EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde
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- Validação e propriedades psicométricas da Cognitive Reserve Scale e a sua relação com as funções cognitivas em jovens adultos portuguesesPublication . Pena, Raquel Teixeira; Querido, LuísA reserva cognitiva, essencial na proteção contra o declínio cognitivo, tem sido amplamente estudada com idosos, mas pouco investigada em jovens adultos. Este estudo visou colmatar esta lacuna, explorando a reserva cognitiva nessa faixa etária e a sua relação com fatores psicológicos e cognitivos. Mais especificamente, teve como objetivos a validação da Escala de Reserva Cognitiva (Leon et al., 2014; Altieri et al., 2018) para a população de jovens adultos portugueses, entre os 18 e os 35 anos (N=60) e investigar a sua relação com sintomas depressivos, apatia e funcionamento cognitivo. A Escala de Reserva Cognitiva, originalmente validada em Portugal para idosos (Tomás, 2020) foi adaptada neste estudo para esta faixa etária mais jovem. Os resultados indicaram que a Escala de Reserva Cognitiva apresentou boas propriedades psicométricas, com uma consistência interna adequada. Foi observada uma associação positiva significativa entre a reserva cognitiva e a idade, mas não com outras variáveis sociodemográficas. Ao contrário do observado em estudos com idosos (Tomás, 2020), na amostra de jovens adultos deste estudo não foi encontrada uma relação significativa entre a sintomatologia depressiva, apatia, e a reserva cognitiva, nem entre o funcionamento cognitivo e a reserva cognitiva. A validação da Escala de Reserva Cognitiva possibilitará uma avaliação mais precisa da reserva cognitiva em fases mais iniciais da vida facilitando a identificação precoce de fatores de risco e protetores do declínio cognitivo.
- Assédio sexual em estudantes do ensino superior : prevalência, caracterização e impacto psicossocialPublication . Ramos, Margarida da Mota Cardoso; Cardoso, Jorge; Reis, Marta SofiaNa União Europeia, desde os 15 anos de idade, uma em cada duas mulheres experienciou assédio sexual, pelo menos uma vez ao longo da sua vida. Este fenómeno complexo, ainda que globalmente reconhecido, apresenta muitas lacunas relativamente às suas dinâmicas e diversidade de impactos, particularmente na realidade portuguesa. O presente estudo visa promover uma melhor compreensão do assédio sexual no contexto do Ensino Superior em Portugal, bem como de alguns dos fatores psicossociais que lhe estão associados, designadamente: distress, pensamentos negativos intrusivos, investimento académico e resiliência. Recorreu-se a uma amostra de 541 estudantes do Ensino Superior público e privado (M = 22,57; DP = 4,71), tendo-se utilizado os seguintes instrumentos de autorrelato: Questionário de Experiências Sexuais, Escala de Atitudes face ao Assédio Sexual, Escala de Distress, Escala de Pensamentos Negativos Intrusivos, Questionário de Investimento Académico e Escala de Resiliência. Verificaram-se correlações positivas entre as experiências sexuais não desejadas e o distress, os pensamentos negativos intrusivos e o investimento académico. Foi encontrada uma prevalência de 14,4% referente a experiências de assédio sexual, sendo 89,3% das vítimas mulheres, tendo como principal agente de perpretação colegas do sexo masculino, e destacando-se as festas no recinto da instituição e as salas de aula/laboratórios como os contextos onde mais frequentemente ocorreram estes comportamentos indesejados. Os resultados encontrados alertam para a necessidade de desenvolver políticas eficazes de prevenção do assédio sexual no contexto do Ensino Superior, bem como de implementar programas de intervenção psicológica orientados para as vítimas deste fenómeno.
