IPT - Instituto Politécnico de Tomar
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O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é uma instituição de ensino superior politécnico, no espaço europeu do ensino superior, dotada de valências nas áreas das ciências, tecnologias, artes e humanidades que, desde a sua génese, concorrem complementarmente para a superior formação dos seus estudantes, produzindo conhecimento útil, capacidades, competências e aptidões, preparando-os para o mercado de trabalho e para o exercício de uma cidadania ativa numa sociedade democrática. O IPT assume ainda como sua missão: a expansão do acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação, num projeto de formação global do indivíduo; a participação ativa na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na criação, inovação e valorização do conhecimento científico e tecnológico.
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Browsing IPT - Instituto Politécnico de Tomar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Abordagem às componentes de gestão e de turismo da natureza nas áreas protegidasPublication . Rosa, Sofia Gomes Vargas da; Figueira, Luís Manuel Mota dos SantosAs Reservas da Biosfera são territórios comprometidos com a sustentabilidade, que valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico. Atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização. Pelo que, a abordagem/modelo de gestão elaborado no decorrer deste estudo, teve em conta estes valores e objetivos. São 12 as Reservas da Biosfera Portuguesas, das quais 3 são transfronteiriças, de cogestão em simultâneo entre ambas unidades de gestão do respetivo lado da fronteira. A Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera foi criada em 2011, de forma informal, pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU). Tendo por objetivo a dinamização das Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. O motivo principal da visitação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo é a observação de aves, devido à sua grande biodiversidade, atraindo assim os amantes do Turismo na Natureza. A abordagem de gestão, com foco no turismo nas Reservas da Biosfera, foi planificada com o auxílio da formação académica da estagiária, assim como da revisão de literatura analisada e produzida, e do estudo realizado através de observação participativa. O desenvolvimento sustentável é ponto assente no que diz respeito à planificação de um conjunto de estratégias a adotar na gestão de zonas protegidas
- Aceitação e uso dos sistemas de informação pelos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.Publication . Regueira, Carla Madalena Duarte Fernandes da Silva; Marques, Célio Gonçalo CardosoO galopante desenvolvimento tecnológico dos últimos anos veio tornar os procedimentos de trabalho em saúde cada vez mais desafiadores, implicando que os profissionais de saúde desenvolvam e integrem competências necessárias na execução das suas funções, apoiadas pelos sistemas de informação em saúde. Os sistemas de informação em saúde, integrados e suportados pelas tecnologias de informação e comunicação, são considerados, atualmente, ferramentas fundamentais que sustentam e apoiam a gestão do trabalho dos profissionais de saúde e dos procedimentos administrativos e de gestão que lhe estão associados. São instrumentos capazes de fornecer os recursos necessários à tomada de decisão, facilitam a gestão da multiplicidade dos processos de trabalho inerentes à prestação de cuidados de saúde eficientes e de qualidade ao cidadão. Dada a relevância da utilização dos sistemas de informação em saúde, o presente estudo analisa a aceitação destas ferramentas pelos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do Hospital Distrital de Santarém, EPE. O modelo utilizado nesta avaliação é adaptado do Technology Acceptance Model (TAM), considerado como o modelo mais robusto na identificação dos determinantes da aceitação tecnológica. Cumprindo todos os procedimentos ético-legais inerentes ao processo de investigação, foi aplicado um questionário adaptado dos construtos do TAM, de forma a que se estabeleçam ilações sobre a aceitação destes profissionais na utilização dos sistemas de informação em saúde de apoio à execução das suas funções profissionais. Nesta investigação, participaram 80 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. Conclui-se que, a intenção de uso dos sistemas de informação em saúde é elevada e são considerados como fundamentais na ampliação da performance profissional, tendo sido identificados dois determinantes fulcrais: perceção de utilidade e perceção de facilidade de utilização. É relevante que as organizações em saúde assumam estratégias que promovam e garantam a integração dos sistemas de informação e que estes sejam perspetivados como ferramentas capazes de promover benefícios para a gestão organizacional.
