IPP - Instituto Politécnico de Portalegre
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O Instituto Politécnico de Portalegre é a instituição pública de ensino superior que cria e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais. O Politécnico de Portalegre integra as seguintes unidades orgânicas de ensino: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde (em Portalegre) e Escola Superior Agrária (em Elvas).
O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma Unidade de I&D, avaliada pela FCT com MUITO BOM, o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA.Browse
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- Abordagem psicoeducativa no idoso com depressãoPublication . Carona, André; Marques, Maria de FátimaO presente relatório apresenta as intervenções que serviram de base ao desenvolvimento de um grupo psicoeducativo para idosos com depressão. Estas permitiram viver experiências que resultaram numa aquisição de competências. A depressão no idoso assume uma importância singular nos tempos que correm, devido ao elevado grau de incapacidade que desenvolve no mesmo, da mesma forma que potencia uma degradação mais acelerada do seu estado geral de saúde. A psicoeducação assume-se como um tratamento com eficácia comprovada na recuperação da depressão. Capacitando os idosos através do aumento do conhecimento sobre a doença e do desenvolvimento de mecanismos de adaptação, potencia-se a capacidade destes para gerir a doença. A criação de grupos psicoeducativos fomenta a interação entre os participantes, melhorando a adesão ao tratamento. O programa definido para o grupo psicoeducativo foi considerado positivo por parte dos idosos, tendo demonstrado aparente eficácia, dado que os níveis de depressão dos mesmos diminuíram
- Acreditação da idoneidade formativa do contexto de prática clínica no S. de Urgência do CHMT – AbrantesPublication . Serra, Victor; Cordeiro, RaulNum contexto de mudança dos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, reconhece-se a importância de renovar um Sistema de Certificação de Competências, que é contemplado por um período de Exercício Profissional Tutelado, para a obtenção do título de Enfermeiro, e um período de Desenvolvimento Profissional Tutelado, para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista. O Conselho de Enfermagem reconhece que para a obtenção destes títulos, esta Prática Tutelada deve acontecer num contexto de prática clinica de Idoneidade Formativa, reconhecida e acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, e sob a supervisão de um Enfermeiro com certificação de competências, com a designação de Enfermeiro Supervisor. Serve então o presente relatório para verificar se, se encontram reunidas as condições para um eventual processo de candidatura a Acreditação de Idoneidade Formativa do Contexto de Prática Clinica, no Serviço de Urgência – Unidade de Abrantes – Centro Hospitalar Médio Tejo. Ao longo do relatório são descritas as fases de implementação e feito o levantamento das condições necessárias à candidatura para o processo de Acreditação
- Acreditação da Idoneidade Formativa do Contextos de Prática Clínica na UCSP de MonfortePublication . Velez, Luísa; Carvalho, GraçaO Modelo de Desenvolvimento Profissional integra o Sistema de Certificação de Competências e o Sistema de Individualização das Especialidades. Na primeira alteração ao estatuto da Ordem dos Enfermeiros configura-se um novo Sistema de Certificação de Competências que contempla um período de Exercício Profissional Tutelado, para atribuição do título de enfermeiro, e um período de Desenvolvimento Profissional Tutelado, para atribuição do título de Enfermeiro Especialista. O Conselho de Enfermagem entende que esta Prática Tutelada deve acontecer em contexto de prática clínica de Idoneidade Formativa, reconhecida e acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, e sob a supervisão de um Enfermeiro com certificação de competências, enquanto Supervisor Clínico. O estágio teve como finalidade verificar se estavam reunidas as condições para a candidatura a Acreditação de Idoneidade Formativa do Contextos de Prática Clínica, na UCSP de Monforte. Neste relatório, apresenta-se o trajeto percorrido, no levantamento das condições necessárias para a candidatura à Acreditação.