- Vinculação institucional em crianças e adolescentes : desvendando as dificuldades na regulação emocional e os estilos de copingPublication . Nunes, Daniela Alexandra Belo; Gouveia, Patrícia; Castro, Elisa Kern deO estabelecimento de vínculos seguros entre crianças e adolescentes institucionalizadas e quem delas cuida na instituição apresenta-se como um fator importante para a sua regulação emocional e facilita o uso de estratégias de coping adaptativas. Considerando esta premissa, o estudo teve como objetivo de explorar a vinculação a uma figura de referência dentro da instituição de acolhimento e perceber a sua relação com fatores individuais, com a regulação emocional e com a frequência e a eficácia dos estilos de coping para fazer face a eventos stressantes. Participaram no estudo 60 crianças e adolescentes institucionalizados, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Inventário da Vinculação na Adolescência (IPPA), à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional – Versão Adolescentes (EDRE-VA) e ao Schoolager’s coping Strategies Inventory (SCSI). Os resultados evidenciaram que o tempo de institucionalização, as dificuldades na regulação emocional e os estilos de coping foram preditores de vinculação segura com a figura de vinculação de referência na instituição, no entanto apenas nas dimensões da vinculação da comunicação e alienação. Este estudo enfatiza o papel crucial das dimensões da vinculação nas dificuldades de regulação emocional e nas estratégias de coping observadas em crianças e adolescentes institucionalizados.
- Relação entre a ansiedade e desempenho a matemática em estudantes universitários portugueses : o papel mediador da fluência aritmética e da memória de trabalhoPublication . Duarte, Inês Filipa Lopes; Querido, LuísA Ansiedade Matemática (AM) é uma problemática amplamente estudada devido ao seu impacto negativo significativo no desempenho académico de estudantes em diversos ciclos de estudo em todo o mundo. Em Portugal, onde osestudos sobre o tema ainda são escassos, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre a AM e o Desempenho Matemático (DM) em estudantes universitários, explorando o potencial papel mediador da Fluência Aritmética (FA) e da Memória de Trabalho (MT). Para tal, este estudo incluiu a adaptação da Abbreviated Mathematics Anxiety Rating Scale (A- MARS) para a população portuguesa. A investigação foi realizada com uma amostra de 106 estudantes universitários (19,8% do sexo masculino; 80,2% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos. Os participantes foram avaliados com a versão adaptada da A-MARS, o Inventário de Ansiedade Estado-Traço (IAET), a Tarefa de Fluência Aritmética, o Subteste Aritmética e o Subteste Memória de Dígitos da WAIS-III. Os resultados indicaram uma correlação negativa significativa fraca entre a AM e o DM, sugerindo que níveis mais elevados de AM estão associados a um DM inferior. Embora a MT não se tenha mostrado uma variável mediadora dessa relação, a FA exerceu um papel mediador significativo, atenuando os efeitos da AM sobre o DM. Isso sugere que a AM impacta o DM principalmente através da sua influência na FA. Estes resultados ressaltam a importância de implementar intervenções focadas na redução da AM, evidenciando como as experiências negativas podem prejudicar a aquisição de competências matemáticas fundamentais e, consequentemente, afetar o desempenho dos estudantes ao longo do seu percurso escolar.
- Dor crónica : crescimento pós-traumático e a sua relação com vergonha, coping e resiliênciaPublication . Ponte, Ana Catarina Pereira Codinha da; Ramos, Ana Catarina; Ferreira-Valente, AlexandraA dor crónica é uma das principais causas de incapacidade e afeta cerca de 37% da população adulta em Portugal. Trata-se de uma experiência complexa, multidimensional, idiossincrática e subjetiva, influenciada por um elevado número de fatores. Existem evidências de que o Crescimento Pós-Traumático (CPT) possa ser desenvolvido no seguimento da experiência de dor crónica, apesar do número insuficiente de estudos. Este estudo visa caraterizar a experiência de dor crónica nesta população, assim como avaliar a aplicabilidade do modelo de CPT em pessoas com dor crónica. Uma amostra não probabilística de 171 adultos portugueses com dor crónica (idade: M=49,07; DP=10,66) respondeu a um questionário online. Os resultados sugerem que o modelo de CPT pode ser aplicado a pessoas com dor crónica, sendo a disrupção das crenças centrais a variável com maior efeito no desenvolvimento de CPT. Para além disso, concluiu-se que pessoas desempregadas e reformadas, e com níveis de escolaridade mais baixos, por comparação a pessoas empregadas e com o ensino superior, apresentam maior severidade de dor. Os resultados do nosso estudo reforçam a necessidade de contemplar o CPT não só em estudos futuros, como também na intervenção individual ou em grupo em pessoas com dor crónica.
