AM - CM - OM - Operações Militares
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CM - OM - Operações Militares by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 53
Results Per Page
Sort Options
- Batalha de MogadíscioPublication . Alvarenga, HugoO tema desta investigação incide sobre a Batalha deMogadíscio. O objectivo que o trabalho se propõe atingir é apresentar uma modalidade de acção alternativa que na perspectiva do autor conseguiria atingir os objectivos da operação em estudo, bem como colmatar erros que possam ter existido. A forma como o tema é abordado, visa apresentar osacontecimentos históricos que conduziram à batalha, uma narração da forma como a batalha ocorreu e a apresentação de uma modalidade de acção alternativa. Esta modalidade de acção tem por objectivo mostrar uma outra forma como as forças podiam ter sido empregues evitando os erros que foram cometidos no dia 3 de Outubro de 1993. A pesquisa bibliográfica realizada permitiu constatar, a importância do correcto dimensionamento das forças à missão que lhes é atribuída, assim como a constatação da necessidade de existir uma cadeia de comando que garanta o comando centralizado das operações. A elaboração de uma modalidade de acção alternativa, não só permite que se retirem lições do estudo da operação executada, como ao mesmo tempo apresenta uma possível solução táctica para a batalha de Mogadíscio. O espírito desta investigação foi desde o inicio abordar os acontecimentos numa perspectiva pedagógica com a intenção de aprender enão com o propósito de apenas enumerar erros ou de julgar os comandantes que duranteo combate tiveram que tomar decisões.
- Enquadramento das Tropas Pára-Quedistas no seio do Exército PortuguêsPublication . Franco, JacintoO objectivo principal deste estudo é determinar em que medida são percepcionadas as Tropas Pára-quedistas no seio do Exército Português, em que se aplica um inquérito a elementos da Brigada de Reacção Rápida e da BrigadaMecanizada, com o objectivo de ter opiniões distintas, pretendendo-se apresentar e discutir os resultados estatísticos. Para o objectivo principal concorrem outros três objectivos como o de verificar se as Tropas Pára-quedistas estão preparadas para a evolução prevista, justificando de igual modo a sua existência no seio do Exército, analisara imagem das Tropas Pára-quedistas e a relação destas com as restantes forças e averiguar se o processo de integração e adaptação das Tropas Pára-quedistas no Exército foio adequado. A análise e a discussão dos resultados verificam se a existência das Tropas Páraquedistas é justificada, se estas têm uma boa imagem e relação com as restantes Forças do Exército Português e se estão adaptadas convenientemente ao Exército, como resultado da sua origem na Força Aérea Portuguesa. Recomendam-se por fim alguns estudos que podem surgir com a leitura deste trabalho.
- Operações de resposta a crises das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo : Estudo da estrutura necessária para a recolha e o tratamento da informação numa óptica prospectivaPublication . Sousa, TiagoO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema: “Operações de Resposta a Crises das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo – Estudo da estrutura necessária para a recolha e o tratamento da informação numa óptica prospectiva.” Como ponto de partida foram analisados sistemas de lições aprendidas de alguns exércitos e organizações, as considerações dos entrevistados bem como o estudo dos relatórios fins de missão. Para tal a metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e em entrevistas qualitativas. Para se fazer o seu tratamento, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Desta forma, efectuou-se o tratamento dos dados que levaram à elaboração das modalidades de implementação de um sistema de lições aprendidas, eficaz e eficiente, tendo em conta as funções dos sistemas identificados. Decorrente da investigação que foi efectuada, sugerem-se algumas recomendações que poderão contribuir para a resolução de alguns dos problemas identificados.
- O Three Block War e a sua aplicação no Exército PortuguêsPublication . Fernandes, FranciscoO tema deste trabalho de investigação aplicada centra-se no conceito de Three Block War. É um conceito criado pelo General norte-americano, Charles Krulak, que descreve um complexo espectro de ameaças que uma unidade pode ter de enfrentar no moderno campo de batalha. Em três fracções (quarteirões) de uma cidade, os soldados têm de ter a capacidade de conduzir uma diversidade de operaçõesmilitares em simultâneo, como por exemplo Operações de Manutenção de Paz (Peace Keeping Operations - PK), Operações Humanitárias (Humanitarian Operations - HO) e de Imposição de Paz (Peace Enforcement - PE) abrangendo um espectro de operações de baixa, média e alta intensidade. Para que uma unidade cumpra os requisitos do conceito de Three Block War, tem de estar preparada psicológica e fisicamente para realizar operações de PE num dia e realizar operações humanitárias no dia seguinte. A importância do tema deste Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) assenta no eventual interesse para o Exército Português em se manter actualizado e aplicar, se assim o entender, os emolumentos conceptuais e doutrináriosque vão surgindo através das lições apreendidas por outros Exércitos, nomeadamente o norte-americano e o inglês. Neste TIA, vou analisar se o Exército Português está ou não preparado para adaptar e inserir operacionalmente esta nova conceptualizaçãoe até que escalão de força pode este conceito ser aplicado em Portugal.
