Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-27"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Integridade estrutural de uma pedaleira produzida por manufatura aditivaPublication . António, Malcolm João Padre; Borrego, Luís Filipe PiresA manufatura aditiva envolve um grupo de tecnologias de fabricação aditiva que permitem a criação de objetos físicos a partir de fontes de dados, normalmente desenhos 3D obtidos através de tecnologias Computer-Aided Design (CAD). Nesse formato as peças são produzidas pela adição de materiais camada a camada, até obter a peça completa. Estes materiais podem ser filamentos poliméricos ou metais, dependendo da finalidade do componente. Esta dissertação foca-se no estudo de integridade estrutural de três pedaleiras, teve-se a pedaleira de alumínio 6061-T6 da marca Miranda® como modelo padrão para realização de estudos de otimização topológica usando o Método dos Elementos Finitos (MEF) para obter um modelo final da pedaleira com massa reduzida para ser processada por Laser Powder Bed Fusion (L-PBF), de forma a verificar se estas pedaleiras suportariam os 100 000 ciclos de carga de acordo a norma NP EN ISO 4210-8:2019. A primeira abordagem do ensaio foi realizada na pedaleira de liga de alumínio 6061-T6, a segunda abordagem do ensaio foi na pedaleira feita da liga AlSi10Mg sem tratamento térmico e a terceira foi na pedaleira de AlSi10Mg com tratamento térmico de alívio de tensões à 250ºC, ambas produzida por Laser Powder Bed Fusion (L-PBF). Em seguida, projetou-se um mecanismo de ensaio em Solidworks®, para se fixar na máquina de ensaio, Instron ElectroPlus E10000, de modo a realizar os ensaios experimentais à fadiga das três pedaleiras. Por fim, após os ensaios experimentais das três pedaleiras chegou-se à conclusão que a pedaleira de alumínio 6061-T6 e AlSi10Mg com tratamento térmico suportaram os 100 000 ciclos, sem causar assim falhas nas pedaleiras, mas a pedaleira de AlSi10Mg sem tratamento térmico fraturou com cerca de 65 924 ciclos de carga.
- Vinculação institucional em crianças e adolescentes : desvendando as dificuldades na regulação emocional e os estilos de copingPublication . Nunes, Daniela Alexandra Belo; Gouveia, Patrícia; Castro, Elisa Kern deO estabelecimento de vínculos seguros entre crianças e adolescentes institucionalizadas e quem delas cuida na instituição apresenta-se como um fator importante para a sua regulação emocional e facilita o uso de estratégias de coping adaptativas. Considerando esta premissa, o estudo teve como objetivo de explorar a vinculação a uma figura de referência dentro da instituição de acolhimento e perceber a sua relação com fatores individuais, com a regulação emocional e com a frequência e a eficácia dos estilos de coping para fazer face a eventos stressantes. Participaram no estudo 60 crianças e adolescentes institucionalizados, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico, ao Inventário da Vinculação na Adolescência (IPPA), à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional – Versão Adolescentes (EDRE-VA) e ao Schoolager’s coping Strategies Inventory (SCSI). Os resultados evidenciaram que o tempo de institucionalização, as dificuldades na regulação emocional e os estilos de coping foram preditores de vinculação segura com a figura de vinculação de referência na instituição, no entanto apenas nas dimensões da vinculação da comunicação e alienação. Este estudo enfatiza o papel crucial das dimensões da vinculação nas dificuldades de regulação emocional e nas estratégias de coping observadas em crianças e adolescentes institucionalizados.
