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Avaliação da gestão escolar após o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Célio Gonçalo Cardoso
dc.contributor.advisorBarroso, Conceição de Maria Pinheiro
dc.contributor.authorBezerra, Renata Faustino dos Santos
dc.date.accessioned2024-02-27T10:06:25Z
dc.date.available2024-02-27T10:06:25Z
dc.date.issued2023-11
dc.date.submitted2023-11
dc.description.abstractA partir dos desafios em relação à avaliação, o estado do Ceará, no Brasil, adotou uma Metodologia de Gestão, desenvolvida pelo Instituto Unibanco, chamado Circuito de Gestão com o objetivo de apoiar os gestores escolares no monitoramento e no trabalho baseado em indicadores e metas, por meio do Ciclo de Melhoria Contínua - PDCA. Com a pandemia da Covid-19, o cenário educacional se tornou ainda mais desafiador para as equipe da gestão escolar, em busca de soluções no âmbito administrativo e estratégico, em virtude da necessidade de alteração das atividades para adequarem-se ao distanciamento escolar presencial. Esse contexto, evidenciou a relevância de se realizar investigações que possibilitem a compreensão sobre as medidas gerenciais desenvolvidas para mitigar os processos da Gestão Escolar durante este período. Esta investigação teve como objetivo avaliar a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia Covid-19 numa Escola Estadual de Educação Profissional na cidade de Eusébio, Ceará, Brasil. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, sob natureza descritiva. Foi realizado um estudo de caso a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento um questionário de perguntas abertas, aplicado a dois representantes gestores da instituição investigada. Os resultados alcançados possibilitaram apresentar propostas de otimização para a escola, a saber: ainda é necessária uma aproximação individualizada em relação às práticas pedagógicas e as questões socioemocionais dos professores, assim como a realização de estratégias contínuas para o engajamento das famílias. Estes fatores foram apontados com mais evidência para se melhorar os resultados da avaliação da gestão escolar. Concluiu-se que a Gestão Escolar após o confinamento provocado pela pandemia na Escola Estadual de Educação Profissional no município de Eusébio, Ceará, possui uma estrutura organizacional escolar coesa, que planeja, monitora e controla as ações estratégicas propostas pelo Plano de Ação, no cumprimento efetivo da metodologia abordada pelo Circuito de Gestão, implementada em todas as escolas profissionais no estadopt_PT
dc.identifier.tid203494539pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50053
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectEscola Integralpt_PT
dc.subjectGestão Escolar.pt_PT
dc.titleAvaliação da gestão escolar após o confinamento provocado pela pandemia de COVID-19pt_PT
dc.title.alternativeestudo de caso numa escola de educação profissional em tempo integral, CEARÁ (Brasil)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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