IPP - Instituto Politécnico de Portalegre
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Portalegre é a instituição pública de ensino superior que cria e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais. O Politécnico de Portalegre integra as seguintes unidades orgânicas de ensino: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde (em Portalegre) e Escola Superior Agrária (em Elvas).
O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma Unidade de I&D, avaliada pela FCT com MUITO BOM, o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA.Browse
Browsing IPP - Instituto Politécnico de Portalegre by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Análise à Evolução dos Projetos Premiados do Concurso Poliempreende, a Nível Regional e NacionalPublication . Peças, Tânia; Pedro, AdrianoA população abrangida pelo presente estudo de investigação pretendeu envolver todos os promotores-líderes dos projetos que participaram no Concurso Poliempreende, vencedores com o primeiro, segundo e terceiro prémio a nível regional e nacional, de todos os Institutos Politécnicos e Escolas Superiores não integradas aderentes, no total de 19 entidades, desde a 1ª (2003-2004) até à 9ª edição (2011-2012). O Concurso Poliempreende consiste no desenvolvimento de ideias originais e inovadoras com o objetivo de criação do próprio negócio, com potencial crescimento, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo nas regiões de atuação dos Institutos Politécnicos e Escolas Superiores não integradas aderentes. O concurso já vai na 10ª edição, a realizar-se em 2013 no Instituto Politécnico da Guarda. Este estudo de investigação contemplou três vertentes: a revisão da literatura, pesquisa junto dos Institutos Politécnicos e Escolas Superiores não integradas aderentes ao Concurso Poliempreende, através de questões via correio eletrónico, e a realização de um questionário dirigido aos promotores-líderes dos projetos Poliempreende. O tema deste estudo reside na análise da evolução dos projetos do Concurso Poliempreende premiados a nível regional e nacional. A análise à evolução dos projetos do Concurso Poliempreende premiados a nível regional e nacional permitiu concluir que existem fatores que apresentam um caráter importante na decisão de implementação do projeto Poliempreende, mas que isoladamente os mesmos podem não ser decisivos. Os fatores que poderão influenciar o empreendedor do Concurso Poliempreende a implementar o projeto, mas que podem não ser decisivos são: a origem da criação do negócio, o setor onde se insere a ideia do negócio, o recurso a apoios e a procura ativa de informação sobre os apoios existentes. Esta investigação conduziu à elaboração de um guia de apoio ao empreendedor do Instituto Politécnico de Portalegre, com o objetivo de transmitir informações necessárias e práticas para a criação de negócio (empresa).
- Aplicação de Instrumentos de Gestão da PerformancePublication . Branco, Andreia Isabel Jorge; Mourato, Joaquim; Serafim, MiguelO presente estudo visa avaliar se a metodologia Balanced Scorecard tem sido eficaz no auxílio à elaboração do planeamento estratégico do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como no controle operacional da instituição. A metodologia de investigação do presente projeto assenta no estudo da situação particular da aplicação do Balanced Scorecard no Instituto Politécnico de Portalegre, sendo que o método de obtenção dos dados para este estudo passou pela realização de entrevistas (às pessoas que fizeram parte da conceção e implementação da metodologia) e questionários (a quem não fez parte da conceção e implementação da metodologia). A formulação das questões teve por base as hipóteses da investigação, com o devido enquadramento bibliográfico para que assim, através das respostas obtidas, fosse possível concluir sobre a rejeição ou não rejeição dessas hipóteses, visando a anulação da subjetividade. O principal resultado alcançado por este estudo demonstrou que a comunicação dos objetivos estratégicos e a inclusão da metodologia na cultura organizacional tem sido uma tarefa difícil. A comunicação dos objetivos e indicadores do Balanced Scorecard tem de ser o primeiro passo para se conseguir o compromisso individual com a estratégia da Instituição. A criação de um conjunto de ações através do plano de remediação, como forma de “atacar” as fragilidades encontradas no sistema, é sem dúvida essencial. O plano de remediação proposto tem por isso, como finalidade, dar mais visibilidade a esta metodologia e aos progressos já alcançados e assenta sobretudo em dois pontos, na apresentação de um plano de comunicação e no reforço do sistema de gestão integrado.