- Tratamento de um efluente aquoso da coluna de absorção de HClPublication . Santos, Beatriz Valente; Gomes, Alejandro; Duarte, Belmiro Pereira da MotaNa Bondalti, a produção de ácido clorídrico a 34 % é feita pela absorção de uma corrente gasosa de cloreto de hidrogénio numa corrente de ácido clorídrico diluído. O cloreto de hidrogénio é proveniente do parceiro e pode conter quantidades vestigiais de monoclorobenzeno (MCB). O ácido clorídrico a 17 % é proveniente da eletrólise de HCl a 34 %, podendo apresentar vestígios de cloro. Estes compostos ao serem separados do ácido clorídrico a 34 % geram um efluente aquoso. Os compostos organoclorados, apesar de em pequenas quantidades, tem propriedades ambientalmente problemáticas. Assim, o problema industrial que motivou este trabalho está associado à crescente importância atribuída à preservação do meio ambiente que destaca a urgência em lidar com problemas relacionados à contaminação de recursos hídricos por compostos tóxicos. O primeiro objetivo deste estudo consistiu em caracterizar a quantidade de MCB e cloro no efluente, recorrendo às técnicas analíticas de Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC) e titulação iodométrica. De seguida, foram estudadas metodologias de tratamento de efluentes para remover compostos organoclorados, realizando testes à escala laboratorial e uma análise técnico económica tendencial de cada metodologia. Várias metodologias de tratamento são propostas na literatura, no entanto, fazendo uma análise detalhada das vantagens/desvantagens, da possível implementação a nível industrial e tendo em conta a matriz em estudo, as metodologias selecionadas para avaliar no contexto deste trabalho foram a oxidação com reagente de Fenton, a adsorção com carvão ativado e a destilação por arrasto de vapor. Testes de oxidação com reagente de Fenton, adsorção com carvão ativado e destilação por arrasto de vapor permitiram obter remoções superiores a 99 % para o MCB. Para esta última metodologia, os resultados foram validados com um simulador ASPEN PLUS®. No processo de Fenton e de adsorção, o hipoclorito também é totalmente removido do efluente. Por outro lado, na destilação por arrasto de vapor apenas o MCB é removido. Desta forma, a metodologia mais promissora é a oxidação, apresentando um custo potencialmente mais atrativo, face às restantes, sendo a única que degrada o MCB, ou seja, que garante que ele não continua no efluente. As restantes metodologias continuam a requerer um tratamento adicional para este composto e apresentam custos elevados.
- Projeto de internacionalização da “La Embajada del Aceite” UKPublication . Pereira, Katherine Perrota; Fernandes, FilipaEste projeto delineia a estratégia de internacionalização da "La Embajada del Aceite", uma marca espanhola que trabalha e oferece os azeites de oliva extra virgem (AOVE) premiados nos concursos mais importantes desta categoria , sendo da mais alta qualidade. Com um foco na sustentabilidade, autenticidade e benefícios para a saúde, a marca pretende posicionar-se no mercado do Reino Unido. A estratégia de marketing incorpora uma abordagem digital multicanal, aproveitando o e-commerce, redes sociais (Instagram, Facebook), plataformas profissionais (LinkedIn) e conteúdo em vídeo (YouTube) para aumentar a visibilidade da marca, educar os consumidores e impulsionar as vendas no mercado B2C e B2B, com parcerias com retalhistas, restaurantes, hotéis e chefs, para expandir o alcance da marca.
- Gestão de desempenho e produtividade em equipas virtuaisPublication . Gomes, Rui Filipe da Silva; Rosado, DavidNa nossa investigação, focámos o nosso estudo nas equipas virtuais, ou seja, aquelas que, geograficamente e organizacionalmente, encontravam-se dispersas, com pouco contato físico, e cuja comunicação é realizada através de programas específicos. Tendo em vista a crescente tendência do trabalho híbrido, procurámos analisar a produtividade e as melhores práticas para liderar uma equipa virtual, identificando o que motivava os colaboradores e os mantinha dedicados. Para alcançar esses objetivos, realizámos entrevistas com diversos interlocutores envolvidos no trabalho híbrido, incluindo líderes de equipas, que enfrentavam o desafio de manter a produtividade. Essas entrevistas procuraram explorar como esses líderes conseguiam manter a produtividade das suas equipas e identificar áreas que, na sua opinião, poderiam ser melhoradas. Durante as entrevistas, abordámos vários aspetos do trabalho híbrido, desde estratégias para garantir uma comunicação eficaz até técnicas para manter o empenho dos colaboradores. Os líderes partilharam as suas experiências e perceções sobre a importância de criar um ambiente de trabalho que equilibrasse flexibilidade e estrutura, permitindo que os colaboradores se sentissem apoiados e motivados. Algumas das práticas destacadas incluíram a implementação de ferramentas tecnológicas que facilitavam a colaboração e a comunicação, a definição clara de metas e expectativas, e a promoção de uma cultura de retorno contínuo. Além disso, muitos líderes enfatizaram a importância de reconhecer e recompensar o bom desempenho. Concluímos que a necessidade de incentivar o uso de equipas virtuais e de procurar soluções para superar as barreiras causadas pela distância física, melhorando a coesão de equipa, é uma contribuição significativa que esperamos oferecer para futuros investigadores.