Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.17 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
A partir dos desafios em relação à avaliação, o estado do Ceará, no Brasil, adotou uma
Metodologia de Gestão, desenvolvida pelo Instituto Unibanco, chamado Circuito de Gestão
com o objetivo de apoiar os gestores escolares no monitoramento e no trabalho baseado em
indicadores e metas, por meio do Ciclo de Melhoria Contínua - PDCA. Com a pandemia da
Covid-19, o cenário educacional se tornou ainda mais desafiador para as equipe da gestão
escolar, em busca de soluções no âmbito administrativo e estratégico, em virtude da
necessidade de alteração das atividades para adequarem-se ao distanciamento escolar
presencial. Esse contexto, evidenciou a relevância de se realizar investigações que
possibilitem a compreensão sobre as medidas gerenciais desenvolvidas para mitigar os
processos da Gestão Escolar durante este período. Esta investigação teve como objetivo
avaliar a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia Covid-19 numa
Escola Estadual de Educação Profissional na cidade de Eusébio, Ceará, Brasil. A
metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, sob natureza descritiva. Foi realizado um
estudo de caso a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados,
utilizou-se como instrumento um questionário de perguntas abertas, aplicado a dois
representantes gestores da instituição investigada. Os resultados alcançados possibilitaram
apresentar propostas de otimização para a escola, a saber: ainda é necessária uma
aproximação individualizada em relação às práticas pedagógicas e as questões
socioemocionais dos professores, assim como a realização de estratégias contínuas para o
engajamento das famílias. Estes fatores foram apontados com mais evidência para se
melhorar os resultados da avaliação da gestão escolar. Concluiu-se que a Gestão Escolar
após o confinamento provocado pela pandemia na Escola Estadual de Educação Profissional
no município de Eusébio, Ceará, possui uma estrutura organizacional escolar coesa, que
planeja, monitora e controla as ações estratégicas propostas pelo Plano de Ação, no
cumprimento efetivo da metodologia abordada pelo Circuito de Gestão, implementada em
todas as escolas profissionais no estado
Description
Keywords
Avaliação Covid-19 Escola Integral Gestão Escolar.