- A Guerra do Golfo de 1991Publication . Faro, MiguelO tema deste trabalho de investigação versa a Guerra do Golfo de 1991. O objectivo que nos propomos atingir com a sua realização, para além de aprofundar o nosso conhecimento sobre esta guerra, consiste em retirar as principais lições resultantes do emprego de armas combinadas, uma vez que esta guerra foi a última convencional e a primeira a utilizar sistemas tecnológicos inovadores para a altura, marcando o início de um novo período para as tecnologias e informações nos conflitos armados. No nosso trabalho procuramos descrever os principais acontecimentos, sensivelmente entre 1980 a inícios de 1992, que marcaram o inicio, o desenrolar e o fim da Guerra do Golfo. Iniciamos a nossa abordagem, demonstrando de forma resumida os principais factores que estão na origem da crise no Médio Oriente e que levam à invasão do Kuwait por parte do Iraque. Após uma análise daquele que viria a ser o Teatro de Operações, descrevemos todo o decorrer da guerra abordando a Operação Desert Shield e posteriormente, com maior relevância, a Operação Desert Storm. Através da descrição desta última operação, mostramos alguns exemplos sobre o emprego de armas combinadas nos vários combates durante a guerra, a partir dos quais retiramos as principais lições, no sentido pedagógico de perscrutar situações a evitar ou a incrementar no futuro. Apoiámo-nos essencialmente em pesquisas documentais, para a descrição da guerra, e em entrevistas a oficiais do Exército português com conhecimento sobre o tema, que contribuíram com opiniões e ideias para o objectivo principal do trabalho. Esta investigação permitiu-nos aprofundar o nosso conhecimento não só a nível cultural, mas também militar. Mas, mais importante, demonstrou-nos como o emprego de armas combinadas para além de ter sido essencial para o sucesso e rapidez da guerra, pode ainda ser maximizado com a utilização de helicópteros.
- A protecção antiaérea das Forças Nacionais DestacadasPublication . Carvalho, RicardoO presente trabalho tem como objectivo analisar a capacidade de emprego de unidades de Artilharia Antiaérea em Forças Nacionais Destacadas. Para concretizar este objectivo procedeu-se ao estudo da participação nacional em Operações de Resposta a Crises, recorrendo à análise três casos de estudo distintos. Ainda neste âmbito, foi igualmente abordada a perspectiva de participação nas iniciativas de defesa no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia (a NATO Response Force e os Battlegroups, respectivamente). Decorrente desta análise, surgiu a necessidade de investigar acerca da actual prontidão das unidades de Artilharia Antiaérea. O referido estudo teve por base a análise dos recursos humanos e materiais, bem como as actividades de treino desenvolvidas. Conclui-se que a limitação de recursos materiais, tem vindo a hipotecar a participação das unidades de Artilharia Antiaérea em forças projectáveis, muito especialmente devido à ausência de um sistema de comando e controlo. Porém, consideramos que as unidades de Artilharia Antiaérea têm o seu papel a desempenhar em Operações de Resposta a Crises, sendo preponderantes na garantia da protecção antiaérea em cenários de alta intensidade ou no inicio das operações. O processo de reequipamento previsto na Lei de Programação Militar permitirá colmatar as lacunas existentes ao nível dos recursos materiais, devendo ser atribuída prioridade à aquisição de um sistema de comando e controlo.
- O Papel das Nações Unidas em MoçambiquePublication . Botão, JerónimoEste trabalho enfatiza duma forma geral os acontecimentos que se deram em Moçambique, desde a independência (1975) até à realização das primeiras eleições (1994), e em particular, procura-se descrever e identificar os aspectos-chave que contribuíram decisivamente para a realização duma operação tão bem sucedida. As Nações Unidas têm desde a sua fundação, apostado na formação dos Estados em conflito ou atormentados pela guerra, para garantir a paz, estabilidade por meio da resolução de conflitos. A operação de manutenção de Paz efectuada pelas Nações Unidas em Moçambique, foi marcada pelo envio de militares e observadores, e por um apoio visível dos Estados membros que dela fazem parte, os quais procuraram por várias formas persuadir as partes a chegarem a um consenso, sobre a ideia de que a democracia era a melhor forma para resolver os seus problemas. Mas para se chegar a ela, tinham que se assinar e respeitar várias cláusulas como instrumento mais nobre para garantir a segurança das partes durante todo o processo de paz. É de referir que tais cláusulas serviriam também como guião para actuação das forças internacionais, de forma a optimizarem o clima necessário para criarem um ambiente de confiança, o que acima de tudo exigiu das Nações Unidas o uso da Imparcialidade.