- Fatores psicológicos dos prestadores de cuidados formais na avaliação da dor em pessoas com demência, utilizando o PainChek®Publication . Dias, Beatriz de Oliveira Fernandes Domingues; Ramos, Ana Catarina Ramos; Andrade, Teresa MalveiroIntrodução: À medida que a demência progride, a capacidade de comunicação verbal sobre a dor tende a diminuir, conduzindo a pessoa a recorrer a sinais não-verbais, como vocalizações, expressões faciais e gestos corporais, para comunicar o desconforto. Assim, a avaliação da dor em pessoas com demência torna-se complexa devido a estas dificuldades de comunicação, o que pode aumentar a sobrecarga emocional e profissional nos prestadores de cuidados formais. O principal objetivo deste estudo é avaliar o impacto dos fatores psicológicos nos prestadores de cuidados formais na avaliação da dor em pessoas com demência, com foco no Burnout, no Stress Percebido, na Satisfação e Fadiga por Compaixão, na Empatia Afetiva e Cognitiva, e na Inteligência Emocional. Método: A amostra incluiu 95 prestadores de cuidados formais (M = 37,88; DP = 10,5), que trabalham com pessoas idosas com demência. Os participantes preencheram um questionário online. Resultados: Os resultados demonstraram que a exaustão emocional e a despersonalização estão associadas a níveis mais baixos de inteligência emocional, afetando negativamente a empatia. A exaustão emocional e o aumento do stress percebido, prejudica a qualidade dos cuidados prestados. Conclusão: Este estudo sublinha a importância de formação contínua, focada no desenvolvimento da inteligência emocional para que desenvolvam as suas capacidades empáticas, promovendo o bem-estar e a diminuição do impacto psicológico na gestão da avaliação da dor em pessoas com demência.
- Complex realities : the impact of parental psychopathological disorders on the child-parent attachment through two case studiesPublication . Charot, Marie; Gouveia, Patrícia; Reis, Marta SofiaThis dissertation addresses the complex issue of attachment in parents with psychopathology, through the analysis of two different case studies. Its main objective is to explore the impact of psychopathological disorders on the quality of parent-child attachment. A literature review was carried out focusing on the effects of a specific psychopathological disorder on the parent-child bond, highlighting the observable manifestations of the bond and the possible disturbances resulting from the psychopathological condition. The results of this analysis provided an in-depth insight into how these parents manage to establish and maintain emotional bonds with their children, despite the challenges inherent in their mental health condition. The two case studies provide a more nuanced understanding of this complex relationship and were analyzed using the systemic model. The conclusions drawn from this research contribute to a better understanding of family dynamics, guidelines for early intervention or the development of policies and support programs, useful for mental health professionals, social workers and researchers working in the field of parenting and psychopathology.
