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- Atlantic Centre for Defence Capacity-BuildingPublication . II Seminário Atlantic Centre for Defence Capacity-Building
- Estratégias de Enfermagem para prevenir o erro de medicação look-alike sound-alikePublication . Costa, Luísa; Pereira, MarianaNo âmbito o 3.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Associação ministrado pela Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) na área de especialização, Enfermagem médico cirúrgica a Pessoa em Situação Crítica, surge o presente relatório. Este relatório traduz o trabalho desenvolvido e as aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios realizados na Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (UAVC) e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS). A materialização destas atividades e os aportes teóricos obtidos durante a formação teórica, proporcionaram oportunidades de formação e aprendizagem aplicadas na prática diária de prestação de cuidados que contribuíram para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Mestre em Enfermagem, visando uma melhoria da qualidade dos cuidados e a excelência no exercício da profissão. Ao longo dos estágios realizados e com base na metodologia de Projeto, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) com a finalidade de promover a qualidade dos cuidados de enfermagem na área da segurança do doente e da medicação look-alike sound alike (LASA), através da implementação de estratégias com o objetivo de prevenir os erros associados aos medicamentos LASA. Paralelamente, este relatório comtempla uma análise e reflexão crítica fundamentada, sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem, bem como competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica a Pessoa em Situação Crítica e de que forma os aportes teóricos e os estágios realizados contribuíram para a sua aquisição
- Intervenção de qualidade em suporte básico de vida - capacitação de equipasPublication . Matos, Maria do Carmo; Pereira, MarianaA paragem cardio-respiratória apresenta-se como das mais relevantes situações em contexto de urgência/emergência, cuja ação multidisciplinar é preponderante. O enfermeiro especialista, enquanto facilitador das aprendizagens em contexto de trabalho, tem uma base sólida de conhecimentos e competências especializadas, que lhe permitem contribuir de forma efetiva para a promoção da qualidade e da segurança em saúde. O Projeto de Intervenção seguiu a metodologia de projeto, e advêm da necessidade formativa evidenciada no Plano de Formação de um Serviço de Urgência Básica, validada por uma revisão sistemática sobre a formação e treino de Suporte Básico de Vida, para profissionais de saúde. Esta é uma área de conhecimento em que os conteúdos da formação devem ser adequados à ação esperada de cada grupo profissional (clínico e não clínico), como ferramenta de aquisição de competências tanto cognitivas, como sociais. O Projeto de Intervenção materializou-se numa sessão de formação, assente na prática simulada de Suporte Básico de Vida, dirigida aos Assistentes Operacionais daquele Serviço. A formação e treino de Suporte Básico de Vida melhora o desempenho dos profissionais de saúde perante ocorrências de paragem cardio-respiratória, por um lado, pela melhoria de competências, por outro, favorece a motivação para a realização de manobras de reanimação. Este documento traduz de forma crítica e reflexiva o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica e competências de Mestre em Enfermagem, fundamentais à atribuição do título e do grau, ancoradas no período teórico e de prática clínica
- Gestão da Formação como Estratégia dos Recursos Humanos: Estudo de Caso na Autarquia de Lisboa e na Autarquia da Praia em Cabo VerdePublication . Correia, Izandra; Reis, FelipaTanto em Cabo Verde como em Portugal, o paradigma da Formação Profissional está a sofrer alterações, sendo visto como um importante veículo de valorização e mudança nas pessoas, e nas organizações. Na era da globalização a partilha do conhecimento e da informação requer uma constante atualização dos saberes, por isso os departamentos dos recursos humanos devem criar estratégias baseadas na gestão e aperfeiçoamento do conhecimento onde a Formação constitui um fator crucial de desenvolvimento. Deste modo, segundo Barbosa, a administração Pública vem cada vez mais, a implementar novas ações que apostam na valorização do potencial existente nas pessoas, aposta esta voltada para a política do desenvolvimento pessoal através da Gestão da Formação (Barbosa, L.E. 2018). Nesta ótica, tem-se como objetivo central identificar e compreender o funcionamento do ciclo do processo da Gestão da formação como estratégica dos recursos humanos num estudo de caso feito nas Autarquias de Lisboa, e da Praia- Cabo Verde. Foi feita um enquadramento das organizações em estudo, um enquadramento teórico e uma revisão das literaturas relativamente as temáticas de recursos humanos, formação, e autarquia local. Utilizou-se uma metodologia qualitativa adotando a realização de questionários, de modo a analisar o grau de satisfação dos colaboradores relativamente ao Plano de Formação existente nas suas autarquias, e a realização de entrevistas direcionadas aos chefes responsáveis pela unidade dos Recursos Humanos ou de desenvolvimento e Formação. Com base nos resultados obtidos, é de considerar que a formação constitui um excelente investimento feito pelas organizações, contribuindo para uma aprendizagem ao longo da vida, proporcionando mudanças organizacionais significativas e maior satisfação e motivação por partes dos colaboradores.