- Aceitação tecnológica de softwares de automação robótica de processos pelos profissionais de contabilidadePublication . Lopes, Ana Patrícia da Conceição; Marques, Célio Gonçalo Cardoso; Oliveira, Daniel Ferreira deO rápido avanço das tecnologias e meios de comunicação teve impacto na maioria das profissões. A área da contabilidade não foi exceção, e atualmente, as tecnologias de informação tornaram-se numa ferramenta indispensável para o exercício da profissão. Uma das tecnologias emergentes nesta área é a Robotic Process Automation (RPA), trata-se de uma tecnologia que permite executar atividades rotineiras, normalmente executadas por humanos, de uma forma automática, tornando as organizações mais eficientes. Tem vindo a ser aplicado em diversas áreas nos processos contabilísticos, principalmente, nas tarefas que envolvem um elevado volume de informação e que não são qualitativamente exigentes. No entanto, se por um lado, houve tecnologias rapidamente absorvidas pelos profissionais, o RPA parece não ter tido o mesmo impacto. Neste sentido, este estudo afere a aceitação de softwares RPA por parte dos profissionais de contabilidade. Teve por base o Technology Acceptance Model (TAM). Participaram no estudo 140 indivíduos que exercem funções como contabilista certificado ou técnico de contabilidade. Com base nos resultados obtidos foi possível concluir que de um modo geral os profissionais estão satisfeitos com a utilização dos softwares RPA, constatou-se ainda que o género, idade e a opinião do inquirido sobre se a utilização deste tipo de software poderá afetar a qualidade da informação financeira, são fatores que não influenciam a sua aceitação. Por outro lado, a formação para a sua utilização é um fator que apresenta influência na aceitação do software. Em investigações futuras seria pertinente perceber se os profissionais utilizam corretamente os softwares RPA e conhecem todas as suas funcionalidades, de forma a tirar o maior partido deles. Seria também pertinente medir a eficiência e eficácia dos softwares RPA de forma a perceber o retorno do investimento neste tipo de tecnologia.
- Análise da eficiência com recurso à Data Envelopment AnalysisPublication . Silva, Luís Miguel Marcos; Loureiro, Rúben Joaquim Pinto; Simões, Jorge Manuel MarquesObservamos que cada vez mais a sociedade exige das instituições rapidez e eficiência na resposta dos serviços prestados. É neste sentido que o conceito eficiência é parte séria e relevante nas estratégias de gestão no campo da saúde. Deste modo, é objetivo deste presente estudo, conhecer os níveis de eficiência de 37 entidades, centros hospitalares EPE, hospitais EPE e unidades locais de saúde EPE nacionais inseridos nos grupos do benchmarking do SNS, no período de 2019 a 2021. Para este efeito, recorreu-se à técnica Data Envelopment Analysis, onde foram definidos à priori inputs e outputs suficientes e relevantes para que o resultado da análise fosse fidedigno. Quanto aos resultados alcançados verificou-se que entre as instituições de saúde analisadas, todas elas apresentam uma eficiência superior a 50% na média do triénio em estudo. No que respeita ao tipo de constituição, as entidades do tipo hospitalar foram aquelas que apresentaram maior média de eficiência durante os 3 anos. Importa destacar que cerca de 25% das entidades hospitalares estudadas, durante todo o período analisado, revelam ser no seu todo 100% eficientes. Apesar de todas as adversidades, o sistema de saúde português, respondeu bem às pressões, mesmo durante o período pandémico, assegurando a eficiência e a qualidade do serviço prestado
- Aplicação do código dos contratos públicos nos procedimentos associados às compras na perspectiva do controlo internoPublication . Madeira, Daniela Filipa Ferreira; Trigacheiro, CarlosA adoção de bons procedimentos de controlo interno é fundamental para assegurar uma gestão eficaz dos recursos, pelo que a criação de princípios de boa gestão é fundamental em qualquer área de uma entidade, independentemente da sua natureza pública ou privada e da atividade que exerça. Considerando a expressão financeira e o risco associado às aquisições de bens e serviços, as entidades devem dedicar especial atenção ao controlo interno na área das compras. Porém, a gestão de dinheiros públicos faz apelo a acrescidas preocupações com a boa gestão, mas também de transparência nos procedimentos adotados. Não admira, pois, as especiais preocupações da Comissão Europeia neste domínio, criando um quadro regulamentar exigente, o qual se encontra acolhido na legislação nacional pelo Código dos Contratos Públicos (CCP). Apenas para ilustrar a importância deste tema, importa realçar que, de acordo com o último relatório do Instituto da Construção e do Imobiliário, publicado em janeiro de 2015, os valores contratuais comunicados para o ano de 2013 ascenderam a 4,15 mil milhões de euros, ou seja, 2,5% do Produto Interno Bruto. Este montante corresponde a 157.775 contratos. Neste contexto, propus-me elaborar a presente dissertação, com o objetivo de estudar os principais aspetos que um auditor financeiro deve conhecer sobre o CCP, sendo certo que este é um domínio onde frequentemente deverá recorrer ao apoio de especialistas. O trabalho começa por uma breve abordagem de enquadramento aos conceitos de controlo interno em geral, particularizando depois no domínio da aquisição de bens e serviços. Segue-se uma referência sumária às Diretivas comunitárias e uma análise dos principais aspetos das partes I e II do CCP. Em particular, apresentarei os vários conceitos e trâmites que devem ser observados. Complementarmente àquela abordagem, foi inquirida uma amostra de entidades adjudicantes, na aceção do Código, para melhor se compreender a forma como estão organizadas para responderem de forma adequada às exigências normativas. Do estudo efetuado podemos concluir que estamos perante um quadro normativo muito amplo e complexo que, não obstante o esforço que as entidades fizeram no sentido de se dotarem de recursos com formação adequada, constitui uma área de risco significativo para os auditores, uma vez que conjuga a complexidade das normas com o elevado volume financeiro presente na maioria dos casos.
