Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Empreendedorismo Social

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto.pdf3.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As instituições de ensino superior tal como, as empresas precisam estar preparadas para os novos requisitos de atuação social, reforçados a partir das relações dos vários atores sociais envolvidos numa instituição. Estes atores denominados stakeholders (colaboradores, alunos e entidades externas) no IPP possuem relacionamentos diferentes entre si e a sua perceção em relação ao desempenho social e performance da instituição, deve ser avaliada e considerada no momento das tomadas de decisão. Assim, o objetivo deste estudo foi numa primeira abordagem, identificar a perceção dos stakeholders do IPP acerca dos SGRS implementado em 2009 e certificado no IPP desde 2011. Ou seja, avaliar o seu nível do conhecimento do sistema (conhecem? O que conhecem? Como têm obtido esse conhecimento?), e segundo estes o que falta desenvolver. Por último, pretendia-se saber se os stakeholders consideram que o SGRS contribui para a diferenciação, notoriedade e afirmação do IPP. Verificou-se que os stakeholders internos conhecem o SGRS e consideram-se envolvidos nalguns programas sociais em curso. No que respeita aos alunos, perante o desconhecimento generalizado do SGRS, sublinhamos o facto de conhecerem as políticas do IPP. Os stakeholders desconhecem o enquadramento teórico do sistema mas conhecem as suas ações. Também nas partes interessadas externas predomina o desconhecimento do SGRS mas reconhecem a boa conduta, transparência e imagem do IPP. Ressaltamos a perceção das entidades externas acercada imagem ética e social que detêm do IPP na comunidade local e regional. Por último foi proposto um plano de atuação no sentido de promover o SGRS junto dos vários stakeholders do IPP.
The higher education institutions such as companies need to be prepared for the new requirements of social action, reinforced from the relationships of the various social actors involved in an institution. These actors called stakeholders (staff, students and external entities) in the IPP have different relationships with each other, and their perception regarding both institutional and social performance should be evaluated and considered at the time of making a decision The objective of this study was a first approach to identify the perception of stakeholders about the IPP’s SGRS implemented in 2009 and certified in IPP since 2011. That is, evaluate their level of knowledge of the system (Do they know? What do they know and how did they gain that knowledge?), and second what isn’t yet developed. Lastly we wanted to know whether stakeholders consider that the SGRS contributes to differentiation, recognition and affirmation of the IPP. It was found that internal stakeholders know SGRS and considered themselves, involved in some social programs in progress. Regarding students, facing the general lack of knowledge about the SGRS we underline the fact that they know IPP’s policies. Stakeholders don’t know the theoretical system but know their actions. Also in the external stakeholders we find the lack of knowledge about the SGRS but they recognize good conduct, transparency and image of the IPP. We emphasize the perception of external entities about image and social ethics that hold the IPP in local and regional community. Finally we proposed a plan of action to promote the SGRS among various stakeholders of the IPP.

Description

Keywords

Empreendedorismo Social Responsabilidade Social Perceção de Stakeholders Instituto Politécnico de Portalegre Social Entrepreneurship Social Responsibility Stakeholder Perceived Polytechnic Institute of Portalegre

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License