AtalaiaPublication . André Filipe Leite Ribeiro; Abílio VilaçaO presente relatório foi elaborado como momento final de avaliação, do último semestre do Mestrado em Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Administração e Gestão, refletindo o estágio efetuado na empresa Atalaia com a duração de 400 horas. A opção de escolha pelo estágio profissional advém da oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos restantes semestres na sala de aula. Por outro lado, permitiu ao discente ter um contacto com o mundo profissional, sendo-lhe uma mais valia na integração no mercado de trabalho. O motivo pela escolha desta área, prende-se pelo forte desenvolvimento que a mesma tem sofrido ao longo dos anos e da importância que cada vez mais assume nas relações entre países, nomeadamente aqueles que têm apostado no seu crescimento económico. O relatório está baseado numa análise do contexto da empresa, e partindo desses dados, procurouse novas formas de a empresa atuar no mercado onde opera, tendo sempre como preocupação o cliente. Sendo assim, são apresentadas algumas componentes estratégicas que podem permitir criação de valor para a empresa.
- A Cadeia de Valor da Balança RB 600 - Diagnóstico e contributos para a melhoria da gestão de operações da IPESA"Publication . André Filipe Costa Salgado; Abílio VilaçaA Cadeia de Valor da Balança RB 600 da empresa IPESA, fabricante de balanças para o mercado nacional e de outros 4 países constitui o estudo realizado neste relatório. A partir da realidade da empresa e seguindo a produção da balança em referência destaca-se a dependência relativa de 13 fornecedores de componentes e subconjuntos e a sua importância na construção dos custos de produção. Faz-se também a determinação do custo de produção de um componente (suporte de célula), que integra a mesma balança e que suscita dúvidas sobre a oportunidade da sua produção na empresa ou se haverá vantagem no recurso ao outsourcing. Numa perspetiva de mercado realiza-se ainda uma análise comparativa com a balança produzida por uma empresa concorrente e que é reconhecida pelos comerciais como o produto com maior aproximação à balança RB 300 e a que poderá constituir a sua principal ameaça no mercado. Produzem-se recomendações sobre o processo de transformação e da estratégia seguida pela empresa.
- Updating The Internal Marketing FrameworkPublication . David Fonseca Mahamad; Susana MarquesInternal Marketing was addressed intensively in the late 1980s and early 1990s with a focus on employee motivation, satisfaction, behavioural change and inter-functional integration, within an unsatisfying level of implementation mainly due to the inability of effective benchmarking and return on investment accountability. This study aims to recognise, summarise and develop the Internal Marketing concept by conducting an explanatory single-case study. The Hilti Corporation, a multinational company which specializes in providing construction and building maintenance industries solutions, was the case selected for this study because of its path of success regarding both management practices and self-transformation. Through a triangulation of different qualitative methods, including interviews, observation and documental analysis, the research process extended from the local business unit in Porto, Portugal, within several operational and management levels, to the headquarters in Schaan, Liechtenstein, focusing on corporate tissue and understanding of organizational layers. The main findings confirm that Internal Marketing should evolve from an operational management tool to a strategic principle, while expanding above and beyond, to provide a compelling evidence for two innovative contributions. The first concerns the process of synthesizing the holistic concept of Corporate/Organizational Lifeline, evolving from behaviour change and communication efforts to a broader spiritual dimension, which allows to overcome the internal stakeholder’s rational and emotional barriers. The second is a pragmatic and updated Internal Marketing (Scalable) Framework that incorporates contemporary constructs like Internal Market Orientation, Corporate Social Responsibility and Entrepreneurship into a Goal-Strategy-Tactics structure, adjustable not only to large multinationals but also to medium and small companies.
- Responsabilidade Social Corporativa, Protocolos e ParceriasPublication . Dinis Maia Pereira, José; Remondes de Sousa, JorgeO presente relatório de estágio foi realizado com o objetivo de servir de documento que traduz todas as atividades realizadas e todo o processo desencadeado na aprendizagem de trabalho qualificado para uma compreensão aprofundada sobre o tema “Responsabilidade Social Corporativa, protocolos e parcerias” e sua ação estratégica como forma de criação de valor tanto para o estagiário como para a organização. O relatório de estágio compreende o trabalho desenvolvido em contexto de trabalho durante 400 horas na empresa Rangel Invest, S.A. com sede em Rua da Serra, 654 Folgosa (Maia) apartado 1193 4446-909 Ermesinde. O estágio no Departamento de Recursos Humanos serve de momento de avaliação final para conclusão do Mestrado em Gestão de Empresas no Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto. O motivo para a escolha do tema foi o facto deste ser um tema atual e essencial para as organizações no que respeita aos seus valores e à sua ideologia com especial preocupação por práticas socialmente responsáveis para uma sociedade mais justa. Por outro lado, os protocolos e parcerias, sobre os quais versa este trabalho, tornam o projeto mais rico. A preocupação com estas matérias reforça os laços entre as empresas, os seus colaboradores e com a comunidade envolvente sendo também importante para o desenvolvimento estratégico das organizações.