- Avaliação do aproveitamento de resíduos da biomassa florestal da região do Alto Alentejo, nas perspetivas logística, económica e financeiraPublication . Guilhermino, Adriano Joaquim Calçadas; Almeida, Nicolau Miguel; Brito, PauloEste projeto apresenta uma avaliação económica da vertente logística do aproveitamento dos resíduos da biomassa florestal, na perspetiva da implementação de uma central termoelétrica na região do Alto Alentejo. A metodologia segue uma abordagem de minimização de custos e foca-se na estimativa do custo final de cada unidade de energia produzida (em €/MWh), bem como na demonstração e avaliação dos principais resultados económicos e financeiros associados a um projeto de investimento. Uma aplicação SIG é utilizada como ferramenta de suporte no cálculo dos custos de transporte primário e secundário dos resíduos e os resultados obtidos são georreferenciados. Os três municípios eleitos para a instalação de uma central a biomassa são Avis, Crato e Portalegre e as tecnologias de conversão consideradas são a combustão em leito fixo (GC/ST), combustão em leito fluidizado (FBC/ST) e gaseificação integrada (BIG/CC). Da análise efetuada verifica-se que o local mais adequado para a implementação de uma central termoelétrica é o Município de Portalegre, com um custo médio de produção de eletricidade de 95, 98 e 133 €/MWh de produção de eletricidade para as tecnologias consideradas. Conclui-se ainda que nenhuma das configurações de centrais estudadas se evidencia viável em termos de criação de valor e em termos económicos e financeiros, pelo que se considera que um adequado aproveitamento do recurso na região, com impacto, em termos de viabilidade, deve ser realizada a uma escala bastante menor, especificamente em unidades de produção de calor nos setores domésticos e do turismo.
- Controlo de Gestão - Uma ferramenta para monitorização dos objetivos operacionaisPublication . Bica, Ana Isabel Rodrigues; Mourato, JoaquimOs sistemas de controlo de gestão desempenham um papel fundamental na prossecução da competitividade organizacional. A adequada resposta das organizações aos diversos desafios que se lhe deparam está relacionada com a correta seleção e utilização de instrumentos de Controlo de Gestão. Os gestores necessitam de instrumentos que lhes garantam informações relevantes, apresentadas de forma sintética e em tempo oportuno, que possibilitem o entendimento da evolução das atividades, bem como do impacto das medidas tomadas, proporcionando, desta forma, a tomada de melhores decisões e o alcançar melhores desempenhos. Neste relatório descreve-se a realização de um projeto, o qual teve origem na identificação de um problema existente numa unidade operacional de uma empresa de serviços de grande dimensão. Nesta, os instrumentos de controlo de gestão aí existentes não proporcionavam informação atualizada e de qualidade. Assim, efetuou-se uma pesquisa de base bibliográfica sobre os principais instrumentos de controlo de gestão existentes e a sua evolução, que possam ser adotados na resolução do problema, procedendo-se à sua seleção de acordo com as características da empresa e a natureza do problema identificado. Para sua implementação desenvolveu-se de raiz uma aplicação que permite o controlo de alguns indicadores considerados relevantes. Decorrido o período de teste da sua implementação, e após análise dos resultados obtidos, verificou-se que com o novo instrumento de controlo melhoraram as condições de monitorização, potenciando-se ainda, entre outras vantagens, a melhoria do desempenho, quer a nível individual, quer a nível da globalidade da unidade operacional. Considera-se que o instrumento desenvolvido poderá com facilidade ser replicado para as restantes unidades operacionais da empresa, permitindo uma melhoria do seu desempenho global, sendo também possível a sua aplicação, com as devidas adaptações a outras unidades de negócio de empresas com características semelhantes à unidade objeto de estudo.
- A dinâmica da produção e comercialização da ameixa d´ Elvas (DOP) no âmbito da valorização territorialPublication . Estalagem, Alcida da Conceição Lobo; Gomes, Ana Célia CalapezA globalização apresenta duas tendências contraditórias mas complementares, a massificação da produção e venda de mercadorias no mercado global, e a diferenciação para operar a integração nesse mesmo mercado. Porém, produzir valor requer uma abordagem própria, tanto em termos estratégicos, como organizacionais. Estrategicamente, implica a construção de narrativas que operem a ligação intrínseca à região. Organizacionalmente, implica a construção e manutenção de redes de atores sociais. É neste processo que se integra a Ameixas D’Elvas (DOP), produto carregado de história e significado, que apesar dos investimentos e da ligação direta à cidade Património da Humanidade, não consegue impor-se no mercado global. Este trabalho tem como objetivo compreender o porquê deste fenómeno. Para tal, realizámos entrevistas semiestruturadas a representantes de vários stakeholders, que submetemos a análise temática de conteúdo. Os resultados deste estudo apontam para a consciência da importância da certificação e da ligação ao território, mas simultaneamente a impotência face à capacidade de implementação, devido aos custos, à falta de conhecimento e apoio e a uma cooperação mais desejada do que efetiva.