- Alimentação vegetariana em idade pediátrica: capacitar os Enfermeiros para uma alimentação alternativaPublication . Valeriano, Ana; Malcata, Margarida; Ramos, AnaO vegetarianismo – um regime alimentar alternativo – tem adquirido uma expressão significativa em Portugal, devido à ascensão no número de pessoas vegetarianas, nos últimos anos. Apesar de este tipo de regime alimentar possuir benefícios, pode, quando praticado de forma inadequada e desequilibrada, acarretar complicações para o ciclo vital e especificamente para a infância, por ser um período de grandes transformações e constantes mudanças a nível do crescimento e desenvolvimento. Perante esta temática atual, foi desenvolvido um Projeto de Estágio, com carácter de transversalidade a ambos os estágios clínicos – Estágio I e Estágio Final – que visou sensibilizar e capacitar os Enfermeiros para a temática do vegetarianismo, com o intuito de realização de ensinos devidamente fundamentados ao binómio criança/família. A realização deste Relatório de Estágio, que documenta o caminho académico percorrido, permitiu explanar a aquisição e desenvolvimento das diversas competências como, Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e Competências de Mestre
- "Apenas falar, não é comunicar" - A comunicação do enfermeiro com a família/pessoa em situação crítica no SUPublication . Pires, Vítor; Marques, Maria do CéuUm dos objetivos relacionado com segurança do doente, passa pela manutenção de uma comunicação eficaz na prestação de cuidados de enfermagem. O presente Relatório surge no âmbito dos estágios realizados e tem o objetivo de descrever de forma refletida, fundamentada e pormenorizada o processo formativo. É um documento que segue uma metodologia descritiva, refletindo o percurso formativo realizado ao longo dos estágios 1 e Final, sendo que neste último foi desenvolvido um trabalho que segue a metodologia de projeto, designado de intervenção major, que dá nome ao relatório. Foi utilizada uma escala de observação e um questionário na recolha de dados aplicado a 20 enfermeiros. Na atividade major foi evidenciada a necessidade da adequação de algumas estratégias de forma a otimizar o processo de comunicação entre os enfermeiros e a família/pessoa em situação crítica. Foram evidenciadas as competências comuns de enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, assim como na vertente da pessoa em situação crítica e de mestre. Os objetivos definidos ao longo do documento foram alcançados, consta-se que há um maior enriquecimento pessoal e profissional ao nível técnico e científico
- Aprendendo e andando: Promover o autocuidado dos utentes com Diabetes tipo 2 – O Pé DiabéticoPublication . Timóteo, Jéssica; Martins, Maria FilomenaÉ o comportamento dos utentes que mais influencia o prognóstico da Diabetes Mellitus, pelo que constitui um grande desafio aos enfermeiros no que concerne aos cuidados que potenciam a mudança de comportamentos desadequados, ajudando na prevenção de complicações tardias, onde se inclui o Pé Diabético. Objetivo: Promover o autocuidado nos utentes com diabetes tipo 2 da USF. Metodologia: Foi aplicado um questionário a 52 utentes com diagnóstico de Diabetes Tipo 2 e realizadas sessões de educação para a saúde, com o intuito de desenvolver um projeto de intervenção comunitária, tendo como linha orientadora a Metodologia do Planeamento em Saúde. Resultados: Constatou-se défice no autocuidado aos pés, por parte dos utentes que integram o estudo, assim como na transmissão e perceção de informação transmitida pelos profissionais de saúde. Contudo, através das sessões de educação para a saúde, foi possível contribuir favoravelmente para a promoção do autocuidado. Conclusão: Ressalta assim a importância da educação para a saúde, uma vez que ajuda a promover o conhecimento, envolvendo profissionais de saúde e utentes, de modo a motivar estes para o autocuidado
- Aprender a viver com a Diabetes Mellitus tipo 2!Publication . Brás, Marta; Canais, EdgarA Diabetes é uma patologia cuja prevalência tem aumentado de forma exponencial, sobretudo nos grupos etários mais jovens, sendo imprescindível a criação e implementação de estratégias que permitam prevenir e controlar a diabetes reduzindo a mortalidade prematura e a morbilidade. Objetivo: Empoderar o individuo adulto com diabetes tipo 2 na gestão da sua saúde e prevenção de complicações tardias. Método: O projeto de intervenção comunitária baseou-se na metodologia do planeamento em saúde. Procedeu-se a aplicação de instrumentos de recolha de dados aos utentes adultos com diabetes tipo 2 e realizaram-se sessões de educação para a saúde. Resultados: Verificaram-se défices de conhecimento na dimensão controlo da doença e sintomatologia e défices no autocuidado - adoção de uma alimentação saudável e atividade física. Conclusão: A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação dos indivíduos com diabetes tipo 2