- O Emprego da Artilharia de Campanha Portuguesa nas Operações de Resposta a Crises. Uma proposta para o Exército PortuguêsPublication . Ferreira, FilipaO presente tema insere-se no contexto da Defesa., nomeadamente nas Operações de Resposta a Crises. A participação e Portugal com Forças Nacionais Destacadas ou inseridas das NATO RESPONSE FORCES, no âmbito do cumprimento das satisfações dos compromissos internacionais tornou-se uma realidade comum para as Forças Armadas. Pertencendo à OTAN, muitas das operações que têm sido desenvolvidas nos últimos tempos são no âmbito da Operações de Apoio à Paz. Da tipologia de forças, do ramo do Exército, que são enviadas inseridas em FND não existe a participação da Artilharia de Campanha. O estudo aqui feito orienta-se para a busca de uma resposta do porquê da não participação da Artilharia de Campanha Portuguesa nestas Operações. Em uma primeira parte do trabalho, fez-se uma contextualização do que são as Operações de Resposta a Crises e as suas características, bem como a descrição das forças que as realizam. Seguidamente numa segunda parte, analisou-se o contexto do Novo Ambiente Operacional e a Aplicabilidade da Artilharia de Campanha neste, principalmente no combate em áreas urbanas, constando a grande problemática que é actuar nestas áreas mas concluindo-se que existe espaço para o seu emprego. Na terceira parte, desenvolveu-se a análise sobre as novas missões das Forças Armadas e fez-se um estudo a participação de Portugal em um determinado período de tempo e integradas em FND ou NRF, constatando-se que a Artilharia de Campanha nunca participou em missões fora do Território Nacional. Por fim o a análise de estudo incidiu sobre a NRF14, na qual está inserida uma unidade de Artilharia procurando saber qual a aplicabilidade para esta força nas Operações de Apoio à Paz que fazem parte de uma das sete missões das NRF. A conclusão final atingiu-se através das respostas parciais dadas em cada capítulo, onde se pode confirma a possibilidade de a Artilharia de Campanha ser aplicada em Operações de Apoio à Paz.
- O pelotão de Morteiros pesados em Operações de Apoio à PazPublication . Correia, DuarteCom a participação portuguesa em Operações de Apoio à Paz, deve existir uma permanente preocupação na melhoria do desempenho das Forças Nacionais Destacadas. Assim, no âmbito do Trabalho de Investigação Aplicada da Academia Militar, foi feito um estudo que incide no Pelotão de Morteiros Pesados. Tendo como objectivo investigar a necessidade da sua existência, na orgânica das Forças Nacionais Destacadas, verificando a sua contribuição e de que forma pode ser obtido o apoio de fogos das Forças Nacionais Destacadas. Como percurso metodológico, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, de forma a garantir uma base científica e credível. Posteriormente foram realizadas entrevistas a Comandantes, 2º Comandantes e Oficiais de Operações de Forças Nacionais Destacadas, aprofundando o estudo, aproveitando a experiência que estes adquiriram, nas missões em que participaram. Através das entrevistas efectuadas foi possível verificar, que o pelotão de morteiros pesados tem sido utilizado noutras vertentes, nunca tendo sido utilizado como uma parte do apoio de fogos das Forças Nacionais Destacadas. A investigação permitiu concluir que a inclusão do pelotão de morteiros pesados dependerá muito da missão em causa, pois factores como o consentimento, terreno e a missão devem ditar a orgânica da força.
- As Operações CIMIC nas Operações de Apoio à PazPublication . Galhano, CarlosOs conflitos que marcam a actualidade são caracterizados pelo papel cada vez mais interveniente que a população tem no que respeita à estabilização e à implementação civil nas áreas afectadas. No espectro das novas operações não-artigo 5º, mais especificamente nas operações de apoio à paz, o comandante, no seu planeamento, deve ter em onsideração todos os aspectos relacionados com os civis presentes no TO, criando as condições necessárias à cooperação entre a força militar e as autoridades civis, com o objectivo de apoiar o comandante no cumprimento da missão, assim como, alcançar uma estabilidade duradoura na região, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população e crescente aceitação da força no TO. Este trabalho de investigação aplicada visa o estudo da Cooperação Civil-Militar, assim como os seus conceitos emergentes, nas operações de apoio à paz. Como tal, numa primeira fase, a metodologia empregue baseou-se na revisão da literatura, onde fazemos um enquadramento e caracterização das operações de apoio à paz e onde apresentamos a CIMIC e os seus conceitos emergentes com base na doutrina OTAN. Numa segunda fase, fazemos uma análise à forma como a CIMIC se encontra articulada no seio da OTAN e como decorre durante as fases de uma operação não-artigo 5º. Posteriormente, examinamos o caso nacional em duas vertentes, em que na primeira apresentamos a estrutura CIMIC, consubstanciada na Companhia Geral CIMIC, verificando a evolução ocorrida desde a sua fase de concepção, assim como os objectivos que pretende alcançar. Numa segunda vertente, analisamos o trabalho que as nossas FND realizaram no TO da UNIFIL, nomeadamente na área CIMIC, apurando o impacto que está a ter na população. Por fim, chegou-se à conclusão da importância que a CIMIC tem no seio da OTAN na condução das operações não-artigo 5º, assim como das capacidades CIMIC a nível nacional onde se verifica o desenvolvimento nesta área, comprovando-se com a execução de acções CIMIC nos TO da UNIFIL, que prestaram um contributo precioso a Portugal.