- Empreendedorismo SocialPublication . Canhoto, Maria Amélia da Silva; Mourato, Joaquim; Oliveira, MárciaAs instituições de ensino superior tal como, as empresas precisam estar preparadas para os novos requisitos de atuação social, reforçados a partir das relações dos vários atores sociais envolvidos numa instituição. Estes atores denominados stakeholders (colaboradores, alunos e entidades externas) no IPP possuem relacionamentos diferentes entre si e a sua perceção em relação ao desempenho social e performance da instituição, deve ser avaliada e considerada no momento das tomadas de decisão. Assim, o objetivo deste estudo foi numa primeira abordagem, identificar a perceção dos stakeholders do IPP acerca dos SGRS implementado em 2009 e certificado no IPP desde 2011. Ou seja, avaliar o seu nível do conhecimento do sistema (conhecem? O que conhecem? Como têm obtido esse conhecimento?), e segundo estes o que falta desenvolver. Por último, pretendia-se saber se os stakeholders consideram que o SGRS contribui para a diferenciação, notoriedade e afirmação do IPP. Verificou-se que os stakeholders internos conhecem o SGRS e consideram-se envolvidos nalguns programas sociais em curso. No que respeita aos alunos, perante o desconhecimento generalizado do SGRS, sublinhamos o facto de conhecerem as políticas do IPP. Os stakeholders desconhecem o enquadramento teórico do sistema mas conhecem as suas ações. Também nas partes interessadas externas predomina o desconhecimento do SGRS mas reconhecem a boa conduta, transparência e imagem do IPP. Ressaltamos a perceção das entidades externas acercada imagem ética e social que detêm do IPP na comunidade local e regional. Por último foi proposto um plano de atuação no sentido de promover o SGRS junto dos vários stakeholders do IPP.
- A otimização e a viabilidade de rotas na integração da Associação de Municípios de Raia - Pinhal na VALNOR, S.A.Publication . Nicolau, Sandra José da Silva; Almeida, Nicolau Miguel; Simões, CláudiaNo final do ano de 2010, a VALNOR, S.A. viu alargada a sua área de abrangência, em seis novos municípios, sendo eles os de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão, os quais compõem o denominado Pólo de Castelo Branco. Este aumento na área de abrangência e o consequente aumento de investimentos, requeriam a definição das rotas ótimas, resultando na diminuição do número de veículos, da distância total a percorrer e do tempo, e originando a redução dos custos logísticos, o que só seria possível de alcançar com uma nova gestão de resíduos. A recolha e o transporte de resíduos, sendo duas componentes críticas da atividade da empresa, logo da gestão logística, não podem deixar de ser conjugadas com o comportamento dos produtores de resíduos, sejam eles munícipes ou industrias. O problema da otimização dos percursos de recolha nos vários circuitos foi abordado com recurso à metodologia composta por dois procedimentos: 1) Utilização do Sistemas de Informação Geográfica (SIG); 2) Utilização de um algoritmo com aplicação a uma amostra por conveniência, para validar as rotas definidas pelo SIG. Com os procedimentos metodológicos adotados prosseguiu-se os objetivos de determinar a rota mais eficiente, em termos de custo – distância, para a recolha de resíduos recicláveis (papel e cartão, embalagem, e vidro) na região denominada por Pólo de Castelo Branco e de delinear orientações estratégicas para a logística de forma a melhorar o sistema de recolha seletiva (RS), numa situação de exploração própria, face a uma atividade subcontratada. Através das rotas ótimas e pela viabilidade de rotas com exploração própria da VALNOR, os resultados obtidos permitem concluir que é preferível a exploração própria à subcontratação ao fim de oito anos. Palavras-chave:
- Redes Sociais e sua Influência nas Práticas de Gestão e Marketing RelacionalPublication . Oliveira, Nuno Filipe Carita Castelo Grilo de; Leitão, João; Romão, ArturEste projeto tem como objetivo determinar em que medida as redes sociais influenciam as práticas de Gestão e Marketing Relacional no setor do Turismo, tendo como unidade de análise, o espaço geográfico do Distrito de Portalegre (Portugal). O desenho metodológico do projeto envolveu a recolha de informação sobre a temática das redes sociais, incluindo dados secundários disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e dados primários recolhidos através da administração de um questionário que versa diversas dimensões das práticas de gestão e marketing relacional nas unidades do setor do Turismo. Na análise dos dados, utilizou-se um modelo de regressão logística, tendo como variável de resposta ou dependente, uma variável binária que permite aferir da probabilidade de influência de um conjunto de fatores determinantes aplicados ao setor do Turismo. A principal contribuição do estudo é revelar a influência determinante das redes sociais sobre as formas de gestão do relacionamento entre o prestador de serviços e o cliente final, mediante uma aplicação a unidades empresariais do setor do Turismo.