- As Emoções: A aplicação da metodologia de trabalho por projeto no jardim de infância e no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaro Paiva de Andrada, Ana Isabel; Farinho, Paula
- Autocuidado da pessoa com doença coronáriaPublication . Beliz, Inês; Marques, Maria do CéuO relatório de estágio pretende dar resposta aos objetivos da unidade curricular relatório. Deve estar vertido no documento o percurso realizado ao longo dos estágios, com especial en-fase para a atividade major que deu nome a este relatório. A referida atividade centrou-se na pessoa com doença cardiovascular, esta é umas das principais causas de morte em Portugal. Pode ser prevenida, atuar nos fatores de risco comportamentais, relacionados com o estilo de vida, melhora o autocuidado das pessoas com doença coronária. Objetivo: O objetivo geral deste relatório é descrever de forma refletida e fundamentada o processo formativo no decorrer dos estágios 1 e final. Método: Este documento segue a metodologia descritiva. Durante o estágio final foi de-senvolvida uma atividade que segue a metodologia de projeto, designada atividade major, que dá nome ao relatório. Foi avaliado o nível de adequação do autocuidado da pessoa com doença coronária através da aplicação da Escala do Autocuidado para a Pessoa com Doença Coronária (EACPDC). Resultados: Salienta-se a grande necessidade que, as pessoas com doença coronária, tem de ensino, apoio e aconselhamento sobre autocuidado. O autocuidado é um componente essen-cial na gestão da doença coronária. Conclusão: Os objetivos inicialmente definidos foram alcançados, salientando um enriquecimento a nível pessoal e profissional ao nível técnico e científico
- Pais: Literacia em saúde para a prevenção da obesidade infantil dos 0 aos 5 anosPublication . Trindade, Luís; Casa Nova, AntónioA obesidade infantil é um problema à escala mundial, por isso torna-se emergente a capacitação dos pais em literacia em saúde de modo a promover a prevenção deste problema. Evidencia-se a necessidade de intervenções de enfermagem para capacitar os pais das crianças com ou sem obesidade infantil, sendo as educativas as mais adequadas na persecução desse objectivo. Evocando à metodologia de trabalho de projeto, foi traçado como objetivo geral capacitar os pais em literacia em saúde na prevenção da obesidade infantil, inserido na linha de investigação de segurança e qualidade de vida. Como resultado final construímos um manual educativo/informativo para os pais no âmbito da prevenção da obesidade infantil. A redação do Relatório de Estágio possibilitou registar a trajetória formativa determinante na aquisição e desenvolvimento das competências de Mestre, comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
- Cuidados Geriátricos em CãesPublication . Borralho, Daniela Sofia BoeiroO presente relatório de estágio, de duração de 1 mês e meio, foi realizado no Centro Veterinário de Setúbal, no âmbito da licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Elvas. Teve como objetivo, o desenvolvimento de competências na área de Enfermagem Veterinária, assim como o acompanhamento da casuística clínica, auxílio ao Médico Veterinário, realização de métodos complementares de diagnóstico e apoio na hospitalização e nas cirurgias. Ao longo dos anos, o vínculo homem-animal tornou-se cada vez mais próximo, a equipa veterinária obteve mais qualificações e ocorreram avanços na medicina veterinária, resultando em um aumento na expectativa de vida dos animais de companhia. Neste sentido, no decorrer do estágio a aluna executou os cuidados geriátricos a ter com os canídeos presentes na hospitalização e cirurgia, oferecendo qualidade de vida e bem-estar a estes animais, procurando relacionar o fator idade com as doenças associadas a cada paciente; focando-se nos cuidados intensivos, na prevenção e tratamento. Os dados obtidos foram referentes ao período de estágio, onde foram analisados 70 cães com idade igual ou superior a 6 anos, submetidos a consulta, nestes, observou-se uma maior prevalência de algum tipo de neoplasias. Concluindo que, animais mais velhos apresentam uma frequência relativamente alta de patologias, com maior prevalência nos animais de porte grande e de raça pura. Sendo que, animais de pequeno porte ou sem raça definida apresentam uma expetativa de vida maior, revelando uma importância acrescida no acompanhamento médico para um cão geriátrico.
- Tuberculose BovinaPublication . Gomes, Inês AzevedoA tuberculose bovina é uma doença infeciosa causada pelo agente Mycobacterium bovis, que afeta maioritariamente o trato respiratório, porém pode comprometer outros sistemas. A sua transmissão mais comum é através de inalação de aerossóis e acomete uma vasta gama de hospedeiros, inclusive o homem. Dado o seu potencial zoonótico, a doença representa um grande perigo para a saúde pública, tendo como principal grupo de risco veterinários e todos aqueles que tenham contacto direto com animais infetados. Atualmente em Portugal, encontra-se implementado um programa de erradicação de tuberculose bovina com o objetivo de tornar todo o território nacional oficialmente indemne. Para proporcionar uma visão detalhada sobre a tuberculose, tanto a nível da doença como de prevenção, controlo e do seu estatuto de zoonose, é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a mesma. A escolha do local de estágio recaiu sobre o Hospital Veterinário de Portalegre – Clilegre devido a ser um hospital de referência local e por possibilitar o contacto com diversas explorações de bovinos. Sobre as atividades desenvolvidas, a aluna teve oportunidade de transpor os conhecimentos teóricos para a prática, realizando várias tarefas a nível de clínica de animais de companhia como de produção, acompanhando algumas explorações que se encontravam em sequestro por Tuberculose Bovina. A aluna auxiliou no cumprimento do programa de erradicação de tuberculose bovina, mais especificamente na fase de diagnóstico. Todo o acompanhamento irá ser reportando no presente relatório.