- Post-traumatic growth in french adults: relationship with childhood victimization, centrality of the event and resiliencePublication . Becker, Chloé Marie Julie; Almeida, Telma; Ramos, Ana CatarinaIntroduction: Several studies have demonstrated that childhood trauma can have lasting repercussions on mental health and well-being, affecting various areas of life in adulthood. Studying the long-term consequences of these childhood experiences of adversity is essential to a better understanding of psychological development and the mechanisms of post-traumatic growth (PTG) in adulthood. Objectives: The aim of the study was to examine the relationship between adverse childhood experiences (ACEs), the centrality of these events, stress, and psychological hardiness. Method: This study involved 169 French adults aged between 18 and 76. Participants were recruited via social networks to answer the Adverse Childhood Experiences Questionnaire, the Centrality of Event Scale, the Dispositional Resilience Scale, and the Post-Traumatic Growth Inventory, online. Results: The results showed that ACEs were significantly and positively correlated with stress and centrality of the event. Furthermore, exposure to traumatic childhood experiences can directly negatively predict stress and indirectly negatively predict stress via the centrality of the event. This study also demonstrates that the centrality of the event and greater psychological hardiness are positively correlated with PTG in ACEs victims. Conclusion: The centrality of the event moderates childhood adversity and stress. When individuals have a higher level of centrality to the event, the effect between traumatic experience and stress increases. This study also concludes that psychological hardiness is an important factor in PTG but that perceiving the traumatic experience as central to one's identity and life does not significantly interfere with PTG.
- Prevalência, natureza e impacto da violência sexual online na população adultaPublication . Romeiras, Filipa de Sousa; Cardoso, Jorge; Querido, LuísNa última década, a violência sexual (VS) online tem-se tornado numa preocupação crescente. Entre 70% a 80% da população já experienciou algum tipo deste comportamento abusivo, o que reflete a seriedade e amplitude do fenómeno. Dada a escassa informação sobre a sua caraterização, a VS online é frequentemente subestimada e compreendida de forma inadequada. O presente estudo tem como propósito caraterizar a VS online na população adulta portuguesa, designadamente a sua prevalência, natureza e impacto. Uma amostra de 341 participantes, responderam aos seguintes instrumentos: Technology-Facilitated Sexual Violence; Escala de Avaliação de Ciberstalking, Escala de Crenças sobre Violência Sexual; Escala de Distress, Difficulties in Emotion Regulation Scale, e Escala de Vergonha. Os resultados identificaram 66% dos respondentes como vítimas VS online, verificando-se uma maior taxa de prevalência nos participantes mais novos, nas mulheres, nos heterossexuais, e nos indivíduos tendencialmente liberais. A orientação sexual, a atitude perante a sexualidade, a vitimização por ciberstalking e a vergonha demonstraram ser preditores da VS online. O assédio sexual digital e o assédio sexual baseado no género e na sexualidade representam os comportamentos mais comuns de VS, perpetrados maioritariamente por agressores do sexo masculino, geralmente desconhecidos da vítima. Verificou-se ainda que a VS online tende a ser mais impactante em função da intensificação dos níveis de distress, da dificuldade na regulação emocional e da vergonha. Os resultados encontrados vêm reforçar a urgência na elaboração de estratégias de prevenção e intervenção adequadas, bem como na restruturação das políticas publicas e jurídicas, no que concerne ao apoio à vítima e às advertências penais aos agressores.
- Integrated literature review on the relationship between cognitive bias and depression and anxiety in adultsPublication . Poincheval, Paul; Gouveia, Patrícia; Reis, Marta SofiaCognitive psychology deals with mental processes and their impact on the knowledge and behaviour of individuals. Scientific research is the privileged instrument for observing and evaluating these processes. The main objective of this study is to present the state of the art of recent research on the relationship between cognitive biases and anxiety and depressive disorders. Twenty-four studies published between 2020 and 2024 were analysed in order to determine which psychological intervention, based on modifying cognitive biases, is most effective for an adult population suffering from depressive or anxiety symptoms. The results point to the existence of unknown factors, either in the interaction between cognitive biases or simply in the assessment of certain biases that are difficult to measure. Imagery-based group CBT proved to be as effective as individual verbal CBT in modifying the biases analysed. Image-based group CBT had a huge advantage in requiring less therapist time to achieve a result similar to verbal CBT. The intervention of CBM via the Internet still presents many uncertainties and contradictions in the literature. In conclusion, there is a need for further research into the role of cognitive biases in depressive and anxiety symptoms, as well as into the effectiveness of existing psychotherapies, as there are still grey areas in these areas. Moreover, CBT is also an effective therapy which would benefit from continuing to develop new forms or being combined with another approach.