- Relação entre a produção científica e as políticas de I&DT dos Institutos Politécnicos PortuguesesPublication . Ventura, Esmeralda; Brito, PauloEm Portugal existem quinze instituições de ensino politécnico públicos que desenvolvem atividades de investigação científica e tecnológica através dos seus centros de investigação ou em parceria com outras instituições. O presente trabalho teve como objetivo identificar as políticas de I&DT implementadas em quatro Politécnicos nacionais Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém, e estudar a relação entre essas políticas e a produção científica. No sentido de perceber qual o contributo dessas políticas de promoção de produção de I&DT manifesto nos seus regulamentos, para o desenvolvimento de produção científica nessas mesmas instituições. Para análise do problema de investigação foi utilizada a metodologia da análise da informação estatística disponível nas duas bases de dados SCOPUS e WOS, para os anos de 2000 a 2010, sobre produção científica e, a realização de quatro entrevistas junto dos representantes dos quatro Politécnicos, que revelaram maior e menor representatividade. Quanto aos resultados finais, obteve-se o conhecimento de quais as políticas principais e secundárias aplicadas em contexto real pelos mesmos Politécnicos, que conduzem a uma maior produção científica. Concluindo-se que, a política mais privilegiada é a qualificação do corpo docente ao nível do doutoramento. Seguida das políticas da criação de centros de investigação, financiamento para participação em congressos e publicação de artigos e de obras literárias, das relações internas e externas com outras entidades ao nível do I&DT e com empresas, incentivo à formação específica sobre I&DT pelos docentes, fomento do intercâmbio de docentes estrangeiros, parcerias internacionais, apoio financeiro, logístico e administrativo. O tempo de implementação destas políticas é crucial na obtenção de resultados. A finalidade do presente projeto fundamentou-se na identificação destas políticas por forma a serem implementadas pelos restantes Politécnicos nacionais, nomeadamente, o IP de Portalegre.
- Relação entre motivação e incentivos na Evertis Ibérica S.A.Publication . Calado, Luísa Maria Campos; Almeida, Nicolau Miguel; Guerra, Maria Cristina GamaO trabalho que se propõe realizar tem como objetivo verificar a existência de relação entre motivação e incentivos. Parte-se do princípio, com base na literatura consultada sobre a temática, de que a forma como as empresas recompensam as pessoas, fundamentalmente através de incentivos, é fundamental para prosseguimento dos objetivos organizacionais e individuais. Este trabalho tem uma aproximação a um estudo de caso a ser desenvolvido na empresa Evertis Ibérica S.A., e que pretende contribuir para um melhor conhecimento dos fatores motivacionais dos seus colaboradores, bem como a relação entre os incentivos e a motivação dos colaboradores. É efetuado o estudo do estado da arte sobre a problemática a desenvolver e sobre a investigação empírica. Assim, são apresentadas abordagens, quer sobre a motivação, quer sobre os fatores associados aos incentivos, e serão utilizadas as metodologias de investigação consideradas pertinentes para prosseguir o objetivo de investigação. A prova foi estudada em três momentos diferentes, sendo o estudo exploratório, piloto e final, com o propósito de validar o instrumento. São realizados estudos de correlação, através da análise do coeficiente de Pearson, que evidenciam uma relação entre motivação e incentivos. O estudo do coeficiente de Pearson permite, igualmente, identificar a relação entre motivação e categorias profissionais, bónus, características das funções, ambiente físico, necessidades de realização e relações interpessoais. É ainda efetuado o estudo de uma medida de magnitude do efeito, o d de Cohen, que permite identificar as variáveis diferenciadores dos níveis de motivação que foram a idade, a formação académica, os anos de serviço, o vínculo laboral, o tempo de trabalho, a categoria profissional e a área de trabalho.