- Autocuidado da pessoa com doença coronáriaPublication . Beliz, Inês; Marques, Maria do CéuO relatório de estágio pretende dar resposta aos objetivos da unidade curricular relatório. Deve estar vertido no documento o percurso realizado ao longo dos estágios, com especial en-fase para a atividade major que deu nome a este relatório. A referida atividade centrou-se na pessoa com doença cardiovascular, esta é umas das principais causas de morte em Portugal. Pode ser prevenida, atuar nos fatores de risco comportamentais, relacionados com o estilo de vida, melhora o autocuidado das pessoas com doença coronária. Objetivo: O objetivo geral deste relatório é descrever de forma refletida e fundamentada o processo formativo no decorrer dos estágios 1 e final. Método: Este documento segue a metodologia descritiva. Durante o estágio final foi de-senvolvida uma atividade que segue a metodologia de projeto, designada atividade major, que dá nome ao relatório. Foi avaliado o nível de adequação do autocuidado da pessoa com doença coronária através da aplicação da Escala do Autocuidado para a Pessoa com Doença Coronária (EACPDC). Resultados: Salienta-se a grande necessidade que, as pessoas com doença coronária, tem de ensino, apoio e aconselhamento sobre autocuidado. O autocuidado é um componente essen-cial na gestão da doença coronária. Conclusão: Os objetivos inicialmente definidos foram alcançados, salientando um enriquecimento a nível pessoal e profissional ao nível técnico e científico
- O autocuidado do doente cardíaco com hipertensão arterialPublication . Moro, Carla; Marques, Maria do CéuAo determinar o conhecimento que a pessoa tem sobre a hipertensão, pode permitir um melhor controlo e a redução das complicações associadas, portanto, promover a saúde e prevenir a doença deve ser prioritário. Objetivo: Pretende pormenorizadamente dar a conhecer as fases de um projeto que tem como objeto de estudo o autocuidado do doente cardíaco com Hipertensão Arterial. Método: Este relatório detalha a trajetória formativa percorrida no Estágio 1 e Final. No último foi elaborada a intervenção major, que dá designação a este relatório. Foi utilizada uma escala de avaliação do autocuidado da pessoa com hipertensão, aplicada a 118 utentes. Resultados: Constata-se a capacitação não adequada para o autocuidado, colocando um desafio aos profissionais de saúde para educar de modo a promover a saúde e prevenir a doença, de maneira a tornar as pessoas participantes ativas no autocuidado da sua tensão arterial. Foi demonstrado as atividades desenvolvidas para a aquisição de competências de enfermeiro especialista na área médico-cirúrgica, na dimensão do cuidar da pessoa em situação crítica, e de mestre em enfermagem. Conclusão: Os objetivos inicialmente delineados neste documento foram alcançados, colaborando no progresso pessoal e profissional
- Avaliação da carga de trabalho de enfermagem na unidade de cuidados intensivos Dr. Emílio Moreira em PortalegrePublication . Catalão, Maria José; Pedro, AdrianoNo âmbito do 4º Mestrado em Enfermagem com Especialização em Gestão de Unidades de Saúde, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre, o presente relatório pretende apresentar um documento reflexivo sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências na área da gestão de unidades de saúde, em âmbito de estágio. O estágio decorreu na Unidade de Cuidados Intensivos Dr. Emílio Moreira da Unidade Local do Norte Alentejano, no período de Outubro de 2015 a Fevereiro de 2016. Foi aplicada a metodologia de projeto, tendo desenvolvido no decorrer do estágio o Trabalho de Projeto Avaliação da Carga de Trabalho de Enfermagem na Unidade de Cuidados Intensivos Dr. Emílio Moreira em Portalegre Os enfermeiros desempenham funções muito importantes na área da gestão dos recursos e dos cuidados, em unidades de cuidados intensivos. Uma dessas funções consiste em avaliar o índice de gravidade dos doentes internados e a carga de trabalho de enfermagem através do Therapeutic Intervention Scoring System-28. Neste sentido tornou-se pertinente o estudo retrospetivo da carga de trabalho na UCIDEM, por forma a otimizar a utilização do instrumento de gestão implementado e propor melhorias no âmbito da dotação dos enfermeiros. Concluiu-se, principalmente, que: em relação ao Índice de Enfermeiros e Score TISS, verificaram-se variações acentuadas, quer na necessidade de trabalho de enfermagem quer na gravidade dos doentes, durante 365 dias; comparando a média anual de TISS obtida com o diagnóstico atual da situação na UCIDEM, existe uma dotação desfasada de acordo com o que foi medido pelo TISS; e que a carga de trabalho dos enfermeiros não é distribuída equitativamente pelos turnos