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Avaliação da gestão escolar após o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marques, Célio Gonçalo Cardoso | |
dc.contributor.advisor | Barroso, Conceição de Maria Pinheiro | |
dc.contributor.author | Bezerra, Renata Faustino dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T10:06:25Z | |
dc.date.available | 2024-02-27T10:06:25Z | |
dc.date.issued | 2023-11 | |
dc.date.submitted | 2023-11 | |
dc.description.abstract | A partir dos desafios em relação à avaliação, o estado do Ceará, no Brasil, adotou uma Metodologia de Gestão, desenvolvida pelo Instituto Unibanco, chamado Circuito de Gestão com o objetivo de apoiar os gestores escolares no monitoramento e no trabalho baseado em indicadores e metas, por meio do Ciclo de Melhoria Contínua - PDCA. Com a pandemia da Covid-19, o cenário educacional se tornou ainda mais desafiador para as equipe da gestão escolar, em busca de soluções no âmbito administrativo e estratégico, em virtude da necessidade de alteração das atividades para adequarem-se ao distanciamento escolar presencial. Esse contexto, evidenciou a relevância de se realizar investigações que possibilitem a compreensão sobre as medidas gerenciais desenvolvidas para mitigar os processos da Gestão Escolar durante este período. Esta investigação teve como objetivo avaliar a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia Covid-19 numa Escola Estadual de Educação Profissional na cidade de Eusébio, Ceará, Brasil. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, sob natureza descritiva. Foi realizado um estudo de caso a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário de perguntas abertas, aplicado a dois representantes gestores da instituição investigada. Os resultados alcançados possibilitaram apresentar propostas de otimização para a escola, a saber: ainda é necessária uma aproximação individualizada em relação às práticas pedagógicas e as questões socioemocionais dos professores, assim como a realização de estratégias contínuas para o engajamento das famílias. Estes fatores foram apontados com mais evidência para se melhorar os resultados da avaliação da gestão escolar. Concluiu-se que a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia na Escola Estadual de Educação Profissional no município de Eusébio, Ceará, possui uma estrutura organizacional escolar coesa, que planeja, monitora e controla as ações estratégicas propostas pelo Plano de Ação, no cumprimento efetivo da metodologia abordada pelo Circuito de Gestão, implementada em todas as escolas profissionais no estado | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203494539 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50053 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Covid-19 | pt_PT |
dc.subject | Escola Integral | pt_PT |
dc.subject | Gestão Escolar. | pt_PT |
dc.title | Avaliação da gestão escolar após o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19 | pt_PT |
dc.title.alternative | estudo de caso numa escola de educação profissional em tempo integral, CEARÁ (Brasil) | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |
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