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A otimização e a viabilidade de rotas na integração da Associação de Municípios de Raia - Pinhal na VALNOR, S.A.

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Abstract(s)

No final do ano de 2010, a VALNOR, S.A. viu alargada a sua área de abrangência, em seis novos municípios, sendo eles os de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão, os quais compõem o denominado Pólo de Castelo Branco. Este aumento na área de abrangência e o consequente aumento de investimentos, requeriam a definição das rotas ótimas, resultando na diminuição do número de veículos, da distância total a percorrer e do tempo, e originando a redução dos custos logísticos, o que só seria possível de alcançar com uma nova gestão de resíduos. A recolha e o transporte de resíduos, sendo duas componentes críticas da atividade da empresa, logo da gestão logística, não podem deixar de ser conjugadas com o comportamento dos produtores de resíduos, sejam eles munícipes ou industrias. O problema da otimização dos percursos de recolha nos vários circuitos foi abordado com recurso à metodologia composta por dois procedimentos: 1) Utilização do Sistemas de Informação Geográfica (SIG); 2) Utilização de um algoritmo com aplicação a uma amostra por conveniência, para validar as rotas definidas pelo SIG. Com os procedimentos metodológicos adotados prosseguiu-se os objetivos de determinar a rota mais eficiente, em termos de custo – distância, para a recolha de resíduos recicláveis (papel e cartão, embalagem, e vidro) na região denominada por Pólo de Castelo Branco e de delinear orientações estratégicas para a logística de forma a melhorar o sistema de recolha seletiva (RS), numa situação de exploração própria, face a uma atividade subcontratada. Através das rotas ótimas e pela viabilidade de rotas com exploração própria da VALNOR, os resultados obtidos permitem concluir que é preferível a exploração própria à subcontratação ao fim de oito anos. Palavras-chave:
By the end of the year 2010, VALNOR, S.A. has extended its coverage area to six new municipalities: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proenca-a-Nova, Sertã and Vila Velha de Ródão, which compose the so-called Pólo of Castelo Branco. This coverage area enlargement and the consequent increase of investments required the definition of optimal routes and consequent reduction of number of vehicles, of the total road distance and of time. All of this would reduce the logistic costs only possible with a new urban waste management. The collection and transportation of urban waste - the two critical components of the enterprise activity and thus belonging to the logistics management, have to be combined with the behaviour of urban waste producers whether residents or industries. The optimization of collection routes in the various circuits was introduced by using a methodology composed by two procedures: 1) the use of Geographic Information Systems (GIS); 2) The use of an algorithm with application to a convenience sample to validate the routes defined by the GIS. With the adopted methodological procedures the objectives to determine the most efficient route, in terms of cost - distance, for the collection of recyclable waste (paper and cardboard, packaging and glass) were carried on in the region named Polo de Castelo Branco and to outline strategic directions for logistics in order to improve the system of selective collection (SC), in a situation of VALNOR’s operation against a subcontractor activity. The obtained results show that through the optimal routes and the viability of routes, the operation by VALNOR is preferable to the outsourcing after eight years.

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Logística Otimização de Rotas Recolha Seletiva (RS) de Resíduos Sistema de Informação Geográfica (SIG) Viabilidade Logistics Route Optimization Selective Collection (SC) of urban waste Geographic Information System (GIS) Viability

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