- A aplicação do SNC nas microentidadesPublication . Silva, Ana Catarina Oliveira da; Francisco, LuísO presente relatório pretende expor os conhecimentos adquiridos no âmbito do estágio curricular na “Soluções Contábeis, Lda.”, integrado no plano de estudos do Mestrado em Auditoria e Análise Financeira. O referido estágio decorreu na área da contabilidade geral de Abril a Setembro e contabilizou um total de 810 horas. Além de se dar a conhecer o local de estágio e as funções desempenhadas durante os cinco meses em que o mesmo decorreu, apresenta-se um trabalho de investigação desenvolvido posteriormente ao período de estágio e um trabalho de pesquisa relativo ao normativo contabilístico para as microentidades. Elaborou-se um questionário para tentar perceber o grau de adesão das microentidades ao normativo contabilístico especialmente para elas previsto e qual o nível de satisfação dos utilizadores face a este normativo. Com o estudo realizado concluiu-se que mais de três quartos das microentidades do Distrito de Santarém utiliza o respetivo normativo contabilístico e que há um grau de satisfação com este em cerca de 90%. Também no presente trabalho é feita uma análise crítica, onde se indica e clarifica os conhecimentos adquiridos durante o estágio.
- Autarquias e turismoPublication . Lourenço, Elsa Catarina Petinga; Figueira, Luís MotaVolvidos que estão 100 anos após a institucionalização do turismo em Portugal, esta dissertação pretendeu enquadrar o envolvimento e implicações dos Municípios na política turística e cultural da actualidade, particularizando com o caso de estudo da Golegã. Sendo nosso objectivo principal compreender as estratégias e a programação levadas a cabo pelo Município no sentido de gerar desenvolvimento, demos a conhecer um Concelho, detentor de um excelente património com séculos de existência e outro recentemente edificado, e que soube ao longo da última década manter a sua tradição, a sua identidade, aliando-a à modernidade, fomentando paralelamente o turismo. Concluímos, que com o devido planeamento, articulação com restantes políticas sectoriais de valorização dos recursos e património locais, com a participação da comunidade local, com programas de promoção turística a desenvolver, mas que protejam e valorizem as características do património natural e cultural, o turismo cultural e o turismo equestre, enquanto modalidade deste, bem como o turismo de natureza têm potencialidades para apoiar as dinâmicas de desenvolvimento local.
- Avaliação da gestão escolar após o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19Publication . Bezerra, Renata Faustino dos Santos; Marques, Célio Gonçalo Cardoso; Barroso, Conceição de Maria PinheiroA partir dos desafios em relação à avaliação, o estado do Ceará, no Brasil, adotou uma Metodologia de Gestão, desenvolvida pelo Instituto Unibanco, chamado Circuito de Gestão com o objetivo de apoiar os gestores escolares no monitoramento e no trabalho baseado em indicadores e metas, por meio do Ciclo de Melhoria Contínua - PDCA. Com a pandemia da Covid-19, o cenário educacional se tornou ainda mais desafiador para as equipe da gestão escolar, em busca de soluções no âmbito administrativo e estratégico, em virtude da necessidade de alteração das atividades para adequarem-se ao distanciamento escolar presencial. Esse contexto, evidenciou a relevância de se realizar investigações que possibilitem a compreensão sobre as medidas gerenciais desenvolvidas para mitigar os processos da Gestão Escolar durante este período. Esta investigação teve como objetivo avaliar a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia Covid-19 numa Escola Estadual de Educação Profissional na cidade de Eusébio, Ceará, Brasil. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, sob natureza descritiva. Foi realizado um estudo de caso a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário de perguntas abertas, aplicado a dois representantes gestores da instituição investigada. Os resultados alcançados possibilitaram apresentar propostas de otimização para a escola, a saber: ainda é necessária uma aproximação individualizada em relação às práticas pedagógicas e as questões socioemocionais dos professores, assim como a realização de estratégias contínuas para o engajamento das famílias. Estes fatores foram apontados com mais evidência para se melhorar os resultados da avaliação da gestão escolar. Concluiu-se que a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia na Escola Estadual de Educação Profissional no município de Eusébio, Ceará, possui uma estrutura organizacional escolar coesa, que planeja, monitora e controla as ações estratégicas propostas pelo Plano de Ação, no cumprimento efetivo da metodologia abordada pelo Circuito de Gestão, implementada em todas as escolas profissionais no estado
- Avaliação em sede de IMI e o impacto nas receitas do Município de TomarPublication . Lopes, Maria do Céu Escudeiro Pereira; Oliveira, Daniel; Cúrdia, António OliveiraA última reforma do património entrou em vigor em 1 de dezembro de 2003. Através do Decreto-lei (DL) nº 287/2003 foi aprovado o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI), marco importante na tributação fiscal, nomeadamente nas receitas dos municípios com a arrecadação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas o maior impacto foi na conclusão dessa mesma reforma em 2012, com a avaliação geral. Foram legisladas novas regras para a avaliação dos imóveis urbanos, com uma avaliação objetiva baseada numa fórmula para apurar o valor patrimonial tributário (VPT), base de cálculo do imposto. Os imóveis possuíam valores demasiado desajustados da realidade e dos valores de mercado, por isso tornou-se urgente legislar sobre o património. Esta reforma agravou a carga fiscal em Portugal, mas foi atenuar a situação financeira, face ao endividamento da maior parte dos municípios portugueses, com o aumento da receita fiscal. A revisão constitucional de 1997 conferiu às autarquias poderes tributários, nos termos previstos na lei. Estes poderes tributários consagraram-se nas sucessivas leis das finanças locais, atualmente a Lei 73/2013, de 03 de Setembro, já com algumas alterações efetuadas posteriormente. Os municípios possuem poder legislativo para manipular as taxas de IMI, e desta forma aumentar ou atribuir benefícios aos seus munícipes. Podem implantar através deste mecanismo previsto na lei, políticas a nível ambiental, desertificação, reabilitação urbana, entre outras. Neste trabalho, iremos analisar, em que situações os municípios podem manipular as taxas de IMI, como o podem fazer, e relativamente ao Município de Tomar quais as políticas aplicadas, e consequências nos montantes da receita das mesmas
- Conceção de um scorecard de capital humano do CHMT, E.P.E.Publication . Valente, Fábio Joel Barriga Fernandes; Bogas, Sónia Maria Pedroso GonçalvesAtualmente vivemos num mundo onde a competitividade para a obtenção dos melhores recursos humanos é elevada. A preponderância do funcionamento das entidades passou a ter enfâse ao nível dos recursos humanos, ideia contrária em relação ao que era paradigma há decadas atrás, onde os recursos financeiros dominavam a visão dos gestores. Tendo esta evolução presente, é fácil perceber que a forma como os recursos humanos são tratados é bem diferente, assumindo-se como elemento chave no sucesso das empresas. Desta forma, há um investimento forte na melhor forma de capturar os melhores ativos, para que se consiga obter um controle e dinâmica superior no dia-a-dia de cada entidade, independentemente da área. Nas instituições de saúde, e neste caso as hospitalares, é necessário existir uma preocupação com este nível de profissionais, visto estarmos a lidar com vidas humanas mesmo que de forma indirecta em relação aos utentes. Torna-se então pertinente criar um conjunto de indicadores e linhas orientadoras que sejam uma ferramenta de apoio à instituição hospitalar em estudo, de forma a realizar um scorecard de capital humano o mais adequado ao sistema implementado na procura de satisfazer todas as necessidades existentes no presente e futuro. Este projeto pretende desenvolver a conceção de um Scorecard de Capital Humano para o CHMT do qual fazem parte o Hospital Doutor Manoel Constâncio, o Hospital Nossa Senhora da Graça e o Hospital Rainha Santa Isabel, tendo por responsabilidade apoiar uma área de influência de aproximadamente 266 mil cidadãos. Este projeto tem o intuito de melhorar o nível de gestão de pessoas, com repercussões no plano estratégico de capital humano. Com uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com especialistas visando a obtenção dos indicadores instituídos e não só no CHMT, permitindo igualmente propor novos indicadores que permitam complementar a matriz/estrutura de